Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Francisco Martins
    1 hour ago, D@vid said:

Na Morningstar aparece 60% em tesouraria, bate mais ou menos certo com o que penso, mas depois aparece 45% em outros ( que serão os activos comprados ) mas aparece também 6% em acções/obrigações, não percebo muito bem sinceramente o que quer dizer, será que estão a usar uma parte de liquidez para investir enquanto não adquirem imóveis? fiquei agora curioso, tenho de ler melhor o a ficha do fundo se realmente tem essa possibilidade de investir em outros activos.

Sim, página 5 deste documento https://web3.cmvm.pt/sdi/fundos/docs/A803477-FPC00339116250000020200828.pdf onde diz "Política de Investimento do Fundo".

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Em relação ao nb obrigações europa,

no ano passado penso que cheguei a ver a duração das obrigações perto dos 15 anos.
    Atualmente é 6,25.
    Isto mostra a gestão ativa deste fundo,, e justifica o excelente desempenho do ano de 2020, e apesar de tudo, um desempenho menos mau este ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ASantosPer
    há 15 horas, Bedrock disse:

Vaccine stocks performance during the pandemic

Nao fazia mais sentido está informação estar no tópico sobre Acções? 
    Não percebo a lógica de usar um tópico sobre fundo para despejar sem critério tudo o que notícia sobre o mercado financeiro.. não era melhor ter um tópico “notícias” ou algo assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

procurei referencias no forum, mas nao encontrei / não cheguei a grandes conclusões relativamente ao ARKK, ou seja, se há algum fundo que considerem comparável (tipo Allianz Global Artificial Intelligence, Allianz Thematica...), ou se ha forma de a partir da europa investir no etf..(há sempre a solução de ser considerado investidor qualificado).

Há a hipótese de o fazer via CFD, vamos é ter os custos de entrada e saida e a taxa de financiamento.. por outro lado, "alocamos" menos capital para a mesma exposição... (nao sei se é o topico certo para a questão... mas como vinha no seguimento do ARKK), têm alguma "opinião" quanto a esta estratégia?

Encontrei esta informação depois e uma breve procura..

https://europoor.com/european-alternatives-to-ark-etfs/#arkk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 3 horas, ManuelD disse:

partir da europa investir no etf..

Tenho alguns desses ETFs e tenho seguindo alguns desses na bolsa de londres.

Investir via CFD parece atrativa mas pagas uma taxa de empréstimo até  ao fecho de posições.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoaoAlmeida
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Tenho alguns desses ETFs e tenho seguindo alguns desses na bolsa de londres.

Investir via CFD parece atrativa mas pagas uma taxa de empréstimo atá  ao fecho de posições.

O arkk está listado em Londres?pode enviar o isin? Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ManuelD disse:

Boa tarde!

procurei referencias no forum, mas nao encontrei / não cheguei a grandes conclusões relativamente ao ARKK, ou seja, se há algum fundo que considerem comparável (tipo Allianz Global Artificial Intelligence, Allianz Thematica...), ou se ha forma de a partir da europa investir no etf..(há sempre a solução de ser considerado investidor qualificado).

Há a hipótese de o fazer via CFD, vamos é ter os custos de entrada e saida e a taxa de financiamento.. por outro lado, "alocamos" menos capital para a mesma exposição... (nao sei se é o topico certo para a questão... mas como vinha no seguimento do ARKK), têm alguma "opinião" quanto a esta estratégia?

Encontrei esta informação depois e uma breve procura..

https://europoor.com/european-alternatives-to-ark-etfs/#arkk

O ARKK está disponível em vários bancos portugueses ex:Invest e BEST.
    Investir com CFD pode ser uma solução, mas como a ideia não parece ser tradind, convém não investir mais do dobro do que se investeria se não fosse cfd, para se ter margem para eventuais quedas significativas. O custo de financiamento pode ser compensado por haver uma menor necessidade de investimento, e a diferença pode estar investida em qualquer outra coisa.
    o fundo BGF NEXT GENERATION TECHNOLOGY FUND HE    LU1861216783 deve ser dos fundos mais próximos do ARKK.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 minutes ago, dfserra said:

O ARKK está disponível em vários bancos portugueses ex:Invest e BEST.
    Investir com CFD pode ser uma solução, mas como a ideia não parece ser tradind, convém não investir mais do dobro do que se investeria se não fosse cfd, para se ter margem para eventuais quedas significativas. O custo de financiamento pode ser compensado por haver uma menor necessidade de investimento, e a diferença pode estar investida em qualquer outra coisa.
    o fundo BGF NEXT GENERATION TECHNOLOGY FUND HE    LU1861216783 deve ser dos fundos mais próximos do ARKK.

Não entendo, isto não é assunto do tópico dos fundos, mas que eu saiba, esses etfs(ARKK, SPY, ...) americanos não estão disponíveis para os clientes de retalho, apenas se pedires para ser considerado investidor qualificado, fizeram esse pedido?

Quanto ao fundo. agradeço a referencia..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, ManuelD disse:

Não entendo, isto não é assunto do tópico dos fundos, mas que eu saiba, esses etfs(ARKK, SPY, ...) americanos não estão disponíveis para os clientes de retalho, apenas se pedires para ser considerado investidor qualificado, fizeram esse pedido?

Quanto ao fundo. agradeço a referencia..

No Best até na App compras esse ARKK...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

vou continuar com o offtopic.. na btrader plus, que uso para acções aparece, contudo ao tentar fazer a compra "falha" com warning de que não esta disponível para retalho.., há uns anos tinha o SPY, e na altura foi deixado d ser permitido fazer reforços, tanto q mudei para a versão europeia..

Mas depois nos bancos (best, big, invest ) nas carteiras sem usar as plataformas  da IB e q tais, já "aparecem" e ja têm DIF em portugues com a nota:

"

: A negociação deste produto não será apropriada para todos O tipo de investidor ao qual se destina o PRIIP varia em função da opção de investimento subjacente. No entanto, e de uma forma genérica, este produto está concebido especialmente para investidores com elevada tolerância ao risco e que tenham, idealmente, experiência e conhecimentos de mercados financeiros

"

dou por terminado o off topic 😁 .. devia ter sido no topico dos etfs..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, ManuelD disse:

vou continuar com o offtopic.. na btrader plus, que uso para acções aparece, contudo ao tentar fazer a compra "falha" com warning de que não esta disponível para retalho.., há uns anos tinha o SPY, e na altura foi deixado d ser permitido fazer reforços, tanto q mudei para a versão europeia..

Mas depois nos bancos (best, big, invest ) nas carteiras sem usar as plataformas  da IB e q tais, já "aparecem" e ja têm DIF em portugues com a nota:

"

: A negociação deste produto não será apropriada para todos O tipo de investidor ao qual se destina o PRIIP varia em função da opção de investimento subjacente. No entanto, e de uma forma genérica, este produto está concebido especialmente para investidores com elevada tolerância ao risco e que tenham, idealmente, experiência e conhecimentos de mercados financeiros

"

dou por terminado o off topic 😁 .. devia ter sido no topico dos etfs..

Qualquer produto que esteja ligado a acções ou com um nível de risco superior é sempre idealmente para quem tem experiência ou conhecimentos, nisso concordo com os bancos ou o regulador, no entanto se fossemos a seguir à risca só podíamos fazer depósitos a prazo 😁.

Sim devia ser no tópico de ETs até porque lá concerteza deverão ter mais informações concretas, mas como os investidores acabam quase por ser os mesmos vamos deixar passar essa blasfémia 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/04/2021 às 20:38, D@vid disse:

Qualquer produto que esteja ligado a acções ou com um nível de risco superior é sempre idealmente para quem tem experiência ou conhecimentos, nisso concordo com os bancos ou o regulador, no entanto se fossemos a seguir à risca só podíamos fazer depósitos a prazo 😁.

No Banco Invest para subscrever os vanguard lifestrategy etf também me aparece o aviso que para mim não servem pois são um produto complexo, wtf?!?!? e no entanto têm lá outros etfs bastante mais "complexos" que estão completamente escancarados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    33 minutes ago, 5coroas said:

No Banco Invest para subscrever os vanguard lifestrategy etf também me aparece o aviso que para mim não servem pois são um produto complexo, wtf?!?!? e no entanto têm lá outros etfs bastante mais "complexos" que estão completamente escancarados.

Ah! Bem engraçado, porque os ETF Lifestrategy são ETF UCITS que englobam diversos ETFs UCITS que por sua vez investem em acções/obrigações com replicação fisica. Isso também aparece no PPR Smart? É que isso é uma estrutura ainda mais complexa e especifica, sendo um PPR na forma de fundo de investimento OICVM com três subfundos distintos que por sua vez englobam ETFs UCTIS que investem em acções/obrigações (acho que tudo em replicação fisica?).

Editado por Francisco Martins
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, 5coroas disse:

Há produtos que pela sua estrutura de montagem podem ser considerados produtos complexos, não conheço esse em questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ViTor T.
    há 14 horas, USD disse:

Um guia fiscal para 2021, disponibilizado pelo Novo Banco. Poderá ser útil para quem tiver dúvidas relativamente ao preenchimento da declaração do IRS

https://tinyurl.com/f5bjdrxr

Bons dias boa gente

Obrigado pela partilha USD, estive a ler e a linha C acho que não condiz com o que se tem falado por aqui, pois tinha percebido que os fundos nacionais não eram necessários declarar....

Sabia que

a) Em caso de opção pelo englobamento dos rendimentos, a tributação é efetuada às taxas progressivas de IRS aplicáveis aos restantes rendimentos (contrariamente às taxas fixas de 28% ou 22,4%). Neste caso, a retenção na fonte aplicada tem a natureza de imposto por conta. O exercício desta opção implica o englobamento da totalidade dos rendimentos auferidos na respetiva Categoria no ano em causa.

b) O saldo negativo entre as mais-valias e as menos-valias, apurado num determinado ano, pode ser reportado para os 5 anos seguintes, quando se opte pelo seu englobamento. Ao ser exercida esta opção, esse saldo negativo poderá ser deduzido a eventuais mais-valias futuras, obtidas num prazo de 5 anos (desde que, no ano em causa, efetue igualmente a opção pelo englobamento). Esta dedução opera por titular de rendimentos (i.e., as perdas não se comunicam entre os elementos do agregado familiar).

c) No caso de mais-valias ou menos-valias obtidas com a alienação de UPs de FIM nacionais, mesmo que não se opte pelo englobamento, há obrigação de reporte na declaração anual de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos imobiliários que mais subiram, nos de distribuição destaque para o Fundimo da CGD.. e no lado oposto o NB Património.. se bem que dados a um ano para este tipo de investimento dizem muito pouco.. o cimento é uma maratona 😁

https://fundspeople.com/pt/que-fundos-imobiliarios-nacionais-mais-valorizaram-no-ultimo-ano/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Fundimo tem tido um bom desempenho nos últimos anos, penso que fizeram mudanças como menos individamento, etc. O problema é mesmos os 2% de subscrição e 1,75% de resgate, e ter de esperar entre 12 a 18 meses em caso de resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já não funciona o link, se calhar a informação era tão secreta que retiraram :)

Vinha no Invest spot de hoje isto:

Assustado com todos estes recordes históricos que as bolsas mundiais estão a atingir? De acordo com …

Basicamente o citybank tem uma porrada de indicadores que aos 17 vermelhos a bolha costuma rebentar. Neste momento estamos com 8 vermelhos por isso é comprar como se não houvesse amanhã :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, pge disse:

Já não funciona o link, se calhar a informação era tão secreta que retiraram :)

Vinha no Invest spot de hoje isto:

Assustado com todos estes recordes históricos que as bolsas mundiais estão a atingir? De acordo com …

Basicamente o citybank tem uma porrada de indicadores que aos 17 vermelhos a bolha costuma rebentar. Neste momento estamos com 8 vermelhos por isso é comprar como se não houvesse amanhã :)

E avisam aos 15? 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )