Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 horas, superkinas disse:

Ainda bem que no que toca a ETF mantie-me no IWDA e não cheguei a entrar no IWMO.

Como entrei nisto fundos pouco tempo 3-4 anos nunca tinha percebido nem sentido esta mudança crescimento value.

Eu ando a reforçar os 2 ;)

Quanto mais vermelho mais eu gosto e mais compro hehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Diversificação:

Inflação sobe nos EUA

👇

⬇️Stocks USA

⬇️Stocks Europa

⬇️Stocks Asia/China

⬇️Bonds USA

⬇️Bonds Europa

⬇️Ouro

O banho de sangue continua. 

Mas animem-se, adivinham se oportunidades para reforçar ou entrar. Principalmente aqueles que a nível psicológico estavam com dificuldades em faze-lo devido às valorizações mais recentes. 

Como diz o 5coroas, o pior mesmo é o reembolso do IRS que nunca mais chega... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na oferta de fundos do BB ( segundo o site são 3334 ) só 221 apresentam rentabilidades negativas a 5 anos ( 6,6% dos fundos ), na maioria são fundos de obrigações, mercados emergentes, e energia...

Nestes 5 anos tivemos o 2018 e Fevereiro/Março de 2020.

Como disse o @ManuelD, os fundos apresentam na sua ficha o prazo mínimo de investimento ( 1, 3 ou 5 anos dependendo do tipo de fundo ) e só há duas formas de ganhar dinheiro, esperar por subidas ou ir reforçando, para quem investe para ganhar no curto prazo por vezes leva estas pancadas, diria até que na maior parte das vezes leva mesmo pancada.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos,

Tenho 2 filhos com 4 e 6 anos e pretendia criar uma carteira para eles usarem quando forem maiores de 18 anos.

Como a literacia financeira ainda é baixa estava a pensar numa carteira tipo keep-it-simple até ganhar mais conhecimento e calo no assunto. Pretendo fazer reforços trimestrais ou numa quebra do mercado como a atual.

Atualmente sou cliente do ActivoBank mas não tenho qualquer problema em abrir noutro (Best, Invest ou Big) se for necessário.

Estamos a falar de um investimento inicial de 8-10k e reforços entre os 300-450€ por trimestre.

Estava a pensar numa das seguintes estratégias:

1. 1.      2 FI de ações globais;

2. 2.      1 FI de ações + 1 FI de obrigações;

3. 3.      Adicionar um PPR (AR ou Optimize) aos pontos 1 ou 2

Prevendo ser um investimento >10 anos valerá a pena uma carteira mais conservadora como a opção 2 ?

Todos os comentários são bem-vindos.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    19 minutes ago, D@vid said:

Na oferta de fundos do BB ( segundo o site são 3334 ) só 221 apresentam rentabilidades negativas a 5 anos ( 6,6% dos fundos ), na maioria são fundos de obrigações, mercados emergentes, e energia...

Nestes 5 anos tivemos o 2018 e Fevereiro/Março de 2020.

Como disse o @ManuelD, os fundos apresentam na sua ficha o prazo mínimo de investimento ( 1, 3 ou 5 anos dependendo do tipo de fundo ) e só há duas formas de ganhar dinheiro, esperar por subidas ou ir reforçando, para quem investe para ganhar no curto prazo por vezes leva estas pancadas, diria até que na maior parte das vezes leva mesmo pancada.

Eu pela amostra das participações do tópico dos fundos, fico com a sensação de que uma parte das pessoas parece investir em fundos, à procura das emoções de investir em produtos mais voláteis..como acções individuas, os cfds.

Digo isso pelo estilo "relato": hoje subui x, hoje desceu y..etc.. quando isso para os prazos de investimento de fundos é insignificante.

Eu se perspectivar um movimento de curto prazo forte, seja longo ou curto, não vou usar fundos para seguir esse movimento, mas posso entrar num futuro de SP500 com os limites definidos á partidas, SL e TP. Os fundos são para navegar ondas "maiores"...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, Pascoa said:

Bom dia a todos,

Tenho 2 filhos com 4 e 6 anos e pretendia criar uma carteira para eles usarem quando forem maiores de 18 anos.

Como a literacia financeira ainda é baixa estava a pensar numa carteira tipo keep-it-simple até ganhar mais conhecimento e calo no assunto. Pretendo fazer reforços trimestrais ou numa quebra do mercado como a atual.

Atualmente sou cliente do ActivoBank mas não tenho qualquer problema em abrir noutro (Best, Invest ou Big) se for necessário.

Estamos a falar de um investimento inicial de 8-10k e reforços entre os 300-450€ por trimestre.

Prevendo ser um investimento >10 anos valerá a pena uma carteira mais conservadora como a opção 2 ?

Obrigado.

no Activo, para começares tens logo um dos da primeira pagina:

Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR

que tem a vantagem de poder ter reforços "pequenos"..eu nao punha logo tido de uma vez..

ia fazendo reforços mensais

Depois á volta desse fundo adicionava mais alguns (como descreves), mas sem complicar muito..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, ManuelD disse:

que tem a vantagem de poder ter reforços "pequenos"..eu nao punha logo tido de uma vez..

Qual é o mínimo nos reforços que podemos fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, ManuelD disse:

é uma unidade.. 

Último valor da UP (data) 83,25 EUR (10/05/2021)

Isso é muito bom; no Best os Fidelitys andam nos 1000 euros (ou andavam, pois já há muito tempo que não vejo como andam).

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Pascoa disse:

Bom dia a todos,

Obrigado.

Eu particularmente gosto de ter alguma componente de obrigações na carteira, contudo os próximos anos poderão nao ser positivos para as obrigações, pelo que optei por retirar as obrigações nas carteiras dos meus filhos e investir tudo em acções. Mais tarde tenciono voltar a introduzir essa componente.
    Quanto aos PPR. A maior parte tem uma componente de obrigações pelo que disse acima acho não ser o melhor.
    Quanto a PPR eexclusivo de acções, o problema é encontrar PPR que sejam realmente bons.
    Por exemplo o PPR optimize agressivo, tem tido um desempenho inferior ao Iwda, e os bbenefícios não compensam.
    Agora há que ter em conta que uma carteira só de acções tem uma maior volatilidade e tem de saber se está disposto a isso.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 19 minutos, ManuelD disse:

ia fazendo reforços mensais

Depois á volta desse fundo adicionava mais alguns (como descreves), mas sem complicar muito..

Não tinha mais vantagem ser um de acumulação ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Pascoa disse:

Não tinha mais vantagem ser um de acumulação ?

Tem, mas esse apesar de ser de distribuição, não tem distribuido nada nos últimos anos. É um fundo sectorial, com o risco qe tem em vez de uma estratégia mais geral, mas tem tido melhor desempenho que o iwda e menos volatilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, dfserra disse:

Eu particularmente gosto de ter alguma componente de obrigações na carteira, contudo os próximos anos poderão nao ser positivos para as obrigações, pelo que optei por retirar as obrigações nas carteiras dos meus filhos e investir tudo em acções. Mais tarde tenciono voltar a introduzir essa componente.
    Quanto aos PPR. A maior parte tem uma componente de obrigações pelo que disse acima acho não ser o melhor.
    Quanto a PPR eexclusivo de acções, o problema é encontrar PPR que sejam realmente bons.
    Por exemplo o PPR optimize agressivo, tem tido um desempenho inferior ao Iwda, e os bbenefícios não compensam.
    Agora há que ter em conta que uma carteira só de acções tem uma maior volatilidade e tem de saber se está disposto a isso.

Tendo em conta o prazo pretendido e com os vários alertas que li neste fórum por exemplo, penso ter estômago para a volatilidade de uma carteira só de ações.

há 2 minutos, dfserra disse:

Tem, mas esse apesar de ser de distribuição, não tem distribuido nada nos últimos anos. É um fundo sectorial, com o risco qe tem em vez de uma estratégia mais geral, mas tem tido melhor desempenho que o iwda e menos volatilidade.

há 1 minuto, USD disse:

Esse fundo apesar de ser de Distribuição, nada tem distribuido nos últimos anos

Reparei agora que só fez distribuição por 3x e a última em 2013. Obrigado pelo esclarecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, N.Rocha disse:

Porque não tornar as coisas simples e colocar 100% IWDA, ex ?

É uma hipótese a ponderar obviamente. Depois dos vossos comentários irei estudar qual serão as melhores opções para o meu objectivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )