Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 11 minutos, blucah disse:

Hmm, e o que tem isto de

negativo?
    Só o facto de fugir do método de investimento standard usado por outros fundos.

Do meu ponto de vista, estes fundos não harmonizados dão uma maior liberdade à gestora, mas tb traz consigo mais risco aos partícipes, parece-me... 

Num fundo harmonizado, a gestora tem de cumprir os seguintes requisitos:

• – Limites à concentração de investimento por entidade emitente, máximo de 10% no valor global do fundo;
    • – Limite máximo de 20% ao valor investido em outros fundos;
    • – Investimento em derivados limitado a 5% ou 10% do valor global do fundo;
    • – Entidades em relação de grupo não poderão representar mais de 20% da carteira do fundo;
    • – Impossibilidade de recorrer à alavancagem.

Creio que houve uma altura em que se falou desta questão por causa do SmartInvest, do Banco Invest, e do facto de para o mesmo índice usar mais do que um produto. A questão tem mesmo a ver com as regras da UE e  limite de investimento em outros fundos, no caso 20%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pessoal, ando a fazer uma restruturação da minha carteira, e gostaria de saber se conhecem um fundo index do stoxx 50 ou stoxx600 no best'

Gostaria de comparar com o meu fundo da Europa.

Encontrei um da fidelity mas faz distribuição...

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, estou com liquidez de 60k €.

Quero entrar em fundos, só que está tudo sobrevalorizado e gostaria de esperar um pouco que isto corriga um pouco. Pelo menos aguardar até Outubro. Algum fundo de curtissimo prazo que aconselham para ficar à espera?

Existe o NB Capital e o Eurobic Tesouraria, mas a rentabilidade desses até tem sido negativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Patanisca disse:

Exatamente como disse o @JCoimbra. Dinheiro parado ganha bolor, pelo menos cá em casa.

Se estás com problemas de fazer all-in de uma vez, racha em 6 tranches de 10k, todas as segundas-feiras subscreves, por exemplo. 

Dinheiro parado a ganhar bolor? Estar a recomendar um user a investir 60 k euros em fundos completamente sobrevalorizados, sem sofrer correções à imenso tempo, é um bom conselho? 

Imaginem então que o user investe e passado um tempinho os mercados descambam. A seguir vai-se ler posts do estilo “é normal isto desvalorizar…espera um tempo para chegares ao break even”.

Neste momento sinceramente ter dinheiro com bolor do que ter menos dinheiro…

Se estão com tanta visão positivo em investimento de fundos neste preciso momento, digam então la fundos que recomendariam AGORA uma entrada?

Editado por blucah
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, JCoimbra disse:

No seguimento da conversa anterior, alguém tem a estatistica de qual é o dia que tendencialmente o mercado cai mais? Alguém que faça reforços mensais, pode ser util, se é que há um dia que se destaca...

E o mês?

Vai brincando:

http://www.moneychimp.com/features/monthly_returns.htm

há 24 minutos, blucah disse:

Dinheiro parado a ganhar bolor? Estar a recomendar um user a investir 60 k euros em fundos completamente sobrevalorizados, sem sofrer correções à imenso tempo, é um bom conselho? 

Imaginem então que o user investe e passado um tempinho os mercados descambam. A seguir vai-se ler posts do estilo “é normal isto desvalorizar…espera um tempo para chegares ao break even”.

Se estão com tanta visão positivo em investimento de fundos neste preciso momento, digam então la fundos que recomendariam AGORA uma entrada?

Então mas tens medo ou não tens medo? 😁

Repara, estar investido é quase SEMPRE melhor do que não estar, seguindo essa lógica, a questão não é que fundo se deve entrar AGORA, é que fundos é que já entraste lá bemmmmmm lá atrássssss e que vais reforçar, olha só a historia do Bob 😜.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, blucah disse:

lol

há 47 minutos, JCoimbra disse:

No seguimento da conversa anterior, alguém tem a estatistica de qual é o dia que tendencialmente o mercado cai mais? Alguém que faça reforços mensais, pode ser util, se é que há um dia que se destaca...

E o mês?

Dia não sei, nem confiava muito. Mas mês, ainda há umas páginas atrás se falou disso e partilhou um gráfico ou tabela com essa info.

A 26/08/2021 às 16:32, D@vid disse:

Vais logo fazer compras no trimestre que mais sobe? compras é em Agosto e Setembro 😁

mmm.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Vai brincando:

http://www.moneychimp.com/features/monthly_returns.htm

Então mas tens medo ou não tens medo? 😁

Repara, estar investido é quase SEMPRE melhor do que não estar, seguindo essa lógica, a questão não é que fundo se deve entrar AGORA, é que fundos é que já entraste lá bemmmmmm lá atrássssss e que vais reforçar, olha só a historia do Bob 😜.

O que se está a falar mas últimas mensagens é em que fundos de investimento entrar agora. Não que se devia ter entrado lá atrás. Se andam aqui a valorizar que se deve de investir em fundos agora e não deixar criar bolor, então que fundos efectivamente recomendam entrar? É essa a questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, blucah disse:

O que se está a falar mas últimas mensagens é em que fundos de investimento entrar agora. Não que se devia ter entrado lá atrás. Se andam aqui a valorizar que se deve de investir em fundos agora e não deixar criar bolor, então que fundos efectivamente recomendam entrar? É essa a questão.

Pois mas se existem aqui umas dezenas de pessoal a dizer cada um um fundo vais entrar em todos? Ou não teria sido melhor ter uma estratégia de investimento já definida, e novamente digo, lá a trás? Se existem fundos que estão a render 15% ao ano nos últimos 10 é relevante entrar agora? Ou daqui a uns dias? Ou meses? 

Não é nenhuma crítica, eu quero apenas tentar perceber o que vos leva constantemente andarem à procura de fundos para ontem, agora e amanhã.

Agora só por curiosidade tenho de ver quanto estaria a render a 10 anos a carteira velhinha de 4 fundos do @Virtua 😁😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@JCoimbra o site que coloquei dá uma ideia do índice S&P500 mas a nível mensal, o que pediste foi semanal, em relação a isso quando me iniciei nos mercados o que eu ouvia falar era no efeito Segunda Feira, que era o dia da semana que geralmente ocorriam as maiores quedas, falava-se no acumular de más notícias durante a semana ou simplesmente porque os investidores acordavam mal dispostos no primeiro dia da semana 😁.

Mas aquilo que sinto, pode ser só uma ideia, é desde há muito tempo uma inversão, parece-me a mim que as quedas se dão mais nos finais de semana, mas sinceramente não vi nenhuma estatística sobre esse facto, e sinceramente não me parece assim tão relevante, não esquecendo que se estivermos a falar em fundos de acções a data valor da cotação pode ser até de 3 dias úteis, tinhas do tipo subscrever na terça feira antes do cutoff para ir buscar a cotação de quinta/sexta, isto caso realmente sejam esses dias em que os mercados mais caem e poderes comprar mais em baixo.

* Há fundos que têm data de cotação de menos dias, e tem de se ver por exemplo factores externos como feriados etc.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O capital será mais numa óptica de investimento a longo prazo. 

O meu perfil de investimento é moderado-agressivo. 

A questão é mesmo o facto dos mercados não sofrerem correcções faz algum tempo, estar tudo super-valorizado e poder acontecer com que quem compre agora, que leve uma desvalorização enorme em cima. Pode também não acontecer. Ninguém sabe. Mas a probabilidade está lá. E é grande.

É claro que se eu investir agora 60k € em fundos e apanhar uma correcção de 20% ou 30% em poucas semanas, é claro que não aceito isso...

Comprar casa por 60 k € está actualmente fora de questão. Até porque na zona de Lisboa é impossível. E arredores é para esquecer.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    37 minutes ago, jopsilveira said:

É claro que se eu investir agora 60k € em fundos e apanhar uma correcção de 20% ou 30% em poucas semanas, é claro que não aceito isso...

E se um ano após a queda estivesse com 30% de valorização?

37 minutes ago, jopsilveira said:

Comprar casa por 60 k € está actualmente fora de questão. Até porque na zona de Lisboa é impossível. E arredores é para esquecer.

Com 60k dá para sondar os leilões imobiliários. Na temática do imobiliário podem ser uma opção.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, faz umas horas atrás era o pessoal aqui a dizer para não ter receio e para entrar nos fundos sem qualquer problema (e sem dizerem concretamente em que fundos).

Agora já é perfeitamente normal surgirem quedas...que basicamente é a opinião que também tenho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jopsilveira disse:

O capital será mais numa óptica de investimento a longo prazo. 

O meu perfil de investimento é moderado-agressivo. 

A questão é mesmo o facto dos mercados não sofrerem correcções faz algum tempo, estar tudo super-valorizado e poder acontecer com que quem compre agora, que leve uma desvalorização enorme em cima. Pode também não acontecer. Ninguém sabe. Mas a probabilidade está lá. E é grande.

60k, para entrada, num financiamento a 70 ou 80%... Nunca comprar a pronto. Náo especifiquei a região. Até porque há mais Portugal para além da capitalzinha do Costa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )