Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Como as coisas estão, não dava por garantido que o padrão se repetirá. Nos últimos tempos foi sempre a subir, com descidas mensais de 2 ou 3 dias sempre por volta da OpEx date. 

Já agora, o último trimestre que costuma ser bullish este ano também tem um desafio particular, com algumas sociedades a elevar a probabilidade da Fed começar a aligeirar a compra de activos (tapering) no último trimestre deste ano. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde penso que o mais difícil é escolher entre um fundo que esteja barato e um que esteja caro, os ratings mornigstar ajudam, eu penso que também devemos ver as novas tendências do futuro como energias alternativas etc, claro que os gestores dos bancos querem que nos comprem o que rende mais ao banco, por isso também devemos escolher por nos,  quanto a mim, temos duas hipóteses ou ganhar muito e arriscar muito em dois fundos ou ganhar menos e arriscar menos em 5 fundos distintos, eu para já tenho arriscado pouco e tenho ganho algum em todos menos 1 o dos mercados emergentes Asiáticos, vamos a ver

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento maioria dos fundos estão em máximos e só china/asia/emergentes estão abaixo das expectativas.

Por exemplo ando algum tempo para entrar sector financeiro, que irá ser ajudado com a retirada estimulos e a consequente aumento das taxas juro que irá ajudar bancos, todavia já vai tão alto...

mas continua sempre a subir. E parece que os mercados aceitaram bem as noticias da FED e em principio segunda feira irá ser verde. vamos ver....

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, superkinas disse:

Neste momento maioria dos fundos estão em máximos e só china/asia/emergentes estão abaixo das expectativas.

Por exemplo ando algum tempo para entrar sector financeiro, que irá ser ajudado com a retirada estimulos e a consequente aumento das taxas juro que irá ajudar bancos, todavia já vai tão alto...

mas continua sempre a subir. E parece que os mercados aceitaram bem as noticias da FED e em principio segunda feira irá ser verde. vamos ver....

Boa tarde eu já ganhei estes meses com vários fundos incluindo os financeiros, já resgatei todos menos os energia alternativa, mas agora já estou um pouco cansado de estar sempre a ler noticias americanas etc...acha que o produto do Banco invest trends é bom ou o smart invest alguem me dá a sua opinião ? obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho uns trends deles e estão todos com umas valorizações fantásticas. Já os tenho há uns anos. 

Smart Invest tenho a cair x por mês. Como tem pouco tempo, ainda não tenho grande opinião. Ainda nem sei se me vou servir dele como ppr ou servir apenas como fundo e aproveitar os 8 anos com menos valias.

A maioria dos fundos que tenho, já têm mais ou menos 4 anos. Não tenho resgatado nada. A ideia será sempre essa. Deixar a acumular e resgatar quando tiver IRS para isso 😁

Este ano, estou na dúvida se deva resgatar parte de alguns... Tenho por ex pictet security, robotics, Allianz AI, com boas  valorizações ( 60, 92 e 150%, respectivamente) e não sei se deva resgatar parte deles ou se deva deixar. Acho que são tendências que ainda têm muito para dar mas numa possível baixa, são fundos que levam muito no pêlo.

Isto na sequência do antonioirs ter dito que já resgatou todos os fundos que tinha.

Vocês resgatam muitas vezes ou vão acumulando? Há tendências q percebo bem os resgates. Generalistas ou outras tendências nem por isso. 

Por ex o etf Block (blockchain) que tenho, este ano vou resgatar devido a um possível fim de ciclo. O resto tenho muitas dúvidas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, tiao disse:

Eu tenho uns trends deles e estão todos com umas valorizações fantásticas. Já os tenho há uns anos. 

Smart Invest tenho a cair x por mês. Como tem pouco tempo, ainda não tenho grande opinião. Ainda nem sei se me vou servir dele como ppr ou servir apenas como fundo e aproveitar os 8 anos com menos valias.

A maioria dos fundos que tenho, já têm mais ou menos 4 anos. Não tenho resgatado nada. A ideia será sempre essa. Deixar a acumular e resgatar quando tiver IRS para isso 😁

Este ano, estou na dúvida se deva resgatar parte de alguns... Tenho por ex pictet security, robotics, Allianz AI, com boas  valorizações ( 60, 92 e 150%, respectivamente) e não sei se deva resgatar parte deles ou se deva deixar. Acho que são tendências que ainda têm muito para dar mas numa possível baixa, são fundos que levam muito no pêlo.

Isto na sequência do antonioirs ter dito que já resgatou todos os fundos que tinha.

Vocês resgatam muitas vezes ou vão acumulando? Há tendências q percebo bem os resgates. Generalistas ou outras tendências nem por isso. 

Por ex o etf Block (blockchain) que tenho, este ano vou resgatar devido a um possível fim de ciclo. O resto tenho muitas dúvidas...

Eu tenho resgatado quando estou a ganhar e assim ganho alguma coisa, por isso como agora so tenho os de energia alternativas, por isso pergunto em que deva investir o melhor banco é o invest que dá 0,7 liquidos a seis meses, a caixa, o milennium e os grandes não dão nada em depositos a prazo...

Agora mesmo, antonioirs disse:

Eu tenho resgatado quando estou a ganhar e assim ganho alguma coisa, por isso como agora so tenho os de energia alternativas, por isso pergunto em que deva investir o melhor banco é o invest que dá 0,7 liquidos a seis meses, a caixa, o milennium e os grandes não dão nada em depositos a prazo...

A vantagem dos fundos sobre as ações é que a casa compra sempre, mas as ações ou etf só conseguimos vender se alguem comprar, isso os profissionais não revelam... vamos aprendendo com o tempo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, tiao disse:

Resgato UPs com mais-valias se tiver feito resgates de UPs com menos-valias, para não ter lugar ao pagamento de IRS.
    A minha ideia é apenas acumular, para depois transitar em herança quando morrer e os herdeiros não terem impostos a pagar sobre as mais-valias. :D

Mas é a minha ideia... Evitar resgatar ao máximo, mas depois na prática a vida diz-nos que não somos nenhuns Jeff Bezos. lol

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A 5 anos anualizados ainda continuam a dar cartas, o Vintage surpreende por ter capital garantido e render mais que a maioria dos Seguros PPR:

Fonte: Dinheiro e Direitos Setembro/Outubro 2021

*Deve haver gralha na exposição em acções no NB PPR

IMG-20210828-223937.jpg

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Francisco Martins disse:

Esquecendo o facto de o artigo em causa ser todo ele uma gralha (minha modesta opinião), convém resalvar algumas questões acerca do PPR Vintage:

- Desde a ultima "crise", em Março de 2020, as condições de garantia de capital foram alteradas significativamente. Anteriormente dada ao fim de 1 ano de cada valor entregue, a garantia (que vale apenas pela GNB-FP) é só dada depois 3 anos conforme o texto

image.png.69e6342b39f940e109200a3ae5fad4e2.png

- Em relação ao desempenho, é fruto dos riscos que assume. Interessa sempre saber de onde veio o desempenho, muito mais importante do que saber quanto ele foi. A titulo de exemplo, comparem a alocação do PPR Vintage a nível de risco de crédito das obrigações que detém em carteira face a um indice de obrigações europeu agregado como referência típica.

PPR Vintage:

image.thumb.png.036e5eedbab5b7d23c8291eb44d91002.png

- Indice de obrigações soberanas europeu agregado

image.png.a7456663f31523bacb0ec589ee5f54d7.png

O indice de obrigações não tem nada abaixo de BBB (0,1%), já o PPR Vintage tem 24,41% do valor do fundo investido em crédito com qualidade abaixo disso (abaixo de investment grade, vulgarmente conhecido como "lixo"). De A- até AAA o PPR Vintage tem 7,78%, já o indice tem 74,4%. Há uma clara diferença aqui. Dito isto, nada do valor de desempenho é surpreendente com base nessa qualidade de crédito e em ~11% de alocação em acções, até porque a 5 anos qualquer fundo puramente baseado no indice de obrigações soberanas europeu agregado devolveu uma rentabilidade anualizada de ~1,44% e o retorno anualizado a 5 anos de 11% de um fundo vulgar e banal baseado no MSCI World devolveu um retorno anualizado de ~1,49%. Logo, alguém alocado a 11%/89% recebeu 2,78% com muito menos risco de crédito associado.

Excelente análise. Muito obrigado. Expõe claramente o risco de exposição/retorno de ambos os produtos.

Uma questão se me permitem: procuro um FI Global Equity (Acções Global Cap. Grande Misto - Morningstar label) cujo montante inicial de investimento ronde os 100€. Estou no BB e Activobank e tudo o que encontrei até agora (Blackrock, Fidelity, etc.) s\ao caríssimos (comissões de subscrição) e montante iniciais de investimento >1000€. Já fiz uma pesquisa extensa mas continuo sem encontrar nada. Alguém consegue ajudar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Francisco Martins disse:

Esquecendo o facto de o artigo em causa ser todo ele uma gralha (minha modesta opinião), convém resalvar algumas questões acerca do PPR Vintage:

- Desde a ultima "crise", em Março de 2020, as condições de garantia de capital foram alteradas significativamente. Anteriormente dada ao fim de 1 ano de cada valor entregue, a garantia (que vale apenas pela GNB-FP) é só dada depois 3 anos conforme o texto

- Em relação ao desempenho, é fruto dos riscos que assume. Interessa sempre saber de onde veio o desempenho, muito mais importante do que saber quanto ele foi. A titulo de exemplo, comparem a alocação do PPR Vintage a nível de risco de crédito das obrigações que detém em carteira face a um indice de obrigações europeu agregado como referência típica.

PPR Vintage:

image.thumb.png.036e5eedbab5b7d23c8291eb44d91002.png

- Indice de obrigações soberanas europeu agregado

image.png.a7456663f31523bacb0ec589ee5f54d7.png

O indice de obrigações não tem nada abaixo de BBB (0,1%), já o PPR Vintage tem 24,41% do valor do fundo investido em crédito com qualidade abaixo disso (abaixo de investment grade, vulgarmente conhecido como "lixo"). De A- até AAA o PPR Vintage tem 7,78%, já o indice tem 74,4%. Há uma clara diferença aqui. Dito isto, nada do valor de desempenho é surpreendente com base nessa qualidade de crédito e em ~11% de alocação em acções, até porque a 5 anos qualquer fundo puramente baseado no indice de obrigações soberanas europeu agregado devolveu uma rentabilidade anualizada de ~1,44% e o retorno anualizado a 5 anos de 11% de um fundo vulgar e banal baseado no MSCI World devolveu um retorno anualizado de ~1,49%. Logo, alguém alocado a 11%/89% recebeu 2,78% com muito menos risco de crédito associado.

A tua solução eu considero investir, o PPR Vintage é uma garantia de capital...Eu acho uma boa alternativa aos Aforros e Tesouros e depositos a prazo. E mais com esta conversa do aumento de juros para 2022/2023 até acho apelativo como investimento em obrigações. Venha o que vier ai de subida de juros o Vintage garante-nos o capital daqui a 3 anos.

Além do risco de credito é também importante analisar as maturidades das obrigações. O PPR vintage penso que trabalha apenas com obrigações de curto prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Francisco Martins disse:

Desde a ultima "crise", em Março de 2020, as condições de garantia de capital foram alteradas significativamente. Anteriormente dada ao fim de 1 ano de cada valor entregue, a garantia (que vale apenas pela GNB-FP) é só dada depois 3 anos conforme o texto

Qual o impacto prático dessa alteração? Apenas o risco de estar desvalorizado quando se resgata durante os primeiros 3 anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, pge said:

A tua solução eu considero investir, o PPR Vintage é uma garantia de capital...Eu acho uma boa alternativa aos Aforros e Tesouros e depositos a prazo. E mais com esta conversa do aumento de juros para 2022/2023 até acho apelativo como investimento em obrigações. Venha o que vier ai de subida de juros o Vintage garante-nos o capital daqui a 3 anos.

Além do risco de credito é também importante analisar as maturidades das obrigações. O PPR vintage penso que trabalha apenas com obrigações de curto prazo.

Quanto à primeira parte, não faço comparações deste tipo de produtos com CA, CTPC ou DP. É totalmente diferente, não sendo alternativas mas sim escolhas de produtos diferentes que cada um faz consoante o que pretende.

Em relação à maturidade das obrigações, não sei onde foste buscar essa informação porque logo à primeira vista da carteira vejo uma predominância de obrigações com maturidades a mais de 5 anos (que pelo menos para mim não é "curto-prazo") e a posição maior do PPR Vintage (~10%) está no fundo amigo NB EUROBOND EUR que tem duração e maturidade efectiva de à volta de 8 e 14 anos, respectivamente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Francisco Martins disse:

Em relação à maturidade das obrigações, não sei onde foste buscar essa informação porque logo à primeira vista da carteira vejo uma predominância de obrigações com maturidades a mais de 5 anos (que pelo menos para mim não é "curto-prazo") e a posição maior do PPR Vintage (~10%) está no fundo amigo NB EUROBOND EUR que tem duração e maturidade efectiva de à volta de 8 e 14 anos, respectivamente.

É possivel que tenhas razão pq nunca fui ver a ficha do fundo e na MS não aparece. Sempre o associei a um fundo tipo de tesouraria de obrigações de curto prazo.

Os produtos são diferentes sim, o que têm em comum todos eles é o capital "garantido". Que deve ser a característica mais relevante e que mais atrai as pessoas no vintage.

há 18 minutos, JRJordao disse:

Qual o impacto prático dessa alteração? Apenas o risco de estar desvalorizado quando se resgata durante os primeiros 3 anos?

Sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, pge said:

É possivel que tenhas razão pq nunca fui ver a ficha do fundo e na MS não aparece. Sempre o associei a um fundo tipo de tesouraria de obrigações de curto prazo.

Os produtos são diferentes sim, o que têm em comum todos eles é o capital "garantido". Que deve ser a característica mais relevante e que mais atrai as pessoas no vintage.

Será melhor rever essa associação.

Não têm isso em comum, a garantia tem moldes significativamente diferentes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Ricardo Dores disse:

Estou no BB e Activobank e tudo o que encontrei até agora (Blackrock, Fidelity, etc.) s\ao caríssimos (comissões de subscrição) e montante iniciais de investimento >1000€. Já fiz uma pesquisa extensa mas continuo sem encontrar nada. Alguém consegue ajudar?

No Best os fundos da Blackrock têm minimos de 100 euros.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, pge disse:

Quem garante o capital no vintage? Quem garante o capital na dívida pública?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Louie disse:

Quem garante o capital no vintage? Quem garante o capital na dívida pública?

A GNB fundos mobiliários e o IGCP (o estado), respetivamente.

P.S. Percebi posteriormente que talvez tivesse sido uma pergunta retórica, apenas para sublinhar a diferença entre as garantias de capital

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )