Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, sepol disse:

O Stoik, pese embora tenha referido no regulamento custo de subscrição e resgate, os mesmos não são cobrados. Em conversa com o Luis Jordão referiu-me que ficou no regulamento essa possibilidade, mais até para eventuais distribuições por outros operadores no mercado. 

Assim, não tem qualquer custo de subscrição/resgate. Para mim, um dos problemas do Stoik é mesmo a questão da plataforma de acompanhamento do fundo/subscrição/resgate que não existe. A subscrição ou fazes por débito direto mensal, ou então tens de fazer uma transferência bancária para a conta da SGF. Eu tenho um débito direto e quando quero fazer reforços pontuais faço uma transferência. 

Ainda assim, para quem quer fazer reforços regulares e sistemáticos, com perspetiva de longo prazo, é pouco significativo. É para deitar um olho de tempos a tempos e não para andar a ver todos os dias 😛 .Contudo, este é um aspeto que deveriam melhorar...  

Realmente devia estar dito isso que neste momento não tem custos de resgate.
    Eu até simpatizo com esse PPR e com o Luís, mas não me apetece criar mais uma conta noutra entidade, de todo o modo vou acompanhando, um dia quem sabe...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

17 hours ago, Andalm said:

E ao longo dos anos, sendo leigo na matéria, apenas com o que fui aprendendo por aqui, entre FI e PPR estive ao bocado a dar uma vista de olhos e no total tenho mais de 20k em mais valias, não tenciono resgatar, é para continuar, mas sabe bem €€€€

Obrigado a todos e Bons Investimentos :)

Em quantos anos?

Tem sido um belo bull market

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/08/2021 às 15:35, Louie disse:

O gestor do Stoik foi quem lançou o Líderes Globais (um fundo com algumas empresas globais com um desempenho interessante). A carteira de acções é semelhante. Pelo que vi há pouco tempo, no Stoik faz-se a exposição a aos emergentes, imobiliário e obrigações via ETF's. Não se pode dizer que é claramente uma aposta em gestão passiva. Apenas uma forma de simples de optimizar o portfolio.

Se valorizas a aposta em gestão passiva, tens uma alternativa interessante no Banco Invest com os PPR Smart Invest, que têm 3 perfis de investimento diferentes.

Já agora, porque não investes também por ti próprio em ETF's?

@Louieobrigado pela partilha. Relacionei a vertente passiva dos ETF's com a utilização do Stoik dos mesmo ETF's. Não quis dizer que a gestão fosse passiva por si. Expressei-me mal.

A 11/08/2021 às 14:43, sepol disse:

O Stoik, pese embora tenha referido no regulamento custo de subscrição e resgate, os mesmos não são cobrados. Em conversa com o Luis Jordão referiu-me que ficou no regulamento essa possibilidade, mais até para eventuais distribuições por outros operadores no mercado. 

Assim, não tem qualquer custo de subscrição/resgate. Para mim, um dos problemas do Stoik é mesmo a questão da plataforma de acompanhamento do fundo/subscrição/resgate que não existe. A subscrição ou fazes por débito direto mensal, ou então tens de fazer uma transferência bancária para a conta da SGF. Eu tenho um débito direto e quando quero fazer reforços pontuais faço uma transferência. 

Ainda assim, para quem quer fazer reforços regulares e sistemáticos, com perspetiva de longo prazo, é pouco significativo. É para deitar um olho de tempos a tempos e não para andar a ver todos os dias 😛 .Contudo, este é um aspeto que deveriam melhorar...  

@sepolRealmente a ausência de plataforma é algo a referir. No entanto, quando os contactei sempre foram extremamente solícitos e prontos na resposta, e indicaram-me que estão a desenvolver uma plataforma para o efeito pelo que deixará de ser um minus. Estou bastante agradado à data com o PPR e entidade gestora.

A 11/08/2021 às 19:36, hfilipe disse:

Também tenho o PPR Stoik e não me foi cobrada qualquer comissão de subscrição. Os custos e comissões estão nesta página: https://stoik.pt/custos-ppr

Quanto ao acompanhamento diário, podes ver a evolução do valor da UP aqui: https://stoik.pt/resultados  Não é atualizada todos os dias e tem sempre alguns dias de atraso. Por exemplo, hoje, o valor que apresenta é de dia 2 deste mês, mas dá para ir matando a curiosidade entre os extratos de conta mensais.

@hfiliperealmente estão indicados esses custos mas não foram cobrados e que é, realmente, uma mais valia. Também utilizo a valorização da UP para avaliar a evolução.

Lamento a resposta tardia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se me permitem uma questão:

Procuro um FI World Core com parcimónia na exposição aos emergentes e que seja sólido e com histórico reconhecido (para investimento a médio/longo prazo >5anos).

Alguém pode ajudar, por favor?

@Louiena resposta anterior esqueci-me mas também é válido para esta: não creio que possua conhecimento suficiente, por agora, para entrar nos ETF's.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Ricardo Dores disse:

na resposta anterior esqueci-me mas também é válido para esta: não creio que possua conhecimento suficiente, por agora, para entrar nos ETF's.

Por acaso é algo com que me deparo bastante profissionalmente mas tenho sempre dificuldade compreender. Qual a diferença que alguém que diz isso acha que há entre fundos e ETFs? O que vês como diferente? Porque achas que os fundos são mais "simples" que os ETFs e estes últimos precisam de mais conhecimento (ou se não precisam de mais conhecimento poderias explicar melhor por favor)?

Em relação à tua questão:

Penso que ambos se encontram no best sem qualquer tipo de comissão de compra ou venda por isso podes usar estes dois em vez de 1 que englobe tudo. O MSCI All Country World Index (https://www.msci.com/documents/10199/8d97d244-4685-4200-a24c-3e2942e3adeb) tem cerca 15% de exposição a emergentes por isso seria algo do género: por cada 1000 euros investidos; 850 euros vão para o GS e 150 para o Shroder.

Espero ter ajudado. Não queria só fazer perguntas 😁

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, Virtua disse:

(https://www.msci.com/documents/10199/8d97d244-4685-4200-a24c-3e2942e3adeb) tem cerca 15% de exposição a emergentes por isso seria algo do género: por cada 1000 euros investidos; 850 euros vão para o GS e 150 para o Shroder.

Espero ter ajudado. Não queria só fazer perguntas 😁

Só que no BB o GS tem mínimo de 1.500€ 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Patanisca disse:

Aquele momento que sacas do telemóvel, abres a app do Banco Best para consultar o portfolio e notas que te faltam ~50k. Dá-te um calafrio, consultas os movimentos, e não há registos de saída de fundos. Fazes double check, vais ao PC abrir o site do Banco onde confiaste 80% do património familiar para fazer double check e bam: os mesmos ~50k em falta. Começas a suar e a pensar em coisas estranhas, vem-te à cabeça as passagens por P2P e Cryptomoedas e em nenhuma dessas "viagens" viste dinheiro a desaparecer do saldo. Tiras screenshots e fotografias ao telemóvel para servir como prova. Abres a parte de "investimento e trading" para confirmar se é mesmo real e bam! Afinal está lá tudo. Voltas à homepage e "bam"! Tudo normalizado. Sacas da app, fechas a app, voltas a abrir, fazes login, e bam! novamente os 50k em falta! Ficas a pensar se deves mesmo confiar neste banco, fazes swipe down para atualizar e bam! valores voltam ao normal.

É isto o Best. Podem ter os melhores PFA do mundo, podem ter a melhor oferta de FI, mas f***-se, contratem engenheiros para gerir o IT, que isto é simplesmente uma vergonha. Se isto é assim no frontend, nem quero sonhar como será no backend e começo a ficar na dúvida se faço o correto em confiar o trabalho de uma vida a estes incompetentes.

Que p*ta de susto que apanhei! Camelos! Dass!

Pois, isso é para derreter a cabeça a qq um.

Imagino o stress...

Faz uma reclamação por escrito aos meninos. 

Não pode acontecer.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz

A mim há cerca de um mês adicionaram-me 600k € à conta… Até tirei Print! Já preguei umas partidas com isso cá em casa e tudo. Já me tinha acontecido este soma e subtrai mas com valores mais em conta 2/5/10 mil € agora 600 mil 😂
    Também já me aconteceu um bug num fundo que em vez de aparecer 2% de + valia , aparecia 2000%. Têm de melhorar muito estes bug’s.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só vos aconteceu uma vez?? a mim acho que é sempre lol, penso sempre que é das ligações da net. a maior parte das vezes na App  aparece tipo  N/D algo assim em vez dos valores, lá tenho de fazer refresh, ou então só me aparece o saldo à ordem lol, no site por acaso acho que nunca me aconteceu assim nada, mas na App é 9 vezes em 10 que a abro, mas já ouvi falarem que por vezes até o dobro do património aparece lol, sou cliente há cerca de 10 anos e sempre me aconteceu estes bugs nas Apps deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Pelo visto, a app do Best inspira muita confiança. Será que o Banco de Portugal terá algo a dizer sobre isso? E umas multazinhas para incentivar a qualidade do serviço? ;)

Oops, entretanto acordei, e vi que ainda estamos em Portugal, ninguém é responsabilizado pelos erros que cometem, mesmo que sejam recorrentes. São desvalorizados e continuam. É a típica cultura tuga de exigência.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Rick Lusitano disse:

Pelo visto, a app do Best inspira muita confiança. Será que o Banco de Portugal terá algo a dizer sobre isso? E umas multazinhas para incentivar a qualidade do serviço? ;)

Oops, entretanto acordei, e vi que ainda estamos em Portugal, ninguém é responsabilizado pelos erros que cometem, mesmo que sejam recorrentes. São desvalorizados e continuam. É a típica cultura tuga de exigência.

Tirando esses "problemas" relatados, as App do Best , nomeadamente a última, é intuitiva, tem várias funcionalidades ( tenho App BPI, Moey e sei como funcionam outras ) e é provavelmente a que tem mais funcões, nunca tive problemas a comprar e vender produtos, atualizar dados, até vejo as capas dos jornais por lá, enquanto os "problemas" forem só não me aparecer o saldo no património integrado ( que rapidamente é solucionado com um refresh ) estou eu bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 18 horas, Patanisca disse:

Aquele momento que sacas do telemóvel, abres a app do Banco Best para consultar o portfolio e notas que te faltam ~50k. Dá-te um calafrio, consultas os movimentos, e não há registos de saída de fundos. Fazes double check, vais ao PC abrir o site do Banco onde confiaste 80% do património familiar para fazer double check e bam: os mesmos ~50k em falta. Começas a suar e a pensar em coisas estranhas, vem-te à cabeça as passagens por P2P e Cryptomoedas e em nenhuma dessas "viagens" viste dinheiro a desaparecer do saldo. Tiras screenshots e fotografias ao telemóvel para servir como prova. Abres a parte de "investimento e trading" para confirmar se é mesmo real e bam! Afinal está lá tudo. Voltas à homepage e "bam"! Tudo normalizado. Sacas da app, fechas a app, voltas a abrir, fazes login, e bam! novamente os 50k em falta! Ficas a pensar se deves mesmo confiar neste banco, fazes swipe down para atualizar e bam! valores voltam ao normal.

Que p*ta de susto que apanhei! Camelos! Dass!

Nem nas apps dos P2P bálticos, isso acontece. ;)

Mas se só acontece algumas vezes na app do Best, já sabes que não podes confiar na qualidade da mesma.

O que é estranho é que o Best deixe isso acontecer com a app e de forma recorrente. Não haverá controle de qualidade? É que isso, afecta a reputação da instituição, e a confiança por acréscimo, o maior activo das instituições financeiras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O efeito prático que estes glitches têm é igual a ires a um médico depois de fazeres análises e ele te dizer:
    "olhe, você tem cancro, dos brutos, isto tem aqui 3 meses no máximo de vida."
    Depois tu reages incrédulo: "Mas está a falar a sério?!"
    E o médico responde:
    "Ah, desculpe, estava a ver aqui a ficha de outro doente".

Duvido que alguém voltasse a escolher esse médico.

Estes bugs recorrentes estão a acontecer só na parte mais importante da aplicação e da prestação de serviço da instituição, que é mentir ao cliente. Esqueçamos a parte técnica e pensemos apenas no impacto que isto tem na confiança do utilizador comum do serviço. 

E o facto de acontecer poucas vezes e ser "só no património integrado" não atenua a gravidade. 

A app e mesmo o site têm problemas de usabilidade, desde escolhas de tons cinza duvidosos para cabeçalhos, até à lentidão das respostas a pedidos para mudar de página, mas isso pronto, irá sempre haver quem faça melhor. É lento e tem maquilhagem de travesti, mas ao menos que os dados que mostre sejam 100.0% das vezes os corretos. É preferível terem o sistema em baixo nesses períodos que não conseguem contar os tostões todos aos clientes como deve ser do que estar a mostrar pro interface valores errados.

Em qualquer sistema de dados: Não ter dados é sempre melhor do que ter dados errados. Sempre! Sem dados não se tomam decisões, ficam on-hold, com dados errados tomam-se decisões erradas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora também relato uma da App e site do BPI, muitas das vezes a partir da meia noite nem dá para entrar, nada de transferências, nada de consultas, nada de nada, já no BB nunca tive problemas em aceder fora de horas.

Ah e também me lembrei de uma no BiG quando era cliente, ir levantar dinheiro ao MB e olhar para o saldo e ter lá o dobro...

@Patanisca essa de estar off também concordo, aliás como estou aqui a relatar deve ser o que faz o BPI depois da meia noite, mas em algumas circunstancias já me deixou apeado por não haver sistema fora de horas.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )