Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 21 horas, Patanisca disse:

Claro que deixei. Já viste a valorização deles e a sua perspectiva de sustentabilidade do preço? Estão em território de bolha. Só errei foi no método, que devia ter entrado, fazer 10% e sair. 

Muito do dinheiro que andava aí a encher a bolha do Solar e Renewables, tem ido para crypto. Dinheiro especulativo pois então. 

A julgar pelo dia de hoje, parece que devia era ter fechado a posição na totalidade! Que como o @5coroas diz e muito bem, a festa está pra continuar! 

Não sei se está relacionado, mas eu entre Janeiro e Fevereiro estava com 15% no Pictet Global Environmental Opportunities P Acc Eur - LU0503631714

Na altura depois até vim aqui ao fórum perguntar se deveria ter saído. Rendeu-me num mÊs 400€. Atualmente está com 4%.

Tenho mais 2 fundos virados para Ambiente e Energia. Estão ambos negativos.

Não sei o quão relacionado pode estar com o que diz no seu conjunto de posts, mas decidi partilhar o meu lado.

há 11 minutos, Virtua disse:

Se for um banco para investimento não tens comissões de guarda de títulos. Abrires e teres conta no Best, Invest ou Big custa 0 euros.

É!? Ai dessa não sabia!

Bom, então vou ter que investigar isso! Muito obrigado! :)

Isto aliado com o post anterior do Mauel, já me dá alguma visão! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, mudasti disse:

Esqueci-me de dizer:

A única experiência que tenho é com fundos de investimento.
    Eu gostava de diversificar a carteira (por exemplo apostar num fundo de outro tipo de mercados) mas não me parece fazer sentido começar um fundo com 100€. 

Uma possível estratégia podia por exemplo ser:
    Aumentar capital nos fundos atuais e depois se tivesse a ter lucro ao fim de algum tempo (por exemplo, 3,000€) podia resgatar e depois investir de novo e ficar com uma carteira diferente e de 4 fundos passava para 5.

@ManuelD

Eu falo sempre com o gestor de conta e atualmente tenho:
    Pictet Global Environmental Opportunities P Acc Eur - LU0503631714
    Vontobel Sustainable Emerging Markets - LU1646585114
    BNP Paribas Climate Impact - LU0406802339
    Threadneedle - Smaller Companies - LU1829329819

EDIT
    Preocupa-me a reforma em Portugal. Tenho 27 anos e não sei se vou ter uma reforma.
    Mas não sei como preparar-me para isto. PPR ? 

Quanto a mim, parece-me ser uma carteira muito pouco abrangente... Eu poupava para subscrição de novos produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva.

Na conta do meu pai venceu-se um depósito a prazo de 125.000 US$. 
    Pedi taxa para renovação a 180 dias e deram-me o valor ridículo de 0,05%.

Tendo em conta que o meu pai possui actualmente 97 anos, não é minha intenção investir este capital em fundos de investimento. Porque acho os mercados extremamente sobrevalorizados e porque tendo em conta a idade avançada do meu pai, não tenciono um investimento a médio ou longo prazo.

De qualquer forma, o gestor do Santander disse-me que mercados estão robustos e diz que:

Desculpe discordar consigo relativamente à questão dos mercados. Já se houve falar que estão em máximos à muito tempo e o que é um facto é que estão bastante estáveis e robustos. Os resultados das empresas americanas estão a superar as expectativas e a grande questão é a ausência de alternativas de taxa fixa. Como sabe as obrigações de risco aceitável estão bastante caras e com yields muito baixas.

O que pode fazer sentido actualmente é investir sectorialmente. O Santander recomenda dois fundos que estão a ter uma performance muito positiva para o qual junto a ficha técnica para sua análise:

PIctet – Global Megatrending Selection (fundo de ações que abarca as principais megatendencias actuais: Biotech; Health; Security; Robotics; Digital; Premium Brands; Nutrition; Water; Timber; Clean Energy e Smartcity. YTD está a ter uma valorização de 7,3%.

·       Nordea Global Climate and Enviroment (fundo de ações que investe maioritariamente nos EUA em empresas relacionadas com o ambiente. YTD está com uma valorização de 10,20%

A meu ver não faz muito sentido investir nestes fundos com um risco tão elevado, para uma pessoa com 97, em que o importante será preservar o capital com o mínimo de volatilidade.

Há algum fundo de investimento em US$ que recomendem entrar com 125.000 US$ e que seja mais conservador?

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, jopsilveira disse:

Viva.

Tendo em conta que o meu pai possui actualmente 97 anos, não é minha intenção investir este capital em fundos de investimento. Porque acho os mercados extremamente sobrevalorizados e porque tendo em conta a idade avançada do meu pai, não tenciono um investimento a médio ou longo prazo.

De qualquer forma, o gestor do Santander disse-me que mercados estão robustos e diz que:

Desculpe discordar consigo relativamente à questão dos mercados. Já se houve falar que estão em máximos à muito tempo e o que é um facto é que estão bastante estáveis e robustos. Os resultados das empresas americanas estão a superar as expectativas e a grande questão é a ausência de alternativas de taxa fixa. Como sabe as obrigações de risco aceitável estão bastante caras e com yields muito baixas.

O que pode fazer sentido actualmente é investir sectorialmente. O Santander recomenda dois fundos que estão a ter uma performance muito positiva para o qual junto a ficha técnica para sua análise:

PIctet – Global Megatrending Selection (fundo de ações que abarca as principais megatendencias actuais: Biotech; Health; Security; Robotics; Digital; Premium Brands; Nutrition; Water; Timber; Clean Energy e Smartcity. YTD está a ter uma valorização de 7,3%.

·       Nordea Global Climate and Enviroment (fundo de ações que investe maioritariamente nos EUA em empresas relacionadas com o ambiente. YTD está com uma valorização de 10,20%

A meu ver não faz muito sentido investir nestes fundos com um risco tão elevado, para uma pessoa com 97, em que o importante será preservar o capital com o mínimo de volatilidade.

Há algum fundo de investimento em US$ que recomendem entrar com 125.000 US$ e que seja mais conservador?

Não sei carteira de fundos do Santander mas a apostar em fundos de investimento ou etf  seria apenas uma parte,talvez pequena desse  investimento. Ou escolhia IWDA  ou um fundo de ações globais calmo com pouca volatilidade, até para se ir ambientando aos mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se pretende aplicar a totalidade do valor num único fundo penso que deverá escolher um fundo com multiativos (ações, obrigações, outros) com um perfil adequado a si. Claro que isso depende do que são 125K no global da carteira e aí poderá fazer sentido estar 100% ações. No campo da gestão passiva tens por exemplo os da Vanguard (LifeStrategy 100, 80, 60, 40 e 20). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu continuo a achar muito arriscado meter em fundos de investimentos de ações, em que a curto de prazo o mais certo é perder capital.

Tenciono preservar capital e não passar um ou 2 meses e ver o capital por exemplo reduzido a 3 ou 4%.

Dos 2 fundos mencionados no meu post anterior, e recomendados pelo Santander Private, sería algo a ter em conta? Estamos a falar de classe de risco 6.

Ou escolhia IWDA  ou um fundo de ações globais calmo com pouca volatilidade, até para se ir ambientando aos mercados.

E qual seria esse fundo de ações global calmo com pouca volatilidade e em USD?

”Para se ir ambientado aos mercados”? Uma pessoa com 97 anos, achas que tem tempo para se ambientar aos mercados?

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estamos num tópico de capital nao garantido...

ambientar mercados estava referir aos herdeiros...

nao existe, soluções milagrosas, ou muda banco e procura deposito em dolares ou outro produto cap garantido mais vantajoso ou opta por colocar um pouco em capital nao garantido. Acho que ler um pouco (herdeiros) e optar por um fundo ou ETF de acções mundiais dos mais calmos será uma opção a considerar.

O que acha da opção que o Santander lhe ofereceu :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, jopsilveira disse:

Viva.

O dinheiro é do seu pai, ele é que tem de saber se quer correr algum risco.
    Se houver a possibilidade dele utilizar esse dinheiro, então fundos não é uma opção. Acções são arriscadas no curto prazo, e obrigações pode também ser um mau investimento a curto prazo.
    Em euros poderia escolher certificados de tesouro, a taxa começa em cerca de 0,5% e vai aumentando um pouco com os anos.
    Pode aproveitar depósitos iniciais eem alguns bancos, no invest 1% a 6 meses até 75 mil euros.
    Em dolares conheço mal, contudo no bancoinvest consegue-se a 1 ano taxa de 0,25%

Se o objectivo não for gastar esse dinheiro e ser para os herdeiros, então pode-se assumir risco, como se o dinheiro fosse já deles
    O iwda para além de ser muito mais genérico que esses fundos recomendados, este ano até está a ter uma rentabilidade superior a esses 2, cerca de 12%.

Se os fundos valorizarem até à herança, as mais valias obtidas parece que não são tributadas.

Não sabemos se existe mais património ou se essencialmente esse.

Em suma, se o seu pai pretender correr algum risco numa perspetiva de valorização para os herdeiros, pode investir parte do valor em fundos/etf genéricos.
    Se o seu pai for avesso ao risco, então é melhor não arriscar. Não vale a pena causar preocupações em pessoas de 97 anos e o ganho em poucos anos acaba por não ser assim tão elevado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, dfserra disse:

Em dolares conheço mal, contudo no bancoinvest consegue-se a 1 ano taxa de 0,25%

Em USD, 1,40%/1,15% a 2 anos no BNI Europa sem/com mobilização antecipada.

Em EUR, repito a sugestão dos CTPC, embora as melhores taxas sejam só após os 3/4 primeiros anos. O seguro de capitalização Lusitânia Rendimento a 3 anos, com isenção do custo de subscrição ao contratar diretamente à seguradora. Para uma ideia do que há em depósitos a prazo, ver aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, jopsilveira disse:

Viva.

Há mais herdeiros além de você? É que se os há, não me parece correcto que esteja você a orientar o seu pai para este tipo de investimentos tão arriscados quando ele já tem 97 anos. As propostas do Santander são abjetas...estão a seduzi-los com as rentabilidades fora do normal que obtiveram no ultimo ano, como se isso desse alguma garantia daquilo que vai acontecer no futuro. Não se metam nisso pois as probabilidades de se escaldarem são enormes.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que o forum já deu informação mais do que suficiente... a questão é se a procura era de informação ou de validação.. nestes tempos em que todos têm uma opinião.. o que mais se vê é quem procure .. procure... até encontrar a resposta que quer.. mas isso não é procura nem pesquisa.. é bur***

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, mudasti disse:

É!? Ai dessa não sabia!

Bom, então vou ter que investigar isso! Muito obrigado! :)

Isto aliado com o post anterior do Mauel, já me dá alguma visão! :)

Os fundos não são, ou não deveriam ser, considerados títulos, logo um banco que cobre essa comissão não o deveria de fazer, de salientar que no BB existe guarda de títulos mas mesmo para os títulos ( acções, obrigações, ETFs... )

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JRJordao disse:

Porque não optar simplesmente por produto(s) de capital garantido? Ganhará pouco é verdade, mas com 97 anos ele ainda precisa de ganhar muito? E evita angústias com desvalorizações.

Isto digo eu, que todas as pessoas que conheço com mais de 70 anos nem querem ouvir falar em investimentos sem capital garantido.

Precisamente. 

Não consigo compreender como e que um gestor do Santander Private aconselha um cliente com 97 anos a investir em fundos de investimento. Salvo se os herdeiros tenham a primeira palavra em relação aos investimentos do progenitor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, enviei o seguinte email ao gestor:

Uma TANB de 0,05% a 6 meses para um montante de 125.000 US$ é manifestamente uma taxa baixa.

E não é pelo facto das taxas de juro estarem baixas, porque muitos outros Bancos oferecem taxas substancialmente mais elevadas.

Consigo por exemplo uma TANB a 6 meses de 0,90% sem mobilização, ou 0,80% com mobilização.

Todos os outros Bancos que contactei, oferecem taxas 10 vezes superiores ao Santander. 

Poderia por favor rever a taxa? 

Tendo em conta que estamos no Santander Private, e tendo em conta o montante, estaria à espera de obter melhores taxas. Até porque todos os outros Bancos que contactei, não são da área "Private"...

Nuno, não faz muito sentido estar a sugerir entrar em fundos de investimento tão arriscados como os que me indica, para uma pessoa com 97 anos.

E com um montante bastante elevado da carteira total.

Eu queria optar simplesmente por produto(s) de capital garantido. Ganhará pouco é verdade, mas com 97 anos evitaremos angústias com desvalorizações.

O meu pai terá de rezar muito pela sorte que esses dois fundos de investimentos temáticos altamente especulativos possam trazer. As rentabilidades fora do normal que obtidas no último ano, não dão nenhuma garantia daquilo que vai acontecer no futuro. As probabilidades de me escaldar são enormes.

Há dois momentos na vida, aquele em que precisamos de gerar riqueza e aquele em que queremos preservar a riqueza gerada.

Existe algum outro produto de capital garantido?

Peço  o favor de rever a taxa de juros em US$ para a totalidade do capital. A 6 meses. E a 12 meses com mobilização.

Ao que recebi a seguinte resposta:

Para além do DP não existe actualmente qualquer outro produto de capital garantido e em DP não é possível mesmo apresentar uma taxa superior à que lhe sugeri. As características do DP estão na Ficha de Informação Normalizada que lhe enviei.

Portanto a única coisa que tenho em cima da mesa é um depósito a prazo com taxa de 0,05% ! Transferir o capital para outro Banco está fora de questão.

Que bela merda!

A única hipótese que vejo seria investir nalgum fundo de investimento ultra-conservador. Não sei é qual.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@jopsilveira Eu metia isso num PPR Vintage que tem capital garantido após 3 anos, e com sorte ainda rende uns 3%/4% ao ano, não sei é se fazem para alguém com 97 anos...ou então um seguro de capitalização que costuma ter uma taxa um pouco superior à maioria dos DP, não esquecer que o capital ascende os 100k do fundo de garantia...

Na minha perspectiva nunca seria de bom tom recomendar fundos de acções de risco 6 que podem ter quedas até aos 25% ( mais de 30.000$ ), eu percebo que o Santander ande numa luta desenfreada pelo 4.º lugar no ranking de quota de mercado em fundos estrangeiros, mas secalhar estão a extravasar o que diz a MIFIDII...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )