Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Hoje o meu PFA do Best disse-me que voltaram a ter a aplicação Escolha Livre, acho que teve parado, pode ser uma boa estratégia, não é mais que colocar uma carteira de fundos, ou mais que uma, dentro de uma apólice de seguro, as vantagens são que se pode alterar fundos dentro da apólice e não é considerado resgate, logo não se paga IRS, assim como o IRS desce a partir do 5º ano como os seguros de capitalização...é uma boa alternativa, uma carteira para longo prazo no Escolha Livre e uma outra ou outras satélites.
    E isso não implicaria que todo o risco que estava diversificado numa carteira de títulos ficasse concentrada na empresa gestora desse seguro de capitalização (Tranquilidade)?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E isso não implicaria que todo o risco que estava diversificado numa carteira de títulos ficasse concentrada na empresa gestora desse seguro de capitalização (Tranquilidade)?

Não é Tranquilidade, é BES Vida...e não é um seguro de capitalização, é um Unit Linked, os fundos são sempre autónomos, apesar de estarem dentro de uma apólice de seguro, não existe aqui risco de crédito, plo contrário, até existe as vantagens mencionadas, e ha outras, podemos colocar beneficiarios no seguro, e se caso algo aconteca ao titular da carteira os beneficiários recebem a carteira e não ha pagamentos de imposto de selo e de transmissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se apenas é tributado em IRS na altura final do unit link em que ponto fica nos fundos sediados em pt? Se não me engano esses já estão líquidos de impostos, ou seja ficaria anulado o benefício fiscal?

Esperava essa pergunta..a resposta é simples, esta aplicação só dá para fazer com uma lista pré-definida de fundos, na ordem dos 100 fundos, só podes escolher desses 100 a tua carteira, e são todos estrangeiros :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, não é um problema dos maiores porque são poucos os fundos nacionais de referência. Obrigado pelos esclarecimentos.

Fiquei curioso com essa lista, pode ser uma oportunidade interessante visto que a minha carteira é para pelo menos 10 anos e sofreu como muitas outras uma quebra desde Maio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, não é um problema dos maiores porque são poucos os fundos nacionais de referência. Obrigado pelos esclarecimentos.

Fiquei curioso com essa lista, pode ser uma oportunidade interessante visto que a minha carteira é para pelo menos 10 anos e sofreu como muitas outras uma quebra desde Maio.

Então se for uma carteira para 10 anos sem duvida que é uma boa alternativa, porque supostamente vais secalhar mexer nela  uma ou duas vezes por ano, nao há IRS, e  no fim dos 10 anos tens taxa de IRS de 11%, faz muita diferenca, era interessante saber os fundos que ias fazer e daqui a 10 anos vermos o que deu :) sabendo que os fundos têm sempre tendencia a valorizar a longo prazo, se tiveres mais essa eficiencia fical em cima então deve ser muito bom mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já se sabem quais são os custos de fazer esse unit-link? Como serão pagos? Por débito na conta à ordem ou por venda de UPs dos fundos incluídos?

Bem isso já são pormenores que terás de perguntar ao teu PFA, mas se não houve alterações, dantes era cobrado uma comissão de gestão que funcionava como os fundos, ou seja, já estava implicita no valor da apólice, mas é melhor perguntares porque não tenho conhecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora bem, relativamente a fundos... nem todos os bancos disponibilizam outras sociedades gestoras. Este é o top daqueles com mais e menos, do maior para o menor:

• Best - 2085 fundos
    • Barclays - 2005 fundos
    • ActivoBank - ~1000 fundos
    • BiG - ~700 fundos
    • Deutsche Bank - 250 fundos mas ilimitado*
    • BCP - 112 fundos
    • BPI - 67 fundos
    • BES - 51 fundos
    • CGD - 40 fundos (inclui CGD Pensões + Fundimo + Caixagest)
    • Banco Invest - 35 fundos

Depois o resto dos bancos normalmente só tem os próprios fundos, o que ronda 10-20 fundos, não mais.

O asterisco no Deutsche Bank deve-se ao facto de poderem subscrever qualquer fundo a nível mundial que lhes peçam para subscrever fora da lista de 250 que eles têm disponíveis. Não o coloquei na primeira posição pelo simples motivo que a subscrição de fundos fora dos 250 tem um custo em percentagem que varia até cerca de 1%.

Alguns foram uma surpresa, como o Barclays e o Deutsche Bank, embora o próprio BCP também não esteja nada mal mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos, tenho uma questão a colocar-vos relacionada com um fundo em particular (EUROVIDA) que anda a preocuparme...

No início do ano, por indicação do meu gestor de conta do BIG, fiz uma aplicação de uma verba no Fundo Eurovida. Dividi em parte iguais um montante e colocamos uma parte no "Eurovida Prudente" e outra no "Eurovida Ações Equilibrado".

O que eu verifico agora é que já passaram mais de 6 meses desde a altura em que fiz a aplicação e... tenho agora MENOS dinheiro do que aquele com que entrei.

Isto quer dizer que este fundo Eurovida é um flop? O que me aconselham fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos, tenho uma questão a colocar-vos relacionada com um fundo em particular (EUROVIDA) que anda a preocuparme...

No início do ano, por indicação do meu gestor de conta do BIG, fiz uma aplicação de uma verba no Fundo Eurovida. Dividi em parte iguais um montante e colocamos uma parte no "Eurovida Prudente" e outra no "Eurovida Ações Equilibrado".

O que eu verifico agora é que já passaram mais de 6 meses desde a altura em que fiz a aplicação e... tenho agora MENOS dinheiro do que aquele com que entrei.

Isto quer dizer que este fundo Eurovida é um flop? O que me aconselham fazer?

ISIN do fundo...e um fundo, e acho que o Ramiro sabe porque já investe em fundos ha algum tempo, pode perder rendimento, ainda mais só em 6 meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que tenho consciência do que é investir em fundos.

Só que quando fiz esta aplicação no Big, saí convencido que estava a efetuar uma aplicação num produto do próprio banco. Só quando, posteriormente, recebi os papeis em casa, verifiquei que se tratavam de 2 fundos de uma tal "Eurovida" (da qual nunca tinha ouvido falar) em associação com a "Popular Seguros" (pertencerá ao Banco Popular?).

Confesso, fiquei surpreendido, já que no momento em que me recomendaram estes fundos no Big não me fizeram referência a esta tal "Eurovida", muito menos à "Popular Seguros"...

Agora que se passaram mais de 6 meses desde que eu fiz a aplicação (em partes iguais no Eurovida Prudente e no Eurovida Ações Equilibrado) e eu verifico que estes fundos se encontra "no vermelho" (isto é, em 6 meses estou a perder dinheiro... até dói!), é natural que me questione sobre esta empresa "Eurovida" e sobre os seus produtos.

É nesta linha de pensamento (e de preocupação!) que me coloco, amigo David. Gostaria que me informassem, já que os amigos conhecem como ninguém o mercado, se esta "Eurovida" é de confiança e se os seus produtos permitem antever uma boa performance/rendibilidade no médio prazo. É que se o seu histórico/reputação for negativo ou se houver, no mercado, fundos muito melhores que estes da "Eurovida", o que farei será tirar de lá o meu dinheiro...

Para "flops" e aplicações "infelizes"... já tenho "cicatrizes" que cheguem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Impressionante, em dois dias perdi praticamente toda a valorização da minha carteira, passou de 9120 para 9015... Não tarda estou a perder dinheiro. :-\

Pois...eu já ando com menos valias à muito.

Vamos ser optimistas, mas não para de descer independentemente do tipo de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que tenho consciência do que é investir em fundos.

Só que quando fiz esta aplicação no Big, saí convencido que estava a efetuar uma aplicação num produto do próprio banco. Só quando, posteriormente, recebi os papeis em casa, verifiquei que se tratavam de 2 fundos de uma tal "Eurovida" (da qual nunca tinha ouvido falar) em associação com a "Popular Seguros" (pertencerá ao Banco Popular?).

Confesso, fiquei surpreendido, já que no momento em que me recomendaram estes fundos no Big não me fizeram referência a esta tal "Eurovida", muito menos à "Popular Seguros"...

Agora que se passaram mais de 6 meses desde que eu fiz a aplicação (em partes iguais no Eurovida Prudente e no Eurovida Ações Equilibrado) e eu verifico que estes fundos se encontra "no vermelho" (isto é, em 6 meses estou a perder dinheiro... até dói!), é natural que me questione sobre esta empresa "Eurovida" e sobre os seus produtos.

É nesta linha de pensamento (e de preocupação!) que me coloco, amigo David. Gostaria que me informassem, já que os amigos conhecem como ninguém o mercado, se esta "Eurovida" é de confiança e se os seus produtos permitem antever uma boa performance/rendibilidade no médio prazo. É que se o seu histórico/reputação for negativo ou se houver, no mercado, fundos muito melhores que estes da "Eurovida", o que farei será tirar de lá o meu dinheiro...

Para "flops" e aplicações "infelizes"... já tenho "cicatrizes" que cheguem!

A Eurovida é uma seguradora do Banco Popular, as únicas coisas que conheco deles são os seguros que são comercializados no Best, que já se falou aqui, agora relativamente a fundos não conheco nenhum...

O que me parece ser isso, mas não estou a ver nenhum documento, parece tipo o serviço de carteiras do Best, onde é constituido uma apólice de seguro BES Vida, nesse caso é da Eurovida, como se sabe nos últimos meses infelizmente temos vários tipos de activos financeiros onde após valorizações têm vindo a desvalorizar, Obrigações, Acções (algumas) etc etc, por isso essas desvalorizações parecem-me perfeitamente normais que tal acontecam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fed começa a retirar estímulos até final do ano

Início de retirada dos estímulos acontece já no final do ano, mas mantém-se incerteza quanto ao 'timing', revelam as minutas do Fed.

Quase todos os participantes na reunião de dois dias do Comité do Mercado Aberto da Reserva Federal norte-americana (Fed) realizada em Julho manifestaram-se "amplamente confortáveis" com o abrandamento "do ritmo de compra de activos no final deste ano" se a economia norte-americana der sinais de melhoria, revelaram as minutas do Fed hoje divulgadas

No entanto, mantêm-se as dúvidas quanto ao 'timing' certo para o Fed iniciar a retirada dos estímulos à economia.

O documento mostrou que apenas alguns responsáveis disseram que "pode estar para breve a hora de diminuir um pouco o ritmo de compras, conforme o delineado pelo plano". Enquanto isso, outros membros salientaram a "importância de ser paciente e de avaliar as informações adicionais sobre a economia antes de qualquer decisão sobre mudanças no ritmo de compras".

Mas aquando a realização da reunião de dois dias,  de 30 e 31 de Julho do comité "a maioria dos membros do Comité concordou que uma mudança no programa de compras de activos não era ainda apropriado".

Este documento era aguardado com enorme expectativa pelos investidores, que nos últimos dias foram descontando nas acções uma eventual acção do Fed já no próximo mês. Em reacção, depois de terem chegado a cair 0,8%, as bolsas norte-americanas aligeiraram as perdas para cerca de 0,4%.

O Fed tem no activo um plano de compra de activos no mercado no valor de 85 mil milhões de dólares todos os meses, como forma de apoiar a economia. Este programa pode assim sofrer alterações no final do ano.

"O Fed continua a sublinhar que a queda no desemprego melhorou significativamente, e isso para nós significa que o Fed está inclinado para abrandar com as compras de activos nos próximos meses. Pensamos que Outubro é a data para dar início à retirada", referiu Jacob Oubina, economista da RBC Capital Markets, à Reuters.

Além do programa de compra de activos, os membros do comité discutiram também uma subida das taxas de juro, actualmente em níveis mínimos históricos perto de 0%.

http://economico.sapo.pt/noticias/fed-comeca-a-retirar-estimulos-ate-final-do-ano_175744.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos que eu adquiri no Big têm o rótulo de BIGLINK e são, de facto, um "seguro". Só mais tarde é que me apercebi que eram comercializados pela tal empresa "Eurovida" em conjugação com a "Popular Seguros". No Big nada me disseram... (até pensava que eram fundos do próprio banco)

Como são ambos produtos com baixo risco (o Eurovida Prudente e o Eurovida Ações Equilibrado) - pelo menos foi isso que me disseram no Big -, vou esperar até que perfaçam um ano (acho que a partir de 1 ano, eu não tenho que pagar taxa de resgate) e então irei ponderar se valerá a pena continuar com estes 2 produtos.

Sendo produtos sem grande risco, também não irei esperar rendibilidades "supersónicas", mas um rendimento líquido mínimo de 4 a 5% espero obter. Se isso não acontecer... finito! Resgato os fundos e procurarei algo mais recompensador.

Estarei a pensar bem? Que acham?

P.S. Tem sido neste site (ver AQUI - quadro "EUROVIDA BIGLINK") que eu estou a acompanhar a evolução dos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos que eu adquiri no Big têm o rótulo de BIGLINK e são, de facto, um "seguro". Só mais tarde é que me apercebi que eram comercializados pela tal empresa "Eurovida" em conjugação com a "Popular Seguros". No Big nada me disseram... (até pensava que eram fundos do próprio banco)

Como são ambos produtos com baixo risco (o Eurovida Prudente e o Eurovida Ações Equilibrado) - pelo menos foi isso que me disseram no Big -, vou esperar até que perfaçam um ano (acho que a partir de 1 ano, eu não tenho que pagar taxa de resgate) e então irei ponderari se valerá a pena continuar com estes 2 produtos.

Sendo produtos sem grande risco, também não irei esperar rendibilidades "supersónicas", mas um rendimento líquido mínimo de 4 a 5% espero obter. Se isso não acontecer... finito! Resgato os fundos e procurarei algo mais recompensador.

Estarei a pensar bem? Que acham?

P.S. Tem sido neste site (ver AQUI - quadro "EUROVIDA BIGLINK") que eu estou a acompanhar a evolução dos fundos.

Mais recompensador que 4/5% liquidos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais recompensador que 4/5% liquidos?

Acha que estou a ser muito otimista, é?

Ainda há pouco tempo consegui 4% brutos num DP (sem risco, portanto) no Banif. Julgo que neste tipo de produtos, com algum risco, se devem exigir maiores rendibilidades ou estarei enganado?

Então, na sua opinião, a que nível de rendibilidade líquida devo colocar a fasquia para estes 2 produtos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relacionado com o BigLink do amigo Ramiro:

O Eurovida BIGLink é um seguro de capitalização, qualificado como ICAE (Instrumento de Captação de Aforro Estruturado) e como

produto financeiro complexo, que disponibiliza os fundos autónomos: Eurovida Prudente, Eurovida Acções Equilibrado e Eurovida

Acções Activo.

O produto não é um fundo.

http://www.cmvm.pt/CMVM/SDI/Fundos%20de%20Investimento%20-%20Gestao%20de%20Activos/documents/eurovidabiglink.pdf

Uma pequena pergunta, o Ramiro leu com atenção prospecto do produto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acha que estou a ser muito otimista, é?

Ainda há pouco tempo consegui 4% brutos num DP (sem risco, portanto) no Banif. Julgo que neste tipo de produtos, com algum risco, se devem exigir maiores rendibilidades ou estarei enganado?

Então, na sua opinião, a que nível de rendibilidade líquida devo colocar a fasquia para estes 2 produtos?

Se são Unit Linked, á partida t~em a eficiência fiscal do IRS, ou seja, ao fim de 5 anos de apólice a taxa baixa, assim como se for para 8 anos, passa para 11%, por isso é complicado falar num ataxa liquida quando se compara com outros tipos de produtos que têm taxa de 28%, mas eu estou a falar assim supondo sempre que é Unit Linked parecido ao que o best tem que o que conehco melhor, mas no Best, para alem de ter uma seguradora por trás (BES VIDA) as carteiras são geridas pela ESAF ou pelo BESI, ou seja, não é a seguradora que gere, nesse caso do BiG, se for uma seguradora a gerir...a mim faz-me confusão, mas sabe ao menos o que compôe essas carteiras?

Pronto o Axiom já respondeu a muita coisa, mas no entanto não entendo, fazer um Unit Linked só com 3 fundos? todos da mesma gestora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então, pelo visto, terei de deixar estar "parada" esta aplicação durante 5 anos para obter a tal "eficiência fiscal" mínima...

Tenho ideia do funcionário do Big ter-me dito algo relativo a isso, mas acrescentou que logo a partir do 1º ano eu podia movimentar livremente os montantes, sem custos ou encargos. Só que, se eu bem percebi pela sua explicação, neste caso (do levantamento a 1 ano), a rendibilidade do produto será uma miséria, já que o produto não foi "pensado" para um prazo tão curto. É isso?

No site da Eurovida, eu vejo que eles têm um PORTFOLIO extenso, agora não sei se estes meus 2 produtos (Eurovida Prudente e Eurovida Acções Equilibrado) beneficiam das rendibilidades desse Portfolio.

Fiquei bastante apreensivo com as vossas análises... Terei feito borrada em subscrever estes produtos vendidos pelo Big? Deixaram-me preocupado...

P.S. Eu referi-me a "Fundos" porque no extrato da Eurovida é essa a designação que eles atribuem ao produto: Fundo Eurovida Prudente e Fundo Eurovida Acções Equilibrado. Mas nesse extrato vê-se bem que se trata de um "Seguro", pois aparece escrito "pessoa segura" e "beneficiários" em caso de Vida e em caso de Morte. Quanto a isso, não há dúvidas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se as bolsas Europeias e Americanas fecharem assim...há ai muitos fundos que vão valorizar acima dos 1%.

Isto para os fundos de acções dá a ideia que as coisas se estão a compor ^^

Eu é que parece que apostei no cavalo errado (obrigações) lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto para os fundos de acções dá a ideia que as coisas se estão a compor ^^

Eu é que parece que apostei no cavalo errado (obrigações) lol

Carteiras têm de ter pelo menos 15/20% de fundos de acções, uma carteira só com 100% de uma ou de outra fica mais arriscada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )