Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 5 horas, rui_marreiros disse:

precisamente, e existe o receio de muitos investidores ocidentais de que o massacre ainda não acabou. As ideias de igualdade e distribuição de riqueza têm sido cada vez mais palavras na boca do Presidente Chinês.

Está a começar também a perseguição social aos mais ricos, em que estes devem ainda em vida distribuir uma parte da sua riqueza pelos outros (filantropia). A outra parte, é de cotas nos cargos de gestão das empresas privadas de membros do partido comunista ativos. De referir que na maioria das empresas chinesas as administrações são militantes do partido mas membros passivos (1/3 da população do país é militante) e o que eles querem é a ascensão dos membros ativos dentro das empresas.

Penso que depois de isto passar deve ser uma boa oportunidade investir na China.

Pois... Já o tenho com -18%. Hoje pelas cotações dos índices asiáticos deve levar outra cacetada. Acho que vou aproveitar para reforçar. Só não sei ainda quando... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

rui_marreiros
    há 3 horas, Lynch II disse:

Não referes o facto de isto se resumir a uma luta por poder

Eu antes da UE, venho argumentando e comparando o comunismo ao fascismo, tenho defendido a ilegalização do PCP, porque para mim fascismo e comunismo são duas nuances do mesmo sistema autoritário, um mais corporativista e outro mais coletivista, embora o modelo corporativista tenha vantagens em termos de desenvolvimento económico 

Em relação ao regime de Salazar e a 1.ª republica, o direito de voto, era mais amplo por parte do Salazar do que na 1.ª republica: as mulheres passaram a votar e os homens mesmo não escolarizados podiam votar. Na 1.ª republica só os homens votavam e se soubessem ler e escrever, com o argumentos que as mulheres e os analfabetos teriam mais tendência em votar nos partidos monárquicos. A escolarização aumentou significativamente durante o regime de Salazar e ele teria saído na história como um grande estadista se no final da 2.ª Guerra Mundial tivesse aberto mão do poder como lhe foi proposto pelos americanos para o país ser contemplado com o plano Marshall. 

Eu tenho acompanhado de perto o que se está a passar da China de perto e procuro conhecer melhor o mercado. Por acaso não tenho nenhum fundo China, tenho fundos asiáticos e por seguinte expostos à China (15%). Tenho até, e já por aqui referi, que procuro maior exposição à India,

Neste momento, na China o partido comunista tem uma grande aprovação, galvanizando os resultados obtidos contra a pandemia, e a legislação criada em torno do pensamento do atual presidente sobre o modelo económico/ PCC, para lançar o ataque as grandes empresas. Para o estado Chinês o modelo de empresa é a Huawei, com capital interno e controlada pelo partido.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cansei da China. Anda tudo ao sabor das vontades do regime. Quando recuperar destas quedas vou desfazer-me do MS Asia Opportunities e reduzir a exposição para < 5%. Há sempre um ou outro fundo que tem exposição residual.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 7/27/2021 at 3:24 PM, rui_marreiros said:

Eu antes da UE, venho argumentando e comparando o comunismo ao fascismo, tenho defendido a ilegalização do PCP, porque para mim fascismo e comunismo são duas nuances do mesmo sistema autoritário, um mais corporativista e outro mais coletivista, embora o modelo corporativista tenha vantagens em termos de desenvolvimento económico 

Em relação ao regime de Salazar e a 1.ª republica, o direito de voto, era mais amplo por parte do Salazar do que na 1.ª republica: as mulheres passaram a votar e os homens mesmo não escolarizados podiam votar. Na 1.ª republica só os homens votavam e se soubessem ler e escrever, com o argumentos que as mulheres e os analfabetos teriam mais tendência em votar nos partidos monárquicos. A escolarização aumentou significativamente durante o regime de Salazar e ele teria saído na história como um grande estadista se no final da 2.ª Guerra Mundial tivesse aberto mão do poder como lhe foi proposto pelos americanos para o país ser contemplado com o plano Marshall. 

Eu tenho acompanhado de perto o que se está a passar da China de perto e procuro conhecer melhor o mercado. Por acaso não tenho nenhum fundo China, tenho fundos asiáticos e por seguinte expostos à China (15%). Tenho até, e já por aqui referi, que procuro maior exposição à India,

Neste momento, na China o partido comunista tem uma grande aprovação, galvanizando os resultados obtidos contra a pandemia, e a legislação criada em torno do pensamento do atual presidente sobre o modelo económico/ PCC, para lançar o ataque as grandes empresas. Para o estado Chinês o modelo de empresa é a Huawei, com capital interno e controlada pelo partido.

Hong Kong (CNN Business)Billionaire Sun Dawu, a vocal critic of the Chinese government, was sentenced to 18 years in prison on Wednesday for "picking quarrels and provoking troubles," according to an official statement posted by the court. As part of his 18-year sentence, Dawu was also fined 3.11 million yuan ($480,000).

Sun was one of very few people in China to publicly accuse the government of attempting to cover up the extent of the African swine flu outbreak in 2019, which eventually killed more than 100 million pigs in the country. In an interview with CNN in May 2019, Sun said local officials had only retested his pigs for the disease when he had started to post pictures of the dead animals online.

----

A Chinese billionaire who criticized President Xi Jinping's handling of the coronavirus epidemic has been placed under investigation, Beijing authorities said in a brief statement Tuesday.

Ren Zhiqiang, a retired real-estate tycoon with close ties to senior Chinese officials, faces allegations of committing "serious violations" of the law and Communist Party regulations, a favored euphemism for corruption.

The statement did not give any other details about the allegations against Ren

---

Estes casos são inumeros , quando alguém tem uma opinião contra ou critica , desaparece ou é preso , mesmo homens poderosos , com ligações e capital .

Além disso isto é a ponta do iceberg , a China na minha visão não é confiável e a gestão do inicio da pandemia/corona  , o seu encobrimento até hoje, falta de transparência e o custo brutal para o mundo demonstram o que se pode esperar de uma ditadura como "parceira"

Salazar é um menino de escola ao pé destas bestas mas...o governo Português está calado e abre os braços a Capital vindo de um País cuja ditadura é bem pior que a do Estado novo sem entender o alcance estrategico dos objectivos chineses . Ironias da vida

Saber se existe verdadeiro apoio ao PC chinês num País em que um bilionário diz algo contra o governo e vai preso...

Obviamente mesmo neste quadro existem empresas com qualidade. O resto são outras contas.

-----------------

Em relação ao Plano Marshal , os EUA tinham outros interesses em mente , o posicionamento estrategico de Portugal durante a 2guerra e guerra civil espanhola foi muito inteligente ,não consegues dominar um País com pessoas inteligentes e capazes no rumo . Analisa que fizeram os EUA pelo mundo (governos fantoches , etcetc)  e facilmente entenderás porque Salazar não cedeu . Anos mais tarde a própria guerra colonial foi um exemplo brutal disso , serviu apenas para mudar de um ditador para outro . A URSS e os EUA não forneciam armas aos movimentos de "libertação" para alcançar a liberdade , faziam no para depois controlar os Países segundo seu interesse como tragicamente e com um custo brutal de vidas se veio a verificar. PCP em Angola e uma familia ditatorialmente a explorar o proprio povo e a fornecer recursos aos russos . Moçambique e Guine cairam num antro de desgoverno/corrupção e miséria indescritivel .

Tudo isto permitido em parte pela accão/inércia de um conjunto de Políticos Portugueses e por um povo adormecido e em grande parte com baixa literacia/escolaridade.

Depois de um custo humano/financeiro e material considerável , Portugal "dá" tudo a outra  ditadura , neste caso comunista , para que possa explorar os Países a seu bel prazer , enquanto decorre uma guerra civil que vai causar 5 vezes mais baixas civis que a propria guerra colonial (Angola+Moçambique) e em que USA e URSS fornecem armas a cada um dos grupos , pela liberdade .........

Mais nojento que isto é difícil

Um conceito liberal intemporal , é que concentração excessiva de poder leva a abusos

(Duas superpotências a pisar meio mundo)

---------

A India suscitou me muito interesse no início do ano porque estive a analisar opiniões de alguns analistas e os argumentos que apresentavam pareciam me ser bastante sólidos . No entanto não investi precisamente por causa do Covid , já sabia (não era difícil) que eles este ano iriam sofrer bastante . Eu tenciono no final do ano , início do próximo considerar seriamente um investimento , nem que seja na economia indiana em termos globais . Tenho também que me informar melhor sobre o mercado/economia/Políticas etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Lynch II disse:

o mercado/economia/Políticas

mercado indiano muito fechado ao investimento estrangeiro, não consegues investir na Bolsa, excepto se tiveres algum parceiro ou fores indiano.

Em termos políticos, apesar de ser uma democracia, o atual presidente vai no caminho de uma personalização do poder (tipo Turquia) embora esta questão do covid lhe tenha prejudicado a imagem, mas é um populista.

Socialmente, a formação universitária tem aumentado imenso e consequentemente a mão de obra qualificada pelo que a médio e longo prazo o consumo de bens tem tendência a aumentar. Neste momento, tenho procurado investir em algumas empresas europeias que concorrem por cá com projetos e que deslocalizam depois o trabalho técnico para a índia, essas empresas tem tido um excelente crescimento. Gostava de investir em empresas locais, como no recente IPO da ZOMATO.

Na China é proibido criticar o presidente Xi,  ainda por cima de lhe chamar de palhaço, e criticar sistematicamente as politicas do partido, podes fazer alguma criticas leves (criticar a politica anti LGBT que é semelhante à da Hungria). Quem não concorda tem a cadeia e os campos de reeducação a sua espera. A minoria muçulmana também tem sido "reeducada", tem-lhes explicado em campos  colocados ao lado de fábricas que o PCC e estado chinês está primeiro e Alá depois. Como é que se educa na China, com uma ausência temporária da vida publica e com trabalho (por isso as cadeias são construídas ao lado de fabricas estatais), existem muitos da direita em Portugal a desejar o mesmo para quem vai preso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

"The West Embraces State Subsidies, a Policy Throwback, to Counter China. 'Industrial policy,' an approach long criticized as inefficient, is being adopted by the US". WSJ admits China's economy not only outperformed the West but China out thought the West

https://www.wsj.com/articles/subsidies-chips-china-state-aid-biden-11627565906?mod=hp_lead_pos10

lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/07/2021 às 19:22, Francisco Martins disse:

image.png.319d21702e8c4e68969de3261a870e1d.png

image.png.90435d5878027f4cc17a47704f7cb4da.png

Cuidado com estas comparações.

Os FI nacionais até Julho de 2015 tinham na sua UP descontado o imposto, que começou em 21,5% e até essa data era de 25% (se não estou em erro). Portanto só se devem comparar FI nacionais com estrangeiros a partir do 2º semestre de 2015.

O CGD Líderes Globais é um excelente allrounder, tanto que tenho vindo a acumular nele desde há uns meses para constituir hedge à volatilidade do meu restante portfolio. Estou a usa-lo para set it and forget it, em particular com o € dos miudos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal,

Vou começar a investir um pouco em Fundos pois os depósitos a prazo estão com taxas miseráveis. Tenho lido muito, inclusivamente neste fantástico forum!

Deparei-me com um novo Fundo PPR do Bankinter (nível de risco 7, 80% de acções), iniciado no passado dia 27 de Julho.

Para os entendidos na matéria, valerá a pena ser um early adopter (subscrição mínima de 500.00€)? Sendo um Fundo novo não pode desvalorizar... ou pode?icon_smile_big.gif 

https://www.bankinter.pt/fundos/fundo-mega-tt#

"...Basta olhar à volta para reconhecer que o mundo está a mudar rapidamente. E a liderar a mudança, estão empresas que apostam em biotecnologia, inteligência artificial, energias limpas, água, cidades inteligentes, cibersegurança, big data, gaming, entre outras.Invista hoje nas empresas que estão a contruir o futuro da digitização e digitalização, sustentabilidade, consumidores e sociedade. Com o novo Fundo de Investimento Bankinter Mega TT PPR, a partir de 25€ e sem comissões de subscrição, tem a oportunidade de ganhar a médio/longo prazo com empresas destes mercados promissores, sempre com a solidez e a experiência do Bankinter..."

A comissão de gestão é que podia ser mais baixa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com o aumento da disponibilidade de fundos PPR com maior alocação a ações será que valerá a pena hoje em dia subscrever fundos "normais"? Mesmo numa perspetiva de investimento <5 anos 21,5% vs 28% na fiscalidade já é qualquer coisa. Pelo menos no universo de fundos portugueses.

É claro que falo apenas não utilizando o PPR para dedução no IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 5 horas, Cloverleaf disse:

Deparei-me com um novo Fundo PPR do Bankinter (nível de risco 7, 80% de acções), iniciado no passado dia 27 de Julho.

Olha também para este fundo PPR, 100% em ações, da casa de investimentos.

https://fundspeople.com/pt/emilia-vieira-casa-de-investimentos-investir-em-acoes-a-um-ano-ou-dois-nao-faz-sentido-tentar-adivinhar-e-entrar-e-sair-do-mercado-e-um-jogo-perdedor/?utm_source=sfmc&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter_Diaria_Portugal_2021040808054/8/2021&utm_term=https%3a%2f%2ffundspeople.com%2fpt%2femilia-vieira-casa-de-investimentos-investir-em-acoes-a-um-ano-ou-dois-nao-faz-sentido-tentar-adivinhar-e-entrar-e-sair-do-mercado-e-um-jogo-perdedor%2f

Eu gostei da postura da gestora do fundo, porque através de uma publicação trimestral explica as entradas e saídas do fundo dos stocks.

Gostei também do PPR do Bankiter e a procura da diversificação global.

Também tens um outro PPR em Ações no banco Invest, o PPR Ribeiro essencialmente em ações e tens o NB PPR (obrigações).

Eu tenho dois PPR, o NB PPR e o da Casa de Investimentos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, ZePAG disse:

Com o aumento da disponibilidade de fundos PPR com maior alocação a ações será que valerá a pena hoje em dia subscrever fundos "normais"? Mesmo numa perspetiva de investimento <5 anos 21,5% vs 28% na fiscalidade já é qualquer coisa. Pelo menos no universo de fundos portugueses.

É claro que falo apenas não utilizando o PPR para dedução no IRS.

Como tudo na vida, há fundos melhores que outros e ppr melhores que outros.
    Na teoria tal faz sentido, o problema é que alguns ppr de acções tem desempenho ainda fraco, o histórico ainda não é muito o que dificulta a comparação e a análise da qualidade da gestão.
    Se olharmos para o CGD líderes globais, que é um fundo 100% acções global relativamente defensivo, temos ytd 21%, e a 3 anos 16%.
    Se consideraros o melhor senário do ppr que é mais de 8 anos com uma taxa de imposto de 8,6%, um desempenho equivalente é de 16,6% ytd e 13% a 3 anos.
    é provavel que ainda não haja ppr  100% acções há 3 anos, mas devem ser muito poucos ppr a passar estes valores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, dfserra disse:

Como tudo na vida, há fundos melhores que outros e ppr melhores que outros.
    Na teoria tal faz sentido, o problema é que alguns ppr de acções tem desempenho ainda fraco, o histórico ainda não é muito o que dificulta a comparação e a análise da qualidade da gestão.
    Se olharmos para o CGD líderes globais, que é um fundo 100% acções global relativamente defensivo, temos ytd 21%, e a 3 anos 16%.
    Se consideraros o melhor senário do ppr que é mais de 8 anos com uma taxa de imposto de 8,6%, um desempenho equivalente é de 16,6% ytd e 13% a 3 anos.
    é provavel que ainda não haja ppr  100% acções há 3 anos, mas devem ser muito poucos ppr a passar estes valores.

Se o PPR poder ser utilizado no IRS, e os 20% que se ganha forem investidos, então o fundo ppr para equivaler ao Caixa líderes globais, só precisa de render 13,5% ytd e 10,4% a 3 anos, já é mais fácil de conseguir ppr com esta rentabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, dfserra disse:

Se o PPR poder ser utilizado no IRS, e os 20% que se ganha forem investidos, então o fundo ppr para equivaler ao Caixa líderes globais, só precisa de render 13,5% ytd e 10,4% a 3 anos, já é mais fácil de conseguir ppr com esta rentabilidade.

E depois os PPRs têm a acrescer como bonus uma menor carga tributária aquando dos resgates caso se cumpram os prazos estipulados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )