Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 horas, Patanisca disse:

oh que forretas do caraças! Deixem-se andar a juntar dinheiro à maluca, qualquer dia aparece o gajo da foice numa TAC e fica cá tudo prós outros comprarem iphones. :D

Equilíbrio é a palavra d'ordem. Ter uma boa base investida, que devolva um "dividendo" que dê para um iPhone a cada dois meses, para mim é o objetivo. Acima disso, há que gozar a vida, comer umas boas carnes na brasa, beber uns bons vinhos, viajar e conhecer o mundo, que é tão grande! :D 

Concordo plenamente.

Eu no meu exemplo referi a máquina do café a 720€ porque na minha forma de ver as coisas é um desperdício. Claramente na forma da pessoa que quem a comprou, não o é.

Eu também gasto muito dinheiro em coisas que se calhar outros acham um desperdício, mas que para mim é muito importante para manter a sanidade mental. Estou a falar de férias. Anualmente 90% do meu subsídio de férias é gasto para isso mesmo, férias e se precisar de gastar mais de 100%, gasto sem qualquer problema pois está dentro da minha margem de manobra.

As férias ajudam-me a continuar e aquele período de descanso (merecido) com boas carnes (e bons sumos :) já que não bebo vinho) são uma motivação para continuar a poupar. Claro que podia poupar todo esse dinheiro anualmente e provavelmente neste momento já teria mais do dobro, mas talvez já estivesse exausto psicologicamente ou poderia ter morrido sem conhecer/aproveitar nada e com uma boa quantia na conta. Nada contra quem o faz, eu sou apologista de deixar o que se puder para a geração seguinte mas acho que quem cá está também deve aproveitar a vida enquanto pode.

Eu não preciso de me reformar para ir para um resort de 5* com caipirinhas e sol diariamente, isso não é para mim, tanto que prefiro, mesmo com filhos, férias na cidade. Conhecer culturas e cidades diferentes, visitar monumentos ou passear na montanha. Para a reforma comprar uma cabana no meio de uma floresta também não está posto de lado, isso sim é parece-me muito mais interessante do que praia sol e álcool.

Aproveitar a vida e conseguir poupar é o melhor dos dois mundos mas para isso há que fazer sacrifícios. Não se pode ter tudo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, JRJordao disse:

Com a casa paga e sem descendentes/dependentes, acumular (90 - idade) x (despesas anuais) x 1,5.

Com casa paga e sem descendentes, isso? Voltámos ao veleiro, só pode...

A maioria das pessoas tem descendentes e não tem casa paga. Podem trabalhar a vida toda se for preciso 12 horas/dia que não chegam nem perto dos valores dessa equação. A mim, parece-me um exagero...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, tiao disse:

A maioria das pessoas tem descendentes e não tem casa paga. Podem trabalhar a vida toda se for preciso 12 horas/dia que não chegam nem perto dos valores dessa equação. A mim, parece-me um exagero...

Se bem percebi foi-me perguntado qual era o meu cenário de não ter de trabalhar. Falei por mim e não pela maioria das pessoas. :)

Quanto ao trabalhar muito, não é uma questão de quantidade mas de qualidade (áreas/empregos bem remunerados). Gastar apenas uma relativamente pequena parte do que se ganha todos os meses, sem sacrifícios relevantes. Investir bem o que sobra. E tudo começa com planear bem cedo, no meu caso desde os 25 anos quando percebi que era possível.

Não disse que era fácil ou aplicável a muitos. A maioria das pessoas não pode sequer pensar nestes cenários.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

Bom, se bem percebi foi-me perguntado qual era o meu cenário de não ter de trabalhar. Falei por mim e não pela maioria das pessoas. :)

Quanto ao trabalhar muito, não é uma questão de quantidade mas sim de qualidade (áreas/empregos bem remunerados). E de gastar apenas uma relativamente pequena parte do que se ganha todos os meses. E em complemento, investir bem o que sobra.

Não disse que era fácil ou aplicável a muitos. A maioria das pessoas não pode sequer pensar nestes cenários.

Tens razão. 😁 Claro que sim, é o teu cenário.

No meu caso, acho com a casa totalmente paga, precisava bem menos.

Os descendentes já não dão para rifar 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, tiao disse:

No meu caso, acho com a casa totalmente paga, precisava bem menos.

É a margem de segurança. Para não depender de bons investimentos nem pensão de reforma relevante e contar com despesas bem mais elevadas nas últimas décadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 minutes ago, tiao said:

Tenho casa paga, tenho descendentes e detenho património superior a essa equação. E sim, trabalho. Porque terei de ocupar tempo e sinto-me seguro em acumular mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, jopsilveira disse:

Tenho casa paga, tenho descendentes e detenho património superior a essa equação. E sim, trabalho. Porque terei de ocupar tempo e sinto-me seguro em acumular mais.

E não conseguirias ocupar tempo sem ser através do trabalho?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, JRJordao said:

Com a casa paga e sem descendentes/dependentes, acumular (90 - idade) x (despesas anuais) x 1,5.

tendo uma parte e fundos, estas a contar começar a fazer resgates em que altura? e contas fazer rotação de risco para liquidez com alguma formula ?

O objectivo é que o que rende o "bolo" sirva para os gastos, ou é começar a canibalizar o bolo?

consideras por exemplo hipoteca inversa de modo a usar tb o montante da casa em "liquidez"?

Editado por ManuelD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu plano é bastante tradicionalista e nem pertence neste tópico.

Não tenho fundos. Já tive bastante em obrigações, investi em força durante a crise financeira. Também nesses anos aproveitei bem os certificados de tesouro "edição Sócrates" (7,10% a 10 anos). Agora à medida que esses investimentos vão terminando opto por produtos de capital garantido ( seguros de capitalização, ppr, certificados tesouro) pois já não quero o capital em risco, nem sequer de desvalorização.

A grande fonte de rendimento sempre foi o trabalho (do casal). Dos investimentos posso ter obtido talvez 20% a 25% do "bolo" atual, isto já após mais de uma década.

A ideia é que os juros cubram as despesas regulares durante alguns anos. Englobados no IRS (como único rendimento) ainda renderão mais alguma coisa em reembolso. Depois progressivamente começo a tirar "fatias" do bolo conforme necessário.

Nada "mind blowing". É um modelo baseado em poupança e conhecimento/previsão das despesas.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, JRJordao disse:

Não tenho fundos. Já tive bastante em obrigações, investi em força durante a crise financeira. Também nesses anos aproveitei bem os certificados de tesouro "edição Sócrates" (7,10% a 10 anos). Agora à medida que esses investimentos vão terminando opto por produtos de capital garantido ( seguros de capitalização, ppr, certificados tesouro) pois já não quero o capital em risco, nem sequer de desvalorização.

A grande fonte de rendimento sempre foi o trabalho (do casal). Dos investimentos posso ter obtido talvez 20% a 25% do "bolo" atual, isto já após duas décadas.

A ideia é que os juros cubram as despesas regulares durante alguns anos. Englobados no IRS (como único rendimento) ainda renderão mais alguma coisa em reembolso. Depois progressivamente começo a tirar "fatias" do bolo conforme necessário.

Nada "mind blowing". É um modelo baseado em poupança e conhecimento/previsão das despesas.

Mas os juros do capital garantido estao tao baixos que o valor investido tem de ser bem alto de modo de modo a cobrir despesas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, vila disse:

Mas os juros do capital garantido estao tao baixos que o valor investido tem de ser bem alto de modo de modo a cobrir despesas.

Sempre existe o PPR Vintage com médias de 4% e capital garantido...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Respeitando todas as opiniões aqui do forum.

Como diz um amigo meu :" Ou nasces rico ou tens grande rampa de lançamento, o resto é letra".

E mediante o que vou conhecendo ao longo da vida (tenho 41 anos) cada vez mais lhe dou razão, a maior parte dos Portugueses não tem capacidade para juntar dinheiro /investir. Outra parte consegue ir juntando uma pequena quantia e tem receio de investir pois tem medo de perder o pouco que juntou, ainda, outra parte, consegue juntar e investir e talvez retirar rendimentos a curto/médio ou longo prazo conforme situação economica/mundial.

O resto da população ou nasceu rica ou teve grande rampa de lançamento e acabam por gerir/rentabilizar ainda mais o seu patrimonio. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

A grande fonte de rendimento sempre foi o trabalho (do casal). Dos investimentos posso ter obtido talvez 20% a 25% do "bolo" atual, isto já após mais de uma década.

Plano perfeito , so nao tenho os certificados do tesouro desse tempo (7,10% a 10 anos) de resto : Impecável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O poder dos juros compostos...

Há um filme do Alfredo Hitchcock sobre um individuo que faz um desfalque de 200000 dls na empresa onde trabalha; entrega-se à Justiça mas não devolve o guito; apanha 15 anos de prisão; por bom comportamento sai aos 12; passa o tempo a ler revistas de viagens enquanto está na choldra; depois de sair devolve os 200000 dls e consegue o FIRE graças às mais valias que conseguiu dos investimentos que fez com os 200000 dls. Digam lá que não é genial?:D

Cá em Portugal talvez não conseguisse este sucesso pois o mais certo seria apanhar 3 ou 4 anos de prisão, tempo que não dava para acumular tantas mais valias.:D

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, JRJordao disse:

Pronto, agora falem de fundos! :lol:

PPR Vintage é um fundo 😂 e provavelmente das melhores soluções de capital garantido, não só pelas rentabilidades vs risco como depois ainda tem taxa de IRS mais baixa, não há por aí muita coisa a este nível.

há 7 minutos, 5coroas disse:

O poder dos juros compostos...

Há um filme do Alfredo Hitchcock sobre um individuo que faz um desfalque de 200000 dls na empresa onde trabalha; entrega-se à Justiça mas não devolve o guito; apanha 15 anos de prisão; por bom comportamento sai aos 12; passa o tempo a ler revistas de viagens enquanto está na choldra; depois de sair devolve os 200000 dls e consegue o FIRE graças às mais valias que conseguiu dos investimentos que fez com os 200000 dls. Digam lá que não é genial?:D

Cá em Portugal talvez não conseguisse este sucesso pois o mais certo seria apanhar 3 ou 4 anos de prisão, tempo que não dava para acumular tantas mais valias.:D

3 ou 4 anos dá pena suspensa lolol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

há 2 horas, D@vid disse:

Boas,

O PPR Vintage ainda tem capital Garantido? ou foi só para quem subscreveu até determinado ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )