Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 53 minutos, tiao disse:

Tem que haver um equilíbrio entre a poupança e os gastos. Também não podemos ser uns sucancas, olhar para o dinheiro e guardar, guardar,...

Temos que olhar para a frente mas o dia de hoje é importante. Temos que gozar a vida também. Não vai ser em velhos que vamos gozar. 😁

Eu poupo e invisto mas não deixo de ter os meus brinquedos. Para muita gente, com os ordenados miseráveis que se pagam em Portugal, não é nada fácil.

Claro que sim.

Mas também aí, nas coisas que precisamos para nos sentirmos satisfeitos, somos muito diferentes.

Voltando ao meu exemplo do iPhone que ganhei. Não faria com ele nada que não faço já com um Xiaomi de 200€. Nem pensar em andar na rua com um smartphone de 925€. E não gosto assim TANTO de nenhum familiar. :D

O meu maior luxo, aquele para que organizo a minha vida (sem grandes sacrifícios), é o de poder deixar de trabalhar. Vale para mim 1000 iPhones, BMWs e viagens às Caraíbas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

19 minutes ago, D@vid said:

2,17% distribuídos pelo Legg Mason, Acatis Gané e BlackRock World Tech.

O activo com maior peso é a Amazon com 2,77% na carteira.

obg pela partilha, pensei que fosse peso maior, o 2.77 é da totalidade dos fundos? ou só do universo de acções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, ManuelD disse:

investe mas é num iphone, que a Apple deve estar em boa % na maioria dos teus fundos..

Acho que o @D@vid investe (mesmo que indiretamente) na Apple, mas deixa os fanboys comprar os gadgets e valorizarem os títulos. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, ManuelD disse:

eu sei,, mas não tinha tanta piada...como juntar day trade e fundos na mesma frase..

By the way...já não estou praticamente a usar os fundos para isso,:o... agora uso os etfs. A razão é simples...como agora já "manobro" maiores montantes, já me posso dar ao luxo de pagar comissões de negociação dos etfs...mas quando era "pobre", os fundos, não tendo custos, serviam-me melhor, embora com as desvantagens que já falámos. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, ManuelD disse:

obg pela partilha, pensei que fosse peso maior, o 2.77 é da totalidade dos fundos? ou só do universo de acções?

Quando se faz o Xray no Best dá um valor médio, num tem cerca de 4% outro menos etc...

Entende que a maioria dos fundos de acções têm milhares de acções, e se formos a olhar para as 10 maiores posições muitas das vezes vês a maior posição com pouco mais de 1% por isso mesmo, pelo volume de acções e diversificação existente em carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, JRJordao said:

Voltando ao meu exemplo do iPhone que ganhei. Não faria com ele nada que não faço já com um Xiaomi de 200€. Nem pensar em andar na rua com um smartphone de 925€. E não gosto assim TANTO de nenhum familiar. :D

O meu maior luxo, aquele para que organizo a minha vida (sem grandes sacrifícios), é o de poder deixar de trabalhar. Vale para mim 1000 iPhones, BMWs e viagens às Caraíbas.

percebo, contudo penso que não se pode olhar para o valor absoluto das coisas, ou seja, a questão é a % do nosso rendimento(para gastos regulares)/Património(compras únicas) que certas decisões significam.

agora tenho uma curiosidade, eu gasto bem mais quando não trabalho do que quando trabalho.. até acho que uma das melhores ferramenta de poupança é o trabalho pois, é tempo em não "gastamos"... como é q depois fazem essa gestão? ou seja, o que significa deixar de trabalhar? Andar de veleiro pelos oceanos, mudar para a casa de praia e anda moreno o ano inteiro.. thanks! pela partilha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, ManuelD disse:

agora tenho uma curiosidade, eu gasto bem mais quando não trabalho do que quando trabalho.. até acho que uma das melhores ferramenta de poupança é o trabalho pois, é tempo em não "gastamos"... como é q depois fazem essa gestão? ou seja, o que significa deixar de trabalhar? Andar de veleiro pelos oceanos, mudar para a casa de praia e anda moreno o ano inteiro.. thanks! pela partilha

Eu já não vou a tempo de conseguir deixar de trabalhar antes da reforma, mas se o pudesse fazer, passaria o meu precioso tempo gastando pouco em coisas simples...caminhadas na Natureza, pesca, btt, leituras, manutenção e melhoramentos na minha casa, umas roadtrips pela Europa de vez em quando, talvez com uma caravana... essa do veleiro e da casa de praia a beber margaritas parece-me uma imagem muito esteriotipada da reforma (que a mim não me desperta qualquer interesse).

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, JRJordao said:

Acho que o @D@vid investe (mesmo que indiretamente) na Apple, mas deixa os fanboys comprar os gadgets e valorizarem os título

se um fan boy tal como sugiro, em vez de por impulso comprar o iphone ha uns bons anos tivesse juntado o $$ numas acções da apple.. provavelmente como agradecimento.. ja tinha comprado vários.. e até os achava baratinhos 🤑

mas quem diz da apple, diz melhor ainda em FIs, mas tal como foi dito, é suposto haver tb uma recompensa.. senão isto tudo nao serve para nada..

@D@vid eu sei que sim,mas achei q seria uma percentagem maior por a ver quase sempre no top 10 dos fundos..

memso no IWDA, quem tem 1593, tem uma percentagem de 3,77%. Como ha fundos mais "focados" e com entre 30.. 100 acçoes, achei q seria bem mais alta no global..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, ManuelD disse:

percebo, contudo penso que não se pode olhar para o valor absoluto das coisas, ou seja, a questão é a % do nosso rendimento(para gastos regulares)/Património(compras únicas) que certas decisões significam.

Em termos do impacto no nosso capital, a percentagem é de facto a melhor avaliação. Mas também não precisamos fazer upgrade aos smartphones, automóveis, etc à medida que vamos tendo mais capital. Ainda no mesmo exemplo, não preciso de um smartphone de 925€ para nada, mesmo que já possa comprar 1000. Não sinto qualquer necessidade de mostrar capacidade financeira, muito pelo contrário.

há 15 minutos, ManuelD disse:

Parece-me um indicador de que uma situação de FIRE seria complicada para ti.

De resto, faço minhas as palavras do @5coroas, com a exceção da pesca.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, 5coroas said:

Eu já não vou a tempo de conseguir deixar de trabalhar antes da reforma, mas se o pudesse fazer, passaria o meu precioso tempo gastando pouco em coisas simples...caminhadas na Natureza, pesca, btt, leituras, manutenção e melhoramentos na minha casa, umas roadtrips pela Europa de vez em quando, talvez com uma caravana... essa do veleiro e da casa de praia a beber margaritas parece-me uma imagem muito esteriotipada da reforma (que a mim não me desperta qualquer interesse).

obg pela partilha!

o que disse eram "sacos" para actividades lúdicas.. mas o meu ponto era mais por achar que há sempre esta dualidade de quando se trabalha muito não há tempo para gastar, e o contrario.. e que talvez faca mais sentido em vez de pensar num abandono total, pensar num desacelerar e ter um cedo  um balanço entre trabalho/pessoal a pender mais para "nós" do que para o trabalho.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JRJordao disse:

De resto, faço minhas as palavras do @5coroas, com a exceção da pesca.

Não sabes o que perdes...por exemplo na modalidade de carpfishing, metes as canas a pescar, sentas-te numa boa cadeira e passas o dia a ler ou a navegar na net sem que ninguém te chatei...no fim ainda levas a refeição para casa (embora não seja garantido).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, ManuelD disse:

talvez faca mais sentido em vez de pensar num abandono total, pensar num desacelerar e ter um cedo  um balanço entre trabalho/pessoal a pender mais para "nós" do que para o trabalho.. 

Sem dúvida. É a abordagem mais recomendada. E nota que eu mencionei como objetivo poder deixar de trabalhar ou seja, deixar de estar económicamente dependente de uma atividade profissional. Pode bem acontecer que, chegado a esse ponto, alguém encontre a felicidade desempenhando uma atividade que lhe agrada, pode desempenhar segundo os seus termos e traga algum rendimento. No entanto, pode prescindir dela se o desejar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, ManuelD disse:

obg pela partilha!

o que disse eram "sacos" para actividades lúdicas.. mas o meu ponto era mais por achar que há sempre esta dualidade de quando se trabalha muito não há tempo para gastar, e o contrario.. e que talvez faca mais sentido em vez de pensar num abandono total, pensar num desacelerar e ter um cedo  um balanço entre trabalho/pessoal a pender mais para "nós" do que para o trabalho.. 

Se o trabalho ainda der algum prazer...não vejo razão para o abandonar totalmente...pode-se apenas desacelerar tal como disseste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, JRJordao said:

Não sinto qualquer necessidade de mostrar capacidade financeira, muito pelo contrário.

aqui vejo um problema de pensamento e ruido... é que o meu anda no bolso.. ninguém o tem que ver..e tb nao dise que mudava por ter mais ou menos.. só disse que como nos investimentos financeiros, nos outros "gastos" tb tenho regras.. por ter uma regra para calcular o maximo, não quer dizer que o va gastar.. porque esse é q é o pensamento errado.. 

é completamente off-topic, mas pronto.. para mim, quando quero comprar algo, so me interessa que seja o que me satisfaz e se esta dentro do que considero os meus limites. Não compro um telemóvel pelo preço, compro o que "quero" caso esteja nos meus "limites". Se estiver fora, aguardo.. Não comprometo o parte $$, mas tb não vou andar com algo que não me de prazer (a MIM.. porque para os outros estou.me a lixar), e esto não quer dizer que a escolha seja a coisa mais cara ou mais barata.. mas tento fazer com que o preço não seja critério..porque com os anos aprendi que quando é o critério acabamos por comprar coisas q nos dão pouco prazer ou que depois nos fartamos rapidamente..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Não sabes o que perdes...por exemplo na modalidade de carpfishing, metes as canas a pescar, sentas-te numa boa cadeira e passas o dia a ler ou a navegar na net sem que ninguém te chatei...no fim ainda levas a refeição para casa (embora não seja garantido).

Tenho uma "cena" com causar dor a animais. Isto mesmo sabendo que a (pouca) carne e peixe que consumo não veio de animais que morreram de velhos. :)

Mas gosto do resto. Estar sentado a ler ao ar livre sem que me chateiem. 👍

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 minutes ago, JRJordao said:

Parece-me um indicador de que uma situação de FIRE seria complicada para ti.

acho que sublinha o meu ponto, que é cada um deve planear a sua "independência" de acordo com os gastos e estilo  devisa que preve ter.. e tendo em conta o tipo de actividades e o que isso supõe em termos $$.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, ManuelD disse:

acho que sublinha o meu ponto, que é cada um deve planear a sua "independência" de acordo com os gastos e estilo  devisa que preve ter.. e tendo em conta o tipo de actividades e o que isso supõe em termos $$.

Claro, bem como o fator importantíssimo de ter ou não descendentes/dependentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Claro que sim.

Mas também aí, nas coisas que precisamos para nos sentirmos satisfeitos, somos muito diferentes.

Concordo inteiramente contigo! Também é para isso que estou a apontar!

Hoje em dia sou muito menos consumista que há uns anos. Prefiro ter menos coisas e ter tempo. Isso é q é! Vamos ver para quando consigo deixar de trbalhar. :) O meu foco também está aí

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, JRJordao said:

O meu maior luxo, aquele para que organizo a minha vida (sem grandes sacrifícios), é o de poder deixar de trabalhar.

E para ti o que consideras um cenário para não trabalhar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )