Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, Patanisca disse:

60k, para entrada, num financiamento a 70 ou 80%... Nunca comprar a pronto. Náo especifiquei a região. Até porque há mais Portugal para além da capitalzinha do Costa.

Já fiz a imbecilidade de comprar a pronto...

Tb estou nessa que disseste. Na próxima, é a entrada e mais nenhum.

Vocês sabem se podemos dar fundos como garantia? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 32 minutos, blucah disse:

Ou seja, faz umas horas atrás era o pessoal aqui a dizer para não ter receio e para entrar nos fundos sem qualquer problema (e sem dizerem concretamente em que fundos).

Agora já é perfeitamente normal surgirem quedas...que basicamente é a opinião que também tenho.

Sim é normal existirem quedas e sempre será, e é nas quedas que se ganha dinheiro, uma coisa não invalida a outra, agora se alguém está numa de entrar em fundos para curto prazo e com medo de quedas então os fundos, e provavelmente o mercado em geral, não é para essa pessoa, tem de ver outro tipo de aplicação para investir.

há 8 minutos, tiao disse:

Podes...mas em determinados tipos de crédito, como é o caso do crédito colateral no BB, nos créditos habitação a garantia é o imóvel 😉

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, tiao disse:

Podes sempre usar o imóvel como garantia noutro negócio. 
    Podes fazer uma hipoteca sobre esse imóvel ou um crédito multiusos para entrar noutros negócios.
    Podes permutá-lo por outro e beneficiar da valorização entretanto obtida.

há 14 minutos, D@vid disse:

Podes...mas em determinados tipos de crédito, como é o caso do crédito colateral no BB, nos créditos habitação a garantia é o imóvel 😉

Esse crédito do BB compensa em relação a um crédito convencional?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, jopsilveira disse:

É claro que se eu investir agora 60k € em fundos e apanhar uma correcção de 20% ou 30% em poucas semanas, é claro que não aceito isso...

Logo o melhor será não investir em nada que no passado já tenha tido quedas dessa ordem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, tiao said:

Confesso que não entendi esta. Qual o problema em pagar um imovel a pronto? Tudo o que detenho foi comprado a pronto para não pagar comissões e juros aos bancos a vida toda. Não sei qual a „imbecilidade“ que isto foi…

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, jopsilveira disse:

Confesso que não entendi esta. Qual o problema em pagar um imovel a pronto? Tudo o que detenho foi comprado a pronto para não pagar comissões e juros aos bancos a vida toda. Não sei qual a „imbecilidade“ que isto foi…

A questão é só o que se tem pago de juros ao banco e o que se tem conseguido em fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, tiao disse:

A questão é só o que se tem pago de juros ao banco e o que se tem conseguido em fundos.

Se os fundos começarem a render pouco e os juros/comissões/seguros galoparem por aí acima, então comprar um imovel a pronto já deixará de ter sido uma imbecilidade? Ou seja a imbecilidade é relativa, dependendo daquilo que vier a acontecer...algo que ninguém sabe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Louie disse:

Podes sempre usar o imóvel como garantia noutro negócio. 
    Podes fazer uma hipoteca sobre esse imóvel ou um crédito multiusos para entrar noutros negócios.
    Podes permutá-lo por outro e beneficiar da valorização entretanto obtida.

Esse crédito do BB compensa em relação a um crédito convencional?

Tem vantagens e desvantagens e cabe depois à pessoa comparar, em termos de taxas de juro talvez já tenha sido melhor, uma vez que penso que as taxas rondam os 2%, já se consegue menos em CH, depois a diferença é que não tens de dar o imóvel como garantia, pagas só os juros nas renovações e abates capital quando queres já que estamos a falar numa linha de crédito sem limite de tempo ( apesar de se ter de renovar anualmente ), é um tipo de crédito que dá para tudo até para voltar a investir, mas é preciso ter algum cuidado com alguma queda grande de mercado, não esquecer que é o património mobiliário que está cativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, jopsilveira disse:

A alavancagem pode ter o seu quê de vantajoso, depende sempre da estratégia adoptada, é chato as comissões e juros e mais despesas, mas pode ser um boost na estratégia, imagina, tens 100.000€ e pretendes investir na compra de imóveis para arrendar, quantas casas de 100k posso comprar com 100k? uma ou cinco...ok exagerei um pouco mas entendem a lógica.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, D@vid said:

A alavancagem pode ter o seu quê de vantajoso, depende sempre da estratégia adoptada, é chato as comissões e juros e mais despesas, mas pode ser um boost na estratégia, imagina, tens 100.000€ e pretendes investir na compra de imóveis para arrendar, quantas casas de 100k posso comprar com 100k? uma ou cinco...ok exagerei um pouco mas entendem a lógica.

Isso é tudo muito giro se as coisas correrem bem. Agora alavancar esses valores e surgirem perdas, então adeus à vida…

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Patanisca said:

É complicado estar a sugerir A B ou C quando não se sabe nada do perfil de investimento de quem está do outro lado. É como estar a sugerir uma alcatra mal passada a uma pessoa que afinal é Vegan.

Há FI de vários tipos, desde ações e aqui existem N subcategorias, obrigações, temáticos, real-estate indireto, real-estate direto, tesouraria, mistos.

Como se sabe, quando maior o risco dos FI, maior deverá ser o horizonte temporal do investimento, pelo que se o @jopsilveira está com ideia de alocar esses 60k definitivamente a FI nos próximos anos, pode bem subscrever UPs de determinados fundos agora e depois mais tarde rebalancear a seu bel-prazer. 

Posto isto, se não tem a mínima ideia de onde alocar, dentro do universo da oferta de FI, esses 60k, se calhar o melhor é ficar em standby enquanto aprofunda mais o estudo.

Para o tentar ajudar, o que lhe posso dizer é que para o meu perfil de risco, que é muito agressivo, eu estou alocado a FI exclusivamente de stocks há alguns anos, sendo que isso representa ~80% do meu património. E se eu estivesse com essa liquidez para entrar no mercado, iria olhar para o meu portfolio, analisar FI a FI e iria distribuir esses 60k da maneira que eu achasse que me fosse dar melhores resultados a longo prazo. Mas se por outro lado não quisesse estar com esse trabalho e quisesse estacionar esses 60k por agora, só para me manter investido, e mais tarde vir a rebalancear, o que faria era aloca-los a um FI de stocks global blend, como o CGD Lideres Globais (PTCXGUHM0006) ou o Fidelity Index World P (IE00BYX5NX33).

Mas friso novamente, isto sou eu, para o meu perfil de investidor. Se daqui a 6m houver uma correção de 20%, ou 30%, não me aquece nem arrefece a minha vida.

Nem todos gostamos de alcatra mal passada.

Só acrescentar que há mais vida para além de FI. 60k já dá para entrada num imóvel para arrendamento, por exemplo. Sempre fica com um bem tangível, com alta probabilidade de apreciação e que lhe poderá render uma yield anual certinha na ordem dos 3-5% ao ano. E ainda ganha novos amigos com os tenants. :)

Hmmmm…o que é que o fundo Fidelity Index World P (IE00BYX5NX33) tem de especial? Um fundo 100% de ações , que só existe desde 2018 e que não passou pela crise do subprime? Não me parece algo adequado para um perfil moderado a longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, tiao disse:

Acho que depende se o imóvel é HPP ou para rendimento. 
    Se for para rendimento, desde que tenha cashflow positivo não vejo mal nenhum em pagar juros.

há 17 minutos, D@vid disse:

Tem vantagens e desvantagens e cabe depois à pessoa comparar, em termos de taxas de juro talvez já tenha sido melhor, uma vez que penso que as taxas rondam os 2%, já se consegue menos em CH, depois a diferença é que não tens de dar o imóvel como garantia, pagas só os juros nas renovações e abates capital quando queres já que estamos a falar numa linha de crédito sem limite de tempo ( apesar de se ter de renovar anualmente ), é um tipo de crédito que dá para tudo até para voltar a investir, mas é preciso ter algum cuidado com alguma queda grande de mercado, não esquecer que é o património mobiliário que está cativo.

Quando disse crédito convencional não me referia a CH, referia-me a um crédito pessoal, automóvel, etc... Parece ser uma alternativa interessante.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, D@vid disse:

Como é que o BB consegue proporcionar um credito para investir com apenas 2% de juros (em comparação com os muitos outros créditos pessoais que existem por aí com juros bem mais altos). Haverá algum "pormenor" que não estou a ver? É que se forem apenas 2%, podem ter a certeza que num próximo crash irei pedir um empréstimo para investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Se os fundos começarem a render pouco e os juros/comissões/seguros galoparem por aí acima, então comprar um imovel a pronto já deixará de ter sido uma imbecilidade? Ou seja a imbecilidade é relativa, dependendo daquilo que vier a acontecer...algo que ninguém sabe.

Claro que é relativo. Mas caso acontecesse isso, poderia abater ao crédito.

Talvez tenha sido bruto no q disse- imbecilidade. Mas falava apenas da minha última compra na qual me arrependi de ter feito daquela forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, tiao disse:

Claro que é relativo. Mas caso acontecesse isso, poderia abater ao crédito.

Talvez tenha sido bruto no q disse- imbecilidade. Mas falava apenas da minha última compra na qual me arrependi de ter feito daquela forma.

Eu percebi-te; arrependimento é só um maneira de falar...mas a verdade é que como em muitas outras coisas na vida só nos arrependemos quando já sabemos como as coisas correram mal relativamente a decisões que nos pareciam boas quando as tomámos no passado.

há 7 minutos, pge disse:

É impressão minha ou esse Fidelity world index tem comissão de 0,12%? A carteira do fundo é praticamente igual ao IWDA e a 3 anos só perde 0,05 anualizados.

Atenção que o Fidelity tem no Best taxa de subscrição.

há 10 minutos, jopsilveira disse:

Carteira modelo do Santander Private, enviado pelo meu gestor.

4885DFEA-D34C-4077-9B1F-BDC5566CFDE8.jpeg

Assim de repente, não vejo nada em que eu investiria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, 5coroas disse:

Atenção que o Fidelity tem no Best taxa de subscrição.

Ahhhh, pois tá na outra página, já tava a achar muita fruta. Mesmo assim se a comissão de gestão for mesmo os 0,12%, sempre é uma taxa que se vai diluindo ao longo dos anos. Interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )