Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

isto dos fundos índices é sempre mais uma alternativa.
    2% pode parecer muito, mas para quem quizer no best colocar 1000 euros no ETF tem de pagar 1% por cada subscrição, depois tem de pagar costódia de títulos, e ainda mais alguma coisa no resgate.
    Além disso, para muitas pessoas é mais simples investir no fundo do que comprar um ETF.
    Esta alternativa permite também devirsificar de gestoras.
    Eu particularmente prefiro investir num ETF até porque normalmente quando o faço faço normalmente com 2 mil euros, mas é bom existirem alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Francisco Martins disse:

As condições do Bankinter para o fundo da Vanguard (mesmo com a comissão de guarda trimestral) são muito mais vantajosas do que o Best para o fundo da Fidelity (ou da Vanguard). Com um investimento inicial de 5000€ e o mínimo reforço trimestral de 1000€, o exemplo fica:

Bankinter, fundo da Vanguard. Inicial 5000€ e entrega trimestral de 1000€ temos (de forma simplificada):

- 5000€ inicial * 0,5% comissão entrega com máximo de 150€ -> 25 €

- 1000€ * 4 trimestres * 0,5% comissão entrega com máximo de 150€ -> 20 €

- Comissão de guarda 4 trimestres * 10,50€ -> 42€

- No final do primeiro ano temos 9000€ investidos, 87€ cobrados -> 0,97% de custo relativamente ao investido.

Para além disso, à medida que vamos colocando capital, a comissão de guarda vai-se diluindo no volume total, pelo que a percentagem de custos sobre o capital investido é menor com o avançar dos anos.

Best, fundo da Fidelity. Inicial 5000€ e entrega trimestral de 1000€ temos (de forma simplificada):

- 5000€ inicial * 2% comissão entrega sem máximo, é o que for -> 100 €

- 1000€ * 4 trimestres * 2% comissão entrega sem máximo, é o que for -> 80 €

- 9000€ investidos anualmente, 180€ cobrados -> 2,0% de custo relativamente ao investido.

Percentagem de custos sobre o capital investido é constante.

A propósito @JM_, o fundo da Vanguard (IE00B03HCZ61) também segue o MSCI World, não existindo nesse aspecto diferença para o fundo da Fidelity (IE00BYX5NX33) que o Banco Best comercializa.

Podemos ir buscar vários exemplos ao sabor do que quisermos, se eu não quiser fazer reforços trimestrais a partir do segundo ano de investimento no BB acaba por compensar, depende do que se pretende.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2% acho pouco competitivo. Estou com o @5coroas. Se fosse 1% até podia ser interessante para quem está à procura de gestão passiva alternativa aos ETFs.

Agora, para quem não quiser utilizar corretoras low-cost como a Degiro para adquirir participações num ETF que siga o MSCI World e quiser fazer entregas mensais, o FI da Fidelity acaba por ser uma boa opção, porque o banco português mais barato que encontrei acaba por ter um custo superior, senão vejamos:

ETF: IWDA:XAMS

Banco: Invest (o mais barato que encontrei)

Guarda de títulos: 0€

Preço transação: 0,104% (0,1% comissão + 4% imposto de selo) com mínimo de 9,5€

Cenário hipotético de entregas mensais de 500€: 12 meses * 9,88€ = 118,56€

Custo anual: 1,976%

Ao que soma o custo de venda das participações.

Portanto,num cenário típico de entregas mensais, o da Fidelity a 2,08% é tão ou mais competitivo do que um ETF num banco PT.

Agora, pode-se é optmizar o custo no banco PT fazendo, por exemplo, entregas trimestrais (1.500€), o que daria um custo anual de 39,52€ (4 meses* 9,88€) ou de 0,66% relativamente ao capital investido.

Editado por JM_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Portanto,num cenário típico de entregas mensais, o da Fidelity a 2,08% é tão ou mais competitivo do que um ETF num banco PT.

Eu creio que o fundo da Fidelity obriga a reforços com um mínimo de 1000 Eur. 

Relativamente a esta troca de ideias e informação sobre as alternativas possíveis só tenho a dizer que cada um deve fazer as suas escolhas consoante a sua situação. Por exemplo no meu caso :

Pagar 40 euros ano de guarda de títulos não é nada de especial para quem vem do Abanca onde pagava 10,40 Eur mês pela conta à ordem.

Também comparado com o Santander que cobra +-6,7 mês pela conta mais 3 Eur do cartão de crédito a opção bankinter sai muito mais barata. 

Isto são situações reais motivadas pela necessidade de estar preso ao banco com o crédito habitação. 

Mas, pessoalmente, a grande vantagem do bankinter e que acho que não há noutros bancos (a não ser nos fundos próprios como é o caso do AR PPR) é a possibilidade de definir um valor e uma periodicidade de investimento automáticas, e a coisa corre em velocidade cruzeiro sem as potenciais precipitações causadas pelo sobe e desce dos mercados. Além disso permite, em alguns fundos, investir a partir de um Euro, o que é muito interessante para reforçar um fundo de investimento para os filhos por exemplo. 

É bom haver alternativas. Senão, o que seria do amarelo... 😁

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Alguem me pode sugerir um fundo de investimento na area dos veiculos eletricos?

Acções  da tesla e outras empresas ligadas exclusivamente a veiculos eletricos?não  existindo nesta especialidade, sabem qual o fundo mais exposto a acções  da tesla?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve-me estar a escapar alguma coisa, tanta conversa com esse Vanguard e temos o Caixa Ações Lideres Globais, mesmo benchmark, com melhor performance a 3 e 5 anos e sem comissões de subscrição ou guarda de títulos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, JM_ disse:

2% acho pouco competitivo. Estou com o @5coroas. Se fosse 1% até podia ser interessante para quem está à procura de gestão passiva alternativa aos ETFs.

Agora, para quem não quiser utilizar corretoras low-cost como a Degiro para adquirir participações num ETF que siga o MSCI World e quiser fazer entregas mensais, o FI da Fidelity acaba por ser uma boa opção, porque o banco português mais barato que encontrei acaba por ter um custo superior, senão vejamos:

ETF: IWDA:XAMS

Banco: Invest (o mais barato que encontrei)

Guarda de títulos: 0€

Preço transação: 0,104% (0,1% comissão + 4% imposto de selo) com mínimo de 9,5€

Agora, pode-se é optmizar o custo no banco PT fazendo, por exemplo, entregas trimestrais (1.500€), o que daria um custo anual de 39,52€ (4 meses* 9,88€) ou de 0,66% relativamente ao capital investido.

E qual esse fundo de investimento da Fidelity?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    19 minutes ago, Filip€ said:

Deve-me estar a escapar alguma coisa, tanta conversa com esse Vanguard e temos o Caixa Ações Lideres Globais, mesmo benchmark, com melhor performance a 3 e 5 anos e sem comissões de subscrição ou guarda de títulos.

image.png.319d21702e8c4e68969de3261a870e1d.png

image.png.90435d5878027f4cc17a47704f7cb4da.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Francisco Martins disse:

image.png.319d21702e8c4e68969de3261a870e1d.png

image.png.90435d5878027f4cc17a47704f7cb4da.png

Esse gráfico em números... Soma das rentabilidades desde 2014:

Vanguard = 95,67

Caixa = 95,50

Uns míseros 0,17% em 7 anos, com as taxas e comissões lá se vai a vantagem.

Ainda por cima com mínimos de entrada altíssimos.

Prefiro de longe o da Caixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 minutes ago, Filip€ said:

Esse gráfico em números... Soma das rentabilidades desde 2014:

Vanguard = 95,67

Caixa = 95,50

Uns míseros 0,17% em 7 anos, com as taxas e comissões lá se vai a vantagem.

Ainda por cima com mínimos de entrada altíssimos.

Prefiro de longe o da Caixa.

Essa "soma das rentabilidades desde 2014", como é que fizeste para chegar a esses números?

Eu não tenho preferências, não tendo capital nem num, nem noutro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Francisco Martins disse:

Essa "soma das rentabilidades desde 2014", como é que fizeste para chegar a esses números?

Eu não tenho preferências, não tendo capital nem num, nem noutro.

Somei os anos todos, acho que não me enganei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Francisco Martins disse:

Essa soma não é válida para a avaliação de rentabilidades num dado periodo temporal.

Tens razão, percebo o que queres dizer.

Então fiz o seguinte, fiz no excel a valorização de ambos os fundos com um valor inicial de 1000 €, sem reforços, e o Caixa valoriza mais cerca de 19€ quando comparado com Vanguard, o que não bate certo com o gráfico que colocaste. Provavelmente aquele últimos meses de 2013 deve dar vantagem ao Vanguard mas há-de ser por uma diferença pequena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Filip€ said:

Tens razão, percebo o que queres dizer.

Então fiz o seguinte, fiz no excel a valorização de ambos os fundos com um valor inicial de 1000 €, sem reforços, e o Caixa valoriza mais cerca de 19€ quando comparado com Vanguard, o que não bate certo com o gráfico que colocaste. Provavelmente aquele últimos meses de 2013 deve dar vantagem ao Vanguard mas há-de ser por uma diferença pequena.

É mais provavel ainda não estares a fazer correctamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 15 minutos, Francisco Martins disse:

É mais provavel ainda não estares a fazer correctamente.

Pelos vistos estou correto. Sem contar com esses últimos meses de 2013 o Caixa Lideres Globais valorizou mais.

image.png.f7c3ece78c5d8baf68d342b73f07ceea.png

Se bem que neste ultimo mês o Vanguard valorizou mais, não consegui colocar neste Xray data posterior a 30/06. 

image.png

Editado por Filip€
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    13 minutes ago, Filip€ said:

Pelos vistos estou correto. Sem contar com esses últimos meses de 2013 o Caixa Lideres Globais valorizou mais.

image.png.f7c3ece78c5d8baf68d342b73f07ceea.png

Se bem que neste ultimo mês o Vanguard valorizou mais, não consegui colocar neste Xray data posterior a 30/06.

Porque é que omites esses meses? O fundo já estava em funcionamento, o gráfico que coloquei tem o histórico completo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Francisco Martins disse:

Porque é que omites esses meses? O fundo já estava em funcionamento, o gráfico que coloquei tem o histórico completo.

Porque o Líderes Globais inicia em finais de 2013, não sei a rentabilidade de 2013. 

O que fica provado é que, no teu gráfico o Vanguard deve ganhar por muito pouco e que com as comissões lá se vai a pequena vantagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 7/24/2021 at 11:41 PM, Filip€ said:

Porque o Líderes Globais inicia em finais de 2013, não sei a rentabilidade de 2013. 

O que fica provado é que, no teu gráfico o Vanguard deve ganhar por muito pouco e que com as comissões lá se vai a pequena vantagem.

Não teria tanta certeza antes de fazer as contas. Mas em todo o caso, o facto de termos estado a falar desta opção é que há quem deseje ter opções com fundos índices que empreguem diversificação alargada com a mais baixa TER possivel. Evitando estar em fundos concentrados (20-25 títulos) com TER de 1,85% ou mais.

Editado por Francisco Martins
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/07/2021 às 12:41, rui_marreiros disse:

China

As autoridades chinesas estão ao ataque ao investimento estrangeiro

os fundos Orientais estão a sofrer perdas de 5% a 10%

China EV Stocks Fall As Beijing Widens Crackdown Beyond Tech

Será este o motivo do desempenho recente do Morgan Stanley Investment Funds - Asia Opportunity Fund AH (EUR)? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 26 minutos, superman disse:

Será este o motivo do desempenho recente do Morgan Stanley Investment Funds

precisamente, e existe o receio de muitos investidores ocidentais de que o massacre ainda não acabou. As ideias de igualdade e distribuição de riqueza têm sido cada vez mais palavras na boca do Presidente Chinês.

Está a começar também a perseguição social aos mais ricos, em que estes devem ainda em vida distribuir uma parte da sua riqueza pelos outros (filantropia). A outra parte, é de cotas nos cargos de gestão das empresas privadas de membros do partido comunista ativos. De referir que na maioria das empresas chinesas as administrações são militantes do partido mas membros passivos (1/3 da população do país é militante) e o que eles querem é a ascensão dos membros ativos dentro das empresas.

Penso que depois de isto passar deve ser uma boa oportunidade investir na China.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )