Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 7 minutos, JRJordao disse:

P.S. Percebi posteriormente que talvez tivesse sido uma pergunta retórica, apenas para sublinhar a diferença entre as garantias de capital

Exacto. Acrescentaria apenas a palavra "gigante" a seguir a diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, Louie disse:

Exacto. Acrescentaria apenas a palavra "gigante" a seguir a diferença.

Uma gigante diferença é também deduzir-se que aqui alguém disse que os moldes e as garantias eram as mesmas.

Portanto um depósito a prazo acima de 100k não se pode chamar de produto de capital "garantido", é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, pge disse:

A tua solução eu considero investir, o PPR Vintage é uma garantia de capital...Eu acho uma boa alternativa aos Aforros e Tesouros e depositos a prazo. E mais com esta conversa do aumento de juros para 2022/2023 até acho apelativo como investimento em obrigações. Venha o que vier ai de subida de juros o Vintage garante-nos o capital daqui a 3 anos

Eu não deduzi nada, aliás, até coloquei as questões da garantia de capital para que pudesse entender melhor o teu ponto de vista porque como o Francisco referiu, não se podem comparar estes produtos.
    Provavelmente expressaste-te mal. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, pge disse:

Uma gigante diferença é também deduzir-se que aqui alguém disse que os moldes e as garantias eram as mesmas.

Portanto um depósito a prazo acima de 100k não se pode chamar de produto de capital "garantido", é isso?

O que é um depósito a prazo acima de 100k? O que sei sobre DP's é que aqueles que estão ao abrigo do FGD têm "supostamente" o capital garantido até 100k. Para quem tem mais de 100k será mais seguro colocar o restante noutro DP abrangido pelo FDG.

Porque é que coloquei "supostamente"? Porque o FGD não tem provisão suficiente para todos os depositantes caso todo ou a maioria do sistema colapse. 

há 11 minutos, 5coroas disse:

ou indo ainda mais fundo, o contribuinte.

Não é à toa que se fala nos BC's como "lender's of last resort". Até lá chegar há muito contribuinte para depenar :) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Louie disse:

Porque é que coloquei "supostamente"? Porque o FGD não tem provisão suficiente para todos os depositantes caso todo ou a maioria do sistema colapse.

Penso que, mesmo não havendo fundos suficientes no prazo convencionado, não perdemos o direito ao reembolso quando (se alguma vez) tal for possível.

Mas nunca li detalhadamente as condições do FGD, não sei se tal cenário catastrófico é abordado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diria em resumo, que a garantia de capital dada pela GNB é apenas um miminho, porque a qualquer momento podem mudar as regras ( para novas subscrições ) como já o fizeram,  onde a garantia era dada de ano a ano, e agora é ao fim de 3 mas sem limites de datas, percebe-se perfeitamente que uma garantia do estado é sempre superior a qualquer outra garantia ( não é por acaso que são as dívidas públicas que são consideradas o produto com menor risco, por exemplo para alguns rácios como os rácios de sharpe ).

Se perguntam qual a garantia mais segura?  um seguro PPR ou um fundo PPR com garantia da gestora? a resposta é Seguro PPR.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Penso que, mesmo não havendo fundos suficientes no prazo convencionado, não perdemos o direito ao reembolso quando (se alguma vez) tal for possível.

Confiança. É a palavra-chave no sistema bancário. Já o Henry Ford dizia que no dia em que as pessoas perceberem como funciona o sistema bancário, haverá uma revolução.

há 1 hora, pge disse:

Bem vou antes apanhar solzinho. 🙃

Usa chapéu. Não vá a malta depois "deduzir" que estás a delirar.

há 25 minutos, D@vid disse:

Eu diria em resumo, que a garantia de capital dada pela GNB é apenas um miminho, porque a qualquer momento podem mudar as regras ( para novas subscrições ) como já o fizeram,  onde a garantia era dada de ano a ano, e agora é ao fim de 3 mas sem limites de datas, percebe-se perfeitamente que uma garantia do estado é sempre superior a qualquer outra garantia ( não é por acaso que são as dívidas públicas que são consideradas o produto com menor risco, por exemplo para alguns rácios como os rácios de sharpe ).

Se perguntam qual a garantia mais segura?  um seguro PPR ou um fundo PPR com garantia da gestora? a resposta é Seguro PPR.

Isso é o melhor do pior cenário. A situação da gestora pode-se começar a deteriorar, com rácios de solvabilidade cada vez piores e o investidor nem imagina tal situação "deduzindo" que o seu capital está garantido. 

A comparação que foi feita, foi entre o vintage e dívida pública. Na minha opinião, uma comparação feita de forma leviana. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Louie disse:

A comparação que foi feita, foi entre o vintage e dívida pública. Na minha opinião, uma comparação feita de forma leviana. 

Não dá para comparar, qualquer das formas a pergunta de quem pretende investir por exemplo no Vintage é: A dita garantia de capital por parte da gestora é relevante para mim que pretendo investir num PPR moderado para 20 anos sim ou não? Olhando para a rentabilidade desde o início do PPR, 26 anos de vida, de 4,08% ao ano de média eu diria que não.

Os fundos qualquer dia têm comissões iguais aos ETFs 🤣

IMG-20210831-160100.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, D@vid disse:

qualquer das formas a pergunta de quem pretende investir por exemplo no Vintage é: A dita garantia de capital por parte da gestora é relevante para mim que pretendo investir num PPR moderado para 20 anos sim ou não? Olhando para a rentabilidade desde o início do PPR, 26 anos de vida, de 4,08% ao ano de média eu diria que não.

Vendo a coisa por esse prisma... mas apesar do histórico e considerando que resultados passados não são garantia de resultados futuros e se considerarmos também que este activo fica incluído na parte que deve conferir estabilidade à carteira, será prudente assumir risco para "tentar" incrementar (ou não) uns ligeiros pontos percentuais na carteira? Se calhar a resposta à tua questão da relevância deverá ser sim.

Mas lá está... não há fórmulas fixas. Cada qual com o seu perfil, as suas possibilidades, os seus objectivos, horizonte temporal, etc...

Editado por Louie
    EDIT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Louie disse:

O que ainda não entendeste é que o que eu disse é que o que havia em comum era a "garantia" de capital. Assim com aspas e tudo. Não disse que eram igualmente seguros. E insisto pra mim é uma alternativa sim, é um produto de baixo risco, aconteça o que acontecer nos mercados e que me pode dar um rendimento acima dos aforros, onde já estou bastante alocado.

Há quem diga que garantido garantido só a morte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, pge disse:

O que ainda não entendeste é que o que eu disse é que o que havia em comum era a "garantia" de capital. Assim com aspas e tudo.

Entre uma laranja e uma noz há uma casca em comum. Soa-te bem? A mim não. O que ainda não entendeste é a ligeireza com que atribuis a garantia de capital ao vintage. Não quero estar a debater semântica mas repara bem no teu comentário que eu citei: 

"A tua solução eu considero investir, o PPR Vintage é uma garantia de capital...Eu acho uma boa alternativa aos Aforros e Tesouros e depositos a prazo. E mais com esta conversa do aumento de juros para 2022/2023 até acho apelativo como investimento em obrigações. Venha o que vier ai de subida de juros o Vintage garante-nos o capital daqui a 3 anos"

As aspas, fui eu que as pus. Como já disse, provavelmente expressaste-te mal, porque dás a entender que a garantia é como uma certeza absoluta.

há 44 minutos, pge disse:

Há quem diga que garantido garantido só a morte

Não te esqueças dos impostos... quando resgatares o teu vintage.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/08/2021 às 15:59, pge disse:

É possivel que tenhas razão pq nunca fui ver a ficha do fundo e na MS não aparece. Sempre o associei a um fundo tipo de tesouraria de obrigações de curto prazo.

Os produtos são diferentes sim, o que têm em comum todos eles é o capital "garantido". Que deve ser a característica mais relevante e que mais atrai as pessoas no vintage.

Leste isto também?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Não dá para comparar, qualquer das formas a pergunta de quem pretende investir por exemplo no Vintage é: A dita garantia de capital por parte da gestora é relevante para mim que pretendo investir num PPR moderado para 20 anos sim ou não? Olhando para a rentabilidade desde o início do PPR, 26 anos de vida, de 4,08% ao ano de média eu diria que não.

Os fundos qualquer dia têm comissões iguais aos ETFs 🤣

IMG-20210831-160100.jpg

Só é pena que os velhos e mais rentaveis fundos não baixem também os seus custos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, 5coroas disse:

Só é pena que os velhos e mais rentaveis fundos não baixem também os seus custos. 

Verdade, continuam ainda relutantes a isso..

Pessoal tenham calma 😁, garantia de capital é garantia de capital, alguém se compromete a devolver o valor investido, seja o Estado ( dívida pública ), Seguros ( seguros de capitalização ), Gestora de Activos ( Fundos ), Banco ( Depósito a Prazo e à ordem ), Dona Branca... até agora alguma não devolveu? só a Dona Branca... 😁

No Jornal de Negócios de hoje a noticia era que 10.000€ aplicados em 10 anos em depósitos valia quase menos 1.000€, eram menos 10% de rentabilidade graças às taxas 0% e à inflação, mas como o que interessa é a garantia de capital temos atualmente 169,9 mil milhões de Euros em depósitos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falando em garantias de capitais.. estou aqui com uma duvida.

No caso daquele fundo de garantia para o investidor em caso de insolvência/trafulhice do banco/corretor (aquele de 25K), é por NIF ou por banco/corretor? 

Exemplo:

Tenho 100k num FI num banco, logo terei "direito" a 25k.

Se tiver 100k em FIs distribuídos por 4 bancos, terei direito a 100k (4 x 25k) se todos estourarem (improvável eu sei). 

É isto ou é apenas 25k por NIF independentemente do nº bancos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, jopsilveira disse:

Poderá ser, mas não sendo um fundo harmonizado deixa pelo menos a mim um pouco de pé a trás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )