Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

39 minutes ago, N.Rocha said:

Porque não tornar as coisas simples e colocar 100% IWDA, ex ?

talvez por ser o tópico dos Fundos de investimento.. ha um topico para estratégias de etfs.. o que podia sugerir aqui era para ir ao topico dos ETFs tambem "roubar" umas ideias ou pedir sugestões..

quanto as perguntas.. parece-me ridículo alguém estar a perguntar coisas que demorava menos tempo ir á pagina do banco procurar do que estar a aqui a escrever para alguém ir procurar por si...

Quanto a sugestão que dei, do Fidelity, foi memso so por ter conta no activo.. e assim poder começar com  o plano.. mas seguindo o que disse o @D@vid, é sempre boa ideia abrir conta no BEST e diria mais, no INVEST tb para poder ter acesso aos PPRs deles (mesmo que seja para usar sem o beneficio fiscal na entrada e assim ajuda na a ter componente de obrigações/menor risco).

Editado por ManuelD
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, ManuelD disse:

quanto as perguntas.. parece-me ridículo alguém estar a perguntar coisas que demorava menos tempo ir á pagina do banco procurar do que estar a aqui a escrever para alguém ir procurar por si...

Fui à página do banco mas não consegui obter acesso à carteira dos fundos que disponibilizam. Não sou cliente e não descobri como obter a informação. Perdoa a minha ignorância e desculpa a terrivel ofensa que fiz ao fazer tantas perguntas ao user...sr. policia deste tópico.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 minutes ago, 5coroas said:

Fui à página do banco mas não consegui obter acesso à carteira dos fundos que disponibilizam. Não sou cliente e não descobri como obter a informação. Perdoa a minha ignorância e desculpa a terrivel ofensa que fiz ao fazer tantas perguntas ao user...sr. policia deste tópico.

O polica tb se engana.. vejam o que aconteceu com os lagartos no marques.. da minha longa experiência como leitor do forum é algo que vejo com frequência.. peço desculpa ao @5coroasporque nao era o caso.. seja como for dei a resposta e mais se for preciso.. realmente a lamentar então é o site do ACTIVO não deixar consultar essa informação.

bons velhos tempos quando era o BAnco 7.. (e na revista carteira recomendavam o BPI restruturações)..e era dos mais avançado..para a época.. com o tempo so tem vindo a perder.. cada vez menos oferta, e um site dos piores (na minha opinião.. claro)..

[update]

não é muito intuitivo, mas depois de escolher investimentos, fundos, e escolher um, aparece uma barre de pesquisa em baixo.. e funciona.. seja como for @5coroas tem razão..talvez não tenha usado as melhores palavras nem as mais adequadas a um forum tópico onde o que se quer é a partilha de informação..

tambem não percebo bem o valor dos reforçõs ser meia unidade de participacão,, nao sei se é mesmo assim ou se é "gralha" .. sempre que faço é com unidades inteiras..

image.png.b7d39a31bc113bb02cc96acd8a672680.png

Editado por ManuelD
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ManuelD disse:

tambem não percebo bem o valor dos reforçõs ser meia unidade de participacão,, nao sei se é mesmo assim ou se é "gralha" .. sempre que faço é com unidades inteiras..

image.png.b7d39a31bc113bb02cc96acd8a672680.png

Deve mesmo ser gralha, senão seria 1 euro inicial (Minimos de investimento EUR) e 41,82 euros nas subsequentes. Alguém que queira entrar neste, será melhor pedir esclarecimentos primeiro sobre isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

talvez por ser o tópico dos Fundos de investimento.. ha um topico para estratégias de etfs.

O que se pretende discutir é a estratégia de investimento e não os veículos. Nada impede que o dono de um Ferrari fale sobre carros com o dono de um Lamborghini. Um bom apreciador de automóveis e com posses para tal, certamente terá espaço na sua garagem para ambos os veículos. Assim também deverá ser o investidor ao procurar a forma mais eficiente e rentável para os seus investimentos. Como já foi aqui referido, muitos user's investem em ambos os veículos e isso não impede que se discutam estratégias e tendências.

Talvez o user desconheça os ETF's e veio pedir aconselhamento a este tópico por ser mais familiar. De qualquer forma eu estou de acordo com o principio de investir num fundo global pois parece-me o mais adequado. Sabe-se que a nível de FI's de índice as opções são pouco acessíveis/atractivas ao investidor comum e provavelmente poderá fazer mais sentido recorrer a um ETF, neste caso o IWDA ou mesmo outro.

Quanto a sugestão que dei, do Fidelity, foi memso so por ter conta no activo.. e assim poder começar com  o plano

Tendo em conta o que referi antes, investir a longo prazo e com um objectivo específico num fundo sectorial, ignorando até eventuais distribuições de dividendos, parece-me uma má sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 30 minutos, 5coroas disse:

Deve mesmo ser gralha, senão seria 1 euro inicial (Minimos de investimento EUR) e 41,82 euros nas subsequentes. Alguém que queira entrar neste, será melhor pedir esclarecimentos primeiro sobre isto.

Bem quando punha fichas no AB em FI's, os Fidelity tinham mesmo os mínimos de subscrição e reforços de 1000€. A não ser que tenham alterado, o que acho estranho uma vez que no BB continua a ser essa a politica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu metia 70% num FI de acções globais e 30% em Crypto (15% BTC e 15% ETH). Se calhar daqui a 10 anos, ia ser giro ver o portfolio de crypto a valer 2x mais do que o FI de acções. :D

@D@vid Esqueceste-te de mencionar que até a crypto esta noite crashou e bem com o tweet do Elon Musk a dizer que "ah, ital dissemos há dias que iamos aceitar bitcoins para comprar Teslas, mas afinal foi só pra manipular o preço da BTC que havíamos comprado uns dias antes para depois vender com lucro pra tapar uns buracos contabilísticos e mostrar aos acionistas que Q1 afinal foi espetacular (só que não), e portanto agora que nos dá jeito acumular mais BTC para tapar buracos em Q2, vamos aqui fazer descer o preço da BTC, para comprar mais uma beca e daqui a uns dias vender caro, quando tweetarmos que afinal já aceitamos BTC outra vez" :D 

btw, com isto tudo o meu portfolio de FI está quase a zeros YTD, já andou nos 7%...

#ouvem-se choros contidos

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, Antonio84Pereira said:

Bem quando punha fichas no AB em FI's, os Fidelity tinham mesmo os mínimos de subscrição e reforços de 1000€. A não ser que tenham alterado, o que acho estranho uma vez que no BB continua a ser essa a politica.

A gralha a haver é em poder haver reforços de meia unidade, de resto, confirmo que o minimo uma unidade de reforço funciona, ou seja, experimentei e não houve nada a impedir..

Como já tenho o fundo, nao sei o minimo de subscrição, mas so para ajudar fiz subscrição de Fidelity Growth America com 7 unidades de participação e funcionou (No Activo B!)..para nao dizerem que o Policia nao ajuda 😁..

Mas continuo a pensar q para asusntos de ETFs, ha o topico especifico.. e até era bom para ficar mais animado..

Editado por ManuelD
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Patanisca disse:

Eu metia 70% num FI de acções globais e 30% em Crypto (15% BTC e 15% ETH). Se calhar daqui a 10 anos, ia ser giro ver o portfolio de crypto a valer 2x mais do que o FI de acções. :D

@D@vid Esqueceste-te de mencionar que até a crypto esta noite crashou e bem com o tweet do Elon Musk a dizer que "ah, ital dissemos há dias que iamos aceitar bitcoins para comprar Teslas, mas afinal foi só pra manipular o preço da BTC que havíamos comprado uns dias antes para depois vender com lucro pra tapar uns buracos contabilísticos e mostrar aos acionistas que Q1 afinal foi espetacular (só que não), e portanto agora que nos dá jeito acumular mais BTC para tapar buracos em Q2, vamos aqui fazer descer o preço da BTC, para comprar mais uma beca e daqui a uns dias vender caro, quando tweetarmos que afinal já aceitamos BTC outra vez" :D 

btw, com isto tudo o meu portfolio de FI está quase a zeros YTD, já andou nos 7%...

#ouvem-se choros contidos

De tudo o que falei ao menos tem algum tipo de regulação 😁 crypto é mundo à parte, por mim pode subir 1000000% ou cair igual 😂

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, D@vid disse:

De tudo o que falei ao menos tem algum tipo de regulação 😁 crypto é mundo à parte, por mim pode subir 1000000% ou cair igual 😂

Igual, o caraças! 😂

Deixa lá subir 1000000% 😛😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Patanisca disse:

btw, com isto tudo o meu portfolio de FI está quase a zeros YTD, já andou nos 7%.

O que baixou, consideravelmente, foi mesmo o NASDAQ.

A minha carteira também levou uma bela porrada nestas últimas semanas por estar muito exposto a tech. Tenho algum dinheiro para reforços mas não queria reforçar tech. Os FI globais baixaram mas muito longe do que baixou NASDAQ 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu no activo tenho Fidelity Funds - American Growth Fund A-Acc-EUR com 1 UP de subscrição minima, nos outros bancos é 1000€ apesar de ter grow. tem comportamento semelhante a um misto pelo menos é o que acho. 

tenho tb o invesco consumer que tem tb como minimo de subscrição 1 UP.

há 2 minutos, tiao disse:

O que baixou, consideravelmente, foi mesmo o NASDAQ.

A minha carteira também levou uma bela porrada nestas últimas semanas por estar muito exposto a tech. Tenho algum dinheiro para reforços mas não queria reforçar tech. Os FI globais baixaram mas muito longe do que baixou NASDAQ 

eu tenho andado a reforçar aos poucos mas queria entrar no T . rowe small caps e tenho estado espera baixe ainda mais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, superkinas disse:

eu no activo tenho Fidelity Funds - American Growth Fund A-Acc-EUR com 1 UP de subscrição minima, nos outros bancos é 1000€ apesar de ter grow. tem comportamento semelhante a um misto pelo menos é o que acho. 

tenho tb o invesco consumer que tem tb como minimo de subscrição 1 UP.

O invesco no BEST tem um mínimo de 500 euros. E eu que pensava que o BEST era provavelemnte o banco com melhores condições, mas vimos aqui alguns exemplos de que o mínimo de alfundos é mais baixo no activo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

@Pascoa para além já do dito podes ver estes dois ( não sei se o Activo os têm )

Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund AH (EUR) Acções Globais

Mínimo: 1.000€ reforços mínimos de 500€

Rentabilidade média de 14%/ano nos últimos 10 anos.

Capital Group New Perspective Fund (LUX) T (EUR) Acções Globais

Mínimo: 1.000€ reforços mínimos +/- 17€

Rentabilidade média de 15%/ano nos últimos 5 anos.

Para um prazo tão longo iria para um ou dois fundos de acções globais ( minimamente descorrelacionados ).

Não estão disponíveis no Activo. Podes-me informar em que banco(s) está(ão) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, fhff said:

O Activo cobra alguma comissão pela guarda dos fundos?  Obrigado.

Não cobra nada..😃

Eu tenho conta e uso, neste caso dos fidelity e e invesco, até pode ter vantagem, mas o BEST tem muito mais variedade, eu não ficaria limitado ás opçoes do Activo..escolher um fundo  e ter como criterio estar disponivel no activo, nao faz sentido.. é sempre melhor abrir ocnta onde existir,seja best, big e ou invest 

[off topic]

o Activo tem uma opção que são certificados, alguém tem alguma opinião? paracem funcionar um pouco como etfs, apenas tem o custo de bolsa, e no activo nao cobram custodia, tem tipo iwda, sp500, entre outros..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, ManuelD disse:

Não cobra nada..😃

Eu tenho conta e uso, neste caso dos fidelity e e invesco, até pode ter vantagem, mas o BEST tem muito mais variedade, eu não ficaria limitado ás opçoes do Activo..escolher um fundo  e ter como criterio estar disponivel no activo, nao faz sentido.. é sempre melhor abrir ocnta onde existir,seja best, big e ou invest 

Obrigado pela informação. Sim, concordo. Eu tenho fundos no Invest e contas em mais 2 bancos, um deles o Activo. Não tinha ponderado o AB para os fundos, mas poderá ser uma outra hipótese para diversificar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, D@vid said:

@Pascoa para além já do dito podes ver estes dois ( não sei se o Activo os têm )

Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund AH (EUR) Acções Globais

Mínimo: 1.000€ reforços mínimos de 500€

Rentabilidade média de 14%/ano nos últimos 10 anos.

Capital Group New Perspective Fund (LUX) T (EUR) Acções Globais

Mínimo: 1.000€ reforços mínimos +/- 17€

Rentabilidade média de 15%/ano nos últimos 5 anos.

Para um prazo tão longo iria para um ou dois fundos de acções globais ( minimamente descorrelacionados ).

@D@vid Achas q são merecedores de constarem na primeira pagina? Acho que nos de acções podida estar dividido, ou ter mais uma secção com acções globais, que pelo que me pareceu nem tem nenhuns (a nao ser os tematicos de consumo e outras..)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, ManuelD disse:

@D@vid Achas q são merecedores de constarem na primeira pagina? Acho que nos de acções podida estar dividido, ou ter mais uma secção com acções globais, que pelo que me pareceu nem tem nenhuns (a nao ser os há tematicos de consumo e outras..)

Há imensos que podiam estar na primeira página, pode ir um deles até porque acho que não está lá nenhum de acções globais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )