Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Penso que se deve ter sempre em consideração, e estudos como da morningstar mostram isso.  Daí o nem 8 nem 80. Nem ser o principal factor de escolha nem ignora-lo completamente!

Em dois fundos com performances semelhantes e em que eu esteja indeciso vou escolher o que tem menor custos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 minutos, pge disse:

Mas se tem performances semelhantes, o de menor custos não é o onde o gestor anda mais a dormir? :)

Bem visto. Mas acaba por ser irrelevante. Eu nunca olho para os custos, só comissões de subscrição/resgate. De resto, comissões de gestão, não quero saber, interessa-me é outro tipo de informação do FI como o seu desempenho passado face à média da categoria, composição da carteira, P/Es, sharpe ratios, e por aí fora.

Se para chegar àquele valor da UP o gestor andou a dormir ou a trabalhar à Ronaldo, no final de contas não importa, o que importa é sempre o valor da UP. 

É como o exemplo de um carro com 200cv ter o mesmo valor de aceleração 0-100kmh de um com 150cv. O de 200cv tem mais 300kg. (exemplo)

Editado por Patanisca
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, Patanisca disse:

interessa-me é outro tipo de informação do FI como o seu desempenho passado face à média da categoria, composição da carteira, P/Es, sharpe ratios, e por aí fora

@Patanisca onde se vê o P/Es num fundo de investimento? normalmente analiso:  rentabilidade, desvio padrao, sharpe e carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Virtua disse:

Menor turnover leva a melhor ou maior performance?

Para os mais curiosos e para não deixar a questão no ar depende do tipo de fundos. Em fundos de bluechips high turnover parece estar ligada a menores performances enquanto em small caps parece levar a melhor resultados, de uma forma agregada. Suponho que seja semelhante em EM por serem mercados menos eficientes. Estes resultados batem certo com a minha experiência

Achas então que faz sentido uma estratégia de ETF américa, e gestão activa  em small, europa e emergentes?

Caso que tive recentemente, carregado de America, tive indeciso entre estes 2 FI de Europa:

Velhinho Jupiter (como diz o @DavidLU0260085492 

Candriam Europe Innovation LU0344046312 

Jupiter 1% acima a 10 anos, com fees de aprox 1,8%, o gestor mudou em 2018 ou 2019

Candriam melhor nos ultimos 5 anos, fees de 2,40%

As carteiras na matriz são idênticas, nos sectores divergem um pouco.

Qual escolhiam se não tivessem já nenhum?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Alguém sabe se alguém comercializa estes fundos em Portugal da True Value?

Este ó fundo deles True Value Small Caps com um desempenho excelente.

True Value Small Caps B FI

Regístrese para Ver el Rating

Crecimiento de 1000 (EUR) 30/06/2021
    iconListSmall.gif Fondo:  True Value Small Caps B FI
    iconListSmall.gif Categoría:  RV Global Capitalización Pequeña y Mediana
    iconListSmall.gif Índice:  MSCI ACWI SMID NR USD

Crecimiento de 1.000 EUR
    Rentabilidades anuales (%) 30/06/2021
                    30/06
    Rentabilidad %               37,41
    +/- Categoría               19,45
    +/- Índice               19,92
    % Rango en la categoría (sobre 100)               1
    Rentabilidades acumul. % 05/07/2021
       Rentabilidad   +/- Categoría   +/- Índice
    1 día 0,25   0,28 0,66
    1 semana 0,58   0,00 0,14
    1 mes 6,14   2,50 3,64
    3 meses 9,93   5,72 5,81
    6 meses 38,49   22,27 22,35
    Año 38,84   21,69 21,01
    1 año 98,19   57,29 59,51
    3 años anualiz. -   -
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, N.Rocha disse:

só é comercializado em Espanha

Este fundo de small caps tem uma alocação desde as bolsas americanas(EUA; Canadá), europa (UK, e países comunitário). Eu acompanho um dos gestores do youtube desde à 1 ano e gosto da maneira como ele explica as razões porque essas as ações fazem parte do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, rui_marreiros disse:

Este fundo de small caps tem uma alocação desde as bolsas americanas(EUA; Canadá), europa (UK, e países comunitário). Eu acompanho um dos gestores do youtube desde à 1 ano e gosto da maneira como ele explica as razões porque essas as ações fazem parte do fundo.

Coloca o canal sff )

Citação

THE BLACKROCK INVESTMENT INSTITUTE HAS REDUCED ITS OVERWEIGHT POSITION IN US STOCKS.

vai doer muito ou pouco ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 07/07/2021 às 13:18, rui_marreiros disse:

Alguém sabe se alguém comercializa estes fundos em Portugal da True Value?

Este ó fundo deles True Value Small Caps com um desempenho excelente.

True Value Small Caps B FI

Regístrese para Ver el Rating

Crecimiento de 1000 (EUR) 30/06/2021
    iconListSmall.gif Fondo:  True Value Small Caps B FI
    iconListSmall.gif Categoría:  RV Global Capitalización Pequeña y Mediana
    iconListSmall.gif Índice:  MSCI ACWI SMID NR USD

Crecimiento de 1.000 EUR
    Rentabilidades anuales (%) 30/06/2021
                    30/06
    Rentabilidad %               37,41
    +/- Categoría               19,45
    +/- Índice               19,92
    % Rango en la categoría (sobre 100)               1
    Rentabilidades acumul. % 05/07/2021
       Rentabilidad   +/- Categoría   +/- Índice
    1 día 0,25   0,28 0,66
    1 semana 0,58   0,00 0,14
    1 mes 6,14   2,50 3,64
    3 meses 9,93   5,72 5,81
    6 meses 38,49   22,27 22,35
    Año 38,84   21,69 21,01
    1 año 98,19   57,29 59,51
    3 años anualiz. -   -

Apesar ser 1 FI UCITS, é um fundo com uma estrutura legal "Open Ended Investment Company" (segundo a Morningstar), este tipo de estrutura legal é uma estrutura local (legislação nacional), são FI que geralmente não são encontrados fora de Espanha, são FI com ISIN começados por ES. Semelhante com o que acontece com os FI domiciliados em Portugal (ISIN a começar por PT)

As gestoras Espanholas quando querem comercializar os seus FI fora de Espanha criam versões SICAV (ISIN começados por LU), o mesmo que as gestoras Portuguesas fazem.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 27 minutos, N.Rocha disse:

offtopic:

porque é que um banco central precisa de saber o que eu fiz com uma nota de 100€ ou $100 ?

https://twitter.com/Leve_raged/status/1412928948586127362

Porque são os BC que permitem a entrada/saída de divisas estrangeiras nos seus países, como forma de controle das taxas de cambio e das políticas monetárias. E também por questões de balança de pagamentos, AML/CTF, etc.

Operacionalmente, quando envias/recebes dinheiro para/do exterior, o dinheiro terá que passar pelas contas dos respectivos BC (os bancos intervenientes são obrigados a ter contas juntos dos BC dos países aonde operam).

Mas relativamente ao vídeo que citas, a pessoa do BIS fala das CBDC que a existir, poderão dar aos BC a possibilidade de rastrear todas as transacções com o dinheiro. Mas advinha uma coisa, os BC já têm essa possibilidade actualmente, pois o dinheiro é cada vez mais transaccionado e guardado sob forma electrónica (digital).

Podes ver o que são as CBDC no link abaixo:

Citação

Central Bank Digital Currency, a digital currency issued by a central bank

(A falta de conhecimento por vezes, leva a pensamento fora de contexto e a teorias de conspiração que depois são propagadas na Internet como verdades. Não estou a me referir a ti, mas à página do Twitter que citas.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 08/07/2021 às 14:28, Rick Lusitano disse:

Apesar ser 1 FI UCITS, é um fundo com uma estrutura legal "Open Ended Investment Company" (segundo a Morningstar), este tipo de estrutura legal é uma estrutura local (legislação nacional), são FI que geralmente não são encontrados fora de Espanha, são FI com ISIN começados por ES. Semelhante com o que acontece com os FI domiciliados em Portugal (ISIN a começar por PT)

As gestoras Espanholas quando querem comercializar os seus FI fora de Espanha criam versões SICAV (ISIN começados por LU), o mesmo que as gestoras Portuguesas fazem.

@rui_marreiros

Sobre os FI cross-border, repara que a Espanha é o pior país Europeu nesta matéria:

Imagem1.png

https://fundspeople.com/pt/em-portugal-apenas-9-dos-fundos-locais-sao-fundos-cross-border

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 7 minutos, Rick Lusitano disse:

a Espanha é o pior país Europeu nesta matéria

É pena, porque no caso o fundo da True Value  pelo canal do youtube podemos ter a opinião do gestor do fundo, sobre os investimentos feitos. Acho que deve ser um caso único.

Eu já tentei entrar em contacto via e-mail com a True Value e com o banco espanhol que o disponibiliza, mas até agora sem sucesso. Eles tem uma delegação em Badajoz, será que posso abrir conta nesse banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 horas, rui_marreiros disse:

É pena, porque no caso o fundo da True Value  pelo canal do youtube podemos ter a opinião do gestor do fundo, sobre os investimentos feitos. Acho que deve ser um caso único.

Eu já tentei entrar em contacto via e-mail com a True Value e com o banco espanhol que o disponibiliza, mas até agora sem sucesso. Eles tem uma delegação em Badajoz, será que posso abrir conta nesse banco?

Pelas regras da UE, liberdade de capitais e a caminho da União Bancária pelo menos na Zona do Euro, em principio sim. Mas será que não poderás fazer isso via online? Ou queres é ir comprar caramelos a Badajoz? Eu já nem sei ir a balcões. :)

Não te esqueças que depois terás que declarar na declaração anual de IRS, o IBAN do banco estrangeiro. Não é nada de mais, é só copiar o IBAN.

Vantagem fiscal, em Espanha só pagas 19% de retenção imposto (como na Housers ES ;)), depois ao declares as vendas e os dividendos à AT tuga, terás que pagar à AT PT a diferença para os 28% tugas (ganhando algum tempo no pagamento do total dos impostos e poderás ainda abater com outras valias ou deduções fiscais).

Não haverá em Espanha, supermercados de FI como em PT (Best/Activo/BiG)? ;)

Checka este IF Espanhol, não tenho o seguido de perto há uns 2 anos, mas tem os FI da True Value (e outros FI Espanhóis) e tem uma OFERTA de quase 13k em FI! (ainda o pessoal começa a sair dos FI no Banco Best/Activobank/BiG/Banco Invest  :))

https://www.inversis.com/

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 19 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas será que não poderás fazer isso via online?

Pois o problema é que via Online pede o número fiscal espanhol e não avança o registo sem ele. Parece que os caramelos não são a mesma coisa, mas como tenho mota, vou aproveitar e fazer um passeio. Mas o endereço que enviaste o problema é o mesmo, NIF espanhol e não avança. Tens conta lá? Como fizeste para conseguir? Parece-me bastante interessante e com tantos fundos, sempre podemos diversificar em termos bancários.

Quanto a contas em bancos, já o faço por causa do Revolut e N26, mais uma linha a acrescentar.

Existem alguns fundos na Alemanha e nos países nórdicos muito interessante e que nós cá não temos e que gostava de vir a subscrever (do Loyds). Vou começar por tentar abrir uma conta no Loyds da Alemanha para ver se consigo subscrever.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/07/2021 às 16:50, rui_marreiros disse:

https://www.youtube.com/c/ElArtedeinvertir/videos

Quase todas as semanas ao domingo à tarde durante 1h30min e aborda pelo menos 5 novas ações. Algumas das ações estão presentes nos seus fundos e outras são sugeridas pelos seguidores. Todos os anos tem um curso de investimento em ações onde explica em detalhe os procedimentos para a criação de uma carteira de ações. Infelizmente o curso é em espanhol.

Não sei qual a opinião dos mais entendidos, mas para o meu nível de conhecimento, achei muito interessante a sugestão desse canal. Já vi alguns vídeos e tenho gostado bastante da forma como ele explica.

Obrigado pela sugestão @rui_marreiros

Editado por Criptuga
    Esqueci-me de uma palavra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 horas, rui_marreiros disse:

Pois o problema é que via Online pede o número fiscal espanhol e não avança o registo sem ele. Parece que os caramelos não são a mesma coisa, mas como tenho mota, vou aproveitar e fazer um passeio. Mas o endereço que enviaste o problema é o mesmo, NIF espanhol e não avança. Tens conta lá? Como fizeste para conseguir? Parece-me bastante interessante e com tantos fundos, sempre podemos diversificar em termos bancários.

Quanto a contas em bancos, já o faço por causa do Revolut e N26, mais uma linha a acrescentar.

Existem alguns fundos na Alemanha e nos países nórdicos muito interessante e que nós cá não temos e que gostava de vir a subscrever (do Loyds). Vou começar por tentar abrir uma conta no Loyds da Alemanha para ver se consigo subscrever.

MP. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )