Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 57 minutos, D@vid disse:

Um Unit Linked não é um fundo de investimento mobiliário ou está ligado a apenas a um fundo, são os chamados ICAEs, é como um produto estruturado em forma de seguro, tem especificidades diferentes de um fundo de investimento mobiliário.

Vou dar-te outro exemplo, o BB tem um seguro desses, mas qual a diferença para esse da Allianz? a independência e conflito de interesses, no deles a seguradora é uma, as gestoras dos activos são duas, e os activos vão desde obrigações, acções, futuros, ETFs e Fundos de várias gestoras, esse que colocas é tudo Allianz, não é pior nem melhor, é diferente, mas eu como defensor da diversificação, não tenho interesse em produtos que sejam um aglomerado de activos da mesma gestora, até mesmo nos fundos eu tento ter de gestoras diferentes...

De facto, lembro me de o banco best ter alguns unit-linked. 

https://www.portalpoupancavida.pt/icae-que-produtos-sao-estes/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, magina13 disse:

entendido.

era essa a explicação que eu me referia.

a questão seguinte , era, se de facto ter gestoras diferentes compensava de alguma forma. 

Não é uma questão de compensar, é uma questão de diversificação de risco principalmente, mas riscos de diversas ordens, até de gestores, de formas de pensar dos mesmos, não é propriamente riscos de crédito, cada gestora tem a sua forma de investimento e cada gestor é diferente, para a maioria dos clientes o que interessa é ter mais dinheiro no curto prazo de tempo como falaste, mas para outros, como eu, pretendo sobretudo minimizar riscos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

What Happens After the Stock Market is Up Big?

It seems like there is always a good reason to worry about the stock market. When stocks are falling it feels like they can always fall further. And when stocks rise it feels like the peak is always right around the corner.

But what about when stocks rise by A LOT? That’s the situation we’re looking at right now with a massive rise from the bottom last March.

In a recent piece at Fortune I looked at the history of stock market moves after such a huge gain.

The S&P 500 fell nearly 34% in just twenty-two trading sessions during the onset of the pandemic last spring. Then the market bottomed following a -2.9% down day on March 23, 2020. The following Monday, the market was up more than 9% and it hasn’t looked back ever since.

The one year return from that bottom was an astonishing 75% and that doesn’t include dividends. A gain of this magnitude in such a short period of time is a rarity in the stock market. In fact, this was the largest 12 month gain ever since 1950.

There were larger one year gains during the Great Depression but the losses were so much bigger back then it’s hard to make an apples-to-apples comparison with that time.

The question for many investors is this: What comes next?

It’s understandable many investors are worried these gains have come too far, too fast. There is no such thing as “easy” when it comes to investing in the markets because the future is always uncertain, but the past year or so has been mighty kind to investors in risk assets. It feels like the easy money has been made.

To get a better sense of how markets have reacted to booming gains like this, I looked at the returns over the ensuing one, three and five year periods to see what happened after enormous gains of the past.

To do this I took every 12 month gain of 50% or more since 1950 in the S&P 500 and then calculated the following 12, 36 and 60 month gains to see how much follow-through there was.

Screenshot-2021-04-09-120942.jpg

It’s not surprising the one year returns following such big gains showed a drop-off. Markets can’t go up in straight line forever. In fact, the 12 month return was negative 65% of the time following a gain of 50% or more in a one year period. As with most long-term market averages, there was a wide range of results here. One-quarter of one year periods saw double-digit gains while one-fifth of the time there were double-digit losses. So even though most of the time returns went south it’s not a foregone conclusion.

However, the further out you go the better the returns. There wasn’t a single 3 year period following a 12 month gain of 50% or more that showed a negative return. There was only one 5 year period with a loss and that one came at the tail end of the market crash of 2000-2002 that saw the market fall 50%.

The annual average returns over 3 and 5 years were 7% and 11%, respectively and these returns don’t include dividends.

These performance numbers may come as a surprise but there isn’t a ton of correlation between one year of returns and the next most of the time. This table shows the average returns in the stock market in a given year following either a loss, a double-digit loss, a gain or a double-digit gain the year before:

Screenshot-2021-04-09-121055.jpg

The returns in one year don’t really impact the returns in the next year all that much. And this is even more true when the stock market is up than when it is down. The average returns following a good year are right around the long-term averages.

There are always good reasons to talk yourself out of investing in the stock market. It’s possible the market will take a breather at some point because the gains have been so strong coming off the bottom last March. You could even make the case this would be healthy to avoid things getting too overheated.

But predicting the future path of the stock market based on what it has done over the past year is much harder than it sounds. Most of the time the stock market goes up but sometimes it goes down is about as good as it gets in terms of setting expectations for your portfolio.

It’s also true that the longer your time horizon, the better your odds are at seeing gains in the market.

https://awealthofcommonsense.com/2021/04/what-happens-after-the-stock-market-is-up-big/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    18 minutes ago, magina13 said:

eu nao disse isso. nao deturpe. eu apenas disse que fiz essa questão baseado numa frase que eu escrevi anteriormente. apenas isso. depois questionei o porque de você nao quer que eu lhe chame fundo de investimento a um unit-linked , pelos vistos deve ser esse o problema. Ou foi por eu dizer que não gosto do comportamento dos bancos quando se trata de aconselhar/recomendar produtos as pessoas? eu estava a tentar obter algumas opiniões , posso não ter sido bem claro, posso não ter utilizado a linguagem mais clara , mas não o critiquei nem fui ofensivo na linguagem.

se ja pouco importa para si , pode ao menos contribuir e dizer quais sao as ( e cito) " implicações diferentes de diversas ordens " dos fundos de investimento unit-linked e dos fundos de investimento?

assumo que não sei quantas diferenças são. quantifique e explique se quiser ajudar.

Se alguem está a deturpar e a criar confusão de conceitos e perguntas, não sou eu. Fez uma pergunta que eu até citei para que não tivesse duvidas do que eu estava a responder, nesse seguimento coloquei uma resposta e justifiquei. Enfim, quanto às restantes conjecturas, essas são no teu pensamento, nada do que eu disse está associado. Ninguem foi ofensivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Equação qualitativa básica do sucesso de um investimento:

Insights + Process = Results 

Eu ando há 13 anos à procura do melhor "process" para a melhor capitalização do investimento nos diferentes ativos financeiros, mas ainda não encontrei, e às vezes com mais "insights" tenho piores resultados/retornos, então só pode ser por causa de, nessas vezes, estar a utilizar um "down process" qualquer. Sendo assim, pergunto aos foristas, com maior sucesso na capitalização dos seus investimentos, de qual é o "up process" que estão a utilizar? 

Alguém conhece o "up process" do mercado acionista dos EUA e do mercado global?

Já quanto ao mercado acionista chinês, eu acho que aquilo não é "up/down process" mas sim "politic process".

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Anda por aqui um user que já criou 9 contas de registo no fórum, qualquer dia vai criar outra conta para atingir o número redondo de 10, só que o campeão das contas no fórum está a utilizar o mesmo IP ... o que vai facilitar as coisas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 8 horas, Vidolz disse:

Será que a maré do Alibaba vai mudar agora? 

Estou a passar uns valentes meses de sofrimento.

Eu estou confiante na Baba, a minha aposta é dentro de 5 anos ser superior a $400.

há 7 horas, Louie disse:

E o hidrogénio? Fala-se que será o mais adequado para os transportes de mercadorias.

O hidrogénio já é uma alternativa, mas para muita gente ele é considerado perigoso porque pode explodir. Faz-me lembrar os carros a GPL.

Existe ainda uma alternativa que está a ser estudada e que consiste na adaptação dos motores a combustão, tornando-os não poluentes. A ideia é colocar um filtro na admissão de ar e separar o oxigénio do azoto, evitando-se a entrada para o motor do azoto e assim a poluição de compostos nocivos NOx. A participação somente do oxigénio leva à criação de CO2 e água, a água é libertada em forma de vapor e o CO2 é comprimido numa botija que é descarregada no momento do reabastecimento. Este CO2 tem muitas aplicações industriais. Este modelo vai ser aplicado em breve a camiões e vai fazer-se o estudo de desempenho.

Para o transporte de mercadoria e passageiros também se está a trabalhar na adaptação das linhas de comboio atuais a linhas de alta velocidade, permitindo a que os comboios circulem a velocidade acima dos 300 km/h, podendo com um upgrade atingir os 1000 km/h. Esta adaptação não chegará cá, pois o design está a ser feito para a linha europeia.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 12 minutos, Tiago F disse:

E o teu feeling para a JD.com?

Em relação a Baba não é feeling, é uma empresa muito subavaliada, o preço correto neste momento deveria ser de $330 e daqui a 5 anos o valor deveria estar acima dos $600.

A JD está neste momento com o preço quase justo,  a minha estimativa é $150 no melhor cenário.

Uma empresa chinesa que se espera um grande crescimento é a Baidu, mas aqui é preciso algum cuidado por causa de alguns negócios.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 5 minutos, Louie disse:

Achas que poderá ser diferente desta vez? 

Eu sou critico das barragens há mais de 30 anos, quando vi uma reportagem sobre os efeitos nefastos sobre o ambiente das mesmas: criação de um microclima, destruição de solo arável, interrupção de nutrientes para a foz e da deposição de areias e conduzindo à erosão mais acentuadas das costas, interrupção da circulação dos peixes e dos ciclos de reprodução e introdução de espécies nefastas para a flora e outras espécies de peixes locais, etc. Alguém poderia pensar que sou ambientalista, mas eu vejo é lucro para os donos das barragens e custos elevados para os outros via impostos, já que é preciso pagar esses danos ambientais.

Eu vejo o hidrogénio como um subproduto de um outro processo que se adivinha necessário que é a dessalinização da água, para regularizar o abastecimento de água potável no nosso país. Assim, nessas centrais de dessalinização poderíamos produzir H2 quando a necessidade de água não fosse necessária e utilizar nas centrais de produção de energia elétrica. A energia para a dessalinização poderia vir das nossas centrais de energia renovável, já que temos excesso durante certos períodos. Construir uma central só para produzir hidrogénio é como dizes, atirar dinheiro pela janela para depois ficarmos com uma grande dívida para pagar. Eu oiço falar de Sines e projetos para ali à 40 anos e quase tudo é um fiasco.

No nosso país os projetos andam de mãos dadas com os interesses de determinados grupos económicos e não em função do interesse nacional. Porque havemos de construir um aeroporto em Alcochete se podemos construir um no Montijo e outro em Alcochete? Ou fazemos um no Montijo e os problemas mantêm-se. Repara a ponte Vasco da Gama, foi construída para quê? Só para desenvolver o mercado habitacional na zona do Montijo e Alcochete e para os Lisboetas irem ao Algarve 3 vezes por ano, os problemas na ponte 25 de abril mantêm-se e entregar a exploração da ponte 25 de abril a um grupo privado com garantia de receita. O que nós precisávamos era de uma ponte no Barreiro igual à 25 de abril.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é que os mais experientes foristas dos fundos e ações têm a dizer sobre a mova moda que parece estar a pegar? 

Em termos de interpretação da legislação portuguesa será que um stock token é equivalente a uma ação ou equivalente a um crypto token? Fica a dúvida.

https://finance.yahoo.com/news/binance-launches-stock-tokens-starting-154531559.html?

Citação

Crypto exchange Binance has announced that it is launching zero-commission tradable stock tokens.

Each stock token will be worth the one share of stock. Each token is backed by a corresponding share in a depository portfolio of underlying securities. Binance is launching these tokens in partnership with investment firm CM-Equity AG and asset tokenization platform Digital Assets AG.

Tesla share tokens

In the announcement, Binance said that the first stock token they are listing is for Tesla Inc. In February, the company bought $1.5 billion in bitcoin (BTC). Since then, their stock has been trading similarly to bitcoin. Recently, Tesla CEO Elon Musk announced that the company now accepts BTC as payment for their vehicles.

Binance said that traders will be able to buy a minimum of 1/100 of a stock token, which represents the same fraction of a Tesla share. The world’s largest crypto exchange also said that they will price and settle stock tokens in Binance USD (BUSD). BUSD is the exchange’s stablecoin which is pegged to the U.S. dollar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Louie disse:

Antes dessa ainda virá a de Oeiras, que se não estou em erro será até à Trafaria.

Com a nova vaga de fundos europeus, já andam muitos a esfregar as mãos. Vamos lá ver se uns quaisquer frugais da UE não estragam o esquema aos sanguessugas cá do burgo.

Se a ideia é ligar as praias da linha de Oeiras-Cascais à Costa da Caparica e se Portugal continuar a ser um País de lobies, então essa ponte pode nascer antes da ponte Barreiro-Chelas, mas se fôr por critérios técnicos esse não será o traçado rodoviário mais prioritário, e nos projetos rodo-ferroviarios o mais importante é definir o melhor traçado, e este será sempre aquele que servirá o maior número de pessoas e ao mesmo tempo implique o mínimo de movimentos de terras, de obras de arte (pontes e viadutos), de impactes ambientais negativos e com o menor custo possível. 

A autoestrada A1 não teve o melhor traçado porque na altura o lobi da Igreja fez questão de que a mesma deveria passar perto de Fátima. Assim, Portugal não vai interceptar o melhor traçado/via de comunicação para o desenvolvimento ... é que nas estradas já circulam veículos Tesla e não carroças de burros ou de cavalos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Bedrock disse:

Se a ideia é ligar as praias da linha de Oeiras-Cascais à Costa da Caparica e se Portugal continuar a ser um País de lobies, então essa ponte pode nascer antes da ponte Barreiro-Chelas, mas se fôr por critérios técnicos esse não será o traçado rodoviário mais prioritário, e nos projetos rodo-ferroviarios o mais importante é definir o melhor traçado, e este será sempre aquele que servirá o maior número de pessoas e ao mesmo tempo implique o mínimo de movimentos de terras, de obras de arte (pontes e viadutos), de impactes ambientais negativos e com o menor custo possível.

Bom... eu escrevi Oeiras mas não é propriamente Oeiras localidade. O que está previsto é fazer a ligação a partir de Algés (concelho de Oeiras) de forma a aproveitar o tráfego que vem da Cril e que neste momento termina de forma abrupta na antiga Doca Pesca. Creio que a ideia será construir a ligação desse troço já existente para a outra banda.

Acredito que tenha a sua lógica, ou se preferires, critérios técnicos adequados. Mas eu não sou engenheiro nem perito em mobilidade. Sou apenas um cidadão comum, minimamente informado, que não tem dificuldade em ver a forma como os recursos públicos são desperdiçados em nome de um Portugal vanguardista ou "centro europeu", quando na verdade cada vez mais estamos ao nível da América Latina. Isto de uma forma geral, claro. Porque quem faz as negociatas continua a acumular e a encher os bolsos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está visto que as vacinas contra a Covid-19 que não utilizam a técnica do RNA mensageiro, estão a ter problemas com a formação de coágulos no sangue em pessoas com idade inferior a 50-60 anos e especialmente em mulheres, o que para estas só pode estar ligado a condições hormonais.

É sabido que as pessoas com maior idade têm uma maior probabilidade de formação de coágulos no sangue, e isso é facilmente entendível, agora o contrário é que já não seria expectável. Esta questão dos coágulos sanguíneos é um downside para a credibilidade dessas vacinas e, por arrasto, da economia mundial e do mercado acionista. 

Se a causa da formação dos coágulos sanguíneos não for minimamente explicável, quem não vai tomar essas vacinas sou eu, até porque eu sou da opinião que mais vale morrer de uma doença qualquer do que morrer do tratamento dessa mesma doença ... uma morte "técnica" é difícil de engolir. As estatísticas da indústria farmacêutica, a mim nunca me deixam descansado, pois a estatística pode ser enganadora em termos vitais. 

Nesse sentido, vou dar um exemplo: os produtos desinfetantes de higiene e limpeza costumam anunciar um poder desinfetante de 99% ou mais, só que o residual de 1% pode representar ainda a presença de bactérias da ordem do milhão ou dos milhares, logo os tais desinfetantes a 99% não garantem ambientes livres de microorganismos e muito menos de patogénicos, que é o que interessa.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )