Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, jopsilveira disse:

Isso é tudo muito giro se as coisas correrem bem. Agora alavancar esses valores e surgirem perdas, então adeus à vida…

Quais perdas? estamos a falar em créditos habitação....se eu tiver 100k e ir pedir ao banco CH para comprar uma casa de 100k eles emprestam 80k e meto 20k dos meus 100k, fico com 80k de sobra, peço mais 100k para comprar outra casa, emprestam novamente 80k, meto mais 20k dos meus 80k que sobraram, e assim sucessivamente até comprar 5 apartamentos e arrendar cada uma por 800€...🤣

Isto é apenas um exemplo muito lato já que os bancos não dão 80% para segundas habitações, mas a lógica é simples, em vez de me descapitalizar e ter uma casa descapitalizo-me na mesma mas ao menos comprei mais que uma, alavanquei o meu património imobiliário.

há 1 hora, Louie disse:

Acho que depende se o imóvel é HPP ou para rendimento. 
    Se for para rendimento, desde que tenha cashflow positivo não vejo mal nenhum em pagar juros.

Quando disse crédito convencional não me referia a CH, referia-me a um crédito pessoal, automóvel, etc... Parece ser uma alternativa interessante.

Sim nesse caso é, mas tens de olhar sempre bem para a TAEG, mas à partida é uma solução melhor, pelo menos a TAN será sempre mais baixa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, 5coroas disse:

Como é que o BB consegue proporcionar um credito para investir com apenas 2% de juros (em comparação com os muitos outros créditos pessoais que existem por aí com juros bem mais altos). Haverá algum "pormenor" que não estou a ver? É que se forem apenas 2%, podem ter a certeza que num próximo crash irei pedir um empréstimo para investir.

Também tenho interesse 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 hours ago, Patanisca said:

Eu até podia explicar aqui porque é que é um erro, hoje, comprar uma casa a pronto, do ponto de vista meramente contabilístico e financeiro. E também podia explicar porque é que no caso de imóveis para arrendamento se deve dar o mínimo de entrada possível. Mas isso é fora do âmbito deste tópico.

No fundo as melhores decisões que tomamos na vida, são as que nos fazem dormir descansados todas as noites. Isso é que é importante. Nenhuma pessoa deve perder o sono por causa de investimentos. Se isso acontece, está a investir nos produtos errados.

Humildemente gostaria de te pedir para desenvolveres o teu ponto sobre a compra de imóveis seja para habitação, seja para arrendar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JCoimbra disse:

Outra questão, quando um fundo tem uma comissão de por exemplo 0,6, esse valor é sobre o valor total que tenho nesse fundo? 

Por exemplo se tiver 5000€, a comissão serão 30€ anuais, certo?

Certo mas os teus 5.000€ já são líquidos, porque essa dita comissão é logo cobrada na unidade de participação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, mas por exemplo:

PICTET-USA INDEX R EUR tem uma taxa de 0,6%

FIDELITY S&P 500 INDEX FUND EUR P ACC tem uma taxa de 0,06% + 2% á cabeça.

No LP o Fidelity é melhor, certo?

Apesar de não ser agradável levar uma cacetada de 2% á entrada, no LP compensa, certo? Ou estarei a ver alguma coisa mal?

Tinha o Pictet até há 3 dias, resgatei porque vi que o fidelity tinha uma taxa melhor, e também porque permite reforços mais baixos que o Pictet, e não sendo eu rico, dá-me bastante jeito poder reforçar, porque prefiro reforçar com pouco do que nõ reforçar, mas não vi a taxa de entrada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, JCoimbra disse:

Ok, mas por exemplo:

Apesar de não ser agradável levar uma cacetada de 2% á entrada, no LP compensa, certo? Ou estarei a ver alguma coisa mal?

Tinha o Pictet até há 3 dias, resgatei porque vi que o fidelity tinha uma taxa melhor, e também porque permite reforços mais baixos que o Pictet, e não sendo eu rico, dá-me bastante jeito poder reforçar, porque prefiro reforçar com pouco do que nõ reforçar, mas não vi a taxa de entrada...

Boa tarde,

creio que a comissão de subscrição do Fidelity S&P500 é de 5%. Isto no BB (pelo na última vez que vi).

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma boa alternativa à taxa de 2% de comissão de subscrição do Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc é precisamente o CGD Acções Lideres Globais. 

Senão vejamos.

2021-09-09-14h46-01.png

2021-09-09-14h40-51.png

2021-09-09-14h40-58.png

2021-09-09-14h41-13.png

O único senão deste Líderes Globais é a comissão de resgate antecipado de 1,5% antes de 1 ano de maturidade da UP.

Que para investimento de longo prazo é irrelevante.

Eu desde 2013 que sou o fã #1 do Líderes Globais, os mais antigos aqui sabem disso! :D

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 36 minutos, JCoimbra disse:

Ok, mas por exemplo:

Segundo a simulação que fiz começa a compensar a partir do 4.º ano.

Site usado: https://moneysmart.gov.au/managed-funds-and-etfs/managed-funds-fee-calculator

há 23 minutos, Ricardo Dores disse:

Boa tarde,

creio que a comissão de subscrição do Fidelity S&P500 é de 5%. Isto no BB (pelo na última vez que vi).

Cumprimentos.

Boa tarde Ricardo, sempre foi 2%, tem de se ver logo no primeiro separador geral o resumo das comissões em vez de ir ao separador das condições, onde aparece as comissões máximas impostas pela gestora.

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

No Best não.😌

Podes justificar?

Montante mínimo inicial 1 000,00 EUR
    Montante mínimo adicional 0,00 Ups/acções
    Montante Mínimo a Manter 0,00 Ups/acções
    Editado por JCoimbra
    mais conteudo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas a comissão de subscrição só é aplicada na primeira vez que subscrevemos UPs do fundo? Eu tenho a ideia que é por cada reforço que se faça, é sempre descontado os 2%, ou seja, se fizer 10x entradas de 1000€, são 10x20€ de comissões.

É que se a comissão de subscrição for só nas primeiras UPs, no máximo o custo é de 20€, porque se abre a participação com apenas 1000€ e depois reforça-se daí em diante. E isto não me parece lógico, para a gestora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, Patanisca disse:

Então mas a comissão de subscrição só é aplicada na primeira vez que subscrevemos UPs do fundo? Eu tenho a ideia que é por cada reforço que se faça, é sempre descontado os 2%, ou seja, se fizer 10x entradas de 1000€, são 10x20€ de comissões.

É que se a comissão de subscrição for só nas primeiras UPs, no máximo o custo é de 20€, porque se abre a participação com apenas 1000€ e depois reforça-se daí em diante. E isto não me parece lógico, para a gestora.

Toda a vez que reforças é contabilizado como uma nova subscrição, logo é sempre cobrado comissão de compra, se o @JCoimbra pretender fazer vários reforços tem de ter isso em consideração e fazer mais umas continhas 😁

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, entendo que é cada vez que se reforça, mas qual é a diferença de investir 10000€ de uma vez ou 1000€ de cada vez? O montante é igual...

No LP o fidelity é melhor que o Pictet...

Se eu tiver 10000€ no pictet por ano, o fundo limpa-me 60€.

No Fideliy, vão 6€... a partir do momento que não faça mais reforços e quanto mais dinheiro lá tiver, mais compensa o fidelity

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em 10000€, 200€ vão na subscrição. Até pode compensar no longo prazo mas é muito dinheiro de subscrições. Eu pago 10€ num etf pra 10k. (20€, comprar e vender um dia).

Compara também as rentabilidades, não vá o de maior comissão de gestão ter iguais ou melhores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas.

Também tenho etf´s. Simplesmente prefiro ter o dinheiro divido, dependendo dos objetivos e periodo temporal que quero ter os investimentos.

Não gosto de ter tudo no mesmo banco/gestora de fundos.

O meu principal investimento é em etfs e ações, a partir de certo momento deixarei de colocar dinheiro na carteira de fundos, a não ser um montante minimo para rebalanceamento anual.

Ha e também tenho um PPR á parte disto. Apesar de tanta treta, ainda sou um pobertanas 😂 mas tenho aspirações 😄

Cumprimentos

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, JCoimbra disse:

Podes justificar?

Montante mínimo inicial 1 000,00 EUR
    Montante mínimo adicional 0,00 Ups/acções
    Montante Mínimo a Manter 0,00 Ups/acções

Minimo inicial e adicional são 1000 euros...ou seja, os reforços são mais baixos no Pictet.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )