Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E isso foi no seguimento de...? Não te estariam a tentar vender um qualquer outro produto e inventaram isso? É que eu tenho o ES liquidez há 40 dias e está-me a dar 3,6TANL.

Eu tenho o meu à apenas 7 dias e tb me está a dar essa taxa....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde viste essa %?

Podes fazer como disse o VirtuaGod ou uma simples formula no excel que foi como eu fiz.

Com o valor que eu tinha no E.S. Liquidez na 5ª feira e com o valor que passei a ter ontem deu-me no excel uma valorização de 1,35% (anuais). Não me lembro de ter dado menos de 2,6% no ultimo meio ano, por isso estranhei.

Entretanto a cotação de 2ª feira dá cerca de 2,45%... já está melhor mas não deixa de ser baixo para o que é habitual.

Vamos aguardar mais uns dias, estou curioso para ver o que vai dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes fazer como disse o VirtuaGod ou uma simples formula no excel que foi como eu fiz.

Com o valor que eu tinha no E.S. Liquidez na 5ª feira e com o valor que passei a ter ontem deu-me no excel uma valorização de 1,35% (anuais). Não me lembro de ter dado menos de 2,6% no ultimo meio ano, por isso estranhei.

Entretanto a cotação de 2ª feira dá cerca de 2,45%... já está melhor mas não deixa de ser baixo para o que é habitual.

Entretanto já tinha chegado lá.´

Grande variação de rentabilidade.

Tenho lá (muito) capital a aguardar oportunidade de investimento.

Também estou curioso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho vindo a acompanhar o forum desde á +/- 2 meses sem nunca ter escrito nada aqui.

Devo dizer que já aprendi muito desde que aqui vim pela 1ª vez, sou leigo ainda na matéria e agradeço a todos pela forma como conduzem este forum pois é muito diferente de outros que frequento.

Tenho especial interesse em diversificar já que atualmente só tenho DP, este fundo ES Liquidez pareceu-me interessante mas estou de pé atrás pois acompanho pelo Morningstar e tenho observado que a rentabilidade é inferior á do ano passado.

Estava á espera do fim de Setembro para ver a rentabilidade do trimestre mas actualmente acho que vou optar por abrir conta no Best para subcrever o de 4% a 90 dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava á espera do fim de Setembro para ver a rentabilidade do trimestre mas actualmente acho que vou optar por abrir conta no Best para subcrever o de 4% a 90 dias.

Aproveite a promoção dos 4%, o quanto antes pois em breve deverá descer para 3,75%. Depois pode subscrever este fundo ou outro tipo de produto mediante a informação que o(s) funcionário(s) lhe transmitirem!...

Parece-me natural que este fundo em concreto diminua de rentabilidade na atual situação de mercado, mas apesar de tudo ainda me parece que apresenta uma boa rentabilidade líquida. Outra vantagem relaciona-se com a disponibilidade do capital no dia seguinte útil caso o pretenda resgatar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Basta" que o ES Liquidez faça os mínimos de 0,2% ao mês e isso corresponderá a 2,4% líquidos.

Isso de baixar para 1,5% deixem para o da Tesouraria Caixagest  :P

Enquanto este fundo andar acima dos 2,5% não existem razões para o resgatar, na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A rendibilidade ES Liquidez,actualizada hoje, foi consideravelmente diferente da de ontem. Em euros...andou perto de 1€  ???  > 5k

Aproveite a promoção dos 4%, o quanto antes pois em breve deverá descer para 3,75%. Depois pode subscrever este fundo ou outro tipo de produto mediante a informação que o(s) funcionário(s) lhe transmitirem!...

Parece-me natural que este fundo em concreto diminua de rentabilidade na atual situação de mercado, mas apesar de tudo ainda me parece que apresenta uma boa rentabilidade líquida. Outra vantagem relaciona-se com a disponibilidade do capital no dia seguinte útil caso o pretenda resgatar!...

Obrigado pelo conselho.

Vou começar por 5K no Best a 4% e depois talvez ver o comportamento do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. Apesar de so me registar hoje já há bastante tempo que acompanho este forum.

Bem, vamos ao que interessa. No fim deste mês fico com 10k disponíveis e sinceramente não sei o que lhes fazer  ;D  Tenho hipótese de fazer um deposito a prazo no BES a 3% (conta poupança dez) ou então estava com ideia em fundos de investimentos talvez no ES Liquidez.

De salientar que os únicos investimentos que fiz até hoje foi nos depósitos a prazo. Mas desta vez queria diversificar. Em termos de rentabilidade acham que compensa aderir a este fundo de investimento? É que depois ainda terei de pagar comissão de depositário 0,050 % e comissão de gestão de 0,45%. O que acham?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. Apesar de so me registar hoje já há bastante tempo que acompanho este forum.

Bem, vamos ao que interessa. No fim deste mês fico com 10k disponíveis e sinceramente não sei o que lhes fazer  ;D  Tenho hipótese de fazer um deposito a prazo no BES a 3% (conta poupança dez) ou então estava com ideia em fundos de investimentos talvez no ES Liquidez.

De salientar que os únicos investimentos que fiz até hoje foi nos depósitos a prazo. Mas desta vez queria diversificar. Em termos de rentabilidade acham que compensa aderir a este fundo de investimento? É que depois ainda terei de pagar comissão de depositário 0,050 % e comissão de gestão de 0,45%. O que acham?

Cumprimentos

Não tem que pagar nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem que pagar nada.

Não? É  que fui ao site da esaf e lá diz comissão de depositário e comissão de gestão de 0.05 e 0.45 respectivamente. Mas se o diz, acredito. Acha que compensa aplicar o dinheiro neste fundo em vez de um depósito a prazo a 3%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite

Sou um novato nestes assuntos, e no fórum também. Ainda não terminei a leitura assídua das páginas aqui no fórum sobre este assunto, o que estará para breve.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a diferença destes 2 fundos, e se devia apostar nos dois. (2500 cada).

LU0694238683

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NAZX

LU0706093803

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NNK4

Obrigado desde já pelas vossas considerações

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não? É  que fui ao site da esaf e lá diz comissão de depositário e comissão de gestão de 0.05 e 0.45 respectivamente. Mas se o diz, acredito. Acha que compensa aplicar o dinheiro neste fundo em vez de um depósito a prazo a 3%?

Isso já está tudo descontado. A rentabilidade indicada é líquida de comissões e de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem que ninguém possa fazer previsões nesse sentido, se o ES Liquidez tiver uma rentabilidade anual > 2,16% já estaria a ganhar dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite

Sou um novato nestes assuntos, e no fórum também. Ainda não terminei a leitura assídua das páginas aqui no fórum sobre este assunto, o que estará para breve.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a diferença destes 2 fundos, e se devia apostar nos dois. (2500 cada).

LU0694238683

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NAZX

LU0706093803

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NNK4

Obrigado desde já pelas vossas considerações

Não consegui perceber qual a carteira, estratégia de investimento, ...

Tens mais informação acerca dos fundos? Há algum histórico a que te consigas agarrar e justifique a opção?

Porque ponderas a subscrição dos fundos? A rentabilidade do pouco histórico disponível na morningstar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que este fundo vai sofrer volatilidade/ rentabilidade muito inferior a oferecida até agora!!

O fundo acho que têm uma composição de 80% de papel comercial de empresas do próprio grupo e acho que a partir de 1Novembro vai sair uma lei que implica a estes fundos especiais de investimento FEI não podem ter mais que 20 % do próprio grupo...

Sendo assim não sei como vai ser a desavalancagem....

E se houver resgates de dinheiro do fundo a sua rentabilidade vai diminuir e volatilidade aumentar?!!

Atentos!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nota

Os outros fundos concorrentes de outras entidades bancarias "Liquidez" andam com rentabilidades abaixo dos 2% (1.6...%)

Este pagava efectivamente mais....

Vamos acompanhando o desenrolar

Sao do Liquidez entra no Monetaroi, que chatice que isso vai ser haha, a diferenca e que no Monetario nao ha aquela linha recta a subir que tanto gostamos, mas nao se pode ter tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se alguém me puder responder a estas perguntas agradecia imenso.

1. Se eu investir 10k no Fundo ES Rendimento Plus que comissões é que terei que pagar?

2. No Fundo ES Monetário pode existir perdas no capital investido?

3. No Fundo ES Rendimento Plus pode existir perdas no capital investido?

Cumprimentos e obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. As comissões são deduzidas antes de ser calculada a rentabilidade que o fundo apresenta.

No entanto, os custos associados são: (retirado do site da ESAF)

Comissão de Resgate  >= 0 dias <= 90 dias 1,500 %

>= 91 dias <= 180 dias 0,500 %

>= 181 dias <= 360 dias 0,250 %

>= 361 dias 0,000 %

Comissão de Depositário 0,050 %

Comissão de Gestão  0,750 %

2. Podem existir perdas de capital. Tal como em todos os fundos.

3. Idem.

Como são fundos de baixo risco é pouco provável a perda de capital, mas não há garantidas a 100%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )