Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano

Well, o Best tal como alguns outros bancos (geralmente, os bancos comerciais e outros incumbentes), a determinadas horas, não permitem determinadas operações, por estarem a consolidar as contas diárias (settlement).

Já tive várias vezes, sem poder fazer operações de compra e de venda de FI no Best (site). É chato, e podiam evitar isso com uma solução simples, as ordens de compra/venda de FI ficavam dadas e quando a consolidação terminasse, elas ficavam activas (no caso do investidor não ter cash suficiente, as ordens seriam canceladas por falta de liquidez). Mas não, o investidor que espere umas horas, para os sistemas consolidarem as contas, típica falta de visão e orientação para o cliente. Por isso, os neobanks e neobrokers estão a comer os incumbentes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Rick Lusitano disse:

Well, o Best tal como alguns outros bancos (geralmente, os bancos comerciais e outros incumbentes), a determinadas horas, não permitem determinadas operações, por estarem a consolidar as contas diárias (settlement).

Já tive várias vezes, sem poder fazer operações de compra e de venda de FI no Best (site). É chato, e podiam evitar isso com uma solução simples, as ordens de compra/venda de FI ficavam dadas e quando a consolidação terminasse, elas ficavam activas (no caso do investidor não ter cash suficiente, as ordens seriam canceladas por falta de liquidez). Mas não, o investidor que espere umas horas, para os sistemas consolidarem as contas, típica falta de visão e orientação para o cliente. Por isso, os neobanks e neobrokers estão a comer os incumbentes.

Tem piada que em 10 anos de cliente tal nunca me aconteceu mesmo quando reforço "fora de horas", já aconteceu isso a mais alguém por aqui? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 22 minutos, D@vid disse:

Tem piada que em 10 anos de cliente tal nunca me aconteceu mesmo quando reforço "fora de horas", já aconteceu isso a mais alguém por aqui? 

Eu nunca apanhei COVID e se ninguém no fórum também não apanhou COVID, poderemos afirmar que não existe COVID?!

Pelo menos desde que sou cliente do Best (10-11 anos), todos os anos tenho operações que não são efectuadas quando eu quero porque o sistema não permite compra ou venda de FIs.

E o pior é que não sei a que horas não é permitido, pois o Best não informa qual é o horário de consolidação (outros bancos informam que entre x e y horas, não é possível fazer movimentos na conta) e porque nunca é na mesma janela horária. Ás vezes, por volta da 01:00 consigo comprar/vender, outras vezes não e demoram sempre bastante tempo até voltar a estar "operacional", mais de uma hora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu nunca apanhei COVID e se ninguém no fórum também não apanhou COVID, poderemos afirmar que não existe COVID?!

E o que tem essa conversa a ver com o que eu perguntei? Parece que andas nervoso, calma rapaz, há aqui uma comunidade muito grande de clientes/investidores através do Best e era importante saber se isso é recorrente já que a mim nunca aconteceu, assim como também nunca me aconteceu perder dinheiro em P2P, porque não invisto lol, e há muitos que perderam  ( uma analogia à tua referência Covid e APP de P2P do báltico).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 22 minutos, D@vid disse:

E o que tem essa conversa a ver com o que eu perguntei?

Que se não existe relatos numa determinada amostra de um determinado evento, isso não quer dizer que o evento não ocorra. Simplesmente quer dizer o evento não ocorre numa determinada amostra da população.

Citação

Parece que andas nervoso, calma rapaz,

Agradeço que não use um tom condescendente e paternalista para comigo e que evite fazer juízos de valor sobre a minha pessoa.

Guarde as suas considerações pessoais sobre mim para si próprio, pois eu não fiz considerações sobre si e nem as pedi.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Enquanto isso vão saindo artigos interessantes para partilharem com os amigos:

https://fundspeople.com/pt/o-verdadeiro-preco-de-aforrar-em-depositos/

https://fundspeople.com/pt/oicvm-marcam-record-e-ultrapassam-os-17-mil-milhoes-de-euros-de-ativos-sob-gestao/

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/08/2021 às 15:07, Virtua disse:

Por acaso é algo com que me deparo bastante profissionalmente mas tenho sempre dificuldade compreender. Qual a diferença que alguém que diz isso acha que há entre fundos e ETFs? O que vês como diferente? Porque achas que os fundos são mais "simples" que os ETFs e estes últimos precisam de mais conhecimento (ou se não precisam de mais conhecimento poderias explicar melhor por favor)?

Em relação à tua questão:

Penso que ambos se encontram no best sem qualquer tipo de comissão de compra ou venda por isso podes usar estes dois em vez de 1 que englobe tudo. O MSCI All Country World Index (https://www.msci.com/documents/10199/8d97d244-4685-4200-a24c-3e2942e3adeb) tem cerca 15% de exposição a emergentes por isso seria algo do género: por cada 1000 euros investidos; 850 euros vão para o GS e 150 para o Shroder.

Espero ter ajudado. Não queria só fazer perguntas 😁

@Virtua obrigado pelas dicas. Creio que é uma questão mais emocional que racional. Talvez a figura do gestor no FI. A transação em bolsa do ETF também não é algo que domine, então deixa-me mas dependente dos FI para tentar minimizar erros. 

A 14/08/2021 às 16:03, D@vid disse:

Só que no BB o GS tem mínimo de 1.500€ 😁

@D@vid esse mínimo não ajuda nada… 😃

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante RAD disse:

@Virtua obrigado pelas dicas. Creio que é uma questão mais emocional que racional. Talvez a figura do gestor no FI. A transação em bolsa do ETF também não é algo que domine, então deixa-me mas dependente dos FI para tentar minimizar erros. 

Obrigado. Sim a cena de ser transacionado é diferente, com as suas vantagens (execução imediata) mas tb desvantagens (tipos de ordem etc etc face a um clique de "Compra" nos fundos).

Penso que o GS no invest tem mínimo de 1000 euros, mas o shroders o melhor é mesmo o best porque a versão do Invest é a B e é mais cara em termos de TER anual (1.86% vs 2.46%)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FUNDOS DE POUPANÇA REFORMA:

YTD

BPI Reforma Valorização ( ex BPI Reforma Acções) PPR 

+10,06%

NB PPR Vintage** ( Exclusivo Banco Best e algumas correctoras de seguros )

+0,95%

NB PPR FIA

+4%

Invest AR PPR FIMA ( Exclusivo Banco Invest )

+5,70%

Optimize Cap Ref PPR Ativo

+7,21%

** Fundo com capital garantido, ver condições na respectiva gestora.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela correção. Confesso que não fui verificar porque sabia que o Smart estava com sensivelmente 4% e segundo o post do D@vid o AR Está com 5,7% YTD.

Não é uma comparação justa porque lembrei-me agora que o Smart foi lançado já com o ano a decorrer. Dito isto, no que é comparável (6M, 3M e 1M), o Smart está a render mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Obrigado pela correção. Confesso que não fui verificar porque sabia que o Smart estava com sensivelmente 4% e segundo o post do D@vid o AR Está com 5,7% YTD.

Não é uma comparação justa porque lembrei-me agora que o Smart foi lançado já com o ano a decorrer. Dito isto, no que é comparável (6M, 3M e 1M), o Smart está a render mais.

O smart dinâmico acho que foi lançado perto de 6 de janeiro com um valor de 5€. atualmente tem 5,40, rentabilidade de 8%.
    Não dá para comparar o YTD com o arPPR, mas quase.
    Mas tendo em conta a diferença de alocação a acções entre um e outro ppr, o AR PPR está a portar-se muito bem, provavelmente por ter essencialmente acções europeias que se tem portado bem este ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, dfserra disse:

O smart dinâmico acho que foi lançado perto de 6 de janeiro com um valor de 5€. atualmente tem 5,40, rentabilidade de 8%.
    Não dá para comparar o YTD com o arPPR, mas quase.
    Mas tendo em conta a diferença de alocação a acções entre um e outro ppr, o AR PPR está a portar-se muito bem, provavelmente por ter essencialmente acções europeias que se tem portado bem este ano.

O Smart começou antes. Transferi um PPR para lá em meados de Dezembro 2020. A informação que tenho na minha área do site é uma rentabilidade, desde o início do produto, de 9,25%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fhff disse:

O Smart começou antes. Transferi um PPR para lá em meados de Dezembro 2020. A informação que tenho na minha área do site é uma rentabilidade, desde o início do produto, de 9,25%. 

segundo
    https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/fundos-de-investimento/detalhe-fundo-de-investimento?isin=PTARMIHM0004
    iniciou a 6 de janeiro tal como tinha ideia, e não tem ytd
    Não sei como  era possível subscrever antes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, dfserra disse:

segundo
    https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/fundos-de-investimento/detalhe-fundo-de-investimento?isin=PTARMIHM0004
    iniciou a 6 de janeiro tal como tinha ideia, e não tem ytd
    Não sei como  era possível subscrever antes.

Tens toda a razão. Fui verificar as minhas datas e realmente a subscrição foi em Janeiro. O prospecto informativo é que era de Dezembro e foi quando pedi a transferência (final de Dezembro). Desculpem pela confusão. 

Como disse o YTD é quase coincidente com o "desde o início" que, neste caso, conforme indicado na minha área referente ao produto é de 9,25%-SInvest.thumb.jpg.989eb7cd51e4c2f920ad8af16c1fc9ad.jpg

Editado por fhff
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, flavio9 disse:

Boas,

Que fundos aconselham neste momento? Tenho conta no activo portanto idealmente farei com fundos disponiveis lá.

Essa questão necessita de mais informação. Que tipo de fundos? Mais risco ou menos risco? Que tipo de perfil é o seu? Etc, etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, USD disse:

Essa questão necessita de mais informação. Que tipo de fundos? Mais risco ou menos risco? Que tipo de perfil é o seu? Etc, etc

Boas,

Tenho por exemplo o nb obrigaçoes (4) e tambem o imga america(6)

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )