Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

3 hours ago, D@vid said:

PPR Vintage é um fundo 😂 e provavelmente das melhores soluções de capital garantido, não só pelas rentabilidades vs risco como depois ainda tem taxa de IRS mais baixa, não há por aí muita coisa a este nível.

3 ou 4 anos dá pena suspensa lolol

Taxa de IRS mais baixa como assim?

E estamos a falar de capital garantido na idade de reforma. Acho que passado tantos anos é de esperar que a variação nunca seja negativa...

Para mim o PPR Vintage é um PPR perfeitamente normal.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Acho que já falei do PPR Vintage umas vinte vezes lol.

É um Fundo PPR, com garantia de capital após 3 anos das entregas, beneficia de taxas de IRS mais baixas nos resgates ( tanto fora como dentro das condições gerais ) como qualquer PPR.

Apresenta uma média de rentabilidade de 4% ao ano desde  1995!!!

Para quem é mais conservador e pretende poupar/investir a longo prazo deve ser das melhores soluções que existem.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/27/2021 at 5:01 PM, D@vid said:

2,17% distribuídos pelo Legg Mason, Acatis Gané e BlackRock World Tech

já agora, isto nao conta com a % detida pela Berkshire Hathaway Inc Class A.. há ai mais maças do que pensamos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, jopsilveira disse:

Pois, então confirma-se que é um PPR perfeitamente comum.

Para haver IRS mais baixo, então um Unit Linked com taxa de 11% após o oitavo ano é sem dúvida melhor, em termos fiscais.

É? Um seguro de capitalização tem taxas mais baixas de IRS que um PPR? E que seguro de capitalização tem taxas de juro superior a 4%? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@D@vid

Então 3 anos após a subscrição o capital investido (inicial + reforços?) passa a estar garantido para resgate a qualquer momento, ou apenas na data final acordada à partida?

Rentabilidade mínima não garante, como habitual nos fundos PPR, certo?

E quanto a comissões de subscrição, gestão e resgate?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, JRJordao disse:

@D@vid

Então 3 anos após a subscrição o capital investido (inicial + reforços?) passa a estar garantido para resgate a qualquer momento, ou apenas na data final acordada à partida?

Rentabilidade mínima não garante, como habitual nos fundos PPR, certo?

E quanto a comissões de subscrição, gestão e resgate?

3 anos deve ser contado individualmente para cada reforço, julgo eu.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    50 minutes ago, D@vid said:

É? Um seguro de capitalização tem taxas mais baixas de IRS que um PPR? E que seguro de capitalização tem taxas de juro superior a 4%? 

Que taxa de IRS tem um PPR à idade de reforma?

Unit Linked mistos facilmente tem rentabilidades superiores a 4 %.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a diferença entre fundos PPR e seguros PPR?

Enquanto que os fundos PPR são semelhantes aos fundos de investimento mobiliário, baseando-se em unidades de participação que possuem determinado valor (divulgado diariamente na CMVM) que vai oscilando consoante o mercado, os seguros PRR são seguros de capitalização através dos quais a seguradora aplica o montante que o aforrador investiu num fundo autónomo, possuindo capital garantido e rendimento mínimo.

Portanto, pode dizer-se que a grande diferença entre estas duas opções reside essencialmente no nível de risco associado ao capital e ao rendimento: no caso dos fundos, pode acontecer que o aforrador até perca parte do dinheiro que investiu, mas pode, por outro lado, vir a auferir um rendimento muito superior ao que teria com seguros de capitalização.

O nível de risco é, portanto, o grande fator distintivo. Maior risco normalmente garante um rendimento mais elevado e vice-versa. Para as pessoas mais avessas ao risco, os melhores PPR são os de seguros.

eu comercializo estes:

(tambem Allianz e Una)

https://www.lusitaniavida.pt/pt/particulares/produtos-reforma/lusitania-ppr-rendimento-total

https://www.lusitaniavida.pt/pt/particulares/produtos-reforma/lusitania-poupanca-reforma-ppr

Taxas de Juro Anual

A taxa de juro anual comunicada para cada ano civil é, respectivamente, igual a:

Produto 2021 2020  2019   2018   2017   2016   2015 
    Lusitania PPR Rendimento Total 1,50% 1,50% 1,50% 1,50% 1,50% 2,20% 2,50%
    Lusitania Poupança Reforma PPR (a) 1,50% 1,50% 1,50% 1,50% 1,50% 2,00% 2,00%
    PPR Valor Mais 1,50% 1,50% 1,50% 1,50% - - -

(a) Acresce no final do exercício a participação nos resultados

depois tem estes:

https://www.lusitaniavida.pt/pt/particulares/produtos-investimento/lusitania-investimento-2021

https://www.lusitaniavida.pt/pt/particulares/produtos-investimento/lusitania-rendimento-2021

Taxas de juro Anual

A taxa de juro anual comunicada para cada ano civil é, respectivamente, igual a:

Produto 2021 2020  2019   2018   2017   2016   2015 
    Lusitania Investimento Total 1,30% 1,40% 1,50% 1,50% 1,50% 2,20% 2,50%
    Lusitania Rendimento Variável  1,30% 1,40% 1,50% 1,60% 1,60% 2,35% 2,75%

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@magina13

Obrigado. Estou a par da diferença entre os dois tipos de PPR, e familiarizado com os produtos da Lusitânia Vida (sou cliente).

Este PPR vintage tem a particularidade de, sendo um fundo, garantir o capital após 3 anos da subscrição. Só estou a tentar perceber é se essa garantia se aplica apenas à data final contratualizada, ou a qualquer momento passados esses 3 anos. [UPDATE: Entretanto concluí que é em qualquer data após 3 anos]

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, D@vid disse:

Ora bem, para mais informações contactar as entidades comercializadoras lol, mas vou novamente explicar o que sei.

O Fundo PPR Vintage, é um fundo que tem as mesmas taxas de IRS de qualquer outro PPR, 8% dentro das condições legais ou, se for fora das condições até 5 anos é de 21,5%, até 8 anos é de 17,2% e para lá dos 8 anos é de 8,6% ( mas isto acho que já todos sabem ).

Para além disto, a gestora do fundo garante o capital de cada entrega feita a partir dos 3 anos, ou seja, se eu colocar hoje 1.000€ e daqui a 3 anos tiver lá 100€, se regatar resgato 1.000€, se resgatar antes resgato o saldo que tiver ( 100€ no exemplo ) isto é para cada entrega, se todos os anos fizerem entregas já sabem que na última têm de esperar 3 anos para terem a garantia.

Por isso continuo a dizer que é um produto que não existe em abundância por aí, um PPR que tem tido uma boa rentabilidade aos dias de hoje ( existe desde 1995 não é brincadeira ), com taxas de IRS mais baixas que um DP ou Seguro de Capitalização, poderem deduzir no IRS quem quiser.

Eu pessoalmente prefiro o NB PPR porque quero ter maior rentabilidade, mas para quem eu mais conservador é dos melhores produtos no mercado e pouco divulgado, até pelo próprio BB.

Já agora, peço desculpas pela minha ignorância, mas como sabem que o PPR Vintage é de capital garantido?

Pergunto isto, porque dei uma leitura pelo prospecto, e não dizem isso em lado nenhum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, jopsilveira disse:

Onde está escrito que o PPR Vintage tem esse capital garantido? O único sítio que se lê isso, é num fórum :D

https://www.bancobest.pt/ptg/best_fundo-de-investimento-ppr-vintage

Citação

A Entidade Gestora garante o valor da subscrição à data do reembolso, desde que o período de detenção dessas unidades de participação seja igual ou superior a 3 anos. Para mais detalhe consultar o Regulamento de Gestão do fundo.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/RG_PPR_VINTAGE.pdf

Citação

3. Garantia de Capital para subscrições efetuadas a partir de dia 03 de março de 2020:

3.a) Para as subscrições efetuadas a partir do dia 03 de março de 2020, a GNB-FP garante
    o valor da subscrição à data do reembolso das respetivas unidades de participação,
    desde que o período de detenção dessas unidades de participação tenha sido igual ou
    superior a 3 anos.

3.b) Se na data de reembolso das Unidades de Participação e após verificado o período de
    detenção de pelo menos 3 anos (conforme indicado na alínea 3.a)), o seu valor for
    inferior ao valor subscrito, a GNB-FP adquirirá as Unidades de Participação
    necessárias em nome do Participante, de forma a perfazer o montante subscrito. 

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, JRJordao disse:

@magina13

Obrigado. Estou a par da diferença entre os dois tipos de PPR, e familiarizado com os produtos da Lusitânia Vida (sou cliente).

Este PPR vintage tem a particularidade de, sendo um fundo, garantir o capital após 3 anos da subscrição. Só estou a tentar perceber é se essa garantia se aplica apenas à data final contratualizada, ou a qualquer momento passados esses 3 anos.

No meu entender é passados esses 3 anos. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, blucah disse:

Já agora, peço desculpas pela minha ignorância, mas como sabem que o PPR Vintage é de capital garantido?

Pergunto isto, porque dei uma leitura pelo prospecto, e não dizem isso em lado nenhum.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/IP_PPR_VINTAGE.pdf

pagina 2 Paragrafo "Riscos Associados ao Investimento"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, magina13 disse:

Aqui pode-se comparar o que ha de momento em comercialização.

https://www.asf.com.pt/NR/exeres/1A4E93BA-6496-4F9F-A04F-B5E786F9871C.htm

Cuidado com essa página pois não está atualizada.

Para a PSN são dados de 2017. Para a Lusitânia são dados de 2019. Isto enquanto no fundo da página alegam que "O último ano civil, para efeitos da Taxa de Custos de Gestão Anual e das Rendibilidades Efetivas, refere-se a 2020."

Há uns dias mandei-lhes email a alertar e a pedir que corrijam. Parece-me bastante grave, tendo em conta que a página é frequentemente utilizada como fonte em artigos financeiros.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, superkinas disse:

No caso da Lusitânia como já referi esses 3% são 1,8 % brutos visto 1.2 tiram eles para comissão de gestão.

Sim, na coluna "Taxa de Custos de Gestão Anual" estão os 1,20%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )