Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 18 horas, jopsilveira disse:

O gráfico de rentabilidade até mete "medo" de como tem estado sempre a subir. Está mesmo a pedir uma correcçãozita.

Já teve em Fevereiro/Março do ano passado, aproveitou quem pôde, outros há que resgataram 🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 16 horas, Criptuga disse:

Obrigado pela resposta @D@vid. Tens razão! Estava apenas com aquela indecisão (penso que habitual num novato) inicial de saber se há um momento certo para entrar ou não, mas mais vale simplificar. Vou finalmente aventurar-me nos Fundos de Investimento.

Como tenho conta no Activo, vou fazer através desse banco. Pelo que me tenho informado (neste fórum inclusive), Activo, Best e Big são os bancos com melhores condições para adquirir fundos.

Cumprimentos

Se tens acesso ao fundo no teu banco está tudo tranquilo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Louie disse:

No Activobank a subscrição inicial é 0,01€ e as subsequentes 10,53€. Incrível... hoje em dia só não investe quem não quer. 

O fundo está a cotar nos 88€, pelo menos seria uma unidade de participação..., no BB infelizmente é 1.000€ mesmo nos reforços, o que é muito chato para a maioria dos investidores.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estava enganado porque quando subscrevi pensava que estava disponivel por UP, mas fui agora tentar subscrever por quantidade e o que diz é

"O montante mínimo de reforço para este fundo é de 10.53 EUR"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, D@vid disse:

Isso é impossível, porque o fundo está a cotar nos 88€, pelo menos seria uma unidade de participação, no BB infelizmente é 1.000€ mesmo nos reforços, o que é muito chato para a maioria dos investidores.

Epa eu acho que não estou a ver mal.

Está aqui: https://ind.activobank.pt/pt/public/investir/Pages/investir.aspx

Sem Título.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, D@vid disse:

Ah mas é no Invesco...estava a pensar que era no Fidelity..sorry a confusão.

Sim no Invesco. Fui agora cuscar ao Best e lá os mínimos são 500€ e comissão de subscrição máxima de 3%.

O AB é claramente mais simpático.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Louie disse:

Sim no Invesco. Fui agora cuscar ao Best e lá os mínimos são 500€ e comissão de subscrição máxima de 3%.

O AB é claramente mais simpático.

Em relação a comissões de subscrição tens de ver noutro sitio, essa é a comissão que a gestora coloca como máxima, depois as entidades financeiras cobram ou não, o Best não cobra nesse fundo e em mais de 99,9% dos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

tenho acesso a alguns fundos através da CGD, mas não aos que são referidos aqui neste tópico. Para abrir uma conta para adquirir os fundos que vão sendo apresentados aqui no tópico, qual será o mais acertado, Best, Big ou AtivoBank ou, eventualmente, outro. Refiro-me aos custos de subscrição,  custos correntes e outros.

Obrigado desde já, pelas respostas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Lumaalvinho disse:

Boa tarde,

tenho acesso a alguns fundos através da CGD, mas não aos que são referidos aqui neste tópico. Para abrir uma conta para adquirir os fundos que vão sendo apresentados aqui no tópico, qual será o mais acertado, Best, Big ou AtivoBank ou, eventualmente, outro. Refiro-me aos custos de subscrição,  custos correntes e outros.

Obrigado desde já, pelas respostas.

São todos boas alternativas, depois têm só algumas pequenas diferenças nomeadamente nos mínimos de subscrição que podem ser diferentes, em termos de custos podem ser diferentes apenas nas comissões de subscrição e de venda, já que todos os outros custos são da responsabilidade da gestora e iguais para todos, mas em todos esses bancos praticamente todos os fundos não têm comissões de compra nem de venda, a diferença mais gritante é provavelmente a quantidade, nesse aspecto o Best chega a ter mais do dobro de fundos e de gestoras do que os outros.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/06/2021 às 11:58, D@vid disse:

Se tens vontade de ir de férias porque não? 😁 tens as férias pagas pelos mercados, e atendendo ao tipo de fundo que é mais uns 3 anos e tens de novo 53% de lucro 🤪

Não necessito desse € para ir de férias, e como isto está acho que nem vou 😛

Se calhar mais vale deixar estar assim e daqui a 3 anos em vez de tirar 7k de lucro pode ser que tire 14k :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, D@vid disse:

Ao falar com uma pessoa veio a tema de conversa o velhinho Nordea Stable Return, senti saudades, fui ver e...até que está bonito...🤪

Após 4/5 anos a patinar, começa agora a dar sinais de vida...

Editado por Ducas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida, talvez me consigam esclarecer.

Relativamente ao fundo Fidelity Global Consumer Industries A Inc EUR, que pretendo subscrever no Activobank.

Quando clico no fundo, aparece as várias características: Rendibilidade histórica, características do fundo...e custos e encargos de subscrição. Neste último refere que este fundo não tem custo de subscrição (0,00%), nem de resgate (0,00%) e Comissões indiretas tem 1,50%.

Até aqui tudo bem.

Quando passamos à Documentação, mais concretamente ao ficheiro "Informação Fundamental para Investidores", nos encargos para este fundo refere "Encargos de subscrição 5.25%", "Encargos de resgate n/a" e "Encargos correntes 1.91%".

Posto isto, afinal que custos é que a subscrição deste fundo terá para mim? Os que o Activobank apresenta - 1,50% ou estes últimos que se encontram na IFI?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Criptuga disse:

Tenho uma dúvida, talvez me consigam esclarecer.

Relativamente ao fundo Fidelity Global Consumer Industries A Inc EUR, que pretendo subscrever no Activobank.

Quando clico no fundo, aparece as várias características: Rendibilidade histórica, características do fundo...e custos e encargos de subscrição. Neste último refere que este fundo não tem custo de subscrição (0,00%), nem de resgate (0,00%) e Comissões indiretas tem 1,50%.

Até aqui tudo bem.

Quando passamos à Documentação, mais concretamente ao ficheiro "Informação Fundamental para Investidores", nos encargos para este fundo refere "Encargos de subscrição 5.25%", "Encargos de resgate n/a" e "Encargos correntes 1.91%".

Posto isto, afinal que custos é que a subscrição deste fundo terá para mim? Os que o Activobank apresenta - 1,50% ou estes últimos que se encontram na IFI?

Cumprimentos

Resumidamente tens os encargos POSSÍVEIS na ficha da gestora e depois tens os encargos REALMENTE cobrados pelo banco.

A gestora diz que esse fundo pode ter comissões de compra de X% e de venda de X%, cabe depois a cada banco as cobrar ou não, essa informação também vem por exemplo na Mornigstar o que também causa sempre uma certa confusão, o que interessa é o que o banco cobra, e nesse caso é 0% na compra e venda.

Há encargos que não ficam a cargo do investidor, mas que também aparecem nas fichas, eu olho apenas para compra, venda e gestão caso esteja a fazer algum  tipo de comparação com outro fundo semelhante, porque na maioria dos casos não me interessa as comissões de gestão.

Já tive algum feedback durante este tempo de pessoas que não avançaram para a compra de fundos por causa das comissões de compra e venda que aparecem, e realmente faz confusão, por exemplo, se for ao Best na primeira página do fundo diz logo resumidamente as comissões, mas na verdade as pessoas não olham muito para aquilo e preferem ir ao separador dos encargos, onde depois aparecem comissões de compra até 5% etc, e acabam por não avançar, neste caso, e porque só trabalho com o Best e não sei como são os outros, o banco deveria de tentar ser mais claro e de alguma forma mostrar que não existem esses encargos, bem sei que toda esta informação deverá ser transparente e por isso aparece toda aquela panóplia de custos, mas assim o que vai  e está a acontecer são as pessoas deixarem de investir em fundos porque acham que o banco lhes vai cobrar 5% de comissão de compra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Resumidamente tens os encargos POSSÍVEIS na ficha da gestora e depois tens os encargos REALMENTE cobrados pelo banco.

A gestora diz que esse fundo pode ter comissões de compra de X% e de venda de X%, cabe depois a cada banco as cobrar ou não, essa informação também vem por exemplo na Mornigstar o que também causa sempre uma certa confusão, o que interessa é o que o banco cobra, e nesse caso é 0% na compra e venda.

Há encargos que não ficam a cargo do investidor, mas que também aparecem nas fichas, eu olho apenas para compra, venda e gestão caso esteja a fazer algum  tipo de comparação com outro fundo semelhante, porque na maioria dos casos não me interessa as comissões de gestão.

Já tive algum feedback durante este tempo de pessoas que não avançaram para a compra de fundos por causa das comissões de compra e venda que aparecem, e realmente faz confusão, por exemplo, se for ao Best na primeira página do fundo diz logo resumidamente as comissões, mas na verdade as pessoas não olham muito para aquilo e preferem ir ao separador dos encargos, onde depois aparecem comissões de compra até 5% etc, e acabam por não avançar, neste caso, e porque só trabalho com o Best e não sei como são os outros, o banco deveria de tentar ser mais claro e de alguma forma mostrar que não existem esses encargos, bem sei que toda esta informação deverá ser transparente e por isso aparece toda aquela panóplia de custos, mas assim o que vai  e está a acontecer são as pessoas deixarem de investir em fundos porque acham que o banco lhes vai cobrar 5% de comissão de compra.

Então neste caso em concreto, só tenho de me preocupar com os 1,50% da comissão de gestão, certo?

Pelo que entendi, a disponibilização para consulta da IFI é mais por uma questão de transparência.

Se assim for, já estamos a falar de valores muito mais atrativos para investir nesse fundo.

Obrigado mais um vez @D@vidpela disponibilidade e clareza nas respostas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Criptuga disse:

Então neste caso em concreto, só tenho de me preocupar com os 1,50% da comissão de gestão, certo?

Pelo que entendi, a disponibilização para consulta da IFI é mais por uma questão de transparência.

Se assim for, já estamos a falar de valores muito mais atrativos para investir nesse fundo.

Obrigado mais um vez @D@vidpela disponibilidade e clareza nas respostas.

Correcto, e mesmo a comissão de gestão interessa pouco.

Qual o fundo que rende mais?

Rentabilidade de 20% comissão de gestão de 2%

Rentabilidade de 20% comissão de gestão de 0,5%

🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Virtua disse:

Admito que a outros possa ser um factor de escolha, sendo uma comissão já diluída no valor final da up interessa-me mais a rentabilidade do fundo do que o que lhe foi cobrado à priori.

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )