Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Bedrock disse:

@Vidolz, nem tudo corre mal, a próxima etapa é quebrar o 1.17. Isto é etapa a etapa como no futebol é jogo a jogo e no final ganha o SCP (eu sou benfiquista) e o USD:

jHKZL96.png

Se USD sobe = compro ETF's com hedge EUR.

Se EUR sobe = compro stocks americanos em USD.

Que achas desta estratégia? :D 

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Bedrock disse:

Se o USD está numa tendência de subida face ao EUR, compras ativos negociados em USD (mercados dos EUA) com EUR.

Se o EUR está numa tendência de subida face ao USD, compras ativos negociados em EUR (mercados da Zona Euro) com USD. 

Como a nossa moeda corrente é o EUR, então não deves comprar stocks americanas quando o EUR está numa tendência de valorização face ao USD, que é o mesmo que dizer que o USD está a desvalorizar face ao EUR, e como não devemos comprar ativos acionistas que estão numa tendência de queda, porque vamos perder dinheiro num futuro próximo, o mesmo se passa com o forex do cambial de moedas, pelo que não devemos comprar ativos negociados em USD quando esta moeda está a desvalorizar, porque vamos ter uma perda cambial a somar às perdas ou ganhos dos ativos acionistas.

Assim, tu só deves utilizar o hedge de proteção ao EUR quando investes nos mercados dos EUA e o USD está numa tendência de descida face ao EUR. Nós só devemos utilizar o hedge quando as moedas estrangeiras dos mercados aonde vamos investir estão a desvalorizar face ao EUR. O hedge é uma proteção contra perdas cambiais (= desvalorizações de moedas estrangeiras face ao EUR). Portanto, não se vai fazer um hedge quando o USD está a subir face ao EUR, porque aí estamos a pagar um hedge desnecessariamente pois o ganho cambial é automático e não havendo perda cambial, não há hedge.

Quando as moedas estrangeiras estão a valorizar face ao EUR, nunca devemos utilizar FIs ou ETFs com hedge desses mesmos mercados estrangeiros. Assim, só utilizamos o hedge quando as moedas estrangeiras estão numa tendência de descida face ao EUR.

Acho que não é bem o mesmo caso, mas comprar um FI em euros que investe em empresas americanas, deve-se comprar com o USD barato? ou não?

Há relação entre a valorização do USD e a valorização das ações cotadas em bolsa americana? Parece-me que quando o USD desvaloriza as ações nos states têm tendencia de subida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

The Worst Type of Sell-Off

It’s never fun to see your portfolio lose value, but some times are more painful than others. For certain investors, this is one of those moments.

Misery loves company, so losses are harrowing when you’re experiencing them while the market is chugging along.

Right now, the S&P 500 is only 2% off its all-time high, but some names are getting absolutely torpedoed.*

1-3.jpg

What I’m about to say won’t take away the pain if you’re heavily invested in these growth names, but maybe you can use some context. Every big winner gets crushed from time to time. Every single one.

Take a look at Apple. It’s one of if not the greatest stocks of all-time. It got cut in half 6 times. It fell more than 20% three times in just the last five years.

aapl.png

Not every stock is Apple. In fact, more often than not, they’re Research in Motion or Nokia. Or go down the list of companies that fell from grace. There are way more big losers than big winners, as you can see in the chart below.

losers.jpg

There can be a variety of reasons why stocks sell-off. Sometimes they’re company-specific. Sometimes they’re part of a broad market selloff. And sometimes, like today, they’re because investors sour on a group of stocks.

For the past few years, investors were happy to pay any price for growth stocks. Now, for reasons that are up for debate, they’re changing their minds. And the way this plays out can be ruthless. Investors don’t just go from euphoria to despondent overnight. It’s a gradual transition.

Take Square, for example.

The stock careened 32% lower in just 13 days. And then, six days later, it bounced 30%. I imagine that investors who were scared on the way down breathed a sigh of relief on the way up. But that reprieve was short-lived. The stock quickly fell 15% and isn’t too far from the lows we saw earlier in the month. And this is how it happens.

sq.jpg

The longer the bull market, the longer it takes for people to change their minds. The nastiest example of this is the aftermath of the dot com bubble. The Nasdaq fell 80%, but it didn’t just go straight down. There were plenty of “phew, it’s finally over” along the way. Except it wasn’t over. Every bounce, and as you can see there were several of them, was met with a tidal wave of selling. This is truly the nightmare scenario.

wow.jpg

I started buying a few of these names on the puke a couple of weeks ago. I kept the purchases small because I understood that the first cut is usually not the last one. I don’t want to come off as a hindsight guy. I didn’t know this would happen, but I was open to the idea that it might. If I could see the future, I wouldn’t have bought Square in the first place. I would have just waited until the bottom.*

It would be better if the market ripped the band-aid off these growth names instead of dragging it out with false rallies. Just crash them already and get it over with. But unfortunately, the market is not here to provide us with comfort. Risk hurts.

Maybe this is a buying opportunity. Or maybe there is still time to sell. How you think about these things depends on your past experiences, your style of investing, your timeframe, and a whole host of other items.

I think the risk I’m taking today will be rewarded in the future, but I’m ready for more pain tomorrow.

*To be transparent, I have ~$2,000 in these names, so we’re not talking giant numbers. A double from here or a crash won’t move my needle either way. Maybe that’s a cop-out, but I think it’s helpful to let the reader know what I’m doing. This is not somebody who’s pounding the table with conviction. If these stocks aggressively take out their lows, I will average down. I know that paying 30x sales for a stock with negative momentum is not a great strategy, but sometimes you have to know when to break your own rules. P.S. I don’t know when to break my own rules.  

https://theirrelevantinvestor.com/2021/03/24/the-worst-type-of-sell-off/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Bedrock disse:

Não leste o meu post-resposta ao teu atrás sobre este assunto? Pelos vistos não.

Deve-se comprar stocks nos EUA com EUR quando o USD está barato ou baixo face ao EUR, porque com os mesmos euros compramos uma maior quantidade de ações (UPs nos FIs) hoje do que no futuro subsequente do USD a valorizar face ao EUR, porque aqui no futuro esses mesmos euros comprariam menos UPs ou quantidades de ações, porque o USD estava mais caro que no passado, logo compra-se menos quantidade.

Desculpa tens razão, enganei-me no que escrevi, estou-me a referir ao contrário como é obvio.

Comprar USA stocks quando o USD está em baixa em relação ao EUR.

Isto dos confinamentos já me está a deixar maluco :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, pge disse:

Tou a pensar seriamente em gerar menos valias para abater nos ganhos do BNP Paribas. 

Gerar menos valias é o nosso hedge aos nossos falhanços? :D 

Já estou a pensar nuns que posso usar nos próximos anos, tsk tsk barrick gold.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para tentar perceber aqui uma coisa que agora fiquei na dúvida, para além de mim com quem mais fizeste uma aposta de um almoço? ficou no ar que eu serei esses users ou ainda estou ensonado e estou a ver mal??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, D@vid disse:

Só para tentar perceber aqui uma coisa que agora fiquei na dúvida, para além de mim com quem mais fizeste uma aposta de um almoço? ficou no ar que eu serei esses users ou ainda estou ensonado e estou a ver mal??

Eu faço diversas apostas e uma vez até fiz uma aposta com o Diabo 😈 em figura de gente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Bedrock disse:

Eu faço diversas apostas e uma vez até fiz uma aposta com o Diabo 😈 em figura de gente.

Estou  mais descansado...

Mas agora também me surgiu uma dúvida de leigo ( já disse que informática não é o meu forte e se alguém souber esclarecer agradecia, e vem neste seguimento dos users do @Bedrock, porque me recordo de em tempos dele dizer que tinha visto algo pelo IP, é o seguinte:

Eu pessoalmente posso usar até cerca de 4 internetes diferentes, tenho os dados móveis do cartão SIM do tlm de uma operadora, tenho internet no escritório de outra operadora, tenho internet móvel daquelas com routers que dantes até era uma pen, e tenho também acesso através dos hotposts da NOS e até já tive também da MEO.

A minha pergunta é a seguinte, na maioria das vezes, até por ser mais rápida, em casa uso mesmo o hotspot da NOS, pergunto se o IP é sempre igual em todos os hotspots da operadora ou se cada antena tem um, imaginando que estou agora em casa ligado a um desses hotspots, se um tipo no Porto também se ligar a um hotspot da NOS se tem o mesmo IP entendem? percebo e é lógico que o meu vizinho do lado se ligar a esta antena terá o mesmo IP do que eu, mas falo em antenas diferentes, isto até para casos policiais de detecção de ilícitos etc gostava de perceber, penso que os IPs devem ser diferentes para cada antena...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, D@vid disse:

😂😂😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 28 minutos, D@vid disse:

A minha pergunta é a seguinte, na maioria das vezes, até por ser mais rápida, em casa uso mesmo o hotspot da NOS, pergunto se o IP é sempre igual em todos os hotspots da operadora ou se cada antena tem um, imaginando que estou agora em casa ligado a um desses hotspots, se um tipo no Porto também se ligar a um hotspot da NOS se tem o mesmo IP entendem? percebo e é lógico que o meu vizinho do lado se ligar a esta antena terá o mesmo IP do que eu, mas falo em antenas diferentes, isto até para casos policiais de detecção de ilícitos etc gostava de perceber, penso que os IPs devem ser diferentes para cada antena...

Cada equipamento tem um IP distinto (e MAC Adress), no entanto a maioria utiliza o DHCP para que dinâmicamente assigne um IP para mascarar o IP real quando ligado na web. Dá para definires um IP fixo para que seja sempre o mesmo. Portanto quando o teu vizinho se liga um hotspot que não o teu, está a utilizar um IP distinto por estar a utilizar um equipamento distinto.

De qualquer forma quem não quiser ser tão facilmente descoberto é utilizar uma VPN, mas não daquelas que guardam todo o log de cada utilizador. Eu por exemplo agora utilizo a Mullvad.

Duvido que alguém que ande a criar users para dar votos negativos ao Bedrock se dê ao trabalho ou tão pouco saiba da utilização de uma VPN... 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Antonio84Pereira disse:

Cada equipamento tem um IP distinto (e MAC Adress), no entanto a maioria utiliza o DHCP para que dinâmicamente assigne um IP para mascarar o IP real quando ligado na web. Dá para definires um IP fixo para que seja sempre o mesmo. Portanto quando o teu vizinho se liga um hotspot que não o teu, está a utilizar um IP distinto por estar a utilizar um equipamento distinto.

De qualquer forma quem não quiser ser tão facilmente descoberto é utilizar uma VPN, mas não daquelas que guardam todo o log de cada utilizador. Eu por exemplo agora utilizo a Mullvad.

Duvido que alguém que ande a criar users para dar votos negativos ao Bedrock se dê ao trabalho ou tão pouco saiba da utilização de uma VPN... 

E quando se liga ao mesmo hotspot? falo nestes https://forum.nos.pt/nos-wi-fi-46/o-que-e-o-nos-wi-fi-1-milhao-de-hotspots-nos-10  o IP é o mesmo porque a antena é a mesma certo? ou aquele exemplo que dei de um tipo estar no Porto quando se liga a um hotspot destes terá um IP diferente porque a antena não é a mesma não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 1 minuto, D@vid disse:

E quando se liga ao mesmo hotspot? falo nestes https://forum.nos.pt/nos-wi-fi-46/o-que-e-o-nos-wi-fi-1-milhao-de-hotspots-nos-10  o IP é o mesmo porque a antena é a mesma certo? ou aquele exemplo que dei de um tipo estar no Porto quando se liga a um hotspot destes terá um IP diferente porque a antena não é a mesma não é?

Quando li hotspot por acaso não associei a esses public hotspots desculpa, estava a pensar nos equipamentos hotspot que podemos ter em casa.

Nesse caso para além do IP do hotspot da NOS, o equipamento que se liga a essa antena (o teu telemóvel, computador, tablet, o que for) tem ele também um IP. As autoridades conseguem sempre dissociar que equipamento se ligou e o que fez. Vou dar outro exemplo: o meu router em casa tem um IP, e os equipamentos a que ele se ligam têm também um IP. Eu para um determinado "serviço" que quis que todos os equipamentos de casa pudessem usufruir dele, dei o IP do router e agora todos podem se ligar a esse serviço, mas é possível saber que equipamento está ligado em simultâneo no mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Antonio84Pereira disse:

Quando li hotspot por acaso não associei a esses public hotspots desculpa, estava a pensar nos equipamentos hotspot que podemos ter em casa.

Nesse caso para além do IP do hotspot da NOS, o equipamento que se liga a essa antena (o teu telemóvel, computador, tablet, o que for) tem ele também um IP. As autoridades conseguem sempre dissociar que equipamento se ligou e o que fez. Vou dar outro exemplo: o meu router em casa tem um IP, e os equipamentos a que ele se ligam têm também um IP. Eu para um determinado "serviço" que quis que todos os equipamentos de casa pudessem usufruir dele, dei o IP do router e agora todos podem se ligar a esse serviço, mas é possível saber que equipamento está ligado em simultâneo no mesmo.

E as antenas cada uma tem um IP diferente? no caso de cada equipamento ter um IP diferente como falaste, esse IP é público?

Exemplo, fui ao site whatismyip, estou neste momento ligado à minha net móvel banda larga mas já estive antes ligado a um hotspot público e a experiência foi igual, e tanto no pc como no tlm, fui a esse site e aparece o mesmo IP nos equipamentos quando me liguei em conjunto, o que faz sentido porque ambos estavam ligados ora á mesma antena pública ora ao mesmo router movel.

Basicamente o que queria saber, e uma vez que as antenas desses hotposts públicos são às centenas numa só localidade e cada uma com um raio de centenas de metros, eu posso estar aqui com um IP igual a outro user, porque embora estejamos distantes podemos estar ligados à mesma net pública...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Bedrock disse:

Eu já assinei ontem um decreto para o Sr. Presidente da República promulgar (será que ele promulga decretos?) em que decretei o DIP dos mercados asiáticos, agora vamos lá ver o que vai acontecer, mas também se falhar, para a próxima decreto um DIP móvel, em que assino o decreto mas não ponho data. 

Como é que mudaste tão depressa de opinião? Ainda à 15 dias atrás achavas que os asiáticos iam subir  e agora falas em dips?:blink:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )