Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

5 hours ago, D@vid said:

Vocês sabiam que se tivessem apenas o Legg Mason USA , Jupiter European e o NB Obrigações Europa desde 2012 estavam com +245% e uma média de +27% ao ano? 🙄😂

grafico.png

para simplificar ainda mais, apenas com o Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR 

image.png.677f9f211229051a41f3313812a7cc01.png

Editado por ManuelD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, pge disse:

Isso é demasiada europa :)

É só um exemplo, agora imagina aumentar o peso no EUA 😁

há 3 horas, ManuelD disse:

para simplificar ainda mais, apenas com o Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR 

image.png.677f9f211229051a41f3313812a7cc01.png

Mas dessa forma já não tens uma carteira minimamente diversificada.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebo a ideia do "minimamente" diversificada, contudo, nao me parece q seja assim tão minimamente, a grande diferença é mesmo nao ter a parte de obrigações..

Mas o objectivo era mais mostrar a performance passada deste fundo e não sugerir que era uma estratégia... 

image.png.95e9782189aee4e599e6f5d10625e303.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

É só um exemplo, agora imagina aumentar o peso no EUA 😁

Mas dessa forma já não tens uma carteira minimamente diversificada.

O que é que se passou hoje com o Property Real estate do best que teve +0,73% ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, vila disse:

Ele andava com cotacoes 0% há algumas semanas.. provavelmente foi o cumulativo e mais alguma propriedade comprada?

ele dá em media 0,01/dia, não pode ser só acerto do acumulado. Devem ter feito um negócio qualquer mas é um salto enorme assim de repente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem dei conta, mas na segunda feira o meu PFA informou-me que iam comprar umas fracções num prédio em Lisboa, mas supostamente seria só no final do mês, só se compraram antes, essa subida não é lá muito normal neste tipo de fundo, nem no do Crédito Agrícola se vê isso, mas estou como o @vila, aquilo estava praticamente parado há quase 1 mês, mas entende-se, enquanto a liquidez for maior que os activos não tem grande "boost", pode ser que agora comece a subir, também podem ter aumentado alguma renda lol, mas também pode ter sido outra coisa, reavaliações, se algum dos imóveis foi reavaliado ( acho que o fazem de 6 em 6 meses ) por cima o fundo sobe.

Aliás o primeiro imóvel foi comprado em Outubro, Abril faz 6 meses, às tantas foi isso...

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto ao Property Real estate do best, podia subir assim todos os dias!
    Realmente andava muito parado. A minha ideia inicial era reforçar agora em maio, mas como estava parado não o ia fazer, agora vamos ver como evolui para decidir.
    @d@vid, qual é o valor não investido deste fundo? onde é que se vê? A última vez que procurei ainda não tinham relatórios disponíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão: quais as razões para optar por um fundo tipo Property Real state da square, ou o Fundimo da CGD, e não estar exposto de uma forma mais abrangente num fundo de real state tipo Nordea 1 - Global Real Estate E EUR, que além de diversificar geograficamaente tb diversifica em termos de tipo de REITs (armazens, datacenters, torres comunicações etc).

Acham que há um "potencial" não explorado (maior) no imobiliário nacional?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, dfserra disse:

Quanto ao Property Real estate do best, podia subir assim todos os dias!
    Realmente andava muito parado. A minha ideia inicial era reforçar agora em maio, mas como estava parado não o ia fazer, agora vamos ver como evolui para decidir.
    @d@vid, qual é o valor não investido deste fundo? onde é que se vê? A última vez que procurei ainda não tinham relatórios disponíveis.

8M investidos; 5 liquidez

há 8 minutos, ManuelD disse:

Uma questão: quais as razões para optar por um fundo tipo Property Real state da square, ou o Fundimo da CGD, e não estar exposto de uma forma mais abrangente num fundo de real state tipo Nordea 1 - Global Real Estate E EUR, que além de diversificar geograficamaente tb diversifica em termos de tipo de REITs (armazens, datacenters, torres comunicações etc).

Acham que há um "potencial" não explorado (maior) no imobiliário nacional?

Boa questão!

Também gostava de ouvir a vossa opinião

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, já agora, quando falei no  Nordea 1 - Global Real Estate E EUR, foi u exemplo, mais ate por este ser topico de fundos, porque poderia dar exemplos de etfs, ou mesmo investir directamente tipo URW, Merlin, cellnex, realty income, WP Carey..etc

Já agora, ha outra questão: a liquidez, nestes fundos  imobiliários normalmente há janelas em que se podem fazer os resgates, e muitas vezes com penalizações grandes, ao passo que nos indicados o resgate é mais "rápido" (pode é ser por metade do valor de entrada 😁)

Assim sendo o racional da escolha é ceder na diversificação,liquidez em troca de um (suposta) estabilidade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, ManuelD disse:

Ok, já agora, quando falei no  Nordea 1 - Global Real Estate E EUR, foi u exemplo, mais ate por este ser topico de fundos, porque poderia dar exemplos de etfs, ou mesmo investir directamente tipo URW, Merlin, cellnex, realty income, WP Carey..etc

Já agora, ha outra questão: a liquidez, nestes fundos  imobiliários normalmente há janelas em que se podem fazer os resgates, e muitas vezes com penalizações grandes, ao passo que nos indicados o resgate é mais "rápido" (pode é ser por metade do valor de entrada 😁)

Assim sendo o racional da escolha é ceder na diversificação,liquidez em troca de um (suposta) estabilidade

Falaste nesse exemplo e na primeira página há outro exemplo de um fundo imobiliário indirecto ( investe em acções de empresas ligadas ao sector imob )

É um "problema" nestes fundos sem dúvida a liquidez, mas existe essa imposição legal que a bem ver até faz sentido, um fundo imobiliário directo é muito diferente de um fundo que investe em acções, o gestor compra e vende à velocidade de um click, um fundo imobiliário tem imóveis, não é fácil comprar e vender, tem de ser muito bem gerido entre activos e liquidez, os cerca de 2 meses que demora a resgatar é mesmo em defesa dos investidores que ficam, assim como neste caso em concreto a impossibilidade de resgatar no primeiro ano de investimento.

As comissões de resgate tem outra particularidade, são revertidas para o fundo, quem sai entre 1 a 3 anos paga 1% que reverte para a carteira do fundo, não vai para a gestora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )