Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A possibilidade de fazer transferências na CGD sem pagar mais valias tem apenas um problema, não é que conheça muito bem a oferta de fundos, mas tirando o líderes globais e eventalmente o ações eua, não vejo mais nenhum fundo interessante, comparando com outros noutros bancos. Agora em caso de quedas, se a estratégia for sair temporariamente, então pode ter interesse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 minuto, 5coroas disse:

Tens algum documento que fale nessa possibilidade transferência entre fundos da CGD sem pagamento de mais valias?

Na leitura dos documentos do fundo, um dia, verifiquei que tinha uma nota que dizia algo como "não há lugar ao pagamento de comissão de resgate nas transferências do fundo". Peguei, fui junto da minha gestora de conta, que também nunca tinha feito nenhuma transferência e não sabia que se podia fazer, e fizemos o teste... e deu 😛 

Entretanto, já utilize este expediente algumas vezes. Nunca resgatei nenhum desses fundos, e estou à espera de ver como vai ser tratado fiscalmente no resgate. Imagino que vão considerar a "idade" das UPs iniciais... pagando a correpsondente mais-valia. Mas a verdade é que na minha conta aparece como data de subscrição a data das transferências. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante joaquimRita

Isto anda muito calminho.. parece o mercado a lateralizar.. depois de tanta volatilidade.. parece que voltamos ao "normal".

Alegro-me que o bom senso tenha prevalecido.. não fosse eu um visitante.. até pedia de volta os votos negativos 🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, ManuelD disse:

boa tarde!

não sei se ja tinha sido adicionado por aqui o guia actualizado do big, deixo o link:

https://www.big.pt/pdf/irs/faq_irs_2020.pdf

@D@vid é possível actualizar o guia da premira pagina do topico para este de 2020? 

😃

Vai já, obrigado pela partilha 👍

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, ManuelD disse:

Thanks! 😃

Uma opinião de quem recebe os relatórios dos 4 bancos online (Activo, Big, Activo, Best)

A forma como o Invest  fornece a informação é para mim o melhor, apesar do best disponibilizar o excel (o relatório do robot advisor apesar de grade e aparentemente confuso, no fim tb não é um grande problema..) , prefiro a forma como o Invest o faz logo no formato certo:

exemplo para o J:

image.png.c5d5cad1db54071fd93e7c13ce8b7e37.png 

em que é mesmo só copiar as linhas.

No fim da escala vem o big! e tb o activo.

Mesmo que o invest em termos de acçõe/etfs  possa nao ser o mais barato, e nos fundos o montante minimo são 1k,   mas depois, ha certos detalhes que fazem a diferença..

Seja como for, nunca foi argumento para usar ou nao usar algum deles,mas é um detalhe da parte deles que, no meu entender, mostra respeito e atenção por quem neles deposita confiança.. (e não só 😁 💰)

Digamos que acaba por ser um risco que o banco assume, caso haja algum erro o cliente vai sempre dizer que foi o banco que fez, por isso é que a maioria não faz isso nem qualquer tipo de consultoria fiscal, deixam isso para os contabilistas ou para o cliente, mas cabe também a este depois esmiuçar para ver se a informação dada é a correcta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, jopsilveira disse:

O que acham de entrar num fundo de ouro, para aproveitar as quedas recentes?

Não existem fundos de ouro, existem fundos que apostam em acções de empresas mineiras, ouro mesmo ( índice )só ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, D@vid said:

Digamos que acaba por ser um risco que o banco assume, caso haja algum erro o cliente vai sempre dizer que foi o banco que fez, por isso é que a maioria não faz isso nem qualquer tipo de consultoria fiscal, deixam isso para os contabilistas ou para o cliente, mas cabe também a este depois esmiuçar para ver se a informação dada é a correcta.

sim,é verdade.. mas o banco "avisa", que é uma ajuda e que a responsabilidade da declaração é do próprio vista tal como diz, o banco não faz consultoria fiscal, apenas arruma a informação de um modo simples e provavelmente de acordo com as necessidades da maioria dos clientes..

Mesmo o que o best faz de fazer match das compras com os resgates, não é sempre válido, dependendo se o mesmo activo tem entradas noutras instituições e ai, a regra é FIFO, independentemente da entidade.. mas não deixa de ser uma boa ajuda..

Editado por ManuelD
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, D@vid said:

Não existem fundos de ouro, existem fundos que apostam em acções de empresas mineiras, ouro mesmo ( índice )só ETF.

Sim, foi isso que quis dizer.

Portanto a minha questão permanece inalterada :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, jopsilveira disse:

Sim, foi isso que quis dizer.

Portanto a minha questão permanece inalterada :)

Se a ideia for ter ouro como forma de diversificar a carteira, esta descida pode ser um bom ponto de entrada. Se a ideia for tentar ganhar dinheiro com o ouro no curto prazo, eu não arriscaria, pode continuar a descer.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião, não é a forma melhor de estar exposto ao ouro, tanto pelos custos, tanto pela forma "indirecta".

Vejo cenário semelhante no petroleo, apesar de nesse sector, as empresas estarem a tentar mudar o paradigma e não dependeram apenas do petróleo mas entrarem na "moda" da transição climática/energia verde..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, ManuelD disse:

Na minha opinião, não é a forma melhor de estar exposto ao ouro, tanto pelos custos, tanto pela forma "indirecta".

Vejo cenário semelhante no petroleo, apesar de nesse sector, as empresas estarem a tentar mudar o paradigma e não dependeram apenas do petróleo mas entrarem na "moda" da transição climática/energia verde..

Creio que há ETF's que possuem o ouro físico. Quanto a custos, qual a sua recomendação? Comprar oouro em bancos parece que tem um spreed elevado e temos ainda os custos de guarda do ouro se não o quizermos ter em casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, dfserra said:

Creio que há ETF's que possuem o ouro físico. Quanto a custos, qual a sua recomendação? Comprar oouro em bancos parece que tem um spreed elevado e temos ainda os custos de guarda do ouro se não o quizermos ter em casa.

OK, não me expliquei da melhor forma..[mas sendo este um topico de fundos.. seria normal nao me estar a referir a etfs em caso de omissão]

A minha opinião é quanto a estar exposto ao ouro via fundos que apostam em acções de empresas mineiras.

Parece-me "melhor" via etfs, ou via derivados (futuros, cfds)caso seja para uma posição mais especulativa.

Editado por ManuelD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 8 horas, jopsilveira disse:

O que acham de entrar num fundo de ouro, para aproveitar as quedas recentes?

o WB comprou uma mineira e vendeu logo, considera um investimento não produtivo, cuja utilidade a nível industrial é quase nula.

Investir em ouro é a mesma coisa que investir em Bitcoin, só serve para especular.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )