Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

hugomferreira0
    há 1 minuto, Pequeno_Aprendiz disse:

Estão a ser dias dolorosos para o Nasdaq, e ainda mais para a minha carteira...

Faltam duas semanas para o DIP 😂

Nasdaq que arrume a trouxa e vá de fim-de-semana. Não batam mais no ceguinho 😆

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 32 minutos, 5coroas disse:

Cavalheiros, estamos em pleno rebentamento de uma bolha. Que sirva ao menos para ganhar experiência/resiliência e sabedoria para evitar repetir os mesmos erros no futuro. 

Será que isto já passou para bear market? Eu ainda não dei por isso. Então se ainda não fez o rebound para bear market, será que a bolha já rebentou ou está a ser despressurizada por correções do mercado? 

Se se andam a cometer erros, os entendidos que nos digam em quais FIGAs, ETFs ou ativos devemos investir nos próximos tempos, e se não nos disserem nada, eu deduzo que também não sabem ou têm grandes incertezas, então, se é assim, como é que sabem que se estão a cometer erros? Eu só posso dizer que o meu rumo está certo ou errado, se souber qual é o rumo do mercado, será que os experts e os Deuses Virtuais sabem quais vão ser os rumos dos mercados acionistas?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Bedrock disse:

Será que isto já passou para bear market? Eu ainda não dei por isso. Então se ainda não fez o rebound para bear market, será que a bolha já rebentou ou está a ser despressurizada por correções do mercado? 

Se se andam a cometer erros, os entendidos que nos digam em quais FIGAs, ETFs ou ativos devemos investir nos próximos tempos, e se não nos disserem nada, eu deduzo que também não sabem ou têm grandes incertezas, então, se é assim, como é que sabem que se estão a cometer erros? Eu só posso dizer que o meu rumo está certo ou errado, se souber qual é o rumo do mercado, será que os experts e os Deuses Virtuais sabem quais vão ser os rumos dos mercados acionistas?

Investe em petróleo e bancos 😂, vai estar em alta nos próximos 2 meses até o NASDAQ voltar à carga.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Bedrock disse:

Se se andam a cometer erros, os entendidos que nos digam em quais FIGAs, ETFs ou ativos devemos investir nos próximos tempos, e se não nos disserem nada, eu deduzo que também não sabem ou têm grandes incertezas, então, se é assim, como é que sabem que se estão a cometer erros? Ou só pode dizer que o meu rumo está certo ou errado, se souber qual é o rumo do mercado, será que os experts e os Deuses Virtuais sabem quais vão ser os rumos dos mercados acionistas?

Havia muitas red flags (só não as viu quem estava em negação); o erro maior foi não terem saído antes. E a bolha do erro continuará a inchar se não sairem enquanto estão a lucrar (não me estou a referir a sair de tudo obviamente, mas apenas das FOMO-techs).

há 2 minutos, Vidolz disse:

Investe em petróleo e bancos 😂, vai estar em alta nos próximos 2 meses até o NASDAQ voltar à carga.

Bancos ou barcos? -_-

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

😁 cuidado, as quedas do ano passado foram muito mais intensas e rápidas, estas estão a ser mais "suaves", podem ainda se arrastarem mais no tempo, se isto for até aos -20% a este ritmo só para depois da Páscoa lol.

Chegou as tão esperadas quedas para reforçarem e agora ainda se queixam 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Vidolz, nem tudo está a correr mal, a próxima etapa é o rácio EUR/USD baixar o patamar do 1.90, é que eu tenho um bom stock de USD no Bankinter à espera de melhor cambio para pagar a minha alavancagem de 2015 ... e se os USD fossem um ativo do género de um bom vinho tinto a valorizar com o tempo, tudo bem, senão tudo mal com exceção do que está bem.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Pois e já ando a apanhar essas facas em quedas no Nasdaq. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, 5coroas disse:

Havia muitas red flags (só não as viu quem estava em negação); o erro maior foi não terem saído antes. E a bolha do erro continuará a inchar se não sairem enquanto estão a lucrar (não me estou a referir a sair de tudo obviamente, mas apenas das FOMO-techs).

Bancos ou barcos? -_-

Se o investimento é do tipo contrarian pode ser os bancos, pois o setor financeiro tem andado a pastar, também com a inundação de liquidez derivada das políticas monetárias da Fed, do BCE e outros Bancos Centrais, que grandes lucros esperavam que os bancos tivessem com tais políticas monetárias?

há 4 minutos, 5coroas disse:

Pois e já ando a apanhar essas facas em quedas no Nasdaq. 

Por isso é que já pedi ao talhante, onde compro carne, para me dispensar umas luvas em malha de aço para apanhar as falling knives. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Bedrock disse:

Se o investimento é do tipo contrarian pode ser os bancos, pois o setor financeiro tem andado a pastar, também com a inundação de liquidez derivada das políticas monetárias da Fed, do BCE e outros Bancos Centrais, que grandes lucros esperavam que os bancos tivessem com tais políticas monetárias?

Os contrarians que seguiram atrás desse filão desde 2008, ficaram para trás em relação a quase tudo o resto; continuar a teimar nessa contrarianice seria cretinice.

https://www.msci.com/documents/10199/1b3a3205-7804-40b1-9471-6b75081b4efe

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, 5coroas disse:

Os contrarians que seguiram atrás desse filão desde 2008, ficaram para trás em relação a quase tudo o resto; continuar a teimar nessa contrarianice seria cretinice.

https://www.msci.com/documents/10199/1b3a3205-7804-40b1-9471-6b75081b4efe

Olha que com a subida da taxa de juros de referência da Fed e, por arrasto, as subidas das taxas de juros dos empréstimos bancários, pode não ser tanta cretinice assim. Agora, também posso dizer que nunca investi no setor financeiro. Mas quem percebe mais disso são os investidores passivos ... 👿

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, Vidolz disse:

Em bancos, só se for num novo Banco qualquer amigo do investidor, só que estou com uma certa dificuldade em encontrar um com o meu processo de stock picking. Quanto ao crude oil, só invisto na limpeza de praias afetadas pelos derrames do crude oil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal a bolha parece que está a inchar novamente ... cá para mim, que não percebo nada disto, a bolha deve estar a sofrer um reajuste de pressão. É como nos pneus dos nossos automóveis: de vez em quando dispara um alerta no computador que é preciso ir verificar a pressão dos pneus, fazemos o reset da pressão habitual dos pneus e depois se não aparecer outro aviso é porque não há furo, e então siga para bingo e como dizem os da língua castelhana: no pasa nada.

Dentro de 1 mês já vamos ter um rest nas nossas carteiras para um nível do final do passado mês de Janeiro, isto digo eu porque o mercado é hiper ativo nas rebounds, mais nas descidas que nas subidas, agora para as carteiras com estratégias demasiado passivas, não sei não, pois é de muito mau tom estar desalinhado com a estratégia do mercado, e se este é ativo, pode ser complicado para as estratégias passivas, digo eu que não percebo nada disto, mas uma coisa vos posso dizer: na tropa também havia uns recrutas que a marchar andavam de passo trocado com o todo do pelotão (mercado) e olhem que esses recrutas não tinham altas performances nos seus desempenhos militares. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Bedrock disse:

Afinal a bolha parece que está a inchar novamente ... cá para mim, que não percebo nada disto, a bolha deve estar a sofrer um reajuste de pressão. É como nos pneus dos nossos automóveis: de vez em quando dispara um alerta no computador que é preciso ir verificar a pressão dos pneus, fazemos o reset da pressão habitual dos pneus e depois se não aparecer outro aviso é porque não há furo, e então siga para bingo e como dizem os da língua castelhana: no pasa nada.

Dentro de 1 mês já vamos ter um rest nas nossas carteiras para um nível do final do passado mês de Janeiro, isto digo eu porque o mercado é hiper ativo nas rebounds, mais nas descidas que nas subidas, agora para as carteiras com estratégias demasiado passivas, não sei não, pois é de muito mau tom estar desalinhado com a estratégia do mercado, e se este é ativo, pode ser complicado para as estratégias passivas, digo eu que não percebo nada disto, mas uma coisa vos posso dizer: na tropa também havia uns recrutas que a marchar andavam de passo trocado com o todo do pelotão (mercado) e olhem que esses recrutas não tinham altas performances nos seus desempenhos militares. 

São pequenos rebentamentos que vão fazendo estragos acumulados, olha para os gráficos da Tesla ou o ETF clean energy e o BNP energy transition e os biotech e muitos outros e logo vês o que está a acontecer...o Nasdaq já anda nos valores de Setembro 2020...e custa-me a acreditar que fique por aqui, pois a bolha ainda tem muito que esvaziar..mas .é porreiro que não esteja a afetar todos os outros setores de igual modo...por enquanto, talvez.

há 33 minutos, Vidolz disse:

Acabou o crash? Tive medo de comprar :s 

Já vi pela tua conversa que mais uma vez não vais aproveitar nada.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 2 horas, D@vid disse:

😁 cuidado, as quedas do ano passado foram muito mais intensas e rápidas, estas estão a ser mais "suaves", podem ainda se arrastarem mais no tempo, se isto for até aos -20% a este ritmo só para depois da Páscoa lol.

Chegou as tão esperadas quedas para reforçarem e agora ainda se queixam 🤣

Eu queixo-me porque estou sem munições senão andava feliz da vida 😂

há 1 hora, Vidolz disse:

Acabou o crash? Tive medo de comprar :s 

Se tu investes em stocks e se encontras uma em que acreditas que vale substancialmente mais do que aquilo a que está a ser vendida , qual é o teu medo?

Já começa a haver algumas a um preço bem jeitoso.

Vocês acham que isto vai descer muito mais? Eu duvido que entre em bear market... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Já vi pela tua conversa que mais uma vez não vais aproveitar nada.

Onde é que estás reforçar? Supostamente devias estar a reforçar as techs por estarem a cair mais, mas se dizes pra saltar fora enquanto é tempo, fiquei confuso 😀

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Onde é que estás reforçar? Supostamente devias estar a reforçar as techs por estarem a cair mais, mas se dizes pra saltar fora enquanto é tempo, fiquei confuso 😀

O saltar para fora ou saltar para dentro é para quem tem pernas com sensores de market timing, eu já andei a pesquisar na internet para ver se encontrava esses sensores mas não vi nada de jeito com um mínimo de fiabilidade, tendo ficado até com a ideia que era melhor não usar aqueles sensores, pois, por uma amostragem semanal que fiz, teria uma maior probabilidade de estar mais próximo do movimento do mercado sem sensores do que com eles.

Cheguei até a pensar se os sensores eram do tipo contrarian em relação ao movimento do mercado, mas também não tinham esse perfil, nem tão pouco tinham uma resposta do tipo de random walk, pelo que com tal certeza de falsas respostas na incerteza da probabilidade estatística das caudas gordas, que era onde eu poderia ganhar mais dinheiro, decidi não fazer a encomenda na Amazon. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Bedrock disse:

O saltar para fora ou saltar para dentro é para quem tem pernas com sensores de market timing, eu já andei a pesquisar na internet para ver se encontrava esses sensores mas não vi nada de jeito com um mínimo de fiabilidade, tendo ficado até com a ideia que era melhor não usar aqueles sensores, pois, por uma amostragem semanal que fiz, teria uma maior probabilidade de estar mais próximo do movimento do mercado sem sensores do que com eles.

Cheguei até a pensar se os sensores eram do tipo contrarian em relação ao movimento do mercado, mas também não tinham esse perfil, nem tão pouco tinham uma resposta do tipo de random walk, pelo que com tal certeza de falsas respostas na incerteza da probabilidade estatística das causas gordas, que era onde eu poderia ganhar mais dinheiro, decidi não fazer a encomenda na Amazon. 

Eu tou a pensar em meter meia-carga no alger small que ja baixou prai 20% se baixar outros 20 meto outra meia-carga.

Os value q comprei provisoriamente até se estão a safar dentro do possivel.

Entretanto depois da europa fechar deu-se uma cambalhota gigante nos states. Vamos vendo.

Qual é a media movel que costumas consultar 50, 100, 200?

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, pge disse:

O Nasdaq; para LP. Tem também techs é certo, mas predominantemente boas e diversificadas techs.;)

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Eu tou a pensar em meter meia-carga no alger small que ja baixou prai 20% se baixar outros 20 meto outra meia-carga.

Os value q comprei provisoriamente até se estão a safar dentro do possivel.

Entretanto depois da europa fechar deu-se uma cambalhota gigante nos states. Vamos vendo.

Qual é a media movel que costumas consultar 50, 100, 200?

Tu já tens o MS Asia Opportunity? Se não tens, acho que devias ter pois está bem exposto à China e à Índia e para mim é dos melhores fundos da Ásia no Best, e tendo a designação de Opportunities isto quer dizer que a gestão do fundo faz um stock picking por ativos com preços atraentes e com um bom potencial de expansão.

Num gráfico de AT tem interesse utilizar a SMA 50 com a SMA 200 porque o cruzamento da linha da SMA 200 pela SMA 50 dá sinais de mudanças no mercado, só que a percepção desses sinais anda sempre atrasada em relação ao mercado, este anda sempre adiantado em relação às percepções da AT, tal como é difícil ver uma tendência em alta ou em baixa durante as suas fases iniciais.

Um expert de AT, na melhor das hipóteses, só deve captar um pouco mais de metade da tendência em alta e se conseguir evitar captar um pouco mais de metade da tendência em baixa já é bom. 

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 47 minutos, Bedrock disse:

Num gráfico de AT tem interesse utilizar a SMA 50 com a SMA 200

Não recomendo em fundos/ETF essas duas médias mas antes a SMA21 e a SMA50 para pontos de entrada e saída. A média SMA200 ou SMA100 para ir reforçando, mostrando tendência de fundo do mercado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Tu já tens o MS Asia Opportunity? Se não tens, acho que devias ter pois está bem exposto à China e à Índia e para mim é dos melhores fundos da Ásia no Best, e tendo a designação de Opportunities isto quer dizer que a gestão do fundo faz um stock picking por ativos com preços atraentes e com um bom potencial de expansão.

Num gráfico de AT tem interesse utilizar a SMA 50 com a SMA 200 porque o cruzamento da linha da SMA 200 pela SMA 50 dá sinais de mudanças no mercado, só que a percepção desses sinais anda sempre atrasada em relação ao mercado, este anda sempre adiantado em relação às percepções da AT, tal como é difícil ver uma tendência em alta ou em baixa durante as suas fases iniciais.

Um expert de AT, na melhor das hipóteses, só deve captar um pouco mais de metade da tendência em alta e se conseguir evitar captar um pouco mais de metade da tendência em baixa já é bom. 

Eu fiz uma grande saída quando foi a história da GME, são terrenos desconhecidos para mim e decidi saltar fora.

Esse MS não tenho mas é um dos que acompanho sempre. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

O Nasdaq; para LP. Tem também techs é certo, mas predominantemente boas e diversificadas techs.;)

Mas só ainda caiu 10% (o etf), se tivermos mesmo em bolha a rebentar ainda deve cair mais 20 ou 30%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )