Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Os mercados emergentes devem continuar a cair a pique durante ainda alguns tempos. Para aproveitar, é ir estudando esse mercado, e quando começar a dar sinais de melhoria (2 anos?) é entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Se não há uma estratégia pré-definida anteriormente assim é dificil se ganhar dinheiro com os fundos, não se metam a alterar as carteiras significativamente senão vai ser pior a emenda que o soneto.

David a minha estratégia principal, aquando da constituição da minha carteira, foi a de diversificar o máximo possível(dentro daquilo em que acredito ser bom investimento) para que num ou determinado momento que um ou outro fundo esteja em baixo, as percas causadas pelo mesmo(s) seja minimizada. A alteração da minha carteira, neste momento, apenas passaria a algo temporário, e provavelmente para voltar aos mesmos fundos após a grande descida que prevejo nas próximas semanas, e foi nesse sentido que lancei a questão.

Sabendo isto, continuarias tu, ou outro utilizador aqui do fórum, a achar que devo manter as minhas posições?

Podes explicar como é que pretendes fazer trading com fundos? :o 

Tirando o asean a tua carteira até que não se está a portar mal. Não deve estar a desvalorizar mais que 2-3% (mas também não sei as %s de cada fundo).

O termo não foi o mais correto, daí os apóstrofes, talvez devesse ter usado o termo market timing. Mas em suma pretendia transmitir que talvez devesse optar por uma estratégia de, entrou, fez 4, 5 ou 6% e saio e procuro uma nova vítima, se é que me entendes.

A minha carteira principal está neste momento está a perder 2,1% desde a posição mais alta e 0,5% do capital investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu continuo a ponderar diminuir a exposição aos Pimco e ao JPMorgan Asean Equity para reforçar acções e obrigações europa.

O JP Morgan é que me está assustar, -8,17% numa semana é muita fruta. Pelos vistos as previsões continuam a ser de queda nos Asean e se calhar está na altura de eu me precaver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David a minha estratégia principal, aquando da constituição da minha carteira, foi a de diversificar o máximo possível(dentro daquilo em que acredito ser bom investimento) para que num ou determinado momento que um ou outro fundo esteja em baixo, as percas causadas pelo mesmo(s) seja minimizada. A alteração da minha carteira, neste momento, apenas passaria a algo temporário, e provavelmente para voltar aos mesmos fundos após a grande descida que prevejo nas próximas semanas, e foi nesse sentido que lancei a questão.

Neste momento, prevejo que tanto Pimcos, como emergentes, como obrigações (principalmente as que detém as gregas, que pelos vistos vão ter um novo resgate), vão descer o seu valor continuamente, até quando obviamente não se sabe, tal como eu disse, prevejo, não quer dizer que vá acontecer.

Titanium, no teu caso depende do risco que queiras correr, se tens lá uma % significativa do teu capital, se prevês que vais perder muito mais, mais vale resgatares (embora seja contra as minhas ideias de investimento em fundos). Se resgatares com menos valias de 5%, mas depois vais investir em por exemplo acções europeias que te poderão dar 6%, compensa. Mas foi como o David disse, poderá ser pior a emenda que o soneto. Daí eu ir mantendo as minhas posições para o médio/longo prazo e ir metendo novo capital em novos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão a arranjar "desculpas" para retirar investimentos desses mercados, e consequentemente, alocá-los ao mercado americano e europeu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento, prevejo que tanto Pimcos, como emergentes, como obrigações (principalmente as que detém as gregas, que pelos vistos vão ter um novo resgate), vão descer o seu valor continuamente, até quando obviamente não se sabe, tal como eu disse, prevejo, não quer dizer que vá acontecer.

Titanium, no teu caso depende do risco que queiras correr, se tens lá uma % significativa do teu capital, se prevês que vais perder muito mais, mais vale resgatares (embora seja contra as minhas ideias de investimento em fundos). Se resgatares com menos valias de 5%, mas depois vais investir em por exemplo acções europeias que te poderão dar 6%, compensa. Mas foi como o David disse, poderá ser pior a emenda que o soneto. Daí eu ir mantendo as minhas posições para o médio/longo prazo e ir metendo novo capital em novos fundos.

Apenas acrescento uma opinião ao que já foi dito pelo ClaudioOPA e D@vid, se os FI são para M/LP porque razão estão diariamente/semanalmente a ver a cotação dos mesmos?

Se olhassem mensalmente ou trimestralmente, teriam uma impressão "menos má". Não estou com isto a dizer que nos devemos desligar do mercado, pode-se entretanto ler notícias sobre sectores, mercados que possam vir a crescer e perceber a filosofia do fundo.

Até mesmo os fundos do inicio deste tópico, devem ter tido rentabilidades de - 20% num ou noutro ano, e isso não quer dizer que não tenham recuperado posteriormente.

Por último, imaginem que resgatam um fundo que está a perder 8% e que subscrevem outro que volta a perder mais 8%? É fundamental dar tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu resgaste seria muito provavelmente para colocar em ES Liquidez até que o mercado estabilize mas vejo que há muitas opiniões contra isso. ???

Nós apenas opinamos e discutimos ideias entre nós, depois cada um faz o que quiser, se te achas mais confortável resgatar com menos-valia e meter no Liquidez, força, nós apenas discutimos os prós e os contras  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nós apenas opinamos e discutimos ideias entre nós, depois cada um faz o que quiser, se te achas mais confortável resgatar com menos-valia e meter no Liquidez, força, nós apenas discutimos os prós e os contras  :)

Titanium, se me permites a minha opinião, eu acho que o pensamente transmitido  pelo ClaudioOPA é muito válido:  é fundamental que te sintas confortável com  o que tens. Mas, pondera se os pressupostos que te fizeram investir nesses produtos/categorias ainda se mantêm ou se já não.  Eu referi, uns post's atrás, que também estou a perder em algumas categorias, nomeadamente obrigações e emergentes, não sou nenhum doutor  :laugh:  , no entanto, no meu caso ainda me sinto dentro da minha margem de conforto...como estou diversificado e longo no investimento, a carteira está equilibrada, não sentirei, porventura, tanto o impacto, até porque os fundos de ações têm dado para diluir os abalos provocados pelas obrigações... 8)

Isso é o essencial: sentires-te confortável... ;)

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu resgaste seria muito provavelmente para colocar em ES Liquidez até que o mercado estabilize mas vejo que há muitas opiniões contra isso. ???

Como e quando é que saberás que o mercado estabilizou? Salvo erro até ao mês de maio em que houve a queda generalizada de todos os activos, ninguém esperava uma resposta dessas do mercado às declarações da FED. Posto isto é normal que ao longo do tempo possam existir notícias que abanem o mercado, mas isso é saudável, seria pior haver "crash´s" do que correcções de 15/20%, pode-se e deve-se aproveitar essas alturas para reforçar os FI.

Isto é apenas a minha opinião, não pretendo influência ninguém. Desejo-te boa sorte, e talvez te devas aconselhar com o teu PFA, nunca é demais ter diversas opiniões (pelo menos por um lado, por outro pode confundir ainda mais :P).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E agora para baralhar tudo o que disseram sobre PIMCO, cotação de sexta-feira:

Pimco Real Return: +0.60%

Pimco DI: +0.55%

Pimco GB: +0.19%

Pimco TR: +0.44%

Pimco HY: +016%

;D

Não está no TOP mas há quem o tenha:

Pimco Investment Grade Credit: +0.34%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E agora para baralhar tudo o que disseram sobre PIMCO, cotação de sexta-feira:

Pimco Real Return: +0.60%

Pimco DI: +0.55%

Pimco GB: +0.19%

Pimco TR: +0.44%

Pimco HY: +016%

;D

Não está no TOP mas há quem o tenha:

Pimco Investment Grade Credit: +0.34%

Eu daí tenho SÓ 4 :D lol

Eu levanto aqui uma questão, as quedas que temos observado nestes PIMCO´s consigo encontrar semelhanças com as quedas de 2008. O que eu me interrogo é, será que podemos esperar uma recuperação em 2014 á semelhança de 2009. Ou existe alguma condicionante na economia que impeça uma recuperaçao destas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu daí tenho SÓ 4 :D lol

Eu levanto aqui uma questão, as quedas que temos observado nestes PIMCO´s consigo encontrar semelhanças com as quedas de 2008. O que eu me interrogo é, será que podemos esperar uma recuperação em 2014 á semelhança de 2009. Ou existe alguma condicionante na economia que impeça uma recuperaçao destas?

Não podemos olhar "linearmente" para os gráficos dessa forma, se assim fosse seria fácil! ;D

Previsões nem tão pouco alguém te pode fazer, acredito porém que o "pior" já passou. Se a economia americana, japonesa e europeia recuperarem como tudo levar a crer, podemos assistir a uma recuperação em 2014, mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não podemos olhar "linearmente" para os gráficos dessa forma, se assim fosse seria fácil! ;D

Previsões nem tão pouco alguém te pode fazer, acredito porém que o "pior" já passou. Se a economia americana, japonesa e europeia recuperarem como tudo levar a crer, podemos assistir a uma recuperação em 2014, mas...

Pois era mais facil, era :D

Mas por isso e que eu perguntei se haveria algum tipo de paralelismo com a situaçao de 2008 ou se não se pode comparar..

Porque se fosse.. nem mexia na carteira. Venha 2014 ^^

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois era mais facil, era :D

Mas por isso e que eu perguntei se haveria algum tipo de paralelismo com a situaçao de 2008 ou se não se pode comparar..

Porque se fosse.. nem mexia na carteira. Venha 2014 ^^

este artigo compara com o bondcrash 1994

http://www.mandg.co.uk/-/media/5CCF7DEA6C0D4C6C8BF0E75167CB6076.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

i+kxHsnlNRgBwAAAABJRU5ErkJggg==

Bom, se compara com 94, temos de olhar atentamente para a resposta de 95!

Se aquela velha máxima de depois de um ano mau vem um ano bom se manter, poderemos ter um bom ano de 2014, mas como nos mercados nada é linear e certo...

Esse quadro é giro :) porque a noticia vem a dar conta do mau ano de 1994, mas depois vem o ano bom de 1995 só para chatear a noticia haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se aquela velha máxima de depois de um ano mau vem um ano bom se manter, poderemos ter um bom ano de 2014, mas como nos mercados nada é linear e certo...

Esse quadro é giro :) porque a noticia vem a dar conta do mau ano de 1994, mas depois vem o ano bom de 1995 só para chatear a noticia haha.

E os fundos estão actualmente no panorama de 1994? Com tantas notícias "bombásticas" para 2014, gostaria bastante de acreditar que 2014 corresponderia a 1995.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os fundos estão actualmente no panorama de 1994? Com tantas notícias "bombásticas" para 2014, gostaria bastante de acreditar que 2014 corresponderia a 1995.

...e estamos fartos de saber que  a História repete-se... em 2015 veremos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo o que é de acções no dia de hoje deverá descer de cotação.. O Ibra tem estado a recuperar nestes últimos dias.. Os Pimco também, e devem continuar no dia de hoje, as yields americanas e britânicas desceram a pique. O Obrigações Europa é que não tem dado sinais nenhuns de recuperação..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

como exemplo, e para uma carteira com alguns dos fundos por aqui apresentados e com igual peso entre eles

9ibazc.png

a "performance" a azul, actualmente está ao nivel do final de fevereiro, ou seja

- esta carteira se foi constituida depois do final de feveriro, está já negativa (redução de capital),

- a perda é máxima se a carteira foi constituida por volta do dia 21/5

as subidas também tendem a ser sempre mais lentas que as descidas - neste caso, os "ganhos" de cerca de 3 meses, "perdem-se" em cerca de 1 mes

quase dois meses depois, aqui fica um "update" da imagem, para a mesma carteira e com a evolução das cotações

post-16296-14412396644347_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quase dois meses depois, aqui fica um "update" da imagem, para a mesma carteira e com a evolução das cotações

Consegues fazer para 3/5 anos? porque isto dos fundos não se pode ver a pouco meses, a probabilidade de veres uma carteira negativa em 6/9 meses é bastante alta, a não ser que seja fundos tipo liquidez, monetário... :) :)

Esta questão da Siria vai ser bastante importante nos próximos meses, existe um documento elaborado pelo Deutsche Bank que faz destaque disso mesmo, resumidamente eles destacam, como riscos, o papel geopolítico actual da Síria, como é o caso da plataforma da Rússia para manter os seus interesses na região, nomeadamente através da base naval de águas profundas e o apoio ao movimento radical muçulmano Hezbollah, também apoiado pelo Irão...

Parece que volta um pouco o medo e a saida de aplicações de maior risco ( acções ), para entrarem nas Obrigações, Ouro etc...ou talvez não...aguardemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta questão da Siria vai ser bastante importante nos próximos meses, existe um documento elaborado pelo Deutsche Bank que faz destaque disso mesmo, resumidamente eles destacam, como riscos, o papel geopolítico actual da Síria, como é o caso da plataforma da Rússia para manter os seus interesses na região, nomeadamente através da base naval de águas profundas e o apoio ao movimento radical muçulmano Hezbollah, também apoiado pelo Irão...

Parece que volta um pouco o medo e a saida de aplicações de maior risco ( acções ), para entrarem nas Obrigações, Ouro etc...ou talvez não...aguardemos.

Quanto à questão do ouro, este já se nota bastante na cotação. E já que estamos no tópico dos fundos, vai haver aí fundos, que investem na cotação do ouro, a valorizarem bastante. O Ibra também tem uma pequena percentagem neste metal precioso.

Contudo, espero que nada aconteça, e que não haja ataques nenhuns, pelo bem de todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Consegues fazer para 3/5 anos? porque isto dos fundos não se pode ver a pouco meses, a probabilidade de veres uma carteira negativa em 6/9 meses é bastante alta, a não ser que seja fundos tipo liquidez, monetário... :) :)

Não tenho dados tão para trás, mas concordo contigo, é um periodo demasiado curto. Embora esta "fase" so tenha semelhanças com o 2011 e o 2008 (nessa janela dos 3/5 anos) - alguns dos fundos já estão com quedas superiores as de 2011.

também é possível observar, que o valor da carteira actualmente é praticamente igual ao ao do inicio do ano, e que independentemente (excepto um pequeno período, o mês passado)  da data de entrada, a carteira está negativa.

Com o que se prevê que possa ainda vir (Síria, FED, etc..) começam as duvidas se resgatar ou reforçar. As novas entradas "aparentemente" estão mais calmas, dada a participação/questões que tem surgido.

Mas passada "esta onda" (quanto tempo??) e assumindo a recuperação normal (semelhante aos históricos) haverá subidas interessantes.... só resta saber quando quando será.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )