Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

agora 2 aspetos em que as vantagens do PPR à saída quase não existem.
    Caso pretendermos deixar de trabalhar antes da reforma, se os nossos rendimentos forem apenas as mais valias, é possível que consigamos uma taxa efetiva de imposto bem inferior a 28%.
    Em caso de herança as mais valias passadas não serão tributadas pelo que é igual ser ppr ou não.
    Em suma, se conseguirmos encontrar um PPR com um desempenho semelhante a un fundo ou ETF equivalente, é preferível o PPR. Creio que na maior parte dos casos tal ainda não aconteça. Se utilizarmos o PPR também na declaração do IRS, então é muito mais fácil encontrar PPR que valham a pena.
    Daqui a mais 1 ou 2 anos, como aumento da oferta e do histórico, vai ser mais fácil perceber se há ppr que compenssem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O NB PPR tem uma rentabilidade média anual de 6% líquidos em 30 anos,  e o AR PPR cerca de 6,3% líquidos ao ano nos últimos 20 anos, são dois PPR que podem entrar nessas comparações, não têm é verdade 100% em Acções...

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/08/2021 às 11:34, Patanisca disse:

O CGD Líderes Globais é um excelente allrounder, tanto que tenho vindo a acumular nele desde há uns meses para constituir hedge à volatilidade do meu restante portfolio. Estou a usa-lo para set it and forget it, em particular com o € dos miudos.

Tens o na CGD ou no Best? Há alguma diferença em termos de custos ou condições?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

O NB PPR tem uma rentabilidade média anual de 6% líquidos em 30 anos,  e o AR PPR cerca de 6,3% líquidos ao ano nos últimos 20 anos, são dois PPR que podem entrar nessas comparações, não têm é verdade 100% em Acções...

Se tivermos em conta que esses 2 ppr apenas tem 20 a 25% em acções, provavelmente bateram a maior parte dos portfólios com essa distribuição.

há 1 minuto, dfserra disse:

Se tivermos em conta que esses 2 ppr apenas tem 20 a 25% em acções, provavelmente bateram a maior parte dos portfólios com essa distribuição.

Nos próximos anos espera-se que as obrigações vão render pouco, pelo que para a maior parte das pessoas não faça sentido investir exclusivamente nesses ppr, mas podem sempre fazer parte de um portfóleo com outros ativos.
    Por exemplo, se alguém tiver investimento em acções globais e em nb obrigaçoes europa, pode substituir parte desses investimentos pelo nb ppr e beneficiar à saída.
    é necessário ver caso a caso se faz sentido para nós utilizar fundos ppr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Tens o na CGD ou no Best? Há alguma diferença em termos de custos ou condições?

Tive muitos anos na CGD, agora tenho tudo no Best. Penso que se falou aí há uns tempos que na CGD se podia fazer uma jogada qualquer de rodar FI sem pagar a retenção em liberatória, ou então estou a confundir. Eu quando estive na CGD paguei sempre liberatória nos resgates.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Tive muitos anos na CGD, agora tenho tudo no Best. Penso que se falou aí há uns tempos que na CGD se podia fazer uma jogada qualquer de rodar FI sem pagar a retenção em liberatória, ou então estou a confundir. Eu quando estive na CGD paguei sempre liberatória nos resgates.

Sim, podemos transferir entre fundos da CGD (com exceção dos monetários) sem pagar as mais-valias. Já fiz entre obrigações e Líderes Globais. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Antes demais quero agradecer-vos por todos os inputs/partilhas aqui colocados. Sou leigo na matéria (sou profissional de saúde) mas leio bastante e há alguns anos sobre esta área pelo que sou um ávido e regular leitor do Fórum.

Gostaria de, se possível, colocar algumas questões:

- Vou investir no LG via Best, contudo preocupa-me o Alfa deles a 3 anos. Qual a vossa opinião?

- Procuro investir na área da água como sector. É uma opção bastante pessoal após ter lido bastante sobre o sector. Contudo preocupam-me as alavancagens dos Fundos de Investimento e as "perdas além de capital" que alguns IFI demonstram (e bem, na minha opinião). Neste fundos sólidos (com Treynor >10 e Alfas <1 face ao índice/mercado/categoria) alguém teve de suportar "perdas além capital". A título de exemplo: investir 100€ e perder abaixo dos 100€ investidos (unidade de medida para ser mais fácil a discussão).

Quero reiterar o meu agradecimento a todos e lamentar, desde já, se incomodei ou se cometi algum erro (é provável).

Cumprimentos,

RD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @D@vid.

Pictet Water até gostei do que vi mas pareceu-me que utilizava alavancagem. É carote mas como penso num investimento a longo prazo (>10anos) creio que vou avançar- Muito obrigado.

Relativamente ao Alfa no LG enganei-me. Vi mal. Alfa acima de 3 a 3 anos. Vi mal. Peço desculpa.

Já agora outra questão, se possível:

O meu portfolio é o seguinte:

Certificados Aforro - 60,98%

Fifelity Funds Global Consumer ACC EUR - 12,20%

PPR Agressivo Optimize - 14,63% (lógica de resgatar a 8 anos)

PPR SGF Stoik - 12,20% (reforma)

Como referi vou avançar no sector da água a longo prazo.

Gostaria de avançar num fundo respeitante às alterações climáticas (lamento o conceito vago que parece mas creio que o novo "Plano Marshall" quer nos US quer na UE (Bazuca) vão desembocar parcialmente em investimentos verdes) - logo seria um investimento a 5-8 anos: que fundo sugerem?

E agora obrigações... aqui preciso mesmo ajuda: nem sei por onde começar - a leitura que fiz é que tarde ou cedo (5-8anos) as taxas de juro soberanas sobem com as consequências na economia - então a exposição a dívida não sei se a hei-de fazer via empresas ou GOV - por agora ainda estão caras. 

Que acham? o Objectivo é uma carteira relativamente estável, com ligeiros ajustes, para prazo de 8-10anos.

Desde já muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Ricardo Dores disse:

Obrigado @D@vid.

Pictet Water até gostei do que vi mas pareceu-me que utilizava alavancagem. É carote mas como penso num investimento a longo prazo (>10anos) creio que vou avançar- Muito obrigado.

Relativamente ao Alfa no LG enganei-me. Vi mal. Alfa acima de 3 a 3 anos. Vi mal. Peço desculpa.

Gostaria de avançar num fundo respeitante às alterações climáticas (lamento o conceito vago que parece mas creio que o novo "Plano Marshall" quer nos US quer na UE (Bazuca) vão desembocar parcialmente em investimentos verdes) - logo seria um investimento a 5-8 anos: que fundo sugerem?

E agora obrigações... aqui preciso mesmo ajuda: nem sei por onde começar - a leitura que fiz é que tarde ou cedo (5-8anos) as taxas de juro soberanas sobem com as consequências na economia - então a exposição a dívida não sei se a hei-de fazer via empresas ou GOV - por agora ainda estão caras. 

Que acham? o Objectivo é uma carteira relativamente estável, com ligeiros ajustes, para prazo de 8-10anos.

Desde já muito obrigado.

Pesquisa no Banco o sector de Ações Sector Ecologia e vai te aparecer vários interessantes, nomeadamente os Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR ou o Goldman Sachs Global Environmental Impact Equity Portfolio Class E Shares Acc EUR que é mais recente mas que tem explodido na rentabilidade ( mais volátil ) é só veres aquele que melhor te satisfaz dentro de os cerca de 30 que existem.

Uns dizem que é melhor não apostar nas obrigações, eu sou da opinião que deve existir exposição às mesmas, o exemplo do NB Obrigações Europa é giro, nos últimos 3 meses subiu mais de 7% quando diziam que estava "morto".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 19 minutos, D@vid disse:

Pesquisa no Banco o sector de Ações Sector Ecologia e vai te aparecer vários interessantes, nomeadamente os Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR ou o Goldman Sachs Global Environmental Impact Equity Portfolio Class E Shares Acc EUR que é mais recente mas que tem explodido na rentabilidade ( mais volátil ) é só veres aquele que melhor te satisfaz dentro de os cerca de 30 que existem.

Bem vindo @Ricardo Dores

Penso que o Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR esteja em soft close desde Fevereiro deste ano @D@vid ou estarei a fazer confusão? Eu ainda comecei a subscrever antes desta tomada de decisão da parte da gestora.

Quanto ao sector da água, já tive o Pictet mencionado, por duas vezes (entre mudanças de contas de bancos) e das duas vezes saí com lucro. Pura e simplesmente por querer maior exposição aos globais, os de determinados sectores estou a retirar ou retirei tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Antonio84Pereira disse:

Bem vindo @Ricardo Dores

Penso que o Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR esteja em soft close desde Fevereiro deste ano @D@vid ou estarei a fazer confusão? Eu ainda comecei a subscrever antes desta tomada de decisão da parte da gestora.

Pois secalhar, é uma questão de experimentarem quem estiver interessado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Ricardo Dores disse:

Fundo de emergência? Ou algo mais?

E agora obrigações...

Se já tens 60% em CA porque queres obrigações? Normalmente servem para estabilizar a carteira, o rendimento fica para as acções.

Porque vais resgatar? Já consideraste a possibilidade de transferir para o Stoik? Reforçavas o investimento para a reforma limpinho de impostos. Podes ainda, caso tenhas crédito habitação, utilizar esse PPR para pagar as prestações e a tua parte orçamentada para esse efeito alocas a investimento. Novamente, limpo de impostos.

Que acham?

Eu acho que deverias primeiro focar-te num fundo mundial para a parte Core do portfolio e só depois aplicar uma ligeira % nos fundos temáticos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 8/5/2021 at 5:50 PM, Ricardo Dores said:

Obrigado @D@vid.

Desde já muito obrigado.

Já agora, esse PPR SGF Stoik tem algo de especial para o ter escolhido?

E onde o subscreveu?

O sixty degrees não será idêntico (https://sixty-degrees.com) ?

edit: devido às comissões é para ser esquecido:

3C8F9A5B-F8C8-4B0D-B0B7-261643ECA9E9.png

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/08/2021 às 16:50, D@vid disse:

Não estarás muito errado, menos é mais,  eu não tenho o da CGD apenas porque não, mas continuo a "defender" que basta uma carteira de 3 fundos ( EUA Growth, Europa Growth e Bonds globais ( ou NB Europa ) para teres um excelente retorno a longo prazo, muitas vezes o problema é se achar que não se está minimamente diversificado ou ter tanto capital que qualquer movimento para baixo tem logo um grande impacto, repara que quem tem menos dinheiro é quem tem menos fundos e muitas das vezes está mais diversificado do que quem tem muito capital e quer ir a todas...

A minha carteira core actualmente tem 8 fundos e mais um fundo em dossier diferente para fundo de emergência, e tenho reduzido nas carteiras satélite, admitindo sempre que não deixa de ser interessante exposições a temáticas especificas como AI, Água, etc...

Fica a reflexão, será que é mesmo necessário andar sempre à procura de mais e melhores fundos? procurar plataformas xpto para fazer fundos, ETFs etc? só um pequeno exercício:

Carteira:

Legg Mason Clearbridge 50%

Jupiter European Growth 25%

NB Obrigações Europa 25%

Médias de rentabilidade ano:

khaby-lame.jpg

YTD: 13%

1 ano: 23%

3 anos: 15%

5 anos: 14%

Com estas médias, investindo 10.000€ e com reforços anuais de 2.500€ ao fim de 5 anos tem-se 37.000€.

fiquei curioso com esse teu fundo que usas como fundo de emergência. Podes partilhar qual é porque o escolheste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Visitante vila disse:

fiquei curioso com esse teu fundo que usas como fundo de emergência. Podes partilhar qual é porque o escolheste?

Já usei 3 fundos diferentes, o E.S. Liquidez ( que hoje em dia é o NB Capital ), depois mudei para o Caixa Disponível e depois para o EuroBic Tesouraria, a escolha vai no sentido da estabilidade que procuro para um fundo de emergência e ao mesmo tempo que vá dando uns pozinhos, ter em atenção que o EuroBic é o menos liquido destes que referi, segundo as condições pode demorar até 4 dias úteis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, D@vid disse:

Já usei 3 fundos diferentes, o E.S. Liquidez ( que hoje em dia é o NB Capital ), depois mudei para o Caixa Disponível e depois para o EuroBic Tesouraria, a escolha vai no sentido da estabilidade que procuro para um fundo de emergência e ao mesmo tempo que vá dando uns pozinhos, ter em atenção que o EuroBic é o menos liquido destes que referi, segundo as condições pode demorar até 4 dias úteis.

Isso seria verdade a 10 anos atrás. Hoje em dia os fundos de tesouraria nada dão a curto prazo. Sim, porque um fundo de emergência é algo a curto prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/08/2021 às 11:44, D@vid disse:

Uns dizem que é melhor não apostar nas obrigações, eu sou da opinião que deve existir exposição às mesmas, o exemplo do NB Obrigações Europa é giro, nos últimos 3 meses subiu mais de 7% quando diziam que estava "morto".

Vou espreitar ambos. O Goldman Sachs Global Environmental Impact Equity Portfolio Class E Shares Acc EUR talvez. NB Obrigações Europa é apenas negociado no NB? Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/08/2021 às 21:25, jopsilveira disse:

Já agora, esse PPR SGF Stoik tem algo de especial para o ter escolhido?

E onde o subscreveu?

O sixty degrees não será idêntico (https://sixty-degrees.com) ?

edit: devido às comissões é para ser esquecido:

3C8F9A5B-F8C8-4B0D-B0B7-261643ECA9E9.png

O sixty não é hipótese pelo valor mínimo de subscrição. Gosto da postura e posição do gestor do Stoik. Como é a longo prazo, tendo em conta os benchmarks, o crescimento e a aposta em gestão passiva (ETF's), creio que é, por agora, o mais indicado para mim. Nada que não mude com o tempo.

A 06/08/2021 às 23:00, fhff disse:

Eu subscrevi em Fevereiro e tenho reforçado. Tinha lido que que ia fechar para novos subscritores a partir do final de Fevereiro, mas pelos vistos não.

nordea-am-anuncia-o-soft-close-do-nordea-1-global-climate-and-environment-fund/

A oferta neste momento é tanta e variada neste sector...não sabia que estava em soft close. O Goldman Sachs Goldman Sachs Global Environmental Impact Equity Portfolio Class E Shares Acc EUR parece-me, então, uma hipótese.

A 07/08/2021 às 17:57, jopsilveira disse:

É preciso ter tomates para reforçar ou mesmo subscrever neste momento nesse fundo:

145C1E68-E078-4A1F-B45E-BD0E2E2EB3D9.png

A pedir uma correção?

há 1 hora, D@vid disse:

Para fundo de emergência tenho liquidez (DP, etc.). Bem sei que perco na inflação mas não tenho coragem de o aplicar em produtos sem capital garantido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )