Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 31 minutos, JM_ disse:

Este tópico está muito azedo. Vamos ao que interessa: falar de fundos.

Desafio difícil: se só pudessem escolher 2 fundos para a vida toda quais eram os vossos fiéis companheiros?

A Carolina Deslandes também dizia, na letra, que o amor era para a vida toda ... mas já estão divorciados.

Pegando na tua analogia, posso te dizer que no mercado acionista não há fiéis companheiros, pois quando menos esperamos mais somos encornados pelo mercado. Este só tem uma regra: não se rege por nenhuma regra, pois o seu percurso nem aleatório é porque apresenta caudas gordas nas extremidades da curva de frequência dos retornos e também porque nele se verifica o fenómeno de arrastamento da volatilidade ou momentum, sendo que estes factos são a prova provada da sua não aleatoriedade.

Não te vou indicar nenhum par de fundos, porque vai haver sempre users a fazerem análises tipo comprimento de pilinhas e que dizem: a minha é mais comprida que a tua. E depois eu vou ter que contraargumentar e dizer que a espessura é mais importante que a extensão, pois o que se pretende é aumentar o coeficiente de atrito. 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Este tópico está muito azedo. Vamos ao que interessa: falar de fundos.

Desafio difícil: se só pudessem escolher 2 fundos para a vida toda quais eram os vossos fiéis companheiros?

MS INVF US Growth AH EUR

MS INVF Global Opportunity AH EUR

😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Bedrock disse:

Num par não deves ter um ETF global e um FI global, porque tens sobreposição de mercados e ativos, ou seja, tens correlações positivas entre eles, quando o que se pretende num portfólio equilibrado (balanceado) são correlações negativas e alguma (pouca) descorrelação entre os ativos e quando muito uma baixa correlação positiva, sendo que cada vez é mais difícil arranjar ativos com correlações negativas, devido ao efeito do arrastamento da volatilidade entre vários mercados, tal como uma epidemia que alastra a vários setores e geografias, sendo que o objetivo é construir um portfolio tipo all weather para poder responder às diferentes variantes e oscilações dos vários mercados. 

Quando chove em determinadas zonas geográficas, convém que o nosso portfólio esteja alocado em zonas onde está a fazer Sol com ativos luminosos, para contrabalançar com os ativos sombrios dos mercados aonde está a chover.

Estava a referir que se tivesse que escolher um ETF, escolhia o IWDA, e um FI, o MS Glob Opp.

Mas por acaso, penso que até casam bem, pois o IWDA dá-nos todo esplendor da exposição passiva ao mercado mundial de ações e o FI MS Glob Opp dá o sal e pimenta da gestão ativa (proporção 75/25).

há 27 minutos, Bedrock disse:

Quando chove em determinadas zonas geográficas, convém que o nosso portfólio esteja alocado em zonas onde está a fazer Sol com ativos luminosos, para contrabalançar com os ativos sombrios dos mercados aonde está a chover.

Por natureza, o IWDA faz isso automaticamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, lua27 disse:

Qual a vossa opinião, 10000 para investir, quantos fundos? 10x1000? Desde já obrigado pela colaboração.

Quando iniciei nos FI (2014), fazia esse tipo de dispersão.. 10-14 fundos..

Com o passar do tempo, comecei a concentrar cada vez mais, ficando apenas com os melhores dos melhores.

Resumindo, o portfolio tem crescido e o número de fundos diminuído.

Editado por Moneymaker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Por acaso aí pra trás alguém falou que ia pedir ao Best o MS Europe. Há novidades? Ou tenho de pedir eu :) ? 

Eu pedi ao Bankinter o FI da Comgest, pois têm-no no banco em Espanha, e agora compara nos gráficos abaixo como ele bate o famoso FI da BlackRock a 1, 3 e 5 anos.

SCOSchB.png

UF93WUa.png

q8EYjmz.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

NN Greater China (USD)          JPM Greater China (USD) 

11 Março                      4.27%                                             2.90%

YTD                              9.84%                                             6.83%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Não muito obstante do que já foi perguntado, para quem investe grande parte nos ETFs passivos de IWDA+EM, quais são os FI activos recomendados?

Deduzo que se deverá evitar um FI sobre o mundo (entramos aqui no passivo vs activo), e afunilar mais para mercados especificos tipo China ou áreas especificas?

Quero completar o meu investimento nos ETFs mas estou na dúvida entre acções singulares ou FI activos. Ambos com prós e contras, se bem que para mim dividendos das acções vejo como um factor negativo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    54 minutes ago, DReese said:

Boa Tarde,

Não muito obstante do que já foi perguntado, para quem investe grande parte nos ETFs passivos de IWDA+EM, quais são os FI activos recomendados?

Deduzo que se deverá evitar um FI sobre o mundo (entramos aqui no passivo vs activo), e afunilar mais para mercados especificos tipo China ou áreas especificas?

Quero completar o meu investimento nos ETFs mas estou na dúvida entre acções singulares ou FI activos. Ambos com prós e contras, se bem que para mim dividendos das acções vejo como um factor negativo...

Estou com uma alocação IWDA + EM principalmente e pondero um fundo de obrigações para completar uma estratégia ações/obrigações.

Do que já vi, o NB Obrigações Europa e o PPR AR apresentam excelentes resultados no longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A global semiconductor shortage highlights a troubling trend: A small and shrinking number of the world’s computer chips are made in the US

https://theconversation.com/a-global-semiconductor-shortage-highlights-a-troubling-trend-a-small-and-shrinking-number-of-the-worlds-computer-chips-are-made-in-the-us-156700

Can Indexers Break The Rules, If There Are No Rules To Break?

https://www.etfaction.com/featured/research/A8aupcyCQjijnF6iP2mgYA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, patacascarvalho disse:

Estou com uma alocação IWDA + EM principalmente e pondero um fundo de obrigações para completar uma estratégia ações/obrigações.

Do que já vi, o NB Obrigações Europa e o PPR AR apresentam excelentes resultados no longo prazo.

Pq é que usas IWDA+EM e não por exemplo o Vanguard Total Market, que já tem china india etc? Tou a perguntar para saber se há alguma vantagem em dividir em 2.

Á semelhança do AR PPR podes tambem usar o NB PPR em vez do NB obrigações. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )