Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, pge disse:

Tou a fazer o irs com esse guia aberto, mas não tem tudo. Por exemplo país da contraparte de FI estrangeiros é qual?

As otrvs tavam-me a fazer confusão pq os FI portugueses retêm 28% das mais valias, não é obrigatório declarar acho eu.

Acho que nunca meti país contraparte e sempre seguiu, até porque sempre surgiu muitas dúvidas sobre isso, segundo as finanças "deve ser indicado o país da residência da contraparte (do adquirente) utilizando para o efeito o código do país de acordo com a tabela fornecida". há quem diga que é sempre Portugal ( se considerarmos a nós o adquirente ), e há quem diga que pode ser o país da plataforma utilizada na compra..na dúvida e já que não é obrigatório é deixar em branco.

Os FI são uma coisa, Obrigações são outra coisa, cada um tem as suas especificidades fiscais.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Vidolz disse:

Confirmo estou a ganhar um salário minimo hoje :D

Entretanto ja subi o meu portfólio para 55k - Objetivo -> 100k até ao fim do ano.

55 para 100, era bom! Estão assim com tanta fezada no 2021? 

Tens criptos? 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    31 minutes ago, D@vid said:

Acho que nunca meti país contraparte e sempre seguiu, até porque sempre surgiu muitas dúvidas sobre isso, segundo as finanças "deve ser indicado o país da residência da contraparte (do adquirente) utilizando para o efeito o código do país de acordo com a tabela fornecida". há quem diga que é sempre Portugal ( se considerarmos a nós o adquirente ), e há quem diga que pode ser o país da plataforma utilizada na compra..na dúvida e já que não é obrigatório é deixar em branco.

Os FI são uma coisa, Obrigações são outra coisa, cada um tem as suas especificidades fiscais.

Já agora, aproveito para colocar a questão, no ficheiro excel que o Best envia com as mais-valias (só vou receber para o ano pela 1ª vez, portanto não faço ideia) não há nenhuma referência à contraparte?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, JM_ disse:

Já agora, aproveito para colocar a questão, no ficheiro excel que o Best envia com as mais-valias (só vou receber para o ano pela 1ª vez, portanto não faço ideia) não há nenhuma referência à contraparte?

Os ficheiros excel são um auxiliar que o BB envia a todos aqueles que venderam fundos e títulos para que não tenham de andar a ver os movimentos de anos anteriores.

Vem todos os movimentos de subscrição e resgate de cada fundo com o país de domicilio, datas, cotações, quantidade de Ups, valores e encargos, se for fundo português vem também o imposto retido em Portugal.

Não vem nenhuma referência a país de contraparte.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, D@vid said:

Os ficheiros excel são um auxiliar que o BB envia a todos aqueles que venderam fundos e títulos para que não tenham de andar a ver os movimentos de anos anteriores.

Vem todos os movimentos de subscrição e resgate de cada fundo com o país de domicilio, datas, cotações, quantidade de Ups, valores e encargos, se for fundo português vem também o imposto retido em Portugal.

Não vem nenhuma referência a país de contraparte.

Obrigado.

Não sei se algum banco disponibiliza, mas o ideal era se o ficheiro viesse já com a reconciliação feita entre resgates e subscrições seguindo o FIFO e agrupando por país de domicílio, ou seja, informação pronta a transpor para a declaração de IRS. Dependendo do número de transações anuais, pode dar bastante trabalho a fazer e está sempre sujeito a erros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É algo assim, onde vai discriminado por cada fundo separadamente os movimentos feitos.

IMG-20210331-210621.jpg

Os bancos só têm a obrigatoriedade de enviar todos os anos as declarações de movimentos mobiliários, este ficheiro Excel é mesmo só uma ajuda, imagina que tinhas resgatado em 2020 um fundo que compraste em 2000, que já nem deves ter a declaração de movimentos desse ano, este ficheiro vai buscar esse movimento, pelo que sei não há muitos bancos a fazê-lo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, tiao disse:

55 para 100, era bom! Estão assim com tanta fezada no 2021? 

Tens criptos? 😂

Ele não disse que o aumento ia ser através dos ganhos dos investimentos...podia estar a falar apenas num aumento através das poupanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Bedrock disse:

pela maior produção de gases de efeito de estufa, sobreaquecimento, mudanças climáticas com extremos cada vez mais agudos e inesperados, pela deriva dos continentes e imprevisibilidade sísmica, 

Apenas por curiosidade...ganhas financeiramente alguma coisa através da execução de alguma atividade relacionada com essa arrazoada catastrofista? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, pge disse:

Esse excel é enviado por email ou descarrega-se no homebaking? Já andei á procura e não encontrei no email. No homebanking descarreguei foi um pdf q não é mau.

Eles enviam via caixa de mensagens, mas desde a semana passada que reparei que nas nossas contas no património, já existe um separador a dizer mais/menos valias, ao clicares lá dá para tirar um relatório ao dia das mais valias que tens no momento, dá até para simular vendas e ver o que tens de mais/menos valias, o que é óptimo, podes ir vendo ao longo do ano o que estás a ter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Bedrock disse:

Eu exerço a minha profissão, e como uma pessoa formada nas áreas das ciências da Terra e da Vida, tenho a obrigação técnica e moral de contribuir para a preservação e melhoria do estado do planeta Terra (a casa global onde os humanos habitam), do meio ambiente envolvente, do corpo humano e dos seres vivos em geral, de modo a garantir um habitat sadio e sustentável para as espécies animais e vegetais existentes neste nosso planeta. 

Tal como as nossas habitações que precisam de manutenção, conservação e reparação, de modo a se tornarem habitáveis, também o nosso planeta Terra tem de ser preservado para continuar a ser habitável, uma vez que o poder de encaixe de autodepuração e de auto regeneração não é ilimitado, e se esse limite for ultrapassado, pode haver determinadas condições e variáveis que depois não têm retorno para o estado de equilíbrio e de autossustentabilidade. 

A Terra tem um poder de encaixe muito superior ao do corpo humano, mas também tem um limite. O corpo humano se não fosse adaptável e não tivesse poder de encaixa, com toda a certeza que a nossa esperança média de vida não seria da ordem dos 80 anos, pois com os inputs de asneiras que fazemos ao corpo, se calhar com 20 anos já não cá andávamos. No nosso corpo existe um fenómeno - homeostase - que faz com que os processos vitais do nosso corpo tendam para o equilíbrio, equilíbrio este que, por sua vez, garante a nossa autossustentabilidade.

Exemplo da ação da homeostase: a seguir a uma diarreia acentuada, o nosso corpo responde com uma ação contrária à diarreia, que é a prisão de ventre, de modo a que os líquidos, fluidos e minerais que se perdem na diarreia não atinjam valores limite que ponham em causa o necessário potencial osmótico para a retenção de líquidos no nosso corpo.

Ora o planeta Terra também tem várias fenómenos do tipo da homeostase, que até determinados limites, de não retorno, garantem que vários processos também tendam para o equilíbrio e assim assegurar a autossustentabilidade, e quando se diz que tendem para o equilíbrio, isso não significa que em determinadas condições próximas dos limites, haja um completo retorno para o estado de equilíbrio, pois esse retorno pode ser só parcial. Um exemplo: com a queima/oxidação de matérias carbonáceas, como os combustíveis fósseis, resulta a produção de CO2 que vai para a atmosfera, no entanto, a grande massa de águas superficiais dos oceanos, lagos e rios do planeta, vai até certo ponto absorver o gás CO2 atmosférico, transformando-o em CO2 aquoso dissolvido na massa de água, podendo-se formar o ácido carbónico instável (H2CO3) que por sua vez pode originar o ião bicarbonato.

Acontece que a continuada absorção do CO2 atmosférico, vai provocar a acidificação da água dos oceanos e restantes massas de águas superficiais, e como o CO2 é um gás ácido, então a sua absorção no meio cada vez mais ácido dos oceanos, vai ser cada vez menor, logo vai ficar mais CO2 na atmosfera, logo vai haver mais efeito de estufa e aquecimento global da Terra. 

Se não fosse a capacidade que os oceanos têm em captar uma boa parte do CO2 atmosférico, com os níveis de emissões do CO2 para a atmosfera, a Terra seria transformada não numa estufa mas sim numa frigideira onde todos os seres vivos seriam desidratados e fritos.

@5coroas, tu gostavas de ser frito?

Tens toda a razão! Temos muito que fazer para preservar o planeta. 

Não pode valer tudo e estragar o que nos deram. 

Tenho pena que haja pessoas que, ainda, apenas pensem no presente e não olhem para o futuro.  Já demos tanto cabo dele, está na altura de fazer algo. Basta ver o que fazemos a tantas espécies. É uma vergonha! Somos uns egoístas que só pensamos em nós. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Bedrock disse:

@5coroas, tu gostavas de ser frito?

Não, mas irei morrer de qualquer modo, seja frito seja assado. Tentarei andar cá o máximo possível e tentarei adiar ao máximo a minha morte, evitando para isso as eventuais causas de morte que me forem possíveis (mas de forma racional) evitar, sendo que estar-me a preocupar com catastrofes apocalipticas ambientais ultrapassa largamente essa minha capacidade de evitamento. Até podes ter razão na tua análise/previsões (eu acho que é sobretudo um alarmismo interessado), contudo, eu não existo para viver sempre preocupado com todos os males reais ou imaginários que pesam sobre nós. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, tiao disse:

Tens toda a razão! Temos muito que fazer para preservar o planeta. 

Não pode valer tudo e estragar o que nos deram. 

Tenho pena que haja pessoas que, ainda, apenas pensem no presente e não olhem para o futuro.  Já demos tanto cabo dele, está na altura de fazer algo. Basta ver o que fazemos a tantas espécies. É uma vergonha! Somos uns egoístas que só pensamos em nós. 

E porque é que tu acreditando em tudo o que disseste, não deixas de ser egoista e hipocrita e abandonas tudo o que beneficias desta terrivel civilização destruidora-do-ambiente? O que é que te impede de deixares de ser meramente um apoiante teórico desta causa e passar a ser um praticante a sério? Por exemplo, o que é que te impede de ires viver como um animal selvagem para o meio do mato ou melhor ainda deixares de existires para não estragar nada na Terra?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Não, mas irei morrer de qualquer modo, seja frito seja assado. Tentarei andar cá o máximo possível e tentarei adiar ao máximo a minha morte, evitando para isso as eventuais causas de morte que me forem possíveis (mas de forma racional evitar), sendo que estar-me a preocupar com catastrofes apocalipticas ambientais ultrapassa largamente essa minha capacidade de evitamento. Até podes ter razão na tua análise/previsões (eu acho que é sobretudo um alarmismo interessado), contudo, eu não existo para viver sempre preocupado com todos os males reais ou imaginários que pesam sobre nós. 

O Trump também dizia que o Covid-19 era um vírus dos Chineses, só que, quando lhe bateu à porta, se não fosse o cocktail de anticorpos produzido pela Regeneron se calhar já não jogava mais golf em Miami. 

Nós não devemos ter um egoísmo agravado do género: pimenta no rabo do meu vizinho, para mim é refresco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

E porque é que tu acreditando em tudo o que disseste, não deixas de ser egoista e hipocrita e abandonas tudo o que beneficias desta terrivel civilização destruidora-do-ambiente? O que é que te impede de deixares de ser meramente um apoiante teórico desta causa e passar a ser um praticante a sério? Por exemplo, o que é que te impede de ires viver como um animal selvagem para o meio do mato ou melhor ainda deixares de existires para não estragar nada na Terra?

Falaste um bocadito de cor! Não sabes como reago a várias situações, se sou um mero teórico ou não... É verdade que podia ser bem melhor! Com a idade vou conseguindo melhorar em muita coisa. Acho que sou uma pessoa bem melhor do que há uns anos atrás. Hipocrisia? Sim, por vezes penso nisso. Gostava de fazer mais. Vamos aprendendo. Mas tento respeitar ao máximo as outras espécies e não acho que isto gira à minha volta e que eu é que sou importante. 

Pessoas novas com o teu pensamento é que me fazem confusão

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, 5coroas disse:

Citação

Por exemplo, o que é que te impede de ires viver como um animal selvagem para o meio do mato ou melhor ainda deixares de existires para não estragar nada na Terra?

O amigo @tiao, também leva cá uma dose tua, que não é fácil ... mas depois eu é que sou a erva daninha.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Bedrock disse:

Nós não devemos ter um egoísmo agravado do género: pimenta no rabo do meu vizinho, para mim é refresco.

Quando a pimenta me chega ao rabo não sinto ter qualquer direito em exigir que o vizinho seja solidário em relação ao meu infortúnio. Se o fizer, agradeço; se não o fizer não o critico pelo seu egoísmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem o amigo @Vidolz teve uma valorização na sua carteira superior ao ordenado mínimo mensal, hoje a coisa está a se preparar para ter também uma valorização dessa ordem de grandeza. Quando a sua carteira superar os 100 K, até ao final do ano, esperamos todos nós com exceção dos invejosos e egoístas, vai haver algum dia em que ele vai ter uma valorização diária da ordem do salário mínimo anual. Deus queira e os mercados queiram também, que tal aconteça, porque o rapaz até merece, pois não é nenhuma erva daninha. 

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, tiao disse:

Falaste um bocadito de cor! Não sabes como reago a várias situações, se sou um mero teórico ou não... É verdade que podia ser bem melhor! Com a idade vou conseguindo melhorar em muita coisa. Acho que sou uma pessoa bem melhor do que há uns anos atrás. Hipocrisia? Sim, por vezes penso nisso. Gostava de fazer mais. Vamos aprendendo. Mas tento respeitar ao máximo as outras espécies e não acho que isto gira à minha volta e que eu é que sou importante. 

Pessoas novas com o teu pensamento é que me fazem confusão

Essa ideia mental de ti próprio é boa para o teu ego se masturbar. "Olha que boa pessoa que eu sou com as minhas boas intenções de desejar salvar o mundo das nossas maldades!" No entanto, usas para  apregoar as tuas boas intenções um computador cuja construção e funcionamento acarretam prejuízos ambientais enormes. "Respeitar ao máximo" significa "desde que isso não afecte os meus interesses pessoais".

há 1 minuto, Bedrock disse:

Ontem o amigo @Vidolz teve uma valorização na sua carteira superior ao ordenado mínimo mensal, hoje a coisa está a se preparar para ter também uma valorização dessa ordem de grandeza. Quando a sua carteira superar os 100 K, até ao final do ano, esperamos todos nós com exceção dos invejosos e egoístas, vai haver algum dia em que ele vai ter uma valorização diária da ordem do salário mínimo anual. Deus queira e os mercados queiram também, para que tal aconteça, porque o rapaz até merece, pois não é nenhuma erva daninha. 

Não será aceitável que a inveja aumente visto que o gap existente entre a riqueza do Vidolz e a dos restantes pobretanas deste forum vai aumentar indecentemente? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )