Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Acho que o mundo das ações não é mesmo para mim...tinha a receber de umas ações da bolsa americana cerca de 400 euros em dividendos ... limparam-me 170 euros em impostos e taxinhas ...assim é andar a trabalhar para aquecer, logo a mim que tanto adoro pagar impostos.:angry: Vou desfazer-me das ações e voltar em força para os fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, 5coroas disse:

Acho que o mundo das ações não é mesmo para mim...tinha a receber de umas ações da bolsa americana cerca de 400 euros em dividendos ... limparam-me 170 euros em impostos e taxinhas ...assim é andar a trabalhar para aquecer, logo a mim que tanto adoro pagar impostos.:angry: Vou desfazer-me das ações e voltar em força para os fundos.

Hmm… parece-me demasiado… estás com o acordo comercial com o país de origem?
    Ou deviam reter-te 28% apenas ou então, por exemplo, nos USA reter 13% e em Maio pagavas os restantes 15%.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Hmm… parece-me demasiado… estás com o acordo comercial com o país de origem?
    Ou deviam reter-te 28% apenas ou então, por exemplo, nos USA reter 13% e em Maio pagavas os restantes 15%.

O país de origem é os USA. Não só paguei os 28% como referiste como ainda juntaram 15% sabe-se lá do quê.

O que vale é que ganhei alguma coisa com o cambio. 

Montante de dividendo: 397,29

taxa percentual de retenção na fonte: 0,15

Montante de imposto de retenção na fonte: -59,59

Percentagem de imposto residencial: 0,28

Quantia de imposto residencial: -111,24

total de impostos: -170,83

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Francisco Martins disse:

Ok, percebi. Obrigado.

Sendo o valor que é e a estopada burocrática que teria que suportar para obter o reembolso, vou aceitar estas perdas e deixar-me de aventuras com ações, pois estas trabalheiras por meia duzia de tostões dispenso-as eu bem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, 5coroas disse:

Ok, percebi. Obrigado.

Sendo o valor que é e a estopada burocrática que teria que suportar para obter o reembolso, vou aceitar estas perdas e deixar-me de aventuras com ações, pois estas trabalheiras por meia duzia de tostões dispenso-as eu bem. 

É muito simples. Só tens de assinar o w8-ben. Na verdade, a culpa está na corretora que usaste que te devia informar disto e defender os teus interesses. Agora será difícil reaver sem ser no ajuste em Maio mas deves contactar a tua corretora, ela é que tem de tratar da burocracia por alguma coisa lhes pagas comissões.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

É muito simples. Só tens de assinar o w8-ben. Na verdade, a culpa está na corretora que usaste que te devia informar disto e defender os teus interesses. Agora será difícil reaver sem ser no ajuste em Maio mas deves contactar a tua corretora, ela é que tem de tratar da burocracia por alguma coisa lhes pagas comissões.

É o que irei fazer. Já detesto ter de pagar impostos a um país, quanto mais a dois.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, N.Rocha disse:

Já não me lembra onde li, mas no proximo orçamento acho que querem obrigar a englobar todos os rendimentos, independemente da fonte de proveniencia - trabalho, investimentos, etc.

Alguem já passou os olhos por isto ?

Só olho para isso e para outras coisas quando os orçamentos estão aprovados na especialidade, até lá são sempre conversas para encher chouriços, redes sociais e conversas de café.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Vidolz disse:

Na Degiro preenches um formulário para não teres de ser duplamente tributado.

Na pergunta

Quer candidatar-se a uma redução da taxa de retenção na fonte de rendimentos provenientes dos EUA?

a resposta é sempre sim correto ?

Nos USA ficam com 13 % e depois no IRS só declaramos 15 é isto ?

aplica-se a tudo dividendos e venda de mais valias ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 2 horas, superkinas disse:

Na pergunta

Quer candidatar-se a uma redução da taxa de retenção na fonte de rendimentos provenientes dos EUA?

Só dividendos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, superkinas disse:

Na pergunta

Dividends only yep, infelizmente =(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Então e a correção? Já foi? Sentiu-se menos que a pica da vacina do covid.

Até foram porreiras, o "problema" é que duram pouco e as subidas devolvem tudo 😆 nem dá tempo para comprar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Echiquier World Next Leaders (ISIN : FR0013423357)
    • Baillie Gifford Worldwide Positive Change Fund Class B EUR Acc (ISIN : IE00BDCY2C68)
      Echiquier Artificial Intelligence K (ISIN : LU1819479939)
    • Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund (ISIN : LU0348926287)
    • MainFirst Global Equities Unconstrained A (ISIN : LU1856130205)
    • BNP Paribas B Invest Global Equity D Classic (ISIN: BE0164272511)

Deixo aqui alguns fundos sem nenhuma ordem específico. Penso que apenas o último é de distribuição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Francisco Martins disse:

Esses estudos da Lyxor são interessantes (muito parecidos com os SPIVA), pena fazerem esse tipo de artigo que pouco mostra e que foca a noticia nas médias ponderadas "equal weight" numa avaliação para um semestre.

Acho bem mais interessante que em periodos de 5 e 10 anos, ao levar em conta o necessário e crucial factor de survivership bias, os resultados são (exemplos para "World Equity" e "Euro Agg Bonds"):

Fundos "World Large Cap" activos vs indice MSCI World net return ---> apenas 18% (5 anos) e 7% (10 anos) é que conseguiram outperformance. Isto é, em 5 anos houve 82% e em 10 anos houve 93% dos fundos activos que não conseguiram atingir sequer a performance do indice. E mais, quando olhamos a 10 anos, os melhores fundos activos, os que realmente conseguiram a outperformance face ao indice, atingiram um retorno anualizado de 12,71% contra os 12,60% de retorno do indice.

Fundos "Euro Aggregate" bonds activos vs indice Bbg Barclays Euro Aggregate net return ---> apenas 24% (5 anos) e 10% (10 anos) é que conseguiram outperformance. Isto é, em 5 anos houve 76% e em 10 anos houve 90% dos fundos activos que não conseguiram atingir sequer a performance do indice.

Estudo completo aqui

Basicamente, as conclusões são similares aos SPIVA.

Mas é de esperar isso, não?

O índice mostra a performance dos seus componentes, suponhamos 10% ao ano.

Um FI tem que ter alguém a intermediar, que tem que meter pão na mesa, portanto suponhamos 9% ao ano, a tal dedução da comissão de gestão de 1%.

Não me choca isto. Não conheço nenhuma maneira de obter os 10% ao ano que o índice teve, porque tenho que recorrer sempre a um intermediário de negociação. Seja por via de replicar o índice exatamente com recurso a stocks e respetivos pesos, ou por ETFs. Mas corrijam-me se estiver errado.

Eu sou desconfiado, tem que haver uma ou umas razões para que afinal muita gente por esse mundo fora compre UPs de fundos que têm performances abaixo dos índices. 

Editado por Patanisca
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )