Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Leitura atenta sobre os Depósitos a Prazo neste artigo de 2010 que penso que há uns tempos coloquei:

"No ponto dois deste curto artigo, vamos percorrer alguns casos recentes que empiricamente comprovam que os depósitos bancários têm muito mais risco que outras formas alternativas de aplicação de poupança."

"Quando o aforrador português com cultura financeira e consciente da problemática tratada neste artigo prefere o depósito bancário está implicitamente a contar que, se houver problemas, o Estado intervirá e pagará os depósitos. É uma predisposição cultural para não assumir responsabilidades individuais e para querer partilhar colectivamente o insucesso e a irresponsabilidade; prática perigosa num momento em que vários Estados têm dificuldade em colocar a sua dívida."

http://economico.sapo.pt/noticias/porque-e-que-os-depositos-nao-sao-seguros_83894.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Por acaso, ou talvez não tens alguns dos PIMCO´s que aí tão apresentados como "muito baratos", só é pena que tenham ficado baratos nas minhas mãos ^^

Mas segundo consta, esses PIMCO investment grade ainda vão cair mais, pelo que fui aconselhado a mudar para outro tipo de activos, mesmo estando a perder.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso, ou talvez não tens alguns dos PIMCO´s que aí tão apresentados como "muito baratos", só é pena que tenham ficado baratos nas minhas mãos ^^

Mas segundo consta, esses PIMCO investment grade ainda vão cair mais, pelo que fui aconselhado a mudar para outro tipo de activos, mesmo estando a perder.

Já o fiz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será mesmo que o Obrigações Europa está caro e os Pimco baratos?

Começo a ficar com a ideia que o termo "barato" e "caro" não será a melhor designação para o "critério" que indica - alguma sugestão melhor?

O motivo porque estão "baratos"/"caros" ou se vão ficar ainda mais "baratos"/"caros", será uma discussão interessante e que já algumas opiniões foram dadas.

A maneira como está calculado o "critério" é igual para todos, logo comparativamente poder se á tirar conclusões fundos - os que estão mais aquecidos (alternativa a caros) em relação a outros ...

Como critério matemático (estatístico) baseado nas cotações passadas, nada garante que se confirme no futuro - ainda mais com as previsões dos mercados (Síria, FED, emergentes, etc..)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Começo a ficar com a ideia que o termo "barato" e "caro" não será a melhor designação para o "critério" que indica - alguma sugestão melhor?

O motivo porque estão "baratos"/"caros" ou se vão ficar ainda mais "baratos"/"caros", será uma discussão interessante e que já algumas opiniões foram dadas.

A maneira como está calculado o "critério" é igual para todos, logo comparativamente poder se á tirar conclusões fundos - os que estão mais aquecidos (alternativa a caros) em relação a outros ...

Como critério matemático (estatístico) baseado nas cotações passadas, nada garante que se confirme no futuro - ainda mais com as previsões dos mercados (Síria, FED, emergentes, etc..)

Pois... é a velha questão das entradas e saidas, do chamado timming, será que está de facto barato? está caro?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será mesmo que o Obrigações Europa está caro e os Pimco baratos?

comparativamente entre dois fundos - os gráficos da esquerda é de onde sai o "critério" caro/barato - da para ver algumas coisas.

Quanto ao futuro, é como diz o D@vid :  "pois.."

post-16296-1441239664526_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos e ETF podem investir sobre os mesmos activos. Enquanto o primeiro procura bater o mercado, o segundo replica o índice. Mas, há mais factores a ter em conta no confronto entre os dois

Fundo ou ETF? Esta é uma questão com a qual muitos investidores se deparam na hora de aplicar as poupanças. Os fundos de investimento têm como objectivo bater um determinado índice, e fazem-se pagar por isso. O ETF apenas replica o desempenho do índice. O que muitas vezes se revela a melhor estratégia.

Se tem dúvidas em relação a que produto escolher, antes de mais é necessário traçar os objectivos do investimento. Para fazer uma diversificação da carteira e conseguir acompanhar a evolução do mercado, o ETF é o produto ideal. Já se está confiante num determinado segmento ou na subida de apenas algumas acções, equacione a aposta num fundo.

"Enquanto num fundo de investimento existe a figura do gestor do fundo, que procura tomar decisões tendo em vista superar um determinado índice de referência, num ETF o objectivo é replicar o índice de referência", explicou Carlos Almeida, responsável pela negociação do Banco Best.

A questão da gestão activa e gestão passiva é, aliás, a principal diferença entre ambos os produtos. Mas, há outras. Desde logo, o modo de negociação. "Os ETF são cotados em bolsa, enquanto os fundos de investimento não, permitindo aos primeiros uma maior rapidez de entrada e saída dos mercados", explicou o ActivoBank.

"O ETF é geralmente utilizado para exposição a matérias-primas (onde os fundos de investimento estão limitados por regulação) ou para exposições alavancadas", explicou o ActivoBank, acrescentando que o ETF "também é frequentemente utilizado para rápidas alocações de activos".

Deste modo, o ETF facilita a exposição a activos onde os investidores, geralmente, têm maior dificuldade em investir. Apesar das possibilidades de investimento criadas pelos ETF, Carlos Almeida alerta que "para os investidores convencionais, que pretendem encontrar nos ETF um complemento aos fundos de investimento, deverão considerar os ETF tradicionais, uma vez que tendem a utilizar a replicação física dos índices".

Fundos não conseguem bater o índice de forma consistente

Mas, afinal quem ganha este duelo? Esta é uma resposta difícil de responder e que seguramente dependerá dos fundos em análise. Ainda assim, historicamente a maioria dos fundos não consegue bater de forma consistente os índices ao longo dos anos, segundo um estudo citado pelo Wall Street Journal.

Perante esta evidência, a escolha de um fundo deve sempre incluir uma análise cuidada dos desempenhos conseguidos por um determinado gestor, de modo a averiguar a mais-valia que pode existir em aplicar as poupanças num fundo. Contudo, a gestão activa tem um custo. Os fundos cobram comissões mais elevadas do que os ETF.

No caso dos ETF, as comissões são substancialmente mais baixas. Estes produtos são transaccionados em bolsa, como uma acção, pelo que também têm custos de negociação. As comissões podem fazer toda a diferença. Faça as contas antes de escolher.

1. Fundos de investimento

O que são?

Os fundos de investimento são produtos geridos por profissionais, que garantem a alocação dos activos, bem como o acompanhamento das posições em carteira. Estes produtos são compostos por unidades de participação, detidas pelos investidores. Quanto maior o volume de activos sob gestão, maior a sua capacidade de diversificação.

Vantagens

- Ao contrário dos ETF, os fundos de investimento são produtos com gestão de investimento activa. Ou seja, o objectivo do fundo é superar o índice.

- Em períodos de queda abrupta do índice, o investimento através de um fundo pode limitar as perdas de capital, devido às apostas do gestor.

Desvantagens

- Os fundos têm associadas comissões, que elevam o seu preço face aos ETF. Regra geral, têm comissões de gestão, resgate e subscrição, sob a forma de uma percentagem.

- Os estudos de mercado mostram que os fundos não conseguem bater o índice de forma consistente ao longo dos anos.

Como se investe?

A subscrição de fundos pode ser realizada junto das instituições financeiras que os comercializam ou através dos chamados bancos "on-line" (BiG, ActivoBank e Best), que disponibilizam os supermercados de fundos de gestoras internacionais, em Portugal.

2. Exchange Traded Funds

O que são?

Os Exchange Traded Funds (ETF) são fundos de investimento negociados no mercado accionista, que pretendem seguir o desempenho de um determinado índice. Ou seja, o gestor tem como único papel replicar as posições do índice, de modo que o comportamento seja semelhante. Os ETF negociam-se como uma acção.

Vantagens

- A principal vantagem destes produtos é através de um único veículo conseguir uma diversificação do investimento idêntica ao índice, a um baixo custo.

- Os ETF têm custos de negociação mais baixos que os fundos. Como são negociados em bolsa é mais fácil e rápido comprar e resgatar.

Desvantagens

- O desempenho do ETF será sempre idêntico ao índice. Ou seja, não existe potencial para superar o mercado, sendo esta a grande mais-valia dos fundos.

- Tal como acontece com as acções, os ETF têm custos de negociação e custódia de títulos semelhantes às acções.

Como se investe?

Os ETF são adquiridos e alienados tal como as acções. Por isso, a sua negociação pode ser realizada através de uma corretora ou de uma plataforma "on-line", desde que esteja registado. Os "sites" dos bancos e as aplicações das instituições para smartphones permitem a realização estes negócios sem sair de casa.

Investir num ETF que segue o índice europeu DJ Stoxx 50 pode ficar mais barato do que um fundo, se já tiver outros títulos que diluem o custo da custódia dos valores, cobrada pelo banco. Partindo dos preços praticados pelo Best, a custódia de títulos é de cinco euros por trimestre, o que perfaz um total de 100 euros em cinco anos. Sem contabilizar este valor, o custo é de 28,75 euros.

in Jornal de Negócios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Acções asiáticas sobem pela quinta sessão consecutiva" 

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/accoes_asiaticas_sobem_pela_quinta_sessao_consecutiva.html

Temos um fundo no TOP dentro mais ou menos desta região ( JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR ) que numa semana está a valorizar 4,14%, muito impulsionado pela bolsa Japonesa onde há fundos que estão a valorizar este ano cerca de 34%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Acções asiáticas sobem pela quinta sessão consecutiva" 

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/accoes_asiaticas_sobem_pela_quinta_sessao_consecutiva.html

Temos um fundo no TOP dentro mais ou menos desta região ( JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR ) que numa semana está a valorizar 4,14%, muito impulsionado pela bolsa Japonesa onde há fundos que estão a valorizar este ano cerca de 34%.

E ainda assim num mês está desvalorizar 8,33%. E em 3 meses está com -14,92%.

É um fundo muito inconstante. Tinha este fundo mas resgatei, uma desvalorização de mais de 3% num só dia convenceu-me. Custou-me mas teve de ser.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E ainda assim num mês está desvalorizar 8,33%. E em 3 meses está com -14,92%.

É um fundo muito inconstante. Tinha este fundo mas resgatei, uma desvalorização de mais de 3% num só dia convenceu-me. Custou-me mas teve de ser.

Depois há sempre aquelas noticias que vai tudo sair dos emergentes etc etc e fica-se apreensivo, no entanto esta zona especifica ASEAN, não só está exposto ao próprio ASEAN, como a tudo ali na zona, seja para o "mau", seja para o "bom", e o "bom" neste momento tem sido a valorização das bolsas dos grandes como Japão e China.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas....

hoje recebi um telefonema do bes, disseram-me que o fundo es liquidez vai baixar a rentabilidade para cerca de 1.5 % ano.

o que acham disto? é fácil para o banco ter estas certezas em relação a um fundo?

abraço

Telefonaram-te do BES para te dizer isso?? Estranho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim... Nao me disse para tirar mas disse-me que ia baixar mt a rentabilidade

Eu tenho 2 dossiers do ES Liquidez...um deles à quase 1 anos e as rentabilidades têm vindo as baixar lentaaamenteeee, agora desse modo, continuo a dizer..muito estranho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se isso acontecer antevejo uma retirada em massa dos subscritor€s do ES Liquidez...e aí a rentabilidade será ainda menor de dia para dia

O facto da rentabilidade estar a diminuir "lentamente" é natural. Afinal de contas estamos a falar de um fundo com nível de risco 1 que se compararmos com os fundos da mesma categoria é de longe o melhor.

O papel comercial tem "perdido" valor o que faz com que o valor venha a diminuir.

Basta compararem com o fundo do BCP, CGD, BPI para verificarem que o Liquidez é muito melhor (para já). Mesmo que no próximo ano a rentabilidade seja maior que 2,5% continuará a ser superior.

Seria interessante alguém (o visitant1) comparar a performance do primeiro ano do ES. Liquidez com os seus rivais (BCP, BPI, Caixa) só para ficarmos com uma ideia se o fenómeno foi o mesmo, ou seja, se o primeiro ano também foi fantástico.

Não é por haver uma retirada que os FI perdem valor, ou não? ;D  A valorização/desvalorização depende da evolução dos activos que tem em carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E isso foi no seguimento de...? Não te estariam a tentar vender um qualquer outro produto e inventaram isso? É que eu tenho o ES liquidez há 40 dias e está-me a dar 3,6TANL.

não me tentaram vender nada.... o meu tb anda + - com esssa rentabilidade!!! é esperar para ver... mas tb acho mt estralho pq com essa rentabilidade o fundo deixaria de ser atrativo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )