Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 22 minutos, Bedrock disse:

É um problema de concentração: para pôr mais dinheiro prévio em atuais ativos perdedores mas dos mais ganhadores no futuro, é preciso ter big balls e arriscar.

Sou um maricas ainda, antes de começar a ter 10% do portfólio em risco tenho que acabar a construção do portfólio a 15 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

No jogo de hoje Juventus vs Oporto vai haver sempre um português a passar a eliminatória.

Só é pena que o avião que devia transportar o meu Benfica para a Liga dos Campeões tenha avariado na Grécia e depois tenha sido desviado para a América Latina para ir buscar um carregamento mediado pelo Dr. João Loureiro ... sim, é que o Orelhas Cocaína nunca está próximo do pó devido à sua sinusite, por isso é que nunca o apanham a espirrar ...

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz

A Tesla está mais volátil que a Bitcoin 😂

Quando é que a FED vai discursar?

Se aumentam as taxas de referência o Nasdaq volta a patinar ...

Neste momento eu não consigo ver oportunidades nem em Value nem em Growth. Como é que o bancos cheios de moratórias, malparado e e taxas de juro em mínimos tem estes múltiplos?!

O verdadeiro problema é que não temos alternativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

A Tesla está mais volátil que a Bitcoin 😂

Quando é que a FED vai discursar?

Se aumentam as taxas de referência o Nasdaq volta a patinar ...

Neste momento eu não consigo ver oportunidades nem em Value nem em Growth. Como é que o bancos cheios de moratórias, malparado e e taxas de juro em mínimos tem estes múltiplos?!

O verdadeiro problema é que não temos alternativa.

Amanhã BCE, FED na próxima 4.a Feira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No BEST quando resgatamos um fundo quase a totalidade do valor fica logo disponível para investir.
    Mas não sabia como era no Invest.
    Fiz um resgate na segunda-feira e ficou hoje disponível para investir, 2 dias depois. O valor ainda não está disponível na conta à ordem mas já permite investir.
    Em suma, quem gostar de resgatar e investir de imediato, o BEST é melhor, No invest necessitamos de 2 dias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Patanisca disse:

Tens aqui o teu problema. És um "investidor sem plano".

há 20 horas, 5coroas disse:

Então não estás propriamente a falar em investimento, mas sim numa especie de jogo de fortuna ou azar, pelo que não tenho qualquer tipo de conselho a dar, tal como não teria se me perguntasses sobre raspadinhas.

há 20 horas, dfserra disse:

mudasti. Concordo que te falta um plano e ler mais sobre investimentos.
    Se o investimento for só para um ano então acções não é um investimento adquado.
    Neste momento, como as obrigações tem tendência a desvalorizar, o melhor investimento a um ano será possívelmente certificados de aforro.
    Agora podes começar a pensar em em colocar parte desse valor como investimento a longo prazo, mais de 5 anos. Nos investimentos a longo prazo, se estivermos satisfeitos com os fundos escolhidos, a ideia é manter e reforçar nas quedas porque no longo prazo um bom fundo irá sempre valorizar.

há 20 horas, 5coroas disse:

Julgo que maioria dos que por aqui escrevem alguma coisa, investem para o Longo Prazo, embora possam brincar com pouco capital em algumas jogadas especulativas. Está mais do que sabido que andar sempre a entrar e a sair, raramente é melhor estratégia do que estar sempre em jogo. Tens que perceber bem a diferença entre o que é um investidor (que escolhe o tempo como o seu aliado) e um jogador (que aposta tudo na sorte).

Vou responder-vos a todos de uma vez, sem estar a individualizar, só por ser mais fácil.

Eu também ando em fóruns nos quais já tenho know-how dos tópicos e nota-se logo quando vem alguém novo para a conversa. As perguntas, as ideias... Topa-se logo.

Isto para dizer que olhando ao que eu disse as coisas parecem não casar:
    Resgatar dinheiro de um fundo quando a ideia de um fundo é investir a longo prazo.
    Tal como disse a minha estratégia passou sempre por aí, e quando falei com a gestora de conta foi logo essa a ideia: deixar lá com vista a rendimentos superiores a 2 anos.

A minha pergunta só veio aqui porque de facto fiquei sem perceber se devia ter tirado ou não os tais 500€ pois, seriam lucros e os restantes 3,000€ deixaria lá na mesma.
    Falta-me literacia com certeza, mas também acho que se estivermos À espera de sabermos o suficiente não saímos do lugar. É ir e pronto. Por acaso li um livro apenas:
    https://www.wook.pt/livro/como-fazer-crescer-o-seu-dinheiro-ao-longo-da-vida-pedro-barata/20914094

Porque a ideia com que eu investi o dinheiro foi:
    3 anos de plano, e sempre que possa fazer sentido retirar mais valias, resgatar. Neste caso, em 3 meses tinha um lucro de 500€. Resgatava os 500€ e deixava na mesma os 3,000€ (voltava ao ponto inicial).
    E já percebi que não faz sentido.

Só umas perguntas:
    Com que frequência monitorizam um fundo com objetivos a 3 anos? Mensalmente?
    Seguindo a analogia do jogo acima descrita pelo Bedrock: se o jogo estiver no intervalo temos que nos controlar e não sermos nós a acabar o jogo, é isso? Deixar que o jogo termine por si mesmo, é isso?

@Bedrock ainda bem que voltei a reler o comentário que colocaste, pois a parte do "Mais a sério" não tinha visto ontem e não sabia muito bem o que responder ao teu comentário, apesar de apreciar o teu humor! 👍 :)

Por tua causa, apaguei a resposta que tinha a todos os quotes porque a minha pergunta final foi respondida na parte "mais a sério" que colocaste e tive que reformular o meu comentário todo! :)
    Boa analogia com a história do jogo.
    Já agora, os fundos são nos States, Chin  e parte na Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, mudasti disse:

Vou responder-vos a todos de uma vez, sem estar a individualizar, só por ser mais fácil.

Eu também ando em fóruns nos quais já tenho know-how dos tópicos e nota-se logo quando vem alguém novo para a conversa. As perguntas, as ideias... Topa-se logo.

Isto para dizer que olhando ao que eu disse as coisas parecem não casar:
    Resgatar dinheiro de um fundo quando a ideia de um fundo é investir a longo prazo.
    Tal como disse a minha estratégia passou sempre por aí, e quando falei com a gestora de conta foi logo essa a ideia: deixar lá com vista a rendimentos superiores a 2 anos.

A minha pergunta só veio aqui porque de facto fiquei sem perceber se devia ter tirado ou não os tais 500€ pois, seriam lucros e os restantes 3,000€ deixaria lá na mesma.
    Falta-me literacia com certeza, mas também acho que se estivermos À espera de sabermos o suficiente não saímos do lugar. É ir e pronto. Por acaso li um livro apenas:
    https://www.wook.pt/livro/como-fazer-crescer-o-seu-dinheiro-ao-longo-da-vida-pedro-barata/20914094

Porque a ideia com que eu investi o dinheiro foi:
    3 anos de plano, e sempre que possa fazer sentido retirar mais valias, resgatar. Neste caso, em 3 meses tinha um lucro de 500€. Resgatava os 500€ e deixava na mesma os 3,000€ (voltava ao ponto inicial).
    E já percebi que não faz sentido.

Só umas perguntas:
    Com que frequência monitorizam um fundo com objetivos a 3 anos? Mensalmente?
    Seguindo a analogia do jogo acima descrita pelo Bedrock: se o jogo estiver no intervalo temos que nos controlar e não sermos nós a acabar o jogo, é isso? Deixar que o jogo termine por si mesmo, é isso?

@Bedrock ainda bem que voltei a reler o comentário que colocaste, pois a parte do "Mais a sério" não tinha visto ontem e não sabia muito bem o que responder ao teu comentário, apesar de apreciar o teu humor! 👍 :)

Por tua causa, apaguei a resposta que tinha a todos os quotes porque a minha pergunta final foi respondida na parte "mais a sério" que colocaste e tive que reformular o meu comentário todo! :)
    Boa analogia com a história do jogo.
    Já agora, os fundos são nos States, Chin  e parte na Europa.

Uma questão:

Só pretendes investir a 3 anos, esses 3000 euros, ou pretendes ir reforçando ao longo desse período com mais capital?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Uma questão:

Só pretendes investir a 3 anos, esses 3000 euros, ou pretendes ir reforçando ao longo desse período com mais capital?

Vou tentar responder :)
    Comecei em 2018, 3 fundos, 3,000€ cada (2 europeus focados na Alemanha e outro nos states - Franklin Opportunities)
    Em 2019 estava em alta, veio covid e acredito que pudesse ter tirado mais valias no início de 2020 estando com medo de uma possível queda. Caíram mas o Franklin recuperou facilmente e retirei mais valias o ano passado.
    Os German estavam a recuperar muito lentamente pelo que se optou por retirar mais valias e investi depois os 3 de novo.
    Guardei mais valias e investi 3,000€ na mesma.

O que eu decidi foi:
    Tenho que ter sempre 3,000€ para investir. Nunca abaixo, quanto muito acima. A partir desses 3,000€ gerar lucro.
    A ideia é avaliar no final de 3 anos. Decidiu-se investir noutros fundos, mas no geral é avaliar sempre. Eu só tenho 9,000€ que são os que estão investidos.

Não sei se te respondi.
    Estou sempre aberto a críticas. Volto a referir que não tenho experiência e todos os inputs são importantes!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, mudasti disse:

Vou tentar responder :)
    Comecei em 2018, 3 fundos, 3,000€ cada (2 europeus focados na Alemanha e outro nos states - Franklin Opportunities)
    Em 2019 estava em alta, veio covid e acredito que pudesse ter tirado mais valias no início de 2020 estando com medo de uma possível queda. Caíram mas o Franklin recuperou facilmente e retirei mais valias o ano passado.
    Os German estavam a recuperar muito lentamente pelo que se optou por retirar mais valias e investi depois os 3 de novo.
    Guardei mais valias e investi 3,000€ na mesma.

O que eu decidi foi:
    Tenho que ter sempre 3,000€ para investir. Nunca abaixo, quanto muito acima. A partir desses 3,000€ gerar lucro.
    A ideia é avaliar no final de 3 anos. Decidiu-se investir noutros fundos, mas no geral é avaliar sempre. Eu só tenho 9,000€ que são os que estão investidos.

Não sei se te respondi.
    Estou sempre aberto a críticas. Volto a referir que não tenho experiência e todos os inputs são importantes!

O objectivo é portanto ir colhendo e gastando as mais valias que esses 9000 forem dando, correcto? Se sim, convinha determinares um valor de referência para fazeres o resgate, caso contrário, andarás sempre indeciso se deves colher ou não.

Por outro lado, nunca irás resgatar caso os fundos estejam negativos? Por exemplo, se daqui a 3 anos estiveres a perder 50%, o que farás?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, 5coroas disse:

O objectivo é portanto ir colhendo e gastando as mais valias que esses 9000 forem dando, correcto? Se sim, convinha determinares um valor de referência para fazeres o resgate, caso contrário, andarás sempre indeciso se deves colher ou não.

Eu tenho uma conta à parte onde vou amealhando algum que me serve essencialmente para:
    -férias/fins de semana fora
    -emergência com carro
    Tenho cerca de 2,000€ acumulados para o caso de não conseguir ir lucrando nestes 3 anos. O ano passado não tive grandes despesas de férias ou carro, por isso não gastei dinheiro.

há 22 minutos, 5coroas disse:

Por outro lado, nunca irás resgatar caso os fundos estejam negativos? Por exemplo, se daqui a 3 anos estiveres a perder 50%, o que farás?

É isso, daí a minha pergunta lá atrás. Fiz-vos a mesma pergunta porque olhando o panorama geral eu não tenho a estratégia definida. Eu não te vou responder porque nem sei ao certo o que te dizer. Talvez deixar estar até recuperar e possa ter lucro. E voltamos À pergunta acima: Mas quanto de lucro? 1,000€ ou 15%?

@Patanisca
    understood! Obrigado pelo input.
    De facto parece-me cada vez mais que não tenho propriamente uma estratégias bem bem bem definida. Até agora resultou, mas pode não resultar porque não se está a definir a estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, dfserra disse:

No BEST quando resgatamos um fundo quase a totalidade do valor fica logo disponível para investir.
    Mas não sabia como era no Invest.
    Fiz um resgate na segunda-feira e ficou hoje disponível para investir, 2 dias depois. O valor ainda não está disponível na conta à ordem mas já permite investir.
    Em suma, quem gostar de resgatar e investir de imediato, o BEST é melhor, No invest necessitamos de 2 dias.

Essa diferença no delay de 2 dias pode fazer uma grande diferença no volume de massa que se deixa de ganhar ou de perder. No Best não se perde nenhum dia de trading.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, mudasti disse:

É isso, daí a minha pergunta lá atrás. Fiz-vos a mesma pergunta porque olhando o panorama geral eu não tenho a estratégia definida. Eu não te vou responder porque nem sei ao certo o que te dizer. Talvez deixar estar até recuperar e possa ter lucro. E voltamos À pergunta acima: Mas quanto de lucro? 1,000€ ou 15%?

Não tens objetivos para longo prazo, tipo comprar uma casa ou o recheio, pagar os estudos a eventuais filhos, fazer viagens mais dispendiosas, festa de casamento, comprar um carro, etc, etc? É que o investimento em FIs e/ou ETFs, presta-se mais para este tipo de objectivos, e cuja estratégia é geralmente investir periodicamente mais dinheiro, e daqui a uns largos anos se resgata para gastar nesses objetivos.

O largo prazo e os frequentes reforços são quase essenciais para que se tenha sucesso neste tipo de investimento. O que tu pretendes fazer, não te dá tantas garantias de sucesso, pois não tens estes dois requisitos. 3 anos é muito pouco tempo. Até podes ter sorte e em 3 anos obteres bons resultados, mas também podes ter azar (há vários periodos de 3, 5 ou até 10 anos registados no passado, em que os mercados tiveram péssimos resultados), ficando muitos anos com resultados negativos, sendo que embora possas esperar pela recuperação sem resgatar, psicologicamente não é uma situação boa para se estar.

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho carro neste momento.

Junto algum dinheiro para entrada de uma casa - tenho uma conta à parte onde mensalmente consigo aumentar esse valor (moro sozinho e ganho relativamente bem para poder poupar todos os meses 400€ - só que é dinheiro parado). O que é certo é que neste momento olho para casas de 200,000€ mas o que eu quero é uma vivenda, independente livre de vizinhos.

Nos pontos que referiste não pensei nisso porque considero o próprio valor de investimento em cada fundo (3,000€) baixo para poder esperar alguns anos até ter um bom valor (o que quero dizer é por exemplo: com 3,000€ não espero grandes valias para comprar um carro de 50,000€ por exemplo. Mas para pagar os estudos a um filho, talvez sim).

Essa visão a longo prazo de facto falta-me e não pensei nisso ainda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Patanisca said:

É que na herança de bens imóveis como casas ou terrenos, ao vender não têm de pagar mais-valia.

Atenção que essa informação não deve estar correcta. Vender uma casa ou terreno recebido em herança vai para apuramento de mais valias e é sempre o valor mais alto que a AT considera. Existem excepções (se for uma venda de habitação propria permanente e todo o valor for reinvestido numa seguinte habitação propria permanente, ou for habitação permanente e tiver sido comprada antes de 1989) e algumas atenuantes como abater as facturas de obras/melhoramentos/manutenção dos ultimos 12 anos. Fora isso, é para pagar.

Editado por Francisco_
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Agora, eu ando há uns tempos a pensar é: Como eu não tenho intenções de resgatar o que tenho em FI, quero que seja sempre de acumulação, sei que um dia que seja resgatado, tenho de pagar o IRS sobre as mais-valias, mas e caso este portfolio transite para os meus filhos como herança? Como é que isso fica? Se eles resgatarem depois têm de pagar eles as mais-valias? Ou ficam ilibados disso?

Nas heranças pai->filho não se paga "por herdar". A partir daí, o bem é do filho como se tivesse sido adquirido por ele (ao valor no momento do óbito). Qualquer rendimento daí auferido será tributado normalmente.

Nota: Não sei se FI podem transitar por herança. Os meus comentários são genéricos do ponto de vista fiscal.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso mesmo que procuro: fugir à corda bamba! Quero no estar mais folgado no futuro, poder ter uma boa casa e ter sempre algum dinheiro de reserva para alguma coisa, sendo que esta reserva está investida. O meu principal objetivo será estar sempre seguro. Saber que tenho dinheiro de lado. Uma coisa é estar parado numa conta onde não se mexe, outra é estar parado (porque não se mexe, ie, não se tira para nada) mas investido com ideias de render.

Eu tenho 27 anos e por infortúnios na vida recebi dinheiro de heranças. O dinheiro foi-me dado, caiu do céu, se quiserem e o que não quero é gastá-lo em coisas supérfluas. A minha namorada consegue ter ainda mais cabeça do que eu. Eu muitas das vezes sou consumista e depois até me arrependo... Entendo que ter dinheiro parado é mau. Já pensei em criar um PPR também.

Já consegui ter umas boas ideias, pois de facto por vezes somos aconselhados a fazer uma coisa mas como não estamos dentro do assunto esquecemo-nos o porquê, esquecemo-nos de definir o plano a longo prazo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, JRJordao disse:

Nas heranças pai->filho não se paga "por herdar". A partir daí, o bem é do filho como se tivesse sido adquirido por ele (ao valor no momento do óbito). Qualquer rendimento daí auferido será tributado normalmente.

Nota: Não sei se FI podem transitar por herança. Os meus comentários são genéricos do ponto de vista fiscal.

Então mas assumindo que uma carteira de FI pode de facto transitar "as is" para um herdeiro, e suponho que são 15k, sendo que 5k desses 15 são mais-valias não realizadas, fruto de 50% de valorização na duração do investimento até à transição por herança, quando o herdeiro for a receber, se resgatar a carteira na totalidade no momento que a recebe, não lhe cabe a obrigação de pagar o IRS sobre os 5k de mais-valias presentes na carteira?

E caso não resgatasse e mantivesse a carteira "as is" e um dia que ela tivesse 20k, aí ao resgatar iria pagar IRS só os 5k, (valorização de 15k até 20k em sua posse)?

Acho que isto é um tema que pouca gente pensou, eu pus-me a pensar há uns tempos. O meu objetivo é criar riqueza, e tenho mantido a disciplina de meter para o bolo e nunca tirar, com o objetivo de que um dia me pague a casa. Como? Mediante a valorização média anual do portfolio ser sempre superior ao valor anual que iria pagar num Crédito Habitação (Valor + Juros) na sua duração. Assim eu prevejo chegar ao final do pagamento do CH com pelo menos o valor que tenho atualmente na carteira (assumindo que com o que pago de prestação do CH com o rendimento do trabalho, reduzo até zero [na prio das hipóteses], os reforços na carteira), e com mais-valias em carteira superiores ao valor que paguei pela totalidade do CH.

Resumidamente: A ideia é que as mais-valias (não realizadas) acumulem em carteira em proporção superior ao custo de contrair um CH para habitação, fazendo com que os FI paguem a casa. Claro que isto exige que o montante em carteira não possa descer e como tal esse dinheiro está parado. 

Isto é como habitualmente se faz, ter dois imóveis, no segundo pede-se dinheiro, dá-se como garantia o primeiro, vive-se no segundo e aluga-se o primeiro, e com a renda do primeiro, paga-se o CH do segundo.

Eu penso que isto não é impossível de atingir, senão vejamos um exemplo de grosso modo que compara comprar uma casa a Crédito Vs Pronto:

2021-03-10-16h17-03.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )