Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, jopsilveira disse:

Pois, então estamos na mesma situação. A meses e meses e meses que ando à espera de correções. E nada...

A nível da Turquia, algum fundo específico para se dar uma vista de olhos?

Em Março o Nasdaq caiu cerca de 12% em relação ao máximo...eu vou aproveitando este tipo de quedas, não fico à espera meses e meses que surjam grandes correções.

Quanto à Turquia, tens por exemplo este que não exige minimos muito elevados:

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PXJE

Mas cuidado...a Turquia tem potencial para voltar a crescer (população numerosa, jovem e empreendedora)...mas também tem umas grandes pedras no sapato que são o seu regime politico e o seu respectivo macho-alfa-mor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

49 minutes ago, 5coroas said:

Em Março o Nasdaq caiu cerca de 12% em relação ao máximo...eu vou aproveitando este tipo de quedas, não fico à espera meses e meses que surjam grandes correções.

Quanto à Turquia, tens por exemplo este que não exige minimos muito elevados:

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PXJE

Mas cuidado...a Turquia tem potencial para voltar a crescer (população numerosa, jovem e empreendedora)...mas também tem umas grandes pedras no sapato que são o seu regime politico e o seu respectivo macho-alfa-mor.

Parece-me interessante.

Diria que a partir dos 3 anos já deve haver um retorno positivo.

Acho que vou meter ali umas boas moedas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, jopsilveira disse:

Parece-me interessante.

Diria que a partir dos 3 anos já deve haver um retorno positivo.

Acho que vou meter ali umas boas moedas.

Já devo ter entrado e saído da Turquia umas 20 vezes nos últimos 5 anos...até agora sempre lucrei em todos os resgates. Os gráficos dos fundos da Turquia têm sido o que há de mais parecido com uma montanha russa:D, daí que o buy low e sell high tem funcionado excelentemente. Mas sempre com a consciência que um dia poderá surgir um descarrilamento, por isso não há que abusar nos montantes, sobretudo se estes poderem vir a fazer muita falta caso se perdam irremediavelmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, jopsilveira disse:

Pois, então estamos na mesma situação. A meses e meses e meses que ando à espera de correções. E nada...

A nível da Turquia, algum fundo específico para se dar uma vista de olhos?

Tens que ter consciência do risco que corres, pois ainda recentemente num dia acho que desvalorizou +-10% e +- 10 % de desvalorização da moeda, ou seja, num só dia foi perto de 20%.

Pelo que é necessário ter em conta a moeda...

Editado por psferreira
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Já devo ter entrado e saído da Turquia umas 20 vezes nos últimos 5 anos...até agora sempre lucrei em todos os resgates. Os gráficos dos fundos da Turquia têm sido o que há de mais parecido com uma montanha russa:D, daí que o buy low e sell high tem funcionado excelentemente. Mas sempre com a consciência que um dia poderá surgir um descarrilamento, por isso não há que abusar nos montantes, sobretudo se estes poderem vir a fazer muita falta caso se perdam irremediavelmente.

Como então consegues ver e decidir um bom ponto de entrada neste fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, jopsilveira disse:

Como então consegues ver e decidir um bom ponto de entrada neste fundo?

Não uso nenhum método "cientifico" que me ajude a ver e a decidir os pontos de entrada e de saída. Trata-se apenas de fazer uma análise/interpretação pessoal dos dados históricos e agir em consonância com as minhas próprias conclusões. Alguns fundos/etfs da Turquia estão presentemente a cerca de -70% relativamente aos seus máximos...se isto não é blood on the streets então vou ali e já venho...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, 5coroas said:

Não uso nenhum método "cientifico" que me ajude a ver e a decidir os pontos de entrada e de saída. Trata-se apenas de fazer uma análise/interpretação pessoal dos dados históricos e agir em consonância com as minhas próprias conclusões. Alguns fundos/etfs da Turquia estão presentemente a cerca de -70% relativamente aos seus máximos...se isto não é blood on the streets então vou ali e já venho...

E esta desvalorização para ti será um ponto de entrada no fundo?

Para mim confesso que é. Gosto de entrar em mínimos. Não gosto de entrar quando sobe. Claro que ninguém consegue adivinhar se ainda irá cair mais.

Pelo menos isto é a minha forma de ver e tenho entrado assim num fundo baseado em petróleo e recentemente num fundo do Brasil e da China.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Agradecia a V/ opinião sobre este fundo: Bankinter 75 PPR - OICVM A FIMA - ISIN:PTYBCQLM0000

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000003JO

A composição parece boa, o TER parece-me alto 2,51%. Não há custos associados à compra/resgate e guarda de títulos.

Já tenho AR PPR (optimização fiscal) e SmartInvest. Seria numa óptica de diversificar por outra entidade. 

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, D@vid disse:

Por vezes até me esqueço que há muita coisa interessante no BB Zoom.

O novo contexto das Big Techs

Muito bom. Obrigado.

Pena nao terem tanto informação sobre as grandes tecnológicas chinesas. Não sao tao conhecidas para os portugueses e neste momento estao desvalorizadas sobretudo em comparação com as congeneres norte-americanas.

Já agora falam aí de uma futura reuniao em julho sobre a confirmação dos 15% de imposto.

Alguém sabe a data precisa ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, investidor disse:

Muito bom. Obrigado.

Pena nao terem tanto informação sobre as grandes tecnológicas chinesas. Não sao tao conhecidas para os portugueses e neste momento estao desvalorizadas sobretudo em comparação com as congeneres norte-americanas.

Já agora falam aí de uma futura reuniao em julho sobre a confirmação dos 15% de imposto.

Alguém sabe a data precisa ?

Obrigado

A reunião senão estou enganado é do G7 em que esse assunto vai ser abordado.

Penso que os mercados costumam jogar em antecipação mas até agora não se tem notado esse receio, ou ja se refletiu em algumas quedas a meio de maio. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 11 horas, investidor disse:

Pena nao terem tanto informação sobre as grandes tecnológicas chinesas.

Eu tenho adquirido alguns stocks: Baba, Longi,(solar) Ping An (seguradora e fintech) e Midea (ar condicionados, robótica e eletrodomésticos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, rui_marreiros disse:

Eu tenho adquirido alguns stocks: Baba, Longi,(solar) Ping An (seguradora e fintech) e Midea (ar condicionados, robótica e eletrodomésticos)

Eu tb tenho andado a papar algumas. A maior parte delas estão desvalorizadas. O preço da açao já nem tem correlação nenhuma aos seus fundamentais. E a regulação imposta quer às açoes de internet e E-Commerce , assim como Fintech creio que irá trazer benefícios no longo prazo, mesmo se cortar lucros a curto prazo (2021).

Na Ping An tens a sua fintech LU, que tem apresentado bons resultados e julgo que está a um preço bom para comprar. Mas outras suas concorrentes têm apresentado crescimentos neste ano na ordem dos 3 dígitos. Um potencial acima da media.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, rui_marreiros disse:

BABA tem sido um flop, caíu tanto que tive que reforçar 4 vezes :P 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 11/06/2021 às 09:47, Vidolz disse:

BABA tem sido um flop, caíu tanto que tive que reforçar 4 vezes

O Charlie Munger comprou Baba e como diz o seu grande amigo Warren Buffet "Os mercados é o lugar onde o dinheiro flui dos impacientes para os pacientes". Se os fundamentos estão lá a empresa o mercado dará o seu valor, pode demorar dois a três anos ou mais. Para mim a Baba tem o valor intrinseco superior a $300.

Dos 4 stocks chineses que eu tenho só o solar, Longi, está verde e num mês com uma valorização de 23% os outros têm desvalorizações na ordem dos 15%. Vou sair? não. Ping An é a maior seguradora da China e lá copiaram o modelo americano de saúde, com o crescimento do poder económico da população é cada vez maior, maior será a exigência em termos de saúde e ainda como seguradora tem serviços financeiros fintech, a Midea é o maior fabricante de ar condicionados do mundo, tem robótica industrial e agora eletrodomésticos (diversificada) .Cada vez mais estou para longo prazo (10 anos) adquirindo stocks para isso. Só vendo uma pequena parte se tiver uma valorização extraordinária para comprar algo que esteja barato.

Até hoje, tudo o que vendi e a a ganhar algum, ou manteve-se ou valorizou ainda mais. O Warren Buffet é melhor investidor que o seu chefe Benjamin Graham porque este último vendia ao valor intrínseco e Buffet só vende uma parte e mantêm, vendendo o restante aos poucos se a valorização é extraordinária.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, rui_marreiros disse:

O Charlie Munger comprou Baba e como diz o seu grande amigo Warren Buffet "Os mercados é o lugar onde o dinheiro flui dos impacientes para os pacientes". Se os fundamentos estão lá a empresa o mercado dará o seu valor, pode demorar dois a três anos ou mais. Para mim a Baba tem o valor intrinseco superior a $300.

Dos 4 stocks chineses que eu tenho só o solar, Longi, está verde e num mês com uma valorização de 23% os outros têm desvalorizações na ordem dos 15%. Vou sair? não. Ping An é a maior seguradora da China e lá copiaram o modelo americano de saúde, com o crescimento do poder económico da população é cada vez maior, maior será a exigência em termos de saúde e ainda como seguradora tem serviços financeiros fintech, a Midea é o maior fabricante de ar condicionados do mundo, tem robótica industrial e agora eletrodomésticos (diversificada) .Cada vez mais estou para longo prazo (10 anos) adquirindo stocks para isso. Só vendo uma pequena parte se tiver uma valorização extraordinária para comprar algo que esteja barato.

Até hoje, tudo o que vendi e a a ganhar algum, ou manteve-se ou valorizou ainda mais. O Warren Buffet é melhor investidor que o seu chefe Benjamin Graham porque este último vendia ao valor intrínseco e Buffet só vende uma parte e mantêm, vendendo o restante aos poucos se a valorização é extraordinária.

Caiu mais de 33% desde outubro.

Está mais barata que finais de 2019 e está quase ao mesmo nível de valores praticados em junho de 2018.

Até eu estou tentado. Depois de tudo o que lhe aconteceu ainda tem um potencial gigantesco. Segunda-feira veremos como param as modas :)

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, investidor disse:

Está mais barata que finais de 2019 e está quase ao mesmo nível de valores praticados em junho de 2018.

Eu já comprei mais alto do que está agora e vendi com lucro. É só esperar pela subida em força

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 hours ago, Luis H. said:

Alguém que tenha tido fundos no Banco Big, foi experiência agradável ou não?

Subscrevi um fund advisor equilibrado há poucos meses.

para mim o problema do fund advisor, são as "re-alocações" da carteira, fiscalmente, porque o report do big não é muito user friendly, acabam sempre por "sobrar" montantes que depois ou ficam lá ou tens que tirar para a tua conta liquidez e re investir, o que depois faz perder o track de quanto esta realmente investido,  e são feitas vezes de mais na minha opinião..

Penso que se o Objectivo é confiar na alocacao/estrategia da equipa do big, talvez seja mais "simples" usar os unit linked deles, e depois usas os fundos caso tenhas alguma convicção "forte"

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ManuelD disse:

para mim o problema do fund advisor, são as "re-alocações" da carteira, fiscalmente, porque o report do big não é muito user friendly, acabam sempre por "sobrar" montantes que depois ou ficam lá ou tens que tirar para a tua conta liquidez e re investir, o que depois faz perder o track de quanto esta realmente investido,  e são feitas vezes de mais na minha opinião..

Penso que se o Objectivo é confiar na alocacao/estrategia da equipa do big, talvez seja mais "simples" usar os unit linked deles, e depois usas os fundos caso tenhas alguma convicção "forte"

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )