Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 43 minutos, blucah disse:

Isso seria verdade a 10 anos atrás. Hoje em dia os fundos de tesouraria nada dão a curto prazo. Sim, porque um fundo de emergência é algo a curto prazo.

Porque dizes que é para curto prazo? para mim um fundo de emergência é para mexer caso tenha alguma emergência, algum gasto extraordinário que não está nos planos ou caso me veja privado de rendimentos, não é para curto prazo, é para ter aquele dinheiro que corresponde a pelo menos 12 meses das minhas despesas fixas, o rendimento para mim é irrelevante até porque este capital poderia estar à ordem ou num DP.

há 12 minutos, Ricardo Dores disse:

Vou espreitar ambos. O Goldman Sachs Global Environmental Impact Equity Portfolio Class E Shares Acc EUR talvez. NB Obrigações Europa é apenas negociado no NB? Muito obrigado.

Eu apenas invisto no Banco Best, logo a minha tendência é falar de produtos que existem no Best 😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 06/08/2021 às 12:07, Antonio84Pereira disse:

Bem vindo @Ricardo Dores

Penso que o Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR esteja em soft close desde Fevereiro deste ano @D@vid ou estarei a fazer confusão? Eu ainda comecei a subscrever antes desta tomada de decisão da parte da gestora.

Quanto ao sector da água, já tive o Pictet mencionado, por duas vezes (entre mudanças de contas de bancos) e das duas vezes saí com lucro. Pura e simplesmente por querer maior exposição aos globais, os de determinados sectores estou a retirar ou retirei tudo.

Retirou na totalidade do sector da água?

A 06/08/2021 às 16:17, Louie disse:

Fundo de emergência? Ou algo mais?

Se já tens 60% em CA porque queres obrigações? Normalmente servem para estabilizar a carteira, o rendimento fica para as acções.

Porque vais resgatar? Já consideraste a possibilidade de transferir para o Stoik? Reforçavas o investimento para a reforma limpinho de impostos. Podes ainda, caso tenhas crédito habitação, utilizar esse PPR para pagar as prestações e a tua parte orçamentada para esse efeito alocas a investimento. Novamente, limpo de impostos.

Eu acho que deverias primeiro focar-te num fundo mundial para a parte Core do portfolio e só depois aplicar uma ligeira % nos fundos temáticos.

Procuro uma carteira 60 (obrigações) e 40 (acções, etc.) mas queria diversificar os 60% de obrigações dado que têm rendimento aquém do expectável, tendo em conta a inflação. 

Bem visto na transferência de PPR Agressivo para o Stoik. Obrigado. Não me tinha ocorrido.

Que fundo mundial sugerem? O Jupiter? Este trocou recentemente de gestor, creio.

há 5 minutos, D@vid disse:

Porque dizes que é para curto prazo? para mim um fundo de emergência é para mexer caso tenha alguma emergência, algum gasto extraordinário que não está nos planos ou caso me veja privado de rendimentos, não é para curto prazo, é para ter aquele dinheiro que corresponde a pelo menos 12 meses das minhas despesas fixas, o rendimento para mim é irrelevante até porque este capital poderia estar à ordem ou num DP.

Eu apenas invisto no Banco Best, logo a minha tendência é falar de produtos que existem no Best 😉

Obrigado, vou espreitar no Best. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Ricardo Dores disse:

Para fundo de emergência tenho liquidez (DP, etc.). Bem sei que perco na inflação mas não tenho coragem de o aplicar em produtos sem capital garantido.

É sempre válido, claro que me sinto mais confortável em ter algo "mais arriscado" há até quem nem tenha fundo de emergência e utiliza a sua carteira de investimentos caso haja alguma coisa porque já tem um bom capital, agora alguém que inicia hoje uma poupança para um fundo de emergência e tem um património baixo então sim o ideal são os DP ou algo do estado como Certificados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Eu no meu caso tenho à data de hoje 9% em liquidez, em contas à ordem com mobilização imediata. Mas se precisar de alguma emergência, resgato algumas UPs do que tenho investido nos restantes 91%. Estes valores não são rígidos porque a nossa vida também não o é. Vamos tendo planos e surgem desafios e oportunidades que exigem alocar mais ou menos capital a liquidez/disponibilidade imediata.

Mas falando dos FI, em particular nos internacionais que tenho, em que nenhum tem custos de subscrição e resgate, não vejo problema em hoje subscrever UPs de um FI e daqui a 6 meses se precisar de liquidez, resgatar essas UPs.

É esta a característica que mais gosto neste veículo de investimento, a facilidade com que se obtém liquidez. Investir em FI dá-me uma liberdade que gosto muito. Comparando com imobiliário, por exemplo, ou produtos que tranquem o dinheiro durante X tempo.

Sem dúvida. Só que em FIs (principalmente de ações), num resgate tão próximo da data de compra, há um considerável risco que este seja feito assumindo menos valias. 

Editado por Otimizado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Otimizado disse:

Sem dúvida. Só que em FIs (principalmente de ações), num resgate tão próximo da data de compra, há um considerável risco que este seja feito assumindo menos valias. 

E então? Menos-valias não pagam impostos e até podem ser úteis para descontar em eventuais mais-valias desse ano.

Eu vejo o que está investido como o meu valor actual. Não vou naquela cantiga de vendedor de que "Ah, mas só está a perder dinheiro se resgatar". Eu vejo as coisas assim: À data de hoje eu tenho X, se está com ganhos ou perdas, não me interessa, tenho X e sei que se mando resgatar hoje, o valor das UP que mando resgatar vai ser desconhecido e sim, pode dar-se o caso de a UP descer entre a ordem de resgate e a liquidação da UP, mas também se pode dar o contrário. Agora, independentemente disso, eu mando resgatar X€, é X€ que me vai cair na conta à ordem.

Esse argumento de que "há um considerável risco que este seja feito assumindo menos valias", é tão válido como o que posso dizer de seguida que é: com o dinheiro em vez de investido estando estacionado à ordem, há um grande risco de estar a não aproveitar valorização e criar mais-valias. O simétrico portanto.

Fala-se sempre do risco e associa-se isso a risco de perda, mas pouco se pensa ou fala do custo de perda de oportunidade, porque o que determina o risco de um FI é a sua volatilidade e isso representa a magnitude das descidas, mas de igual peso, das subidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Patanisca,

Para mim o problema de resgatar numa queda não é ter menos valias, até pode ainda estar com mais valias. A questão é se caiu 30%, significa que se tudo correr bem irá recuperar em pouco tempo e até atingir o máximo teremos uma recuperação de 40% que iremos perder por termos resgatado. Claro que se esse valor estivesse investido há 3 ou 4 anos, provavelmente ainda teve mais valias.
    Quando digo que não recomendo essa estratégia, é que nao recomendo de uma forma generalizada por uma questão de gestão psicológica. Para a maior parte das pessoas é preferível ter ali um determinado dinheiro parado, sempre disponível e sem perdas, mesmo que esteja a perder potenciais valorizações.
    E tudo depende da segurança dos rendimentos, quanto mais seguros os rendimentos, menos a possibilidade de recorrer ao fundo de reserva, e maior interesse em investilo em capital com risco desde que disponível.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@JRJordao precisamente.

@dfserra Claro, não há estratégias perfeitas, nem boas nem más. Há a estratégia que se enquadra com o perfil do investidor, essa é que é a ideal. A abordagem de ter 12m de salário em cash é conservadora, uma abordagem de ter apenas 6m de salário em cash é menos conservadora. Ou seja, tanto quando a escolha dos FI é determinada pelo perfil de risco, também estas estratégias de alocação de ativos o são.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, dfserra disse:

Olá Patanisca,

Para mim o problema de resgatar numa queda não é ter menos valias, até pode ainda estar com mais valias. A questão é se caiu 30%, significa que se tudo correr bem irá recuperar em pouco tempo e até atingir o máximo teremos uma recuperação de 40% que iremos perder por termos resgatado. Claro que se esse valor estivesse investido há 3 ou 4 anos, provavelmente ainda teve mais valias.
    Quando digo que não recomendo essa estratégia, é que nao recomendo de uma forma generalizada por uma questão de gestão psicológica. Para a maior parte das pessoas é preferível ter ali um determinado dinheiro parado, sempre disponível e sem perdas, mesmo que esteja a perder potenciais valorizações.
    E tudo depende da segurança dos rendimentos, quanto mais seguros os rendimentos, menos a possibilidade de recorrer ao fundo de reserva, e maior interesse em investilo em capital com risco desde que disponível.

Olá @dfserra,

Partilho a sua visão sobre a segurança dos rendimentos e a necessidade de ter (de um ponto de vista psicológico) uma parcela de € disponível no "imediato": DP, Ordem, etc. Para mim essa almofada psicológica é relevante. Obrigado pela sua partilha.

há 10 minutos, Antonio84Pereira disse:

Sim retirei na totalidade. Tal como retirei do Ouro e estou a retirar das Biotech.

Se for possível, e sem querer imiscuir-me na sua decisão, posso perguntar-lhe porque abandonou o Ouro neste momento? A água entendo que tenha sido para redireccionar a carteira. E o Ouro? Muito obrigado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 56 minutos, Ricardo Dores disse:

Olá @dfserra,

Partilho a sua visão sobre a segurança dos rendimentos e a necessidade de ter (de um ponto de vista psicológico) uma parcela de € disponível no "imediato": DP, Ordem, etc. Para mim essa almofada psicológica é relevante. Obrigado pela sua partilha.

Se for possível, e sem querer imiscuir-me na sua decisão, posso perguntar-lhe porque abandonou o Ouro neste momento? A água entendo que tenha sido para redireccionar a carteira. E o Ouro? Muito obrigado.

Foi mesmo tudo pela mesma razão, não foi por nenhuma outra razão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/08/2021 às 11:20, Ricardo Dores disse:

Gosto da postura e posição do gestor do Stoik. Como é a longo prazo, tendo em conta os benchmarks, o crescimento e a aposta em gestão passiva (ETF's)

O gestor do Stoik foi quem lançou o Líderes Globais (um fundo com algumas empresas globais com um desempenho interessante). A carteira de acções é semelhante. Pelo que vi há pouco tempo, no Stoik faz-se a exposição a aos emergentes, imobiliário e obrigações via ETF's. Não se pode dizer que é claramente uma aposta em gestão passiva. Apenas uma forma de simples de optimizar o portfolio.

Se valorizas a aposta em gestão passiva, tens uma alternativa interessante no Banco Invest com os PPR Smart Invest, que têm 3 perfis de investimento diferentes.

Já agora, porque não investes também por ti próprio em ETF's?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/08/2021 às 11:29, D@vid disse:

há até quem nem tenha fundo de emergência e utiliza a sua carteira de investimentos caso haja alguma coisa porque já tem um bom capital,

Hoje em dia até há bastantes cartões de crédito sem anuidade e que até oferecem cashback. Para quem tem uma situação estável pode ser uma boa alternativa. Liquidez imediata de forma gratuita até 50 dias. Até lá pode-se pensar na melhor maneira de pagar a dívida. Se não quiser pagar na totalidade, pode-se pagar um cartão com outro fazendo assim um "roll over" da dívida entre cartões e ir amortizando ao ritmo mais conveniente, sem ter de fazer resgates nos investimentos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Quanto está a render esses PPR Smart? pergunto porque este ano o Optimize Agressivo está novamente a rebentar com tudo, 14% este ano e mais de 20% a 1 ano 🤪

O Smart Dinâmico (neste momento com 70% acções) está, segundo a minha página no banco com 9,29% desde o início (?Novembro?). Subscrevi em Dezembro, com dois reforços pelo meio, e estou com +7%.

O AR, com alocações muito diferentes leva YTD: 5,9% ; Ultimo Ano: 11,70%, Últimos 10 anos: 10,7%

Editado por fhff
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As rendibilidades anualizadas não parecem grande espingarda.

19% investido em Portugal, não percebi onde....nas empresas dos partners?; 

1,5% + comissão variável igual a 20% da diferença entre a rentabilidade anual do fundo, se positiva, e o máximo entre zero e valor da Euribor a 12m, divulgada no último dia útil do ano anterior, adicionada de 2% ao ano

Para mim não tem nenhum factor de atracção face a outros PPR presentes no mercado.

Editado por fhff
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há dias falaram do PPR Stoic, este creio que tem uma distribuição semelhante ao smartinvest dinâmico, cerca de 65% acções. Ytd 10%, 1 ano, 18,7%, à data de 4 de agosto.
    Para já parece estar melhor que o do Invest, e a 1 ano é semelhante ao optimize, sendo que este tem muito mais acções. o Stoic tem é custos de subscrição e resgate, pelo que para este perfil ainda perfiro o smartinvest.

há 7 horas, Louie disse:

Hoje em dia até há bastantes cartões de crédito sem anuidade e que até oferecem cashback. Para quem tem uma situação estável pode ser uma boa alternativa. Liquidez imediata de forma gratuita até 50 dias. Até lá pode-se pensar na melhor maneira de pagar a dívida. Se não quiser pagar na totalidade, pode-se pagar um cartão com outro fazendo assim um "roll over" da dívida entre cartões e ir amortizando ao ritmo mais conveniente, sem ter de fazer resgates nos investimentos.

Realmente cada um com as suas ideias, e todos aprendemos.
    Esta dos cartões de crédito ainda não tinha pensado nela. A bem dizer, até nem gosto de cartões de crédito, mas pode ser uma forma de adiar o resgate se estivermos perante uma queda na bolsa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, dfserra disse:

Realmente cada um com as suas ideias, e todos aprendemos.
    Esta dos cartões de crédito ainda não tinha pensado nela. A bem dizer, até nem gosto de cartões de crédito, mas pode ser uma forma de adiar o resgate se estivermos perante uma queda na bolsa.

Eu também não gostava, mas era mais por desconhecimento das possiveis boas utilizações que podemos fazer com eles. Eu faço desde alguns anos o que o Louie referiu, praticamente esgoto os plafonds mensais e vou pagando uns cartões com os outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, dfserra disse:

o Stoic tem é custos de subscrição e resgate, pelo que para este perfil ainda perfiro o smartinvest.

O Stoik, pese embora tenha referido no regulamento custo de subscrição e resgate, os mesmos não são cobrados. Em conversa com o Luis Jordão referiu-me que ficou no regulamento essa possibilidade, mais até para eventuais distribuições por outros operadores no mercado. 

Assim, não tem qualquer custo de subscrição/resgate. Para mim, um dos problemas do Stoik é mesmo a questão da plataforma de acompanhamento do fundo/subscrição/resgate que não existe. A subscrição ou fazes por débito direto mensal, ou então tens de fazer uma transferência bancária para a conta da SGF. Eu tenho um débito direto e quando quero fazer reforços pontuais faço uma transferência. 

Ainda assim, para quem quer fazer reforços regulares e sistemáticos, com perspetiva de longo prazo, é pouco significativo. É para deitar um olho de tempos a tempos e não para andar a ver todos os dias 😛 .Contudo, este é um aspeto que deveriam melhorar...  

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, sepol disse:

O Stoik, pese embora tenha referido no regulamento custo de subscrição e resgate, os mesmos não são cobrados. Em conversa com o Luis Jordão referiu-me que ficou no regulamento essa possibilidade, mais até para eventuais distribuições por outros operadores no mercado. 

Pois, mas isto pode levar muitos potenciais clientes a não aderirem porque pensam que existem custos de subscrição e resgate. Eu se leio em algum regulamento/prospecto que determinado produto tem este ou aquele custo que a mim não agrada, nem me vai passar pela cabeça ligar a perguntar se efetivemente esses custos são cobrados ou não, porque eu entendo que se está escrito, então será para pagar. Qualquer boa instituição/empresa deveria fazer tudo o possivel para não perder clientes, sobretudo por desinformação sobre os seus produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )