Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Assunto: mercados emergentes

Meus caros. Peço opinião:

- BNY Mellon EmMkt -aplivado 1000 euros; perda actual 133;

- F&C emerg. MKt Bond - aplicado 1000; perda actual 111.

Acham que é de esperar ou sair?

Obg pela participação.

http://www.cbsnews.com/8301-505123_162-57599937/emerging-markets-have-investors-panicking/

5) The holy grail

The bottom line is that whether we are talking about emerging markets or small-cap value stocks, you must accept that along with the higher expected returns comes increased volatility and lots of what is referred to as tracking error -- your portfolio's returns won't mirror the "market's" return. Thus, the key to getting the higher expected returns is sticking through periods when performance is ugly. Even better would be to rebalance the portfolio on regular basis, as your investment policy statement should require. By adhering to your plan, you would be selling at relatively high prices (when expected returns are lower) and buying at relatively low prices (when expected returns are higher) -- the "holy grail" of investing.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O E.S. Monetário tambem está fraquinho. Menos de 2% (anuais) nos últimos meses.

nao faz mal, ha outros, mesmo assim sou da opiniao que mesmo que o Liquidez venha a ter por exemplo uma rentabilidade de 2,5% liquidos nao deixa de ser interessante por isso, ate porque podera baixar de rentabilidade mas nao vai deixar de valorizar ao dia, o que irao fazer, se se concretizar essa tal lei que falaram, sera substituir papel comercial do grupo por de outras empresas..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sao do Liquidez entra no Monetaroi, que chatice que isso vai ser haha, a diferenca e que no Monetario nao ha aquela linha recta a subir que tanto gostamos, mas nao se pode ter tudo.

Acho que isso foi para proteger o ES Liquidez! O Fundo tinha um valor sob gestão brutal e com tendência para aumentar!

Alguém pode colocar o link com a notícia sobre a limitação do papel comercial em 20% a partir de 1 de Novembro?

Não podiam deixar para Dezembro? ;D  Assim ao menos o fundo tinha feito 1 ano em condições desde que o tinha xD

Este ano podemos esquecer os 3,3%. Não creio que se mantenha acima de 2,5% mas vamos aguardar ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando à procura de um fundo que distribua dividendos, de preferência mensais, tipo ES Rendimento Plus, mas sem condições de resgate

(este é de acções, não me parece bem, valores 1k...)

Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR

LU0114721508

https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&SecurityToken=F0GBR04EAN]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F0GBR04EAN&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT
    Templeton Glbl Total Return N MDis €-H1 LU0366773256
    https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&SecurityToken=F000001X6N]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F000001X6N&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT
    JPMorgan Investment Funds – Global Income D (div) - EUR LU0404220724
    https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&SecurityToken=F000003WKM]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F000003WKM&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando à procura de um fundo que distribua dividendos, de preferência mensais, tipo ES Rendimento Plus, mas sem condições de resgate

(este é de acções, não me parece bem, valores 1k...)

Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR

LU0114721508

https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&SecurityToken=F0GBR04EAN]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F0GBR04EAN&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT
    Templeton Glbl Total Return N MDis €-H1 LU0366773256
    https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&SecurityToken=F000001X6N]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F000001X6N&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT
    JPMorgan Investment Funds – Global Income D (div) - EUR LU0404220724
    https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&SecurityToken=F000003WKM]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F000003WKM&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT

Mas o Rendimento Plus nao distribui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Entrei este ano no mundo dos fundos e acabei por subscrever este fundo:Espírito Santo - Euro Bond, em Maio.

Nas primeiras semanas o fundo valorizou, depois iniciou-se a fase menos positiva dos mercados e perdi algum do montante investido.

Mantive-me sereno e com a consciência de que os fundos são investimentos a longo prazo, no entanto a situação no deste meu fundo mantém-se.

Qual a melhor opção?

Manter o fundo?

Resgatar o fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Entrei este ano no mundo dos fundos e acabei por subscrever este fundo:Espírito Santo - Euro Bond, em Maio.

Nas primeiras semanas o fundo valorizou, depois iniciou-se a fase menos positiva dos mercados e perdi algum do montante investido.

Mantive-me sereno e com a consciência de que os fundos são investimentos a longo prazo, no entanto a situação no deste meu fundo mantém-se.

Qual a melhor opção?

Manter o fundo?

Resgatar o fundo?

"Mantive-me sereno e com a consciência de que os fundos são investimentos a longo prazo"... qual a dúvida? passaram 4 meses, o que é longo prazo para ti?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que não passou muito tempo, no entanto não tenho um conhecimento solido sobre os mercados e confesso sentir algum receio se este fundo vai recuperar.

Sei que entrei pouco antes de se iniciar esta queda nos mercados.

Mas tenho outro fundo que já recuperou e já se encontra positivo e por esse facto tive dúvidas em relação ao fundo Espírito Santo - Euro Bond.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que não passou muito tempo, no entanto não tenho um conhecimento solido sobre os mercados e confesso sentir algum receio se este fundo vai recuperar.

Sei que entrei pouco antes de se iniciar esta queda nos mercados.

Mas tenho outro fundo que já recuperou e já se encontra positivo e por esse facto tive dúvidas em relação ao fundo Espírito Santo - Euro Bond.

esse fundo no minimo 3 anos não saia agora pois não se investe para perder dinheiro

normalmente nos fundos de obrigações depois de um ano menos bom existe um ano excelente

resgate apenas se precisar muito do dinheiro é o meu conselho

ps.sei que custa estar negativo mas faz parte do jogo ;)

esse fundo a menos que hajam mais haircuts de divida publica (pt gr irl) ganha sempre dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive a perder 130€ mas já voltei ao positivo, ainda assim teria percas se resgatasse. Agradeço as opiniões de quem me alertou que seria de deixar estar. :)  Esta semana vou reforçar os fundos, acham que ações europeias e Americanas continua a ser o preferível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive a perder 130€ mas já voltei ao positivo, ainda assim teria percas se resgatasse. Agradeço as opiniões de quem me alertou que seria de deixar estar. :)  Esta semana vou reforçar os fundos, acham que ações europeias e Americanas continua a ser o preferível?

Se fosse assim tao facil saber...ehehe, repara, desde os fins do ano passado que andamos a dizer que devemos de apostar em fundos de accoes, Europeias e Americanas pelo menos, ter em carteira uns 20/25% disto...ja passaram uns 9/10 meses que se comecou a falar nisso pela primeira vez, quem o fez tem estado a ter umas boas valorizacoes em detrimento dos fundos de obrigacoes...isto para dizer que se deve continuar nessa aposta, mas a mesma ha muito que deveria ter sido feita, por receio ou por falta de capital so agora se comeca a fazer, uma carteira com 100% de fundos de obrigacoes sera sempre mais arriscada que 75+25 por exemplo, como ja se comprovou nos ultimos meses...ve quanto tens em carteira de fundos de obrigacoes, e tenta ficar com uma alocacao entre plo menos de 20/25%, e sim as Americanas e Europeias continuam a ser as mais estaveis, nao estou a falar em grandes rentabilidades, falo a nivel de volatilidade, porque se formos a pesquisar os fundos de accoes que mais tem valorizado encontramos os Japoneses todos la em cima.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas ,

Agora que tenho alguma liquidez para reforçar peço-vos opinião,

Tenho testado  e seguido os fundos que estão com piores rentabilidade a 1 ano e subscrevi desde meados de agosto ou seja ainda não têm 1 mês tais como Fundos que apostam India-Brasil-Mercados Emergentes e este Pioneer Funds Gold and Mining

Tenho reparado que esta a haver uma recuperação brutal de alguns...

O que acham desta minha ideia/estratégia em reforçar nestes, não estarão já demasiado pressionados e descontados e é nestes que ao entrar de novo dinheiro fresco os que apresentem maior lucro e até menos menor volatilidade em relação aos europeus e americanos , considerando também os bons dados que hoje saíram para a China... :D

Também podem as casas de investimento que os gerem tentar com o aproximar de fim de ano tentar puxá-los para que melhorem suas rentabilidade e não seja tão negativa (...)

aqui deixo uma analise:

http://www.fundspeople.pt/noticias/uma-abordagem-fundamental-das-acoes-em-paises-emergentes-71360

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa tarde

Faz este mês um ano que me registei neste fórum, altura em que subscrevi 3 fundos, sem nenhum tipo de conhecimento e/ ou experiencia. Na minha ignorancia pura tenho cometido alguns erros, razão pela qual vos escrevo hoje. A minha carteira actual tem 3 entradas, uma em Setembro com três fundos, outra em Outubro (reforço do fundo de biotecnologia) e a ultima em Maio de 2013.

Neste momento a situação é a seguinte:

Data de entrada                      % em carteira              Fundo                                    Rent

27 set  2012                                      15,1                  Dexia Equities L.Biot              45,79

27 set  2012                                      50,5                  ES Liquidez                              3,44

27 set  2012                                      15,2                  Pimco GB                                  -2,22

12 out  2012                                      14,14                Dexia Equities L.Biot              45,23

22 mai  2013                                        5,05                IBRA                                        -4,33

Apesar de ter corrido bem (pura sorte de principiante!!!), se fosse hoje não teria reforçado o fundo de biot mas sim subscrito um outro, de acções, mas que me permitisse diversificar. É neste sentido que vos peço opinião, se devo ou não resgatar uma das entradas que fiz neste fundo de biotecnologia, ou dada a situação actual tão instável deixo-me estar até 'ver onde páram as modas'.

ps- peço desculpa pela formatação dos dados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa tarde

Faz este mês um ano que me registei neste fórum, altura em que subscrevi 3 fundos, sem nenhum tipo de conhecimento e/ ou experiencia. Na minha ignorancia pura tenho cometido alguns erros, razão pela qual vos escrevo hoje. A minha carteira actual tem 3 entradas, uma em Setembro com três fundos, outra em Outubro (reforço do fundo de biotecnologia) e a ultima em Maio de 2013.

Neste momento a situação é a seguinte:

Data de entrada                      % em carteira              Fundo                                    Rent

27 set  2012                                      15,1                  Dexia Equities L.Biot              45,79

27 set  2012                                      50,5                  ES Liquidez                              3,44

27 set  2012                                      15,2                  Pimco GB                                  -2,22

12 out  2012                                      14,14                Dexia Equities L.Biot              45,23

22 mai  2013                                        5,05                IBRA                                        -4,33

Apesar de ter corrido bem (pura sorte de principiante!!!), se fosse hoje não teria reforçado o fundo de biot mas sim subscrito um outro, de acções, mas que me permitisse diversificar. É neste sentido que vos peço opinião, se devo ou não resgatar uma das entradas que fiz neste fundo de biotecnologia, ou dada a situação actual tão instável deixo-me estar até 'ver onde páram as modas'.

ps- peço desculpa pela formatação dos dados.

30% em fundo de accoes, sem contar com o IBRA que tambem tem algumas ate nao e muito, no entanto estar tao concentrado so num fundo acho demasiado, de facto fizeste um tiro certeiro nesse fundo haha, tem tido nos ultimos anos rentabilidades brutais, dentro de uma area onde todos os fundos valorizaram muito, esse em particular se for o que estou a pensar o ano passado deu 45% e este ano vai em 49%, para nao falar que tem uma media a 3 anos de 29% e de 5 anos de 25%...no entanto, e uma vez que ate tens uma mais valia grande, sou da opiniao que podias baixar para metade da alocacao nesse fundo, para 15%, e os restantes 15% diversifica por America e Europa, e se o valor for significativo ainda da para meteres uns pozinhos noutros fundos de obrigacoes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consegui perceber qual a carteira, estratégia de investimento, ...

Tens mais informação acerca dos fundos? Há algum histórico a que te consigas agarrar e justifique a opção?

Porque ponderas a subscrição dos fundos? A rentabilidade do pouco histórico disponível na morningstar?

Boa Tarde

Desde já agradeço a tua disponibilidade.

De acordo com os meus objectivos de tempo /prazos, dividi em 3 períodos de finalidade.

1º Objectivo – 15 – 20 anos; 2º Objectivo – 7 – 10 anos e 3º Objectivo – 2 – 5 anos.

Dentro do 1º Objectivo 100% Fundos de acções (50% de capital), com um risco de Médio alto / Alto

(Globais; EUA; Europa; Emergentes preferencialmente por (Rússia, Índia, Tailândia, Coreia do Sul, Brasil, Chile, Peru Colômbia); (Acções Cap. Grande Crescimento, Acções Cap. Grande Misto, Acções Cap. Flexível, Acções Sector Bens de Consumo, Acções Sector Saúde, Acções Sectorial Tecnologia, Acções Sector Biotecnologia).

Dentro do 2º Objectivo – 60% Mistos e 40% Obrigações (30% de capital), com um risco de Médio (Globais sem restrições por regiões, sectores), mas com uma percentagem 15% / 20 % Japoneses.

Dentro do 3º Objectivo – 60% Tesouraria/Monetário e 40% Obrigações (20% de capital), Curto prazo com um risco de Médio Baixo / Médio.

A respeito dos fundos LU0694238683 e LU0706093803 obtive a pouca informação através do Money/MSN (http://investing.money.msn.com/investments/mutual-fund-rates/?symbol=LU0706093803&ocid=qbeb), e do Teletrader (http://www.teletrader.com/morgan-stanley-gl-bal-risk-control-z/funds/profile/FU_100040656), o objectivo desses fundos é ter uma percentagem de 10% / 15 % em fundos novos, e observar a sua evolução e ver se foi uma boa aposta.

Será uma boa estratégia??? Aguardarei algumas dicas e sugestões.

Obrigado Ruif

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Desde já agradeço a tua disponibilidade.

De acordo com os meus objectivos de tempo /prazos, dividi em 3 períodos de finalidade.

1º Objectivo – 15 – 20 anos; 2º Objectivo – 7 – 10 anos e 3º Objectivo – 2 – 5 anos.

Dentro do 1º Objectivo 100% Fundos de acções (50% de capital), com um risco de Médio alto / Alto

(Globais; EUA; Europa; Emergentes preferencialmente por (Rússia, Índia, Tailândia, Coreia do Sul, Brasil, Chile, Peru Colômbia); (Acções Cap. Grande Crescimento, Acções Cap. Grande Misto, Acções Cap. Flexível, Acções Sector Bens de Consumo, Acções Sector Saúde, Acções Sectorial Tecnologia, Acções Sector Biotecnologia).

Dentro do 2º Objectivo – 60% Mistos e 40% Obrigações (30% de capital), com um risco de Médio (Globais sem restrições por regiões, sectores), mas com uma percentagem 15% / 20 % Japoneses.

Dentro do 3º Objectivo – 60% Tesouraria/Monetário e 40% Obrigações (20% de capital), Curto prazo com um risco de Médio Baixo / Médio.

A respeito dos fundos LU0694238683 e LU0706093803 obtive a pouca informação através do Money/MSN (http://investing.money.msn.com/investments/mutual-fund-rates/?symbol=LU0706093803&ocid=qbeb), e do Teletrader (http://www.teletrader.com/morgan-stanley-gl-bal-risk-control-z/funds/profile/FU_100040656), o objectivo desses fundos é ter uma percentagem de 10% / 15 % em fundos novos, e observar a sua evolução e ver se foi uma boa aposta.

Será uma boa estratégia??? Aguardarei algumas dicas e sugestões.

Obrigado Ruif

Nao te sei dizer se a estrategia sera boa ou ma, no entanto sera a tua estrategia e dou-te os parabens por teres essa estrategia de medio e longo prazo, se a mantiveres iras ganhar dinheiro de certeza, teres 50% do capital investido em fundos de accoes para 20 anos vai ser bastante produtivo, so espero que o capital seja algo elevado, porque nao sera facil manteres 50% do teu patrimonio cativo durante 20 anos e ainda mais em fundos agressivos, vais ver muitas vezes a desvalorizarem, aguentas? haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham do fundo CA Património Crescente da CCAM?

tipo de fundo , garantias, comissão de resgate...

tem tido boas rentabilidades.

tenho medo é que aconteça o que aconteceu, penso que em 2009, com um fundo imobiliário do BPN que desceu alguns 20% num dia...

alguém?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao te sei dizer se a estrategia sera boa ou ma, no entanto sera a tua estrategia e dou-te os parabens por teres essa estrategia de medio e longo prazo, se a mantiveres iras ganhar dinheiro de certeza, teres 50% do capital investido em fundos de accoes para 20 anos vai ser bastante produtivo, so espero que o capital seja algo elevado, porque nao sera facil manteres 50% do teu patrimonio cativo durante 20 anos e ainda mais em fundos agressivos, vais ver muitas vezes a desvalorizarem, aguentas? haha.

Boa Tarde

O capital são 100 000K a dividir pelos 3 objectivos, esse valor representa 40% do meu património. O 1º Objectivo é obter rendimentos com o intuito de oferecer as minhas filhotas (2), quando a mais nova perfazer os 25 anos, e explicar a elas o que fiz foi fazer o dinheiro a trabalhar para mim, e não o contrário. E estou mentalizado para o perder, caso não consiga por alguma situação anormal, e tentarei aprender com os erros e seguir em frente.

O 2º e o 3º Objectivo é obter ganhos para uma viagem (Jogos Olímpicos 2020), com a família e rentabilizar o património, para algum objectivo que surja no horizonte (Universidade das Filhas).

Os restantes 60% é um valor suficiente para aguentar 2 anos de desemprego e assegurar uma boa reforma e com o intuito de reforçar esses 60%, e penso reforçar o 1º Objectivo com 400K mensais, nos próximos 3 anos… o futuro???? Dirá as opções que tomamos no presente.

Pelo que já passei na vida, estou preparado para aguentar os altos e baixos, sem necessidade de tomar nenhum “Compensan”, mas aprendi que a vida, todos os dias trás surpresas, sejam elas boas ou más.

Na vossa opinião, qual o número de fundos que devo ter no 1º Objectivo? E agradeço um pequeno comentário sobre estes fundos.

LU0122613499 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N40

LU0278530729

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000006AO

IE00B29M2H10

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001U51

LU0122380701

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04TVV

LU0218910965

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3

LU0207432559

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06806

Obrigado David

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde

O capital são 100 000K a dividir pelos 3 objectivos, esse valor representa 40% do meu património. O 1º Objectivo é obter rendimentos com o intuito de oferecer as minhas filhotas (2), quando a mais nova perfazer os 25 anos, e explicar a elas o que fiz foi fazer o dinheiro a trabalhar para mim, e não o contrário. E estou mentalizado para o perder, caso não consiga por alguma situação anormal, e tentarei aprender com os erros e seguir em frente.

O 2º e o 3º Objectivo é obter ganhos para uma viagem (Jogos Olímpicos 2020), com a família e rentabilizar o património, para algum objectivo que surja no horizonte (Universidade das Filhas).

Os restantes 60% é um valor suficiente para aguentar 2 anos de desemprego e assegurar uma boa reforma e com o intuito de reforçar esses 60%, e penso reforçar o 1º Objectivo com 400K mensais, nos próximos 3 anos… o futuro???? Dirá as opções que tomamos no presente.

Pelo que já passei na vida, estou preparado para aguentar os altos e baixos, sem necessidade de tomar nenhum “Compensan”, mas aprendi que a vida, todos os dias trás surpresas, sejam elas boas ou más.

Na vossa opinião, qual o número de fundos que devo ter no 1º Objectivo? E agradeço um pequeno comentário sobre estes fundos.

LU0122613499 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N40

LU0278530729

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000006AO

IE00B29M2H10

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001U51

LU0122380701

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04TVV

LU0218910965

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3

LU0207432559

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06806

Obrigado David

Muito boa a estrategia, podias ter em consideracao certas aplicacoes que ja se falou aqui como alguns unit linkeds que te vao permitir apostar em fundos mas dentro de uma apolice de seguro, e quando um dia resgatares a taxa de IRS sera inferior aos 28%, para o horizonte temporal que falas sera de 11%, o que sera uma optima eficiencia fiscal, falo hoje em dia, daqui a 20 anos nao se sabe claro, para alem de poderes colocar beneficiarios na mesma aplicacao e que caso algo te corra mal os beneficiarios nao pagam aquele imposto que existe de doacao...e uma ideia a ter em conta, entre hoje e amanha olho para os fundos...

PS desculpem se as minhas msgs nao estao muito perceptiveis mas tenho o teclado do meu pc, digamos, assim para o parvo apos uma formatacao de computador lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )