Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

nos últimos tempos certas áreas e em especial a tecnologia tem disparado outra vez, desta vez vou resgatar meu franklin tec e esperar uma toma mais valias do segundo semestre. Se acontecer fixe, se não já fica resgatado para a nova queda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Francisco Martins
    21 hours ago, N.Rocha said:

Boas,

quando um fundo tem descrito em liquidez : 40,17 (longo) , 39,22 (curto),  0,95 (liquido)  isto quer dizer que o gestor tem liquidez para "apostar" em novos assets para o fundo ?

Não, é um hedging e/ou especulação. Possivelmente contratos futuros sobre taxa de juro a curto prazo, agora só olhando para a constituição da carteira.

Editado por Francisco Martins
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 21 horas, superkinas disse:

desta vez vou resgatar meu franklin tec e esperar uma toma mais valias do segundo semestre

porque resgatar todo? retiras 50% por exemplo e deixa o resto correr, sempre continuas dentro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado pela resposta

no que diz respeito fundos tenho duas carteiras

tenho uma de longo prazo onde tenho o BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2 como fundo tecnologico, para manter e unicamente reforçar.

Depois tenho uma carteira curto medio prazo onde tenho tenho por exemplo dois de tecnologia que irão ser os primeiros a resgatar o pictet robotics HR que tenho já 3 anos e o tal fra. tech, este na altura (1 ano) escolhi devido ao facto de ter UP aquisição baixa.

Neste ano sempre que baixava 1% reforçava. estou com 37% rentabilidade.

O meu maior problema não está quando entrar, está quando sair.

Já em março era para sair, depois começou cair e pensa-se sempre não vou resgatar a cair, deve subir depois e caiu 10-12% :) devia ter saido e depois voltar a entrar.

Nestas areas tenho dois adquiridos em Fevereiro  Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR) e  BlackRock Global Funds - Next Generation Technology Fund E2 EUR Hedged apesar de quedas 10-15% ou mais nunca resgatei, neste momento já os tenho no verde.

è curioso que apesar de queremos sempre ver a carteira a somar penso para mim  que não me importava nada neste momento uma queda de 10 % global ou em algum sector para vender e renovar carteira principal e esta alternativa.

O meu problema é sair a tempo, estamos sempre com medo de perder esta maré de subidas :)

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, superkinas disse:

obrigado pela resposta

no que diz respeito fundos tenho duas carteiras

tenho uma de longo prazo onde tenho o BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2 como fundo tecnologico, para manter e unicamente reforçar.

Depois tenho uma carteira curto medio prazo onde tenho tenho por exemplo dois de tecnologia que irão ser os primeiros a resgatar o pictet robotics HR que tenho já 3 anos e o tal fra. tech, este na altura (1 ano) escolhi devido ao facto de ter UP aquisição baixa.

Neste ano sempre que baixava 1% reforçava. estou com 37% rentabilidade.

O meu maior problema não está quando entrar, está quando sair.

Já em março era para sair, depois começou cair e pensa-se sempre não vou resgatar a cair, deve subir depois e caiu 10-12% :) devia ter saido e depois voltar a entrar.

Nestas areas tenho dois adquiridos em Fevereiro  Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR) e  BlackRock Global Funds - Next Generation Technology Fund E2 EUR Hedged apesar de quedas 10-15% ou mais nunca resgatei, neste momento já os tenho no verde.

è curioso que apesar de queremos sempre ver a carteira a somar penso para mim  que não me importava nada neste momento uma queda de 10 % global ou em algum sector para vender e renovar carteira principal e esta alternativa.

O meu problema é sair a tempo, estamos sempre com medo de perder esta maré de subidas :)

Realmente, as entradas são mais fáceis do que as saídas. Não é fácil definir saídas... Também tenho o mesmo problema. 

Perder as marés de subida é chato mas largar os 28% para o Estado também é. Sei que é bom sinal mas é muito que vai ao ar...

Desses q falas, tenho o da Allianz e o Pictet Robotics. Por nunca os ter resgatado e já os ter há um tempo, vou com 153% e 88%. É a vantagem do juro composto 😁

E depois também há o problema de arranjar um novo ponto de entrada. Às vezes, bem que nos tramamos e nunca mais conseguimos entrar. Ou isso, ou compramos mais caro.

Eu continuo com muita tech. Não sei se faço bem... Nos últimos tempos tenho pensado nisso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Andalm disse:

Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR,  a valorizar cerca de 53% ( + de 7k de lucro), acham que devo resgatar, já dá para umas boas férias ( não preciso dos €) !?

Se tens vontade de ir de férias porque não? 😁 tens as férias pagas pelos mercados, e atendendo ao tipo de fundo que é mais uns 3 anos e tens de novo 53% de lucro 🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ter alguma atenção com os aumentos de covid que começam de novo a haver, que podem levar novamente a confinamentos pelo menos na Europa, repercussões nos números e consequentemente nos mercados de acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Ter alguma atenção com os aumentos de covid que começam de novo a haver, que podem levar novamente a confinamentos pelo menos na Europa, repercussões nos números e consequentemente nos mercados de acções.

É verdade. Está mais para isso do que para outra coisa... 😔

E o que podemos/devemos fazer?

Novas entradas em standby, ok.  De resto- hold e cara alegre ou fazer alguns resgates?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, tiao disse:

É verdade. Está mais para isso do que para outra coisa... 😔

E o que podemos/devemos fazer?

Novas entradas em standby, ok.  De resto- hold e cara alegre ou fazer alguns resgates?

Estou mais para reforçar caso comece a surgir novas oportunidades, não se vende mais barato do que se comprou ou só se vende no caso do Andalm para ir de férias 😂.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Patanisca disse:

btw, aos que me conhecem de há anos neste tópico, fiz história em Junho, voltei a comprar UPs do meu querido Líderes Globais! A saudade foi muita! E a performance dele faz lembrar um Toyota dos anos 90. Sempre a funcionar que nem um relógio e sem grandes surpresas.

Gosto muito do LG. Não sendo excecional, é uma espécie de "fundo passivo", muito à imagem da filosofia do Luis Lobo Jordão, que agora tem o Stoik.   É um dos fundos que reforço mensalmente, sem exceção. Vou com 20% YTD o que não é mau. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Sou novo no fórum (a intervir), mas já acompanho os vários temas há algum tempo. Tenho aprendido imenso com as vossas sugestões, opiniões, trocas de ideias e depois de ler mais sobre os vários temas decidi finalmente fazer investimento em FI.

Como sou novato neste tipo de aplicações financeiras, gostaria de saber a vossa opinião sobre se agora é um bom momento para entrar num FI como por exemplo o Fidelity Global Consumer Industries A Inc EUR ou se é preferível aguardar por alguma queda/correção do mercado. A minha ideia é de investimento a médio/longo prazo (10 anos ou mais) e ir fazendo reforços sempre que houver quebras para tentar rentabilizar ainda mais o investimento. Sei que o mercado é incerto e que nunca se sabe se é a melhor altura para entrar ou para sair, como tal, apenas pretendo saber da vossa parte (que têm certamente muito mais conhecimento do que eu), se aguardariam mais uns tempos até uma nova descida ou se fariam na mesma já o investimento inicial.

Agradeço desde já toda a colaboração que possa ser dada e continuação de bons debates financeiros (que muita ajuda dão a quem como eu pretende perceber melhor como funciona).

Cumprimentos a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Criptuga disse:

Boa noite,

Sou novo no fórum (a intervir), mas já acompanho os vários temas há algum tempo. Tenho aprendido imenso com as vossas sugestões, opiniões, trocas de ideias e depois de ler mais sobre os vários temas decidi finalmente fazer investimento em FI.

Como sou novato neste tipo de aplicações financeiras, gostaria de saber a vossa opinião sobre se agora é um bom momento para entrar num FI como por exemplo o Fidelity Global Consumer Industries A Inc EUR ou se é preferível aguardar por alguma queda/correção do mercado. A minha ideia é de investimento a médio/longo prazo (10 anos ou mais) e ir fazendo reforços sempre que houver quebras para tentar rentabilizar ainda mais o investimento. Sei que o mercado é incerto e que nunca se sabe se é a melhor altura para entrar ou para sair, como tal, apenas pretendo saber da vossa parte (que têm certamente muito mais conhecimento do que eu), se aguardariam mais uns tempos até uma nova descida ou se fariam na mesma já o investimento inicial.

Agradeço desde já toda a colaboração que possa ser dada e continuação de bons debates financeiros (que muita ajuda dão a quem como eu pretende perceber melhor como funciona).

Cumprimentos a todos

"Simples", o fundo é muito bom, dos melhores do mercado há muitooo tempo, entrares agora ou daqui a meses é igual, se tiver a subir estás já a ganhar, se tiver a cair compraste mais barato, interessa é estares investido, e se é para 10 anos então não interessa mesmo quando entras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta @D@vid. Tens razão! Estava apenas com aquela indecisão (penso que habitual num novato) inicial de saber se há um momento certo para entrar ou não, mas mais vale simplificar. Vou finalmente aventurar-me nos Fundos de Investimento.

Como tenho conta no Activo, vou fazer através desse banco. Pelo que me tenho informado (neste fórum inclusive), Activo, Best e Big são os bancos com melhores condições para adquirir fundos.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 21 horas, Criptuga disse:

bom momento para entrar num FI como por exemplo o Fidelity Global Consumer Industries A Inc EUR 

Invesco Glbl Consmr Trnds E EUR Acc

Rent. Anualiz. % 02/07/2021
       Rentabilidade   +/- Categoria   +/- Índice
    1 dia 0.24   0.06 0.06
    1 semana 0.64   0.23 -0.59
    1 mês 4.05   1.24 -0.07
    3 meses 2.11   -2.76 -3.09
    6 meses 12.98   1.26 1.79
    Ano 12.98   1.26 1.79
    1 ano 49.33   18.56 22.41
    3 anos anualiz. 20.26   9.66 5.98
    5 anos anualiz. 21.01   11.48 9.51
    10 anos anualiz. 19.69   8.52

5.52

Fidelity Global Consumer Industries A Inc EUR 

Rent. Anualiz. % 01/07/2021
       Rentabilidade   +/- Categoria   +/- Índice
    1 dia -0.17   -0.35 -0.34
    1 semana 0.99   0.58 -0.24
    1 mês 4.24   1.44 0.13
    3 meses 5.88   1.01 0.68
    6 meses 12.06   0.34 0.87
    Ano 12.06   0.34 0.87
    1 ano 30.97   0.20 4.04
    3 anos anualiz. 14.92   4.32 0.64
    5 anos anualiz. 13.31   3.78 1.81
    10 anos anualiz. -   -

Uma boa alternativa ao fundo em que estás a pensar investir. Bons investimentos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )