Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Carteiras têm de ter pelo menos 15/20% de fundos de acções, uma carteira só com 100% de uma ou de outra fica mais arriscada.

Foi o meu erro, agora tou na duvida se mantenha as posições até ao fim. ou se faça alguma alteração, tipo passar o montande que tenha num determinado fundo de obrigações, , mesmo com perda, para um fundo de acções. Neste momento só tenho 5% de acções ( Pictet Water).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Foi o meu erro, agora tou na duvida se mantenha as posições até ao fim. ou se faça alguma alteração, tipo passar o montande que tenha num determinado fundo de obrigações, , mesmo com perda, para um fundo de acções. Neste momento só tenho 5% de acções ( Pictet Water).

Pois e logo esse que é um bocado agressivo :) naquele que tiveres uma menos valia mais baixa podes reduzir o peso do mesmo e ir para um misto e outro de acções, mais para Europa que América :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois e logo esse que é um bocado agressivo :) naquele que tiveres uma menos valia mais baixa podes reduzir o peso do mesmo e ir para um misto e outro de acções, mais para Europa que América :)

Eu mistos até tenho, o Plano Crescimento e Plano Prudente da ESAF. Agora só de acções é que não apostei muito.

O meu banco (Invest) tem recomendado o DWS Invest Top Euroland (LU0145647300), mas será que com a valorização que ja teve este ano ( 24% ) ainda tem espaço para continuar a valorizar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu mistos até tenho, o Plano Crescimento e Plano Prudente da ESAF. Agora só de acções é que não apostei muito.

O meu banco (Invest) tem recomendado o DWS Invest Top Euroland (LU0145647300), mas será que com a valorização que ja teve este ano ( 24% ) ainda tem espaço para continuar a valorizar?

O Invest tem Esaf?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para relembrar :) está na 1ª página mas as vezes a malta esquece-se:

Um fundo pode ir à falência?  No que respeita aos fundos é necessário ter em conta dois aspetos bastante diferentes. Por um lado, os fundos de investimento tal como existem não podem falir. Por outro, existe o risco de o investidor não obter o rendimento esperado, podendo até perder uma parte considerável do capital investido.

Quanto ao primeiro tipo de risco, as normas estabelecidas para o funcionamento dos fundos são muito restritivas, de forma a precaver situações que possam pôr em risco o dinheiro dos subscritores.

• Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que pertence aos subscritores das unidades de participação. Isto significa que o dinheiro investido não pode ser utilizado, em caso algum, para pagar dívidas da sociedade gestora.
    • Quando uma empresa abre falência, isso significa que não conseguiu pagar as suas dívidas. No caso dos fundos, a lei condiciona bastante o endividamento. Um fundo só pode endividar-se temporariamente e, mesmo assim, não o pode fazer em montantes superiores a 10% do valor global do fundo, no caso de fundos abertos, e de 20%, para os fechados.
    • Os fundos não podem garantir empréstimos de terceiros. Portanto, nenhum fundo pode comprometer-se a pagar dívidas de empresas.
    • Os fundos não podem fazer vendas a descoberto, ou seja, vender títulos que, na realidade, não possuem.
    • Os títulos adquiridos pelo fundo são depositados normalmente num banco, que tem a missão de controlar o desenrolar das operações. Os gestores, por exemplo, serão impedidos de registar, em seu nome, títulos do fundo.
    • Apesar de altamente improvável, mesmo que haja falência do depositário e o investidor não consiga reaver o dinheiro investido, existe ainda o Sistema de Indemnização ao Investidor que protege o património aplicado em fundos até ao valor máximo de 25 000 euros.

Pela sua natureza, a sociedade gestora ou o banco depositário podem falir, mas nunca o próprio fundo. Mas isso não significa que o fundo não possa perder valor e que, por esse motivo, o investidor se arrisque a perder parte do dinheiro aplicado. Ao investirem em depósitos, ações, obrigações, unidades de participação de outros fundos, etc., os fundos estão sujeitos às flutuações de valor dessas aplicações. Por exemplo, um fundo de ações tem muito maior probabilidade de ganhar/perder valor do que um fundo monetário euro, cuja política de investimento dá preferência aos depósitos.

In Deco Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

lagares

estamos todos no mesmo barco...

Não sei que capital representa essa %, mas tens 2 soluções ou aguentas e esperas que a "tempestade" passe ou resgatas com menos valias.

Nota: Também tenho um fundo a perder quase 14%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pimco Real Return, talvez o fundo mais fustigado pelas quedas, não vou estar a defender o fundo nem nada disso, só queria que olhassem para o gráfico, básicamente para verem que mesmo num fundo supostamente conservador acontece várias coisas ao longo do seu investimento, reparem, se tivessem investido em 2006 chegando ao fim de 2008 o que fariam? ao fim de 2 anos e tal estariam com menos-valia...provávelmente ao resgatarem já não voltariam ao fundo...mas e se tivessem mantido? em 2009 subiu 14%, e em 2010 mais 5%, 2011 mais 11% 2012 mais 6%...em 6 anos, se tivessem mantido o fundo, a rentabilidade teria sido de +/- 37%, cerca de 6% de média anual...

O problema que se coloca, é sempre o espaço temporal, 90% de nós não estamos dispostos a esperar seja pelo que for, e se for para ganhar dinheiro ainda muito menos, por isso é que mais de 80% das pessoas aplicam o seu dinheiro em DPs, não tem oscilações, e sabe que ao fim daquele prazo recebe o dinheiro mais juros, e geralmente nunca é a mais de 1 ano, porque também não convem esperar muito mais que isso.

O exemplo que dei para o RR é igual praticamente para outro fundo qualquer, olhem para os gráficos e vejam a evolução dos mesmos, até mesmo olhando para este RR o que os nossos olhos fazem é olhar para o ponto de partida e chegada, e vemos uma linha a subir, o nosso cérebro diz "É bom, é sempre a subir" mas na verdade pelo meio há oscilações, e há perdas, se em 2008 perdeu mais de 4% secalhar este ano vai perder mais que isso, é o risco que se corre.

Um produtor de cortição só a tira do sobreiro de 9 em 9 anos, até lá tem de esperar para colher os frutos da tiragem, e pelo meio os sobreiros estão sujeitos a altas temperaturas, a baixas temperaturas, a vento, a chuva, granizo... :)

post-28-14412396644089_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se aplicar algumas poupanças em fundos que estão na moeda USA, mas em bancos nacionais, essas poupanças estão salvaguardadas, se sairmos do Euro ou se acontecer o mesmo que em Chipre? Penso que sim, até alienar esse fundo.

Pimco Real Return, talvez o fundo mais fustigado pelas quedas, não vou estar a defender o fundo nem nada disso, só queria que olhassem para o gráfico, básicamente para verem que mesmo num fundo supostamente conservador acontece várias coisas ao longo do seu investimento, reparem, se tivessem investido em 2006 chegando ao fim de 2008 o que fariam? ao fim de 2 anos e tal estariam com menos-valia...provávelmente ao resgatarem já não voltariam ao fundo...mas e se tivessem mantido? em 2009 subiu 14%, e em 2010 mais 5%, 2011 mais 11% 2012 mais 6%...em 6 anos, se tivessem mantido o fundo, a rentabilidade teria sido de +/- 37%, cerca de 6% de média anual...

O problema que se coloca, é sempre o espaço temporal, 90% de nós não estamos dispostos a esperar seja pelo que for, e se for para ganhar dinheiro ainda muito menos, por isso é que mais de 80% das pessoas aplicam o seu dinheiro em DPs, não tem oscilações, e sabe que ao fim daquele prazo recebe o dinheiro mais juros, e geralmente nunca é a mais de 1 ano, porque também não convem esperar muito mais que isso.

O exemplo que dei para o RR é igual praticamente para outro fundo qualquer, olhem para os gráficos e vejam a evolução dos mesmos, até mesmo olhando para este RR o que os nossos olhos fazem é olhar para o ponto de partida e chegada, e vemos uma linha a subir, o nosso cérebro diz "É bom, é sempre a subir" mas na verdade pelo meio há oscilações, e há perdas, se em 2008 perdeu mais de 4% secalhar este ano vai perder mais que isso, é o risco que se corre.

Um produtor de cortição só a tira do sobreiro de 9 em 9 anos, até lá tem de esperar para colher os frutos da tiragem, e pelo meio os sobreiros estão sujeitos a altas temperaturas, a baixas temperaturas, a vento, a chuva, granizo... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se aplicar algumas poupanças em fundos que estão na moeda USA, mas em bancos nacionais, essas poupanças estão salvaguardadas, se sairmos do Euro ou se acontecer o mesmo que em Chipre? Penso que sim, até alienar esse fundo.

O que aconteceu em Chipre? em Chipre o problema são os bancos, e ficou assente que quem ia ajudar os bancos seriam os credores (obrigacionistas e depositantes) e accionistas dos mesmos, nada tem a haver com fundos de investimento, os fundos de investimentos não são aplicações de balanço dos bancos, são autónomos, ninguém pode mexer de uma forma directa como vão fazer em Chipre (cerca de 47% dos DPs acima de 100k vão á vida) nos fundos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está correcto, enquanto a aplicação for em fundos, no momento do resgate, faz parte do balanço do banco, em liquidez e aí voltamos ao inicio, podem cativar. E numa saída do Euro?

Com a subida da dívida, com OGE à vista, Troika e Tribunal Costituciona, atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está correcto, enquanto a aplicação for em fundos, no momento do resgate, faz parte do balanço do banco, em liquidez e aí voltamos ao inicio, podem cativar. E numa saída do Euro?

Com a subida da dívida, com OGE à vista, Troika e Tribunal Costituciona, atenção.

Não entendi, o que tem a subida da dívida e a troika em relação aos fundos? um Governo pode fazer o que quiser, isso todos nós sabemos, e podem até um dia se lembrarem de dizer que arranjam uma taxa qualquer sobre as mais valias e irem dessa forma aos nosso bolsos, de resto não vejo outra forma...

Essa foi uma boa questão que levantaste sobre a cativação, pode dar a ideia de que assim que o dinheiro cái na conta eles o possam cativar, no entanto e se formos a ver o exemplo do Chipre, o que ficou assente foi relativamente a depósitos a prazo, não se levantou a questão dos depositos á ordem, andaram foi mais de uma semana sem o poderem levantar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obg

Nesses dois as perdas somam cerca de 250 euros. Com a agravante de serem ambos de mercados emergentes

eu saia deles ontem...

eles vão perder valor nos proximos tempos não precisa de se sujeitar a isso troque por fundos de acções americanas e europeias. :);)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quais são os fundos que não cheguei a perceber?...

Bem nada justifica este nervosismo e volatilidade nas yields das treasuries, estão a cair neste momento 3% :o :o really?? então agora derepente os investidores deixaram de saber que o FED vai cortar nos estimulos pelo menos no fim do ano??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quais são os fundos que não cheguei a perceber?...

Bem nada justifica este nervosismo e volatilidade nas yields das treasuries, estão a cair neste momento 3% :o :o really?? então agora derepente os investidores deixaram de saber que o FED vai cortar nos estimulos pelo menos no fim do ano??

AmigosPeço a vossa ajuda pf.:- Bny Mellon EmMkt Dt Lc a perder 13.88- F&C Emerg Mkt Bon a perder 10.3Aconselham-me a sair ou a aguentar?Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, em relação a isso tudo ainda estou a aprender. Sei que os 2 fundos que tenho no BIC, mais os 3 do Montepio, tudo está a perder, pouco mas a perder. Isto tudo relacionado com os valores de ontem por exemplo, porque no geral tenho 2 dos 5 no vermelho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

IE00B3M59Y01

Fund Objective: A total return comprised of income and capital growth by investing in local currency denominated bonds and similar debt investments issued in emerging markets.

com a fuga de capitais dos emergentes para os paises desenvolvidos é melhor sair disso digo eu ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

IE00B3M59Y01

Fund Objective: A total return comprised of income and capital growth by investing in local currency denominated bonds and similar debt investments issued in emerging markets.

com a fuga de capitais dos emergentes para os paises desenvolvidos é melhor sair disso digo eu ;)

A estratégia não foi a idela no sentido de ter dois fundos á partida iguais focados na mesma categoria (emergentes) tinha bastado um deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )