Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, 5coroas disse:

Macho que é Macho não fica melindrado com a Verdade. Aceita e agradece.

Então e as aventuras do genro do Jerónimo na Camâra de Loures?

Um genro que ganhou 50k a fazer uns serviços num ano, ainda teve de pagar ordenado a mais dois ajudantes e mais 23% de IVA e 25% de IRS, aquilo foi uma fortuna que o homem levou para casa, mas isso enquadra-se em corrupção? foi ilegal?

Bem uma coisa é certa, corrupção em Portugal com Libertários não existe 😁

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, D@vid disse:

na medida do possível escolher os fundos que teriam um melhor rácio de risco/ rentabilidade e investir para muito longo prazo. 

Eu acompanho as tuas recomendações. Nem sempre optas pelos menos volateis/desv. Padrao/Max drawdown, nem pelos mais rentáveis, mas onde fazes a diferenciação? Por exemplo de forma genérica dentro da mesma categoria de fi, tens um fi com volat. 15 retorno 16 e tens outro com volat. 16 e retorno 17, o que te faz optar por um ou por outro? Aqui há dias falaste na estratégia do fundo, o que costumas procurar lá? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, pge disse:

Eu acompanho as tuas recomendações. Nem sempre optas pelos menos volateis/desv. Padrao/Max drawdown, nem pelos mais rentáveis, mas onde fazes a diferenciação? Por exemplo de forma genérica dentro da mesma categoria de fi, tens um fi com volat. 15 retorno 16 e tens outro com volat. 16 e retorno 17, o que te faz optar por um ou por outro? Aqui há dias falaste na estratégia do fundo, o que costumas procurar lá? 

Tenho fundos que tenho há mais de 10 anos, por exemplo o Jupiter European Growth quando o fiz, entre todos os critérios achei que seria o ideal para mim, dentro de todas aquelas métricas que falaste, como estou satisfeito com os cerca de 11% que me rende por ano não pretendo trocar, mesmo que actualmente possa existir algum até mais interessante, que tenha menos drawdowns, menos volatilidade ou mais rentabilidade, há até uns Europe Growth que estão com mais de 45% a 1 ano, enquanto o Júpiter está com 25%, o que a maioria faz é trocar, eu mantenho e espero para ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, 5coroas disse:

Macho que é Macho não fica melindrado com a Verdade. Aceita e agradece.

Eu hoje estou deslumbrado com a tua capacidade interpretativa e argumentativa. Quer dizer que para ti um(a) "Queen", que gosta que lhe entrem pela "porta dos fundos", pode ser um verdadeiro macho latino alfa? Eu pensava que o macho alfa era um macho de outperformance a entrar pela porta principal da frente e não pela porta traseira próxima das instalações sanitárias.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Bedrock disse:

Eu hoje estou deslumbrado com a tua capacidade interpretativa e argumentativa. Quer dizer que para ti um(a) "Queen", que gosta que lhe entrem pela "porta dos fundos", pode ser um verdadeiro macho latino alfa? Eu pensava que o macho alfa era um macho de outperformance a entrar pela porta principal da frente e não pela porta traseira próxima das instalações sanitárias.

Um "queen" que aceite a verdade à cerca do que é, que faça por deixar de o ser e que o consiga, e que ainda seja capaz de agradecer a quem o pôs no bom caminho, é para mim o super-alfa-Machoman.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, 5coroas disse:

Um "queen" que aceite a verdade à cerca do que é, que faça por deixar de o ser e que o consiga, e que ainda seja capaz de agradecer a quem o pôs no bom caminho, é para mim o super-alfa-Machoman.

@5coroas, quem foi que te pôs no bom caminho?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, D@vid disse:

Tenho fundos que tenho há mais de 10 anos, por exemplo o Jupiter European Growth quando o fiz, entre todos os critérios achei que seria o ideal para mim, dentro de todas aquelas métricas que falaste, como estou satisfeito com os cerca de 11% que me rende por ano não pretendo trocar, mesmo que actualmente possa existir algum até mais interessante, que tenha menos drawdowns, menos volatilidade ou mais rentabilidade, há até uns Europe Growth que estão com mais de 45% a 1 ano, enquanto o Júpiter está com 25%, o que a maioria faz é trocar, eu mantenho e espero para ver.

Pois tendo há 10 anos também não trocava, mas se calhar reforçava noutro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Não é nos futuros, é na entrada da Coinbase hoje, os tipos das crypto devem estar com o dedo para comprar aquilo à maluca lol.

@5coroas isso é só conversa, porque falas na representatividade mas sabes bem que em número de Câmaras e Juntas o PC tem algumas e já teve muitas mais, e não me lembro de nenhum caso, se souberes de algum, eu não sei, estás a fazer suposições que podem ou não acontecer, isso é como fazer futorologia, por isso é que muitos acabam por perder na bolsa, fazem futurologias lol.

Considerando-me um "tipo das crypto" não vejo nenhum interesse em comprar ações da Coinbase, por isso diria que essa informação anda um pouco longe da verdade.

Acho que quem vai comprar será precisamente quem não tem crypto, não faz ideia como funciona e quer ter um pouco de exposição às mesmas, mesmo que indiretamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Bem uma coisa é certa, corrupção em Portugal com Libertários não existe 😁

É por acreditarem que (seja qual for a fachada politica atrás da qual se escondam) quem quer que alcance o poder dificilmente resistirá a abusar do mesmo e a ser corrupto; que os Libertários não concordam que a alguém, seja ele quem for, seja dado uma tão grande possibilidade de o fazer. 

E o pior de tudo, é que são os piores seres humanos (os mais desonestos e os mais ávidos de exercerem o seu poder sobre os outros) os que mais capacidades têm para alcançar os cargos governativos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, pge disse:

Pois tendo há 10 anos também não trocava, mas se calhar reforçava noutro.

European Growth? ou outro Europa? para além do Júpiter tenho o Oddo Avenir Europe, são as minhas únicas exposições a acções europa.

há 5 minutos, Wakka disse:

Considerando-me um "tipo das crypto" não vejo nenhum interesse em comprar ações da Coinbase, por isso diria que essa informação anda um pouco longe da verdade.

Acho que quem vai comprar será precisamente quem não tem crypto, não faz ideia como funciona e quer ter um pouco de exposição às mesmas, mesmo que indiretamente.

Olhando para a loucura que andam as crypto não sei não se não vai haver uma grande procura pela Coinbase, aguardemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, D@vid disse:

European Growth? ou outro Europa? para além do Júpiter tenho o Oddo Avenir Europe, são as minhas únicas exposições a acções europa.

Olhando para a loucura que andam as crypto não sei não se não vai haver uma grande procura pela Coinbase, aguardemos.

Acredito que muita gente vai de facto procurar por comprar COIN mas não sei até que ponto essas pessoas vão ser as mesmas que já possuem crypto. Até pensei que o direct listing seria logo após a abertura dos mercados mas aparentemente ainda não foi. Estou expectante para saber o resultado.

O que me está a por com a pulga atrás da orelha é a nova forma de negociar ações tokenizadas e a sua implicação em termos fiscais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Queria dizer, não o resgatava mas quando o quisesse reforçar, reforçava noutro que entretanto tivesse aparecido com melhores indicadores.

Europa tenho um blackrock flex e um fidelity que acho que é o dynamic.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, pge disse:

Queria dizer, não o resgatava mas quando o quisesse reforçar, reforçava noutro que entretanto tivesse aparecido com melhores indicadores.

Europa tenho um blackrock flex e um fidelity que acho que é o dynamic.

Quando reforço vai para o mesmo, não quero fundos canibais na carteira nem ter mais que 8 fundos na carteira Core.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Wakka disse:

Acredito que muita gente vai de facto procurar por comprar COIN mas não sei até que ponto essas pessoas vão ser as mesmas que já possuem crypto. Até pensei que o direct listing seria logo após a abertura dos mercados mas aparentemente ainda não foi. Estou expectante para saber o resultado.

O que me está a por com a pulga atrás da orelha é a nova forma de negociar ações tokenizadas e a sua implicação em termos fiscais.

Coin valor inicial de 250 USD, pré market 340USD

Não sei que quem compra é quem já tem crypto ou não tem, mas que vai haver esta corrida eu acho que vai, depois deve de vir por aí abaixo nos próximos dias, e depois quem sabe...

Tarda nada temos fundos a comprar Coinbase.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros investidores, agradecia a vossa ajuda na seguinte questão. Como é que é calculada a comissão de gestão de um determinado fundo? É pergunta básica para muitos de vós mas, a realidade é que não estou a conseguir chegar aos valores que são simulados pelo banco. Assim, suponhamos que o investimento inicial é de 10000€, com um retorno médio de 10% ano, durante 5 anos e com uma comissão de gestão de 1.72%.

Obrigado e saúde,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, dfserra disse:

@nOrte,

O desempenho apresentado já inclui a comissão de gestão. Ou seja, se um fundo dis que tem um desempenho no último ano de 10%, e tem uma comissão de gestão de 1,5%, significa que os ativos do fundo renderam 11,5%, e com a comissão ficou uma rentabilidade líquida de 10%.
    Na prática as comissões que interessam é a comissão de subscrição ou resgate, se existirem.

@nOrte,

O desempenho apresentado já inclui a comissão de gestão. Ou seja, se um fundo dis que tem um desempenho no último ano de 10%, e tem uma comissão de gestão de 1,5%, significa que os ativos do fundo renderam 11,5%, e com a comissão ficou uma rentabilidade líquida de 10%.
    Na prática as comissões que interessam é a comissão de subscrição ou resgate, se existirem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, nOrte said:

Caros investidores, agradecia a vossa ajuda na seguinte questão. Como é que é calculada a comissão de gestão de um determinado fundo? É pergunta básica para muitos de vós mas, a realidade é que não estou a conseguir chegar aos valores que são simulados pelo banco. Assim, suponhamos que o investimento inicial é de 10000€, com um retorno médio de 10% ano, durante 5 anos e com uma comissão de gestão de 1.72%.

Obrigado e saúde,

Estamos a falar de simulações apresentadas pelos bancos, por exemplo no Best?

image.png.77f96b1e1916b5911a0f5980272821f5.png

O retorno assumido (5%) é o retorno bruto, antes de comissões, encargos e outros custos.

Editado por Francisco Martins
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Francisco Martins said:

Estamos a falar de simulações apresentadas pelos bancos, por exemplo no Best?

image.png.77f96b1e1916b5911a0f5980272821f5.png

O retorno assumido (5%) é o retorno bruto, antes de comissões, encargos e outros custos.

Estimado @Francisco Martins, obrigado pela atenção!

5 hours ago, dfserra said:

@nOrte,

@nOrte,

Viva @dfserra, perfeito!!! Obrigado pela atenção.

Forte abraço,

Editado por nOrte
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, N.Rocha disse:

Ok, quem é que aqui anda a encher os bolsos da BlackRock :D ?

( quem não tem IWDA, que atire a 1ª pedra )

Esse é um dos motivos pelo qual vou diversificando ativos que no fundo são muito sobreponíveis: tipo IWDA e FTSE.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )