Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 horas, Otimizado disse:

Podes partilhar que fundos / áreas geográficas / setores de atividade / outros tens ou estás a pensar alocar à tal carteira de momentum ? 

Obrigado! 

Não tenho assim nada de especial ainda formado, como disse ainda tenho tudo na mesma carteira. Mas os rebalanceamentos recentes focaram-se em retirar da China para colocar em Energia, naqueles dois FI que coloquei acima.

Outro exemplo que posso dar foi o de em Fevereiro ter feito overweight em EUA Value, com os FI que também indiquei acima.

Outros users falaram aí de outras acções que pretendem tirar partido de momentum, seja ele ascendente, no caso da agricultura e infraestruturas @Ricardo Dores, ou descendente, em Tech por causa do possivel impacto de uma subida das yields nos EUA que tende a castigar stocks de Growth/Tech @5coroas.

Eu pensei em surfar a da agricultura, confesso, mas após analisar os FI disponíveis no Best e comparando com os meus best performers, decidi reforçar nos sectores que já tinha: EUA Large Cap Growth.

Posso partilhar é o estado atual da carteira, que neste momento é assim:

2021-11-02-17h18-47.png

2021-11-02-17h19-03.png

2021-11-02-17h19-14.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Novidades: fui dar hoje uma espreitadela no Fidelity index sp500 no BB e já não exigem os 1000 euros de entrada/reforço. Agora basta 1 UC. Embora continuem com a taxa dos 2%, pode-se agora reforçar com minimos escandalosos...o que para muitos de nós é um mimo.  Todos os Fidelity index estão com estas condições.

Eu reparei neste fds nisso, mas 2% na subscrição é muito. O impacto vai diminuindo à medida que as UP lá vão ficando ano após ano, mas ainda assim custa meter lá 10k e deixar logo 200€ de lado, por exemplo. Eu em alternativa a esse entrei no Pictet-USA Index R EUR.

Porém, o Fidelity acaba por conseguir melhor performance.

image.png

há 1 hora, 5coroas disse:

906575ff54bb4770abb3c2ecdc56c2d6.png

Image

Bolha?!?

Qual bolha??... lol

image.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Patanisca disse:

Eu reparei neste fds nisso, mas 2% na subscrição é muito. O impacto vai diminuindo à medida que as UP lá vão ficando ano após ano, mas ainda assim custa meter lá 10k e deixar logo 200€ de lado, por exemplo. Eu em alternativa a esse entrei no Pictet-USA Index R EUR.

Porém, o Fidelity acaba por conseguir melhor performance.

image.png

Mas a 3 anos o Pictet até está melhor, o que não deixa de ser esquisito atendendo à diferença de taxas e nem se está a incluir os tais 2%. Não seria de esperar que a 3 anos o Fidelity (sobretudo sem os 2%) estivesse jà á frente do Pictet?!?.:blink:

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, 5coroas disse:

Mas a 3 anos o Pictet até está melhor, o que não deixa de ser esquisito atendendo à diferença de taxas e nem se está a incluir os tais 2%. Não seria de esperar que a 3 anos o Fidelity (sobretudo sem os 2%) estivesse jà á frente do Pictet?!?.:blink:

Pois é. São coisas do oculto! :D

há 6 minutos, superkinas disse:

tb existe um misto USA da amaudi com rentabilidades iguais e com minimo subscrição 15 euros, quase dá para usar como mealheiro :)

LU1883872688

Aqui fica para comparação com o Pictet e Fidelity esse Amundi.

image.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, superkinas disse:

tb existe um misto USA da amaudi com rentabilidades iguais e com minimo subscrição 15 euros, quase dá para usar como mealheiro :)

LU1883872688

Bem visto. Esse se tivesse uma taxa global de custos mais decente seria daqueles que bateria a longo prazo os indexados. Mas com esses minimos é excelente por exemplo para usar na poupança dos filhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, D@vid disse:

Um quiz que vi agora de uma gestora...sabem responder? 😜

IMG-20211102-205817.jpg

Fundo A. A comissão de gestão está diluída na UP, pelo que se a up subiu 7.0%, já inclui o custo da comissão de gestão. 

Penso eu de que!!! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

Outros users falaram aí de outras acções que pretendem tirar partido de momentum, seja ele ascendente, no caso da agricultura e infraestruturas @Ricardo Dores, ou descendente, em Tech por causa do possivel impacto de uma subida das yields nos EUA que tende a castigar stocks de Growth/Tech @5coroas.

Eu pensei em surfar a da agricultura, confesso, mas após analisar os FI disponíveis no Best e comparando com os meus best performers, decidi reforçar nos sectores que já tinha: EUA Large Cap Growth

Então reforçaste Techs certo? Ao contrário do @5coroas :)

Resp: Fundo B, isto assumindo que na média a longo prazo o B é melhor e ambos vão tender pra média.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, pge disse:

Então reforçaste Techs certo? Ao contrário do @5coroas :)

Não especificamente. Foi em Large cap growth, que inclui invariavelmente bastante tech. Mas não reforcei nos fundos temáticos de tech que tenho. 

Hoje vamos ter alguma clareza às 18h com o discurso da FED sobre o futuro. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 01/11/2021 às 19:37, Patanisca disse:

O plano de ataque é focar com 2/3 do peso nos EUA, e dar mais peso a FI de large cap growth. Para isso reduzi ruido (emergentes e asia) a mínimos de monitorização. Estou convicto que as earnings dos grandes vão ainda puxar os preços mais até ao final do ano. Quanto ao USD/EUR, provavelmente terá tendência a fortalecer, já que a FED vai ter que meter água na fervura da inflação, que afinal não é transitória. O Marko Kolanovic diz que se aguenta bem uma subida de 100bps nas 10Y, sem que isso impacte muito nas earnings. E no fundo são as earnings que ditam os preços das stocks.

Portanto full steam ahead em EUA.

Value mantenho as posições, mas com as novas entradas em growth, vão perder peso. 

O período neste caso não é ao nivel da posição de cada FI, mas sim ir alterando a "personalidade" da carteira (é a única que tenho) de modo a tentar aproveitar as condições atuais do mercado. (parece uma frase feita, genérica, de um pundit qualquer :D ).

O que me leva a entrar ou sair de um FI? Para escolher entradas analiso e comparo com os pares, vejo as performances passadas, vejo a volatilidade, sharpe ratio e P/E médio das componentes, entre outros indicadores disponibilizados pelas ferramentas do Best, via morningstar. Para saídas, a culpa vai ser quase sempre da má performance recente face à média da categoria, ou simplesmente fechar posições de sectores ou geografias.

Neste momento tenho mais de 30 FI, é muito, mas tenho tantos porque para cada categoria escolhi entrar em 2 a 4 FI, para num espaço de 1 ano depois analisar quais são os para manter e quais são os que podem sair porque são redundantes ou laggards. A ideia é fazer um apanhado de 10 FI no máximo para constituir uma carteira Core e depois criar outras satélite para momentum investing, como faz o @5coroas. Mas para já ainda estou na fase de ter tudo numa e ir percebendo o que é que me resulta melhor.

Mas uma coisa é certa. E já o disse aqui no passado, quantos mais FI temos, pior fica a nossa vida, por duas razões: Temos mais trabalho em gerir uma coisa que já por si é gerida por profissionais e no final de contas, tendencialmente acaba-se por fazer asneiras com tanta mexida e ter pior performance que um bom fundo global. :)

A 02/11/2021 às 17:20, Patanisca disse:

Posso partilhar é o estado atual da carteira, que neste momento é assim:

2021-11-02-17h18-47.png

2021-11-02-17h19-03.png

2021-11-02-17h19-14.png

Como tens também uma estratégia de swing trade e tens poucas commodities, para além do FI de energia que falaste anteriormente, já pensastes nos metais industriais e nas agrícolas? Um pela recuperação económica e outro pelas colheitas mais fracas devido a eventos climáticos e a procura.

Eu prefiro em commodities usar os ETFs para investir directamente nelas, em vez de acções de empresas relaccionadas com as commodities.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Rick Lusitano disse:

Como tens também uma estratégia de swing trade e tens poucas commodities, para além do FI de energia que falaste anteriormente, já pensastes nos metais industriais e nas agrícolas? Um pela recuperação económica e outro pelas colheitas mais fracas devido a eventos climáticos e a procura.

Eu prefiro em commodities usar os ETFs para investir directamente nelas, em vez de acções de empresas relaccionadas com as commodities.

Pensei na agricultura sim, mas não me pareceu mais interessante que a expectativa de subida de Growth. Talvez só pela diversificação. Metais nunca olhei, vou ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/11/2021 às 14:44, Virtua disse:

Estou a começar a desenvolver a app de acompanhamento de carteiras para a PortfolYou. Até que ponto acham importante aceitar compras e vendas no mesmo dia? Se não aceitar é deal-breaker e não usariam? (ainda estou a pensar em como implementar isso e não sei se é muito complicado por isso estou naquela de perder tempo ou não com essa feature)

Seria relevante a questão de aceitar compras/vendas no mesmo dia mas não sei se seria um deal breaker.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )