Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Endividamento para investir em bolsa bate recorde em março. S&P 500 costuma reagir em queda
    https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/endividamento-para-investir-em-bolsa-bate-recorde-em-marco-sp-500-costuma-reagir-em-queda
    endevidamento quando estamos em máximos não me parece muito lógico. Preferia endividar-me quando numa queda e não tivesse mais dinheiro para investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, dfserra disse:

Endividamento para investir em bolsa bate recorde em março. S&P 500 costuma reagir em queda
    https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/endividamento-para-investir-em-bolsa-bate-recorde-em-marco-sp-500-costuma-reagir-em-queda
    endevidamento quando estamos em máximos não me parece muito lógico. Preferia endividar-me quando numa queda e não tivesse mais dinheiro para investir.

Esse é precisamente um dos vários sinais vermelhos mais habituais que assinalam a existência de bolhas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, D@vid disse:

Pronto, agora que já sabemos que vai rebentar uma bolha e um crash vamos colocar € de lado e esperar 1 mês, 6 meses, 1 ano, ou sabe-se lá quando para voltar a investir 😂

Eu disse que era um dos vários sinais vermelhos (as baixas taxas de juros, o excessivo investimento por imitação em "coisas porreiras que vão ser muito usadas no futuro" são outros dos sinais)...não disse o que é que os investidores deveriam ou não deveriam fazer face a esse sinal. Pessoalmente, sinto-me mais confortável em desbastar algumas das minhas posições mais arriscadas e aguardar por outras oportunidades. Venha ou não venha a acontecer a breve trecho um crash, a mim não me fará grande mossa financeira...mas se calhar a muitos outros é capaz de fazer. 

Um sell high é sempre preferivel a um sell low.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Eu disse que era um dos vários sinais vermelhos (as baixas taxas de juros, o excessivo investimento por imitação em "coisas porreiras que vão ser muito usadas no futuro" são outros dos sinais)...não disse o que é que os investidores deveriam ou não deveriam fazer face a esse sinal. Pessoalmente, sinto-me mais confortável em desbastar algumas das minhas posições mais arriscadas e aguardar por outras oportunidades. Venha ou não venha a acontecer a breve trecho um crash, a mim não me fará grande mossa financeira...mas se calhar a muitos outros é capaz de fazer. 

Um sell high é sempre preferivel a um sell low.

Também não disse que tinhas dito 😁, mas sei de uns quantos que estão para entrar no mercado desde as quedas de 2018...e olha que tiveram uma boa oportunidade de o fazer em 2020, só que o psicológico e o medo supera a racionalidade, quando se vende à espera de uma nova queda geralmente o que acontece é muitas das vezes não se volta ao mercado, porque tenta-se adivinhá-lo.

Se um crash faz mossa financeira então algo está errado, porque das duas uma, ou se investiu dinheiro que não se tinha ( alavancagem ) ou dinheiro que se precisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Se um crash faz mossa financeira então algo está errado, porque das duas uma, ou se investiu dinheiro que não se tinha ( alavancagem ) ou dinheiro que se precisa.

Poderemos estar numa fase muito perigosa para o investidor incauto, semelhante à fase pré-dot-com crash. Há muita gente a brincar com o fogo sem nenhuma noção do perigo. Muitos só aprendem quando se queimam a valer. Mas não há duvida que essa é a melhor forma de se aprender efetivamente uma lição. Viva a liberdade de podermos cometer erros !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Asia's Nuclear Energy Growth

(Updated March 2021)

Asia is the main region in the world where electricity generating capacity and specifically nuclear power are growing significantly.

In Asia there are about 135 operable nuclear power reactors, about 30-35 under construction and firm plans to build an additional 50-60. Many more are proposed.

The greatest growth in nuclear generation is expected in China.

In contrast to North America and most of Western Europe, where growth in electricity generating capacity and particularly nuclear power has been limited for many years, a number of countries in Asia are planning and building new nuclear power reactors to meet their increasing demand for clean electricity. Currently about two-thirds of the reactors under construction worldwide are in Asia.

Between December 2010 and December 2020, most new units have been added in China (36), where over the ten-year period generation from nuclear increased by about 400%. The impetus for nuclear power in China is due to air pollution from coal-fired plants as well as climate change.

https://world-nuclear.org/information-library/country-profiles/others/asias-nuclear-energy-growth.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MAPA DE RETORNO E RISCO: O COMPORTAMENTO DOS FUNDOS DE AÇÕES GLOBAIS DE GRANDE CAPITALIZAÇÃO

"há um produto que se destaca, tanto em termos de retorno como em termos de desvio padrão. Falamos da estratégia de investimento que conseguiu o maior retorno a três anos – o Caixa Ações Líderes Globais – conseguindo um retorno de 17,1%"

https://fundspeople.com/pt/mapa-de-retorno-e-risco-o-comportamento-dos-fundos-de-acoes-globais-de-grande-capitalizacao/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, ManuelD disse:

MAPA DE RETORNO E RISCO: O COMPORTAMENTO DOS FUNDOS DE AÇÕES GLOBAIS DE GRANDE CAPITALIZAÇÃO

"há um produto que se destaca, tanto em termos de retorno como em termos de desvio padrão. Falamos da estratégia de investimento que conseguiu o maior retorno a três anos – o Caixa Ações Líderes Globais – conseguindo um retorno de 17,1%"

https://fundspeople.com/pt/mapa-de-retorno-e-risco-o-comportamento-dos-fundos-de-acoes-globais-de-grande-capitalizacao/

Este fundo tem comissão de resgate no Best?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, ManuelD disse:

Não sei, se for na CGD têm para entregas inferiores a 1 ano..o que até faz sentido, para nao incentivar o uso dos fundos no curto prazo e manter os montante a gerir "estáveis"

Discordo. O único objetivo dessa comissão de resgate antecipado é dar ganhos ao banco. Isso penaliza quem quer fazer rebalanceamentos nos primeiros 12m e penalizou-me e muito quando ativei stop-losses em Fevereiro de 2020 no crash, em que tive de resgatar uma boa percentagem do meu portfolio, que na altura estava no seu grosso assente neste FI, que gostava muito. As UPs com menos de 1 ano, além de as resgatar com menos-valias, ainda tive de reembolsar ao senhor banqueiro 1,5% do montante que estava a resgatar.

No bueno.

É um bom fundo para set it and forget it? É.

Gostei do fundo, ao ponto de ele dominar 60% do meu património? Sim.

Podiam enfiar as comissões de resgate antecipado ao fundo das costas? Podiam.

Motivou-me a encerrar conta de AF na CGD e migrar definitivamente para o Best? Absolutamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, superkinas disse:

mas no best tem tb comissão resgate ?

tentei confirmar e nunca consegui, onde podem ver isso ?

As comissões de resgate são impostas pelas gestoras, ao contrário das comissões de subscrição que pode ficar ao critério da entidade comercializadora com tecto máximo, se na ficha do produto tem comissão de resgate de 1,5% até ao primeiro ano então em qualquer entidade que comercializa o fundo tem de ter essa comissão, neste caso em concreto na CGD e Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pois, percebo que nao seja agradável quando se tem q pagar, contudo nao vejo um problema assim tão grande, pois na maioria das vezes sendo os Fundos para longo prazo e o tempo recomendado para os manter bastante superior a um ano,so queria dizer q o facto de ter esta comissão nao devia ser critério para o "abandonar", caso, cumpra nos restantes requisitos..

é bem mais penalizadora uma comissão de entrada que não ha como evitar..(o que nao quer dizer q em determinadas situação o fundo em si nao o justifique..)

15 minutes ago, Patanisca said:

Discordo. O único objetivo dessa comissão de resgate antecipado é dar ganhos ao banco. Isso penaliza quem quer fazer rebalanceamentos nos primeiros 12m e penalizou-me e muito quando ativei stop-losses em Fevereiro de 2020 no crash, em que tive de resgatar uma boa percentagem do meu portfolio, que na altura estava no seu grosso assente neste FI, que gostava muito. As UPs com menos de 1 ano, além de as resgatar com menos-valias, ainda tive de reembolsar ao senhor banqueiro 1,5% do montante que estava a resgatar.

No bueno.

É um bom fundo para set it and forget it? É.

Gostei do fundo, ao ponto de ele dominar 60% do meu património? Sim.

Podiam enfiar as comissões de resgate antecipado ao fundo das costas? Podiam.

Motivou-me a encerrar conta de AF na CGD e migrar definitivamente para o Best? Absolutamente.

uma questão: o rebalancemento quer dizer resgate? a comissão tb seria cobrada em caso de transferencia por exemplo para o fundo de liquidez, ou outro fundo da CGD?  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, ManuelD disse:

uma questão: o rebalancemento quer dizer resgate? a comissão tb seria cobrada em caso de transferencia por exemplo para o fundo de liquidez, ou outro fundo da CGD?

Não. Já o fiz. É rápido e simples, sem qualquer comissão nem pagamento de mais-valias. Esta, para mim, é uma grande vantagem, poder transferir entre fundos nos rebalanceamentos. 

Editado por sepol
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, sepol disse:

Não. Já o fiz. É rápido e simples, sem qualquer comissão nem pagamento de mais-valias. 

Todos os Fundos da CGD têm comissão de resgate? É que se não tivessem, transferia-se o Lideres Globais para um desses e depois resgatava-se.:mellow:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Todos os Fundos da CGD têm comissão de resgate? É que se não tivessem, transferia-se o Lideres Globais para um desses e depois resgatava-se.:mellow:

Creio que varia.

No Liquidez, por exemplo, é assim: "0% mais de 7 dias
    Valorização verificada entre a data de subscrição e data de resgate até 7 dias"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em casos de rebalenciamentos normalmente só se levanta parte do fundo, pelo que se tivermos o fundo há uns anos, provavelmente a parte a resgatar já foi adquirida a mais de 1 ano. O problema prende-se essencialmente com resgates totais ou se tivermos entrado há pouco tempo.
    Claro que não concordo com comissões de resgate, contudo, tendo em conta a pouca literacia financeira, tal pode levar a que as pessoas estejam mais tempo com o fundo, o que normalmente é bom.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pois, poderia ter sido a solução a adoptar pelo @Patanisca de modo a equilibrar a carteira de acordo com as suas preferecias em dada altura devido as quedas, mudava para fundo liquidez de menor risco e depois ia fazendo o movimento contrario quando sentisse conforto para tal..

No cenario contrario tb deve funcionar, numa dada altura da vida em q se queira estar menos exposto ao risco, alocar para um fundo mais conservador sem estar nesse momento a pagar impostos..

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, sepol disse:

Não. Já o fiz. É rápido e simples, sem qualquer comissão nem pagamento de mais-valias. Esta, para mim, é uma grande vantagem, poder transferir entre fundos nos rebalanceamentos. 

Tens algum documento que fale nessa possibilidade transferência entre fundos da CGD sem pagamento de mais valias?

há 1 minuto, ManuelD disse:

pois, poderia ter sido a solução a adoptar pelo @Patanisca de modo a equilibrar a carteira de acordo com as suas preferecias em dada altura devido as quedas, mudava para fundo liquidez de menor risco e depois ia fazendo o movimento contrario quando sentisse conforto para tal..

No cenario contrario tb deve funcionar, numa dada altura da vida em q se queira estar menos exposto ao risco, alocar para um fundo mais conservador sem estar nesse momento a pagar impostos..

Isto já era possível de fazer com os PPRs...nos fundos da CGD é uma novidade para mim. Parece-me bom demais para ser verdade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )