Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

As empresas lançam esse tipo de iniciativas para "seduzir" novos clientes, com a esperança de que eles venham posteriormente a ficar fidelizados. Em alguns casos tal deverá acontecer, senão não valia a pena às empresas continuar com estas iniciativas.

Claro que a porta fica também aberta a pessoas que pretendem apenas obter os bónus / ofertas (por vezes por vias criativas) e "fugir". Certamente na avaliação da campanha contam já com uma percentagem destes perfis. Ou então posteriormente são obrigados a alterar as condições, por exemplo a Endesa (anteriormente mencionada) acabou de limitar o número de "amigos" a 25, embora respeitando quem já tinha mais.

Goste-se ou não, acho que é uma tendência que está para ficar, pois é um tipo de marketing bastante eficaz e barato. Dando incentivos aos clientes atuais, a publicidade espalha-se pelos fóruns e redes sociais como o fogo pela savana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

centrando na questão dos fundos, que acaba por ser um paralelo das outras situações, nao ponho em causa a eficácia das acções, simplesmente do ponto de vista de alguém que ve este forum como um local onde se partilham ideias de poupança e investimento, vejo sempre implícita uma certa "ética" que me faz afastar de situações como:

- receber um bonus por recomendar alguem subcrever em fundo

- receber um bónus por incentivar alguem a mudar para um determinado operador de electricidade ou telecomunicação, abir conta bancaria ou em qq psedo fintech ligada a bitcoins..

- em secções de poupança ver partilhadas chica espertices que apenas visão tirara partido de "buracos" do sistema

pelo contrário, desejaria que o foco fosse realmente a poupança, a comparação de tarifarios vs qualidade do operador, dicas de eficiencia energetica etc..

e para acabar e voltar aos fundos, penso que o tipo de mentalidade de limpa "cach backs" vai sempre chocar com um estilo de investimento sustentável sereno e de longo prazo.. como seria d esperar de quem escolhe os FI como instrumento para aplicar a sua poupança.. e não em parece o adequando para quem ada numa busca incessante de furar esquemas para tirar proveito disso.. esses para mim entram na mesma categoria morningstar dos ilibados pelo Sr Ivo..

é so uma opinião.. vale o que vale,, talvez nada.. e provavelmente, se ainda tivéssemos votos negativos seria corrido a vermelhos..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, ManuelD disse:

é so uma opinião.. vale o que vale,, talvez nada.. e provavelmente, se ainda tivéssemos votos negativos seria corrido a vermelhos..

Acho bastante válida e bem fundamentada. Não haveria qualquer razão para votos negativos (que não fazem cá falta nenhuma).

Isto vindo de alguém que utiliza e divulga algumas dessas campanhas, embora não seja "hardcore". Cabe a cada um decidir que oportunidades realmente lhe interessam.

É para isto que os fóruns servem. O debate de pontos de vista, com fundamentação e sem desrespeito. 👍

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, dfserra disse:

Este tipo de campanhas, é estranho em alguns contextos, de todo o modo não me choca, e concordo com o que a indeza fez de colocar limite, permite evitar abusos e distorção da finalidade da campanha.
    O que me chateia mesmo é o que acontece nas telecomunicações e afins, os novos clientes tem melhores condições que os antigos, os antigos apenas conceguem algo quando acaba a fidelização, e tem de chatear. Ou seja, os bons clientes, mais antigos e que não chateiam  pagam mais.

Também não me faz "comichão" nenhuma.

Se alguém aqui ,ou noutro lado qualquer, tem um link para dar 10 eur ao abrir uma conta ,onde de facto ja se demonstrou interesse em abrir , nao vejo mal nenhum em aproveitar, não doi nada. Alem disso so adere quem quer. Todas as empresas o fazem de uma forma ou de outra, seja com cashbacks, descontos, bonus, etc

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha conversa começou centrada neste tópico.. e volto a repetir nao me parece fazer muito sentido fazer recomendações de um fundo (por nao estar habilitado para tal), em troca de um beneficio.. efetivamenete há um "mini" conflito de interesse.. mini porque os montantes são insignificantes.. e no caso da promoção da Optimize,  numa optica de promover  a poupança de longo prazo, nao me parece que faça sentido, pois o principio de misturar uma carteira de investimento com um profile de angariador nao "cola" .. mas isto sou eu..

Por outro lado, em campanhas como as da endesa e afins de referals, volto a sublinhar que para mim seria mais correcto partilhar tarifários: o mais vantajoso, a melhor relação qualidade/serviço etc.. e não códigos.. onde o interesse individual se sobrepõe a qual a melhor escolha.. 

Agora isto é como tudo.. cada um vê com os seus olhos.. agora não consigo ficar indiferente à mentalidade de limpa chash-backs, em que a única preocupação é desvirtuar o sistema, procurando todos os esquemas pensando ser mais espertos que os outros.. não são.. 

Editado por ManuelD
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que há sempre um potencial conflito de interesses nisto, e em todas as recomendações de fundos feitas por bancos já que não creio que a comissão que o banco ganhe seja a mesma para todos os fundos.
    Agora penso ser diferente dar um código de desconto a quem tiver interesse, ou fazer vida em ganhar dinheiro com estas recomendações.
    Eu já recebi e fiz algumas recomendações, mas nunca o fiz publicamente.
    No caso dos fundos, não creio que seja uma matéria em que esse benefício seja relevante para a tomada de decisão, salvo em caso de dúvida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

claro que é um problema meu.. já esta mentalidade "tuga" de chico espertos  devia ser um problema "nosso".. da minha parte dou por terminado o assunto..e bom proveito com as angariações de migalhas :)

como já escrevi.. "é ilegal, não.. mas nao deixa de ser lamentável eternizarmos esta mentalidade..."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, superkinas said:

Por exemplo existem pessoas que com a ajuda de cartões de credito com cashback, que elas proprias publicitam conseguem arranjar por exemplo 500-600€ anuais sem nada adicional, unicamente fazer as normais compras com determinados cartões credito.

Quanto é necessário ter num banco para ganhar 500 € em depositos a prazo ?

ja tinha dito que era a ultima.. da primeira parte, eu tb uso cartões com cash back, cofidis, universo. e uso para fazer as compras normais e pagamentos com o cofidis, a unica coisa que queria evidenciar, era o uso abusivo de andar a movimentar de um lado para o outro com curves etcs para "limpar" sem afectivamente estar a fazer um utilização do cartão para o propósito dele.. e por outro lado recomendar produtos apenas pelo "codigo" e não por ser o melhor produto.. as minhas palavras eram mais para mostrar o ponto de vista de alguém que frequenta o forum ha muitos anos(apesar de me tger registado ha pouco tempo).. e que ve neste fenómeno.. um pouco como os codigos da Prozis e afins...

quanto ao ter os € a prazo e ganhar com eles.. isso tópico dos produtos sem risco (ou sem risco aparente ...) 😁

vieram todos do topico dos cartões... se houvesse vermelhos ainda ficava com mais do que o @Bedrock 😁

Editado por ManuelD
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

percebo,, era como o dos rapazes da bitcoin e do forex.. os Ferrarri tb eram um bom apelo 😁

a ver se partilho o meu da prozis .. mas no topico certo..

de volta aos fundos..

https://fundspeople.com/pt/investidores-ainda-tem-22-das-suas-carteiras-em-liquidez/

https://fundspeople.com/pt/mapa-de-retorno-e-risco-os-destaques-em-cautious-allocation/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, ManuelD disse:

percebo,, era como o dos rapazes da bitcoin e do forex.. os Ferrarri tb eram um bom apelo 😁

A diferença é que estes 1000€ são reais :)

Fim de off-topic (por mim)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Alguém ainda continua apostado nas clean energy? Alguns FI/ETFs deste hype já vão quase com um esbardalhanço de 40% desde o topo...:blink:

Eu tenho o BNP há pouco tempo e estou a levar um pouco de porrada. QQ dia está na hora de reforçar e baixar preço médio. Mas ainda não o fiz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho o LU0384405600 - Vontobel Fund - Clean Technology B EUR, recomendação/sugestão de um gestor do BEST, em inicio de 2014.. mas eram outros tempos.. ainda tenho um ipad mini dessa altura.. 

Fui reforçando..  mas os últimos reforços sao de 2018. Talvez seja uma oportunidade de reforçar

Depois tenho um conjunto pequeno de  ESG, que como tb sou um "caça ofertas" subscrevi no best para ter um caderno mágico..😃em 2019 

são:

Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR

Pictet - Global Environmental Opportunities R EUR

Vontobel Fund - Future Resources C EUR

Pictet - Global Sustainable Credit HR EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, ManuelD disse:

tenho o LU0384405600 - Vontobel Fund - Clean Technology B EUR, recomendação/sugestão de um gestor do BEST, em inicio de 2014.. mas eram outros tempos.. ainda tenho um ipad mini dessa altura.. 

Fui reforçando..  mas os últimos reforços sao de 2018. Talvez seja uma oportunidade de reforçar

Depois tenho um conjunto pequeno de  ESG, que como tb sou um "caça ofertas" subscrevi no best para ter um caderno mágico..😃em 2019 

são:

Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR

Pictet - Global Environmental Opportunities R EUR

Vontobel Fund - Future Resources C EUR

Pictet - Global Sustainable Credit HR EUR

É um papa ofertas 😂

Agora vendo bem...as únicas coisas que já ganhei do BB foram umas canetas e umas bolas de esponja anti stress...🙄

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sempre no limite a sacar..... 😀 mas pelos vistos ainda me faltaram as canetas e as bolas!! @D@vid  código FFINANCAS10 @ prozis

Mais a sério.. a verdade é que nessa altura, o BEST tinha gente muito capaz e que nos punha em cima da mesa diversas alternativas e sugestões de carteiras de uma forma muito profissional que estava a anos luz da restante banca..

Hoje em dia, com todas as regras novas e com as carteiras modelos "genéricas" sinto que se perdeu um pouco..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Alguém ainda continua apostado nas clean energy? Alguns FI/ETFs deste hype já vão quase com um esbardalhanço de 40% desde o topo...:blink:

Deram hoje entrada as ordens que fiz ontem à noite em mais um rebalanceamento de hyped-tech para value.

Vendi boa parte do BNP Paribas Energy Transition e do Allianz AI. Ambos os meus maiores perdedores, fruto de entradas mal calculdadas sem targets definidos, acabei por estar a ganhar + de 15% em cada um, mas deixei estar por inércia, quando vou a ver, já está ambas as posições bem negativas e a arrastar o portfolio. Lixo com eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, 5coroas said:

Então diz-me aí quais esses fundos que tanto cairam, porque parece-me que será um bom ponto de entrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )