Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

2 hours ago, Patanisca said:

Deram hoje entrada as ordens que fiz ontem à noite em mais um rebalanceamento de hyped-tech para value.

Vendi boa parte do BNP Paribas Energy Transition e do Allianz AI. Ambos os meus maiores perdedores, fruto de entradas mal calculdadas sem targets definidos, acabei por estar a ganhar + de 15% em cada um, mas deixei estar por inércia, quando vou a ver, já está ambas as posições bem negativas e a arrastar o portfolio. Lixo com eles.

Deixaste de acreditar nos fundos? A não ser que tenhas uma gestão activa, não entendo este tipo de opção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 58 minutos, jopsilveira disse:

Então diz-me aí quais esses fundos que tanto cairam, porque parece-me que será um bom ponto de entrada.

Por exemplo o ishares clean energy etf, mas parece-me que as quedas estão para continuar.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, JM_ said:

Deixaste de acreditar nos fundos? A não ser que tenhas uma gestão activa, não entendo este tipo de opção.

São os caça topos e fundos com FI.. (se querem emoções fortes usem outros produtos.. CFDs, futuros..) alguns ajustes pontuais ainda entendo.. agora assim.. nao me parece que seja o melhor uso para os fundos.. mas tal como já disse, ninguém me pode impedir de andar de boné num dia de chuva..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Claro que deixei. Já viste a valorização deles e a sua perspectiva de sustentabilidade do preço? Estão em território de bolha. Só errei foi no método, que devia ter entrado, fazer 10% e sair. 

Muito do dinheiro que andava aí a encher a bolha do Solar e Renewables, tem ido para crypto. Dinheiro especulativo pois então. 

A julgar pelo dia de hoje, parece que devia era ter fechado a posição na totalidade! Que como o @5coroas diz e muito bem, a festa está pra continuar! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, ManuelD disse:

alguns ajustes pontuais ainda entendo.. agora assim.. 

Foi um rebalanceamento, um tal "ajuste pontual", eu faço gestão activa. Ainda tenho a soberania do meu património para escolher fazer com ele o que bem me apetece. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tal como já disse, ninguém me pode impedir de andar de boné num dia de chuva..

so pretendo deixar a informação para que quem tem pouca experiência nao fique a pensar que os fundos são para captar movimento curtos de 10%.... por alguma coisa na ficha informativa dos fundos vem algo do genero..

image.png

Editado por ManuelD
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu hoje no fecho da sessão fiz uma pequena entrada num ETF de cleanenergy, vamos ver se não me arrependo.
    Quem está dentro, se calhar é melhor não sair agora.

Com a pandemia e confinamentos, percebi perfeitamente o porquê da subida das empresas tecnológicas. Quanto às energias limpas, não percebi o porquê de subidas tão acentuadas.

Neste tópico fala-se muito que devemos reforçar nas quedas, isto é válido para o portfólio como um todo e também para os fundos individuais, se considerarmos que ttem futuro.
    Sair de fundos depois de cair e entrar noutros que estão a correr bem, pode ser pior do que deixar ficar tudo quieto.
    Eu tenho o BGF next tecnologi ainda pensei em sair, mas agora que já caiu o que caiu, acho que o melhor é mesmo ficar, é uma área que mais tarde ou mais cedo deverá recuperar. As áreas com maior desempenho médio, são normalmente também as que quando descem, descem mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, dfserra disse:

Eu hoje no fecho da sessão fiz uma pequena entrada num ETF de cleanenergy, vamos ver se não me arrependo.

Reparaste que os ETFs de cleanenergy ainda nem sequer alcançaram os topos alcançados em 2007/08 ? O problema é que na sua constituição têm lá muito joio especulativo e pouco trigo-value. 

Concordo totalmente com o Patanisca: para tentar sacar algum seguindo durante pouco tempo o momentum ascendente ainda servem, mas para LP e nomeadamente entrar em plena tendência de esvaziamento bolhistico:D...muito arriscado. 

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    31 minutes ago, 5coroas said:

Concordo totalmente com o Patanisca: para tentar sacar algum seguindo durante pouco tempo o momentum ascendente ainda servem, mas para LP e nomeadamente entrar em plena tendência de esvaziamento bolhistico:D...muito arriscado. 

volto a referir que as minhas palavras são apenas no sentido de alertar que os FI não são o instrumento adequando para investimentos a curto prazo/especulativos e o mesmo nas KIID desses fundos referidos vem uma linha com: "Recomendação: Este Fundo poderá não ser apropriado para investimento de curto prazo"

Se conscientemente o objectivo é "arriscar" em movimentos especulativos, devem ser usados instrumentos que dêem outro tipo de protecção como stops, e que tenham liquidez, não como os fundos em que há um delay de "dias" entre ordens..

por outro lado, também percebo que se nao estamos confortaveis com uma posição, ou se o tempo não nos dá razão e pensamos ter sido um erro.. não continuar com o  erro e resgatar.. Agora o resumo da minha parte é q quando se faz uma entrada consciente num fundo (nao os de liquidez e afins..claro..), se deve ter a noção de que o horizonte temporal a considerar deve ser longo.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, ManuelD disse:

volto a referir que as minhas palavras são apenas no sentido de alertar que os FI não são o instrumento adequando para investimentos a curto prazo/especulativos e o mesmo nas KIID desses fundos referidos vem uma linha com: "Recomendação: Este Fundo poderá não ser apropriado para investimento de curto prazo"

Se conscientemente o objectivo é "arriscar" em movimentos especulativos, devem ser usados instrumentos que dêem outro tipo de protecção como stops, e que tenham liquidez, não como os fundos em que há um delay de "dias" entre ordens..

por outro lado, também percebo que se nao estamos confortaveis com uma posição, ou se o tempo não nos dá razão e pensamos ter sido um erro.. não continuar com o  erro e resgatar.. Agora o resumo da minha parte é q quando se faz uma entrada consciente num fundo (nao os de liquidez e afins..claro..), se deve ter a noção de que o horizonte temporal a considerar deve ser longo.. 

Os movimentos especulativos não têm forçosamente que ser rápidos; podes manter os FIs durante alguns meses (ou até alcançarem determinada posição) e depois resgatar quando já tenhas uma rentabilidade que em principio não será destruida pelo delay de dias entre ordens...é verdade que outros instrumentos não têm esse handicap do delay...mas por outro lado têm os custos dos movimentos, que no caso de se tratar de movimentos realizados em bolsas não-europeias são bastante significativos. Já fiz centenas de movimentos especulativos com FI e o saldo têm sido positivo, logo não posso concordar que estes não sejam apropriados para esse efeito. Ultimamente tenho-me virado para os ETFs e ações e também com sucesso, mas confesso que embora lucrando, me custa ver as quantias que me têm sido sugadas.:angry:

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, 5coroas said:

ogo não posso concordar que estes não sejam apropriados para esse efeito. Ultimamente tenho-me virado para os ETFs e ações e também com sucesso, mas confesso que embora lucrando, me custa ver as quantias que me têm sido sugadas.

não será algo psicologico? ou seja, nos fundos acaba por haver um spread gigantesco em cada ordem que não conheço forma de contabilizar..

numa acção, etf, futuro sobre índice, quando dás a ordem estas a pagar o preço daquele momento + um spread, nos fundos é uma incógnita.. e como contabilizas esse delta ? (tanto pode ser em teu favor como em contra, mas não é essa a questão).. 

o ter ganhos acho que também nao é razão para dizer que os fundos são a melhor ferramenta para "especular".. que não são... isto é como ir caçar, disparar e o tiro so sair da arma no outro dia... mas cada um faz o que quer.. so pretendia que quem venha ler o tópico perceba que há produtos mais ou menos adequados para cata tipo de estrategia/horizonte temporal..

Editado por ManuelD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, ManuelD disse:

o ter ganhos acho que também nao é razão para dizer que os fundos são a melhor ferramenta para "especular".. que não são... isto é como ir caçar, disparar e o tiro so sair da arma no outro dia... mas cada um faz o que quer.. so pretendia que quem venha ler o tópico perceba que há produtos mais ou menos adequados para cata tipo de estrategia/horizonte temporal..

Não disse que eram a melhor ferramenta... é apenas mais uma ferramenta que pode ser utilizada com sucesso (ou seja, não é definitivamente inadequada), com as suas vantagens e desvantagens comparativamente com outras ferramentas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

cada um faz o que quer e investe como quer, a mim dizer que os fundos de investimento são apropriados para seguir movimentos especulativos de curto medio prazo, parece-me passar uma ideia errada a alguem que leia este forum e seja menos informado.. a questão de achares que tens sucesso não prova nada.. também posso fazer uma maratona descalço e acabar mais rapido que alguem de sapatihas.. fim de assunto..

e boa sorte a caçar topos com "fundos" ..😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, ManuelD disse:

e boa sorte a caçar topos com "fundos" ..😁

Essa era para mim? A minha táctica nunca foi essa; geralmente entro nos saldos (em setores que parecem ter boas perspectivas de rápidas retomas) e não espero por topos para sair (saio quando já considero que estou satisfeito com os ganhos -é subjectivo-).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 minutes ago, dfserra said:

Se olharmos para os fundos, há fundos tão específicos que ninguém acha que são bons para longo prazo. Se não são bons para longo prazo e eles existem, é porque devem ser interessantes para situações específicas.

talvez sejam bons para quem os gere e comercializa...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No outro dia estava a pensar na seguinte situação (e refiro que não tenho muita experiência):
    Neste momento tenho dinheiro investido em 4 fundos.

Consigo todos os meses poupar ~150€ além do normal que consigo poupar.

Aceito ideias do que o que fazer com este valor.

Pensei em reforçar os 4 fundos que tenho (distribuir uma percentagem para cada um).

Faz sentido? Ou deverei fazer outra coisa? Pensei em comprar ações também, mas é um mercado que não domino.

Neste momento não tenho propriamente um plano para este valor porque não sei onde o colocar. Decidi colocar esta pergunta aqui porque a minha primeira ideia foi reforçar os fundos que tenho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, mudasti disse:

No outro dia estava a pensar na seguinte situação (e refiro que não tenho muita experiência):
    Neste momento tenho dinheiro investido em 4 fundos.

Consigo todos os meses poupar ~150€ além do normal que consigo poupar.

Aceito ideias do que o que fazer com este valor.

Pensei em reforçar os 4 fundos que tenho (distribuir uma percentagem para cada um).

Faz sentido? Ou deverei fazer outra coisa? Pensei em comprar ações também, mas é um mercado que não domino.

Neste momento não tenho propriamente um plano para este valor porque não sei onde o colocar. Decidi colocar esta pergunta aqui porque a minha primeira ideia foi reforçar os fundos que tenho.

Qual é o teu plano relativamente a esses fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O plano é sempre superior a 5 anos, a não ser que haja uma exceção na vida que me faça ter que ir resgatar independentemente do valor que esteja. O objetivo é conseguir ter uma ajuda para uma casa e estudos de um filho.
    A ideia será sempre 1/3 para estudos e 2/3 para casa.

Quando pensei nos fundos é sempre com ideia de aumentar o total capital lá e como tal, tendo possibilidade de reforçar todos os meses (independentemente da posição) pareceu-me fazer sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, mudasti said:

pois, com estes montantes diria que acoes não faz muito sentido. Eu concentrava os reforços em um ou dois fundos acçoes (usa a pagina inicial do topico para inspiração..) 

Já agora quais são os fundos?

Editado por ManuelD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me de dizer:

A única experiência que tenho é com fundos de investimento.
    Eu gostava de diversificar a carteira (por exemplo apostar num fundo de outro tipo de mercados) mas não me parece fazer sentido começar um fundo com 100€. 

Uma possível estratégia podia por exemplo ser:
    Aumentar capital nos fundos atuais e depois se tivesse a ter lucro ao fim de algum tempo (por exemplo, 3,000€) podia resgatar e depois investir de novo e ficar com uma carteira diferente e de 4 fundos passava para 5.

@ManuelD

Eu falo sempre com o gestor de conta e atualmente tenho:
    Pictet Global Environmental Opportunities P Acc Eur - LU0503631714
    Vontobel Sustainable Emerging Markets - LU1646585114
    BNP Paribas Climate Impact - LU0406802339
    Threadneedle - Smaller Companies - LU1829329819

EDIT
    Preocupa-me a reforma em Portugal. Tenho 27 anos e não sei se vou ter uma reforma.
    Mas não sei como preparar-me para isto. PPR ? 

Editado por mudasti
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 minutes ago, mudasti said:

Preocupa-me a reforma em Portugal. Tenho 27 anos e não sei se vou ter uma reforma.
    Mas não sei como preparar-me para isto. PPR ? 

Quanto à tua carteira, na minha opinião,  criava uma carteira (com os novos reforços e provavelmente nao tocava no que ja tenha) centrada em dois ou tres fundos "core" (onde tens boas sugestões na pagina 1 e podes escolher tb baseado nos montantes de subscrição e reforço para adaptares à tua situação), aí, tb verás como opção alguns sob a forma de PPR:

Invest AR PPR FIMA ( Exclusivo Banco Invest ), o da OPtimize, e tb ha uns novos no invest, smar Invest (https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/smart-invest). 

Nesse caso não declarava o PPR no anexo H, para ter mais liberdade, mas seria sempre uma mais valia no resgate "final" visto ter tributação favorável... e estes têm a vantagem de se poder reforçar com montantes dentro dos que falas..

um compromisso talvez fosse 2 fundos acçoes (europa + US) + PPR smart ou o AR PPR..

espero q ajude a sugestão.. não temos que fazer o que nos dizem.. mas aprender a pensar com o que lemos..

Editado por ManuelD
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso mesmo, daí ter vindo aqui! :)

Eu não estou dentro do tema, daí me aconselhar sempre com o gestor da minha conta, mas seria bom que fosse mais independente, nem que fosse para estar mais facilmente a par dos mercados.

O que me deita sempre abaixo é ter que abrir uma conta no banco X e depois ter que pagar as comissões. É muita coisa junta e ainda não me habituei À ideia que o melhor é ter mais que uma conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )