Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 horas, rui_marreiros disse:

Investir em ouro é a mesma coisa que investir em Bitcoin, só serve para especular.

Não concordo com essa afirmação, nos dias de hoje.

Investimento em BTC é um investimento de alto risco, sim, mas com um potencial de valorização muito superior ao ouro. Como todos os investimentos com risco tem a sua componente especulativa, mas é possível prever uma tendência a médio prazo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, D@vid disse:

Com a tal reavaliação num dos imóveis, o Property ( Best ) linha verde, quase que apanhou o CA Património ( Crédito Agrícola )

squa.png

Quais são as diferenças a nível de comissões e condições comerciais? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Louie disse:

Quais são as diferenças a nível de comissões e condições comerciais? 

Durante o 1º ano acho q são semelhantes, pagas 1,5% de resgate acho.

A maior diferença além da idade dos fundos é que após o 1º ano no CA não há comissão de resgate, no do Best há 0,5%.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, pge disse:

Durante o 1º ano acho q são semelhantes, pagas 1,5% de resgate acho.

A maior diferença além da idade dos fundos é que após o 1º ano no CA não há comissão de resgate, no do Best há 0,5%.

No 1.º ano no Property não se coloca porque não se pode resgatar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Louie disse:

Fui dar uma olhadela rápida assim meio na diagonal, no Best pode-se investir a partir de 100€ e na CA o mínimo são 50 UP's, à volta de 1000€.

A politica de investimento é semelhante?

Sim a politica de investimento é semelhante.

Apanhado agora no site:

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Newsletter_PropertyCore_05_21.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Sou novato no que toca a Fundos de Investimento. Estava analisar um FI entre vários bancos nacionais e fiquei com uma dúvida que gostava que me confirmassem pf. As rentabilidades dos FI apresentadas nos sites já são rentabilidades líquidas das várias comissões?

Pergunto isto porque num dos bancos apresentam comissões mais baixas mas as rentabilidades para o mesmo FI são as mesmas que noutros dois bancos que apresentam comissões ligeiramente mais altas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, pge said:

Todas as rentabilidades dos FI nacionais e internacionais são liquidas. Deve-se apenas tomar atenção é se há comissão de compra e resgate dos FI.

Obrigado @pge. Mas então pode-me explicar porque é que ao terem comissões de gestão diferentes apresentam a mesma rentabilidade entre entidades bancárias? A ideia que tenho é que rentabilidade apresentada já seria liquida das várias comissões.

O fundo que vi é Schroder Global Climate Change Equity (ISIN: LU0302446991) no Banco Invest tem um total de comissões de 3,94% e no Activobank tem de 2,65%. No entanto apresentam as mesmas rentabilidades.

Como disse anteriormente ainda sou novato na análise de fundos portanto se me estiver a escapar alguma coisa por favor corrijam-me.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, pedroR disse:

Obrigado @pge. Mas então pode-me explicar porque é que ao terem comissões de gestão diferentes apresentam a mesma rentabilidade entre entidades bancárias? A ideia que tenho é que rentabilidade apresentada já seria liquida das várias comissões.

O fundo que vi é Schroder Global Climate Change Equity (ISIN: LU0302446991) no Banco Invest tem um total de comissões de 3,94% e no Activobank tem de 2,65%. No entanto apresentam as mesmas rentabilidades.

Como disse anteriormente ainda sou novato na análise de fundos portanto se me estiver a escapar alguma coisa por favor corrijam-me.

Acho que aí pra trás alguém disse que pode ser devido á negociação entre entidade que lança o FI (tipo blackrock) e o intermediário (banco). A nós não acrescenta nem retira nada, ou seja caga nisso. O FI vai te render o mesmo quer o compres no invest ou no activo. Além disso se for como no Best, aquilo é uma confusão para perceber quais são mesmo as comissões e até podem estar erradas, não sei.

Confirma mesmo é comissão de compra e resgate.

Editado por pge
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltando à temática da Great Rotation.

Estou a ponderar apostar novamente em rodar mais growth/tech do meu portfolio para Value/Cyclicals. A narrativa da inflação nos EUA pode apontar para que isto seja vantajoso. O que é certo é que recentemente tenho tido muito melhor performance com os meus FI de Value do que com os de Growth.

Alguém se está a posicionar de acordo com esta narrativa e que queira partilhar uma opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, pge disse:

Eu ja despachei alguns techs, os mais arriscados e não reforço nenhum growth. Só meto em ETFs pelo equilibrio Value/Growth, preferi do que meter em FI Value pq achei que os ia acabar por resgatar daqui a uns tempos.

Fiz algo semelhante.
    Como tinha algumas nenos valias troquei o fundo tecnológico da BGF pelo da fedility, e reduzi um pouco o grout por contrapartida de ETF generalista.
    Já tive algum tempo um fundo value com resultados positivos, mas é uma estratégia de curto prazo pelo que preferi optar por uma carteira mais permanente.
    A minha ideia não foi deixar grout, foi apenas ter uma carteira mais equilibrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, D@vid said:

pois, se já no investimento directo em açoes  é discutível, então no investimento usando fundos menos se aplica.

De tudo o que vem escrito nos documentos dos bancos, com letra grande e letra miúda, ha algo que todos deviam ler, que é o seguinte aviso, de modo a perceberem as características do produto que estão a comprar e para que tipo de estratégia se aplica:

image.png.82e67babf53b95880dd00b15e2e3f10a.png

para surfar nos movimentos mais curtos há outro tipo de produtos que acabam por ser mais adequados, permitindo uma gestão de risco de curto prazo como stops..

Mas isto é como tudo, ninguém te impede de usar um boné num dia de chuva...

[nota: esta ultima parte não esta relacionada com o post acima..]

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Brevemente irei abrir conta no optimize, para comprar um PPR.

Alguem aqui que já tenha conta no optimize e que me possa dar link para subscrever e ganharmos ambos com o plano de amigos?

Estou a falar concretamente disto: https://www.optimize.pt/relatorios-e-politicas#AmigoOptimize

Poderao contactar-me também por mensagem privada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu ia de qualquer forma aderir, então é óbvio que 10 ou 50 euros de bónus será sempre uma pequena mais-valia. Não vale a pena entrar em discussão por isso.

Fico então a aguardar pelo link de recomendação de um cliente da optimize :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@jopsilveira tal como comecei por dizer, não era anda contra o post, a minha "critica" é mais contra essa opção de marketing por parte de bancos, gestoras, eletricas etc.. e usar o forum para promover esses "codigos", que penso até estar contra a politica do mesmo..ou tornar-se-á num "saco" de referrals..

como offtopic, mas tambem pertencendo ao meu leque de irritaçõe, é a chica espertice no forum dos cartões, onde a unica preocupação é arranjar esquemas para limpar os cash backs, o que no longo prazo faz com que uma "atenção" do emitente para quem faz compras acabe .. pois há utilizadores que desvirtuam conceito da "promoção"..

é ilegal, não.. mas nao deixa de ser lamentável eternizarmos esta mentalidade...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )