Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, hugomferreira0 disse:

Acho que faz parte. O sector mais forte de Janeiro, está a ser o mais abalado agora. Acho que o mercado é isto. O mais provável é na volta daqui a dias ou semanas estar outra vez nos máximos. Agora é aguentar o barco 😅

Não contes com isso, a biotech e a clean-tech fever já acabou por este ano...agora é sempre a descer...resgatem e salvem o que poderem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, 5coroas disse:

Não contes com isso, a biotech e a clean-tech fever já acabou por este ano...agora é sempre a descer...resgatem e salvem o que poderem.

Ainda bem que me contive e fiquei fora dos ARK e do ICLN.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    há 6 minutos, 5coroas disse:

image.jpeg.d37f2069200163f08d447f525be04d44.jpeg

Nem nada de AI ou future transports ?

Nop. Nada de temáticos. Apenas ligados ao sector tecnológico (Amazon, Microsoft, Google...). Há uns dias andava a ver ETF e FI ligados a AI e biotecnologia, mas torci o nariz quando apresentavam num ano 100% de retorno. Posso estar enganado, mas a mim não me cheirou bem isso. Digam-me se estiver errado ou se isso não quer dizer nada. Mas na minha opinião, algo que tenha retornos de 90 ou 100% (como o ICLN) fico sempre desconfiado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, 5coroas disse:

Independentemente de ter resgatado totalmente o FI da CS de biotech, que está com perdas, para diminuir as mais-valias que tenho de resgates feitos, e desse total resgatado só subscrevi 50% do valor no mesmo FI CS e os restantes 50% no FI MS Asia Opportunity USD, eu acho que tens razão na clean energy, que já resgatei totalmente, há cerca de 3 semanas, com exceção de 1 UP que lá deixei só para acompanhar a evolução, mas na biotech eu já acho que não vais ter tanta razão, dado que o índice da biotecnologia está com uma rentabilidade a 1 ano, grosso modo, um pouco mais de metade da rentabilidade do índice Nasdaq Composite.

Os fundamentais continuam a lá estar na biotecnologia mais do que nunca, só que este setor tornou-se o patinho feio das tecnológicas desde 2015, e ainda não conseguiu auto vacinar-se contra esse preconceito. Há especuladores que quando não têm mais nada para fazer vão divertir-se a shortar algumas empresas de biotecnologia.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, hugomferreira0 disse:

Nop. Nada de temáticos. Apenas ligados ao sector tecnológico (Amazon, Microsoft, Google...). Há uns dias andava a ver ETF e FI ligados a AI e biotecnologia, mas torci o nariz quando apresentavam num ano 100% de retorno. Posso estar enganado, mas a mim não me cheirou bem isso. Digam-me se estiver errado ou se isso não quer dizer nada. Mas na minha opinião, algo que tenha retornos de 90 ou 100% (como o ICLN) fico sempre desconfiado

Desconfiado porque estavas de fora, porque quem tem esses fundos há algum tempo devem estar bem satisfeitos 🚀😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    hugomferreira0
    Agora mesmo, D@vid disse:

Desconfiado porque estavas de fora, porque quem tem esses fundos há algum tempo devem estar bem satisfeitos 🚀😉

Acredito e não discordo. Independentemente disso, acho que o ICLN no futuro poderá compensar a situação toda agora e não me parece que vá perder o potencial. As energias renováveis vieram para ficar, a meu ver.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Antonio84Pereira disse:

E qual foi o evento que ocorreu?

Ninguém sabe, mas algo originou o impulso inicial e agora vai por aí abaixo desengatado.

Um aspecto que muitas vezes nos esquecemos é que se por um lado existem interesses ideologicos/politicos em cruzada pelas energias fofinhas, por outro lado existem forças poderosas que já há dezenas de anos apostam em travar essa cruzada e tem-no conseguido embora pela calada. As companhias energéticas tradicionais têm muito interesse em não perder mercado e muitos milhões de petrodolares para subornar políticos nesse sentido. O investidor é por vezes muito ingénuo e julga que as parangonas mediáticas representam a realidade economica-politica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, hugomferreira0 disse:

Acredito e não discordo. Independentemente disso, acho que o ICLN no futuro poderá compensar a situação toda agora e não me parece que vá perder o potencial. As energias renováveis vieram para ficar, a meu ver.

Citação

As energias renováveis vieram para ficar, a meu ver.

Se não viessem para ficar não eram renováveis ... seriam finitas e poluentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece o gráfico da Bitcoin... :D E faz cá um estragozão!
    EDIT: Ocultei a legenda de propósito, mas tive que a repor, pensei que fosse mais óbvio. Falhei na minha asumpção, para uma piada, por isso é que não fui para humorista.

United States 10-Year Bond Yield

2021-03-05-11h02-41.png

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

2021-03-05-11h02-41.png

Patanisca, esse gráfico não tem legenda nenhuma ... até podia ser do nº de copulações de uma espécie animal qualquer em franco desenvolvimento, nos últimos 6 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Bedrock disse:

Patanisca, esse gráfico não tem legenda nenhuma ... até podia ser do nº de copulações de uma espécie animal qualquer em franco desenvolvimento, nos últimos 6 meses.

Eu sei, mas era para ver quem estava atento e conseguia identifica-lo. Afinal, ele é só a causa do tech rout que temos visto nestas últimas 2 semanas.

Falo das 10Y treasury bonds dos EUA.

há 1 minuto, Vidolz disse:

Não era suposto JPOW estar a fazer yield control?

O Jerómio é um tipo pouco flexível, pode ser que a Yellen lhe mande um whatsapp:
    "Ouve lá Jerómio, compra aí umas bonds, que o mercado vai ficar inundado de liquidez e eles vão comprar isso ao preço da uva mijona, orienta-te".

Vamos ver, vamos ver. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, hugomferreira0 disse:

Já se fala no "vieram para ficar" há pelo menos 20 anos...entretanto fora as 2 ou 3 bolhas que surgiram nesse setor nesse periodo, por influência politico-mediática, os desenvolvimentos foram insignificantes face por exemplo à enorme disseminação mundial do gás natural (energia barata e bastante aceitável ao nivel da poluição). 

Por mais que nos tentem catequizar nesse sentido, a Humanidade ainda não se pode dar ao luxo de prescindir dos combustiveis fósseis; lá chegaremos um dia porventura, mas neste momento é ainda uma utopia. Não se fazem mudanças significativas na nossa estrutura económica por Decreto...as grandes inovações tecnologicas/energéticas não aparecem por iniciativa governamental ou ideológica. Aparecem quando uma grande descoberta é feita por meia duzia de grandes homens. Uma grande descoberta é ainda necessária para vencer o petroleo/gás.

há 13 minutos, Patanisca disse:

2021-03-05-11h02-41.png

É o gráfico do quê?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    5 minutes ago, 5coroas said:

Por mais que nos tentem catequizar nesse sentido, a Humanidade ainda não se pode dar ao luxo de prescindir dos combustiveis fósseis; lá chegaremos um dia porventura, mas neste momento é ainda uma utopia.

Que se descubra óleo ou gás em Marte e logo vemos se irá manter-se o foco nas renováveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, patacascarvalho disse:

Que se descubra óleo ou gás em Marte e logo vemos se irá manter-se o foco nas renováveis.

Capaz de já não estarmos cá para ver, digo eu. :D Se nos vimos arrasca para meter lá um robosito, começar a fazer rotas de naves petroleiras entre cá e lá, se calhar ainda vai demorar mais umas dúzias de anos. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, pge disse:

O meu etf de ouro parece aquela tralha que um gajo guarda numa garagem alugada, não serve para nada e só dá despesa.

A única recomendação que segui de um gestor do Best foi ao subscrever um fundo do ouro no final de 2016 que estava a valorizar muito naquele ano, a partir daí foi sempre a descer, consegui resgatar quando aqui se falava em subscrever ETFs de ouro, lá consegui resgatar com uma pequena mais valia...pelo que recomendações apenas o de vinagre de maça lol

Editado por psferreira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, patacascarvalho disse:

Por acaso ficava barato transportar o crude oil e o gás de Marte para a Terra, para além de ambientalmente ser uma coisa linda e com uma visão futurista de quem mergulhou na fossa das Marianas e depois teve o problema da formação de bolhas de N2 no sangue, por inadequadas fases temporais de despressurização, bolhas essas que ao ascenderem ao cérebro deram essa visão futurista. 

Será que o crude oil e o gás em Marte são recursos infinitos ou renováveis, que não acabam, ao contrário dos da Terra?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, psferreira disse:

O única recomendação que segui de um gestor do Best foi ao subscrever um fundo do ouro no final de 2016 que estava a valorizar muito naquele ano, a partir daí foi sempre a descer, consegui resgatar quando aqui se falava em subscrever ETFs de ouro, lá consegui resgatar com uma pequena mais valia...pelo que recomendações só o de vinagre de maça lol

Supostamente os mercados estão com receios de inflação e mesmo assim o ouro é sempre em queda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Já se fala no "vieram para ficar" há pelo menos 20 anos...entretanto fora as 2 ou 3 bolhas que surgiram nesse setor nesse periodo, por influência politico-mediática, os desenvolvimentos foram insignificantes face por exemplo à enorme disseminação mundial do gás natural (energia barata e bastante aceitável ao nivel da poluição). 

Citação

...  os desenvolvimentos foram insignificantes face por exemplo à enorme disseminação mundial do gás natural (energia barata e bastante aceitável ao nivel da poluição). 

Não digas isso que te fica mal e borra a pintura da tua cultura geral acima da média. Eu já pus no tópico gráficos com a redução brutal, ao longo do tempo, dos custos da energia fotovoltaica, daí o boom de construção de centrais fotovoltaicas. Para as restantes energias renováveis, os custos também têm estado a baixar, se bem que menos que no solar. 

O gás natural é realmente menos poluente que o crude oil, só que da sua queima resulta CO2 (CH4 + 2O2  CO2 + 2H2O) que, como sabes, é um gás que cria efeito de estufa ou de sobreaquecimento na crosta terrestre, provocando assim alterações climáticas cada vez mais graves, com o aumento médio da temperatura da Terra, com as consequências sabidas de degelo => subida do nível médio da água dos oceanos => submersão de elevadas áreas de grandes cidades costeiras => deslocações de grandes agregados de populações, aceleração da desertificação terrestre => aumento da fome e deslocação de populações, aumento da frequência e intensidade dos fenómenos climáticos extremos (grandes inundações e grandes secas), tornando assim esses outliers climáticos menos outliers e mais vulgares e com tudo o que isso acarreta de despesas brutais e de consequências humanas para as populações mais afetadas, em que a sua sobrevivência fica em causa. A partir de certa altura, para algumas populações, a questão já não é tanto de saúde mas sim de sobrevivência.

Não sou um demagogo nem um fanático ambientalista, sou sim um ambientalista que sempre equacionou o binómio meio ambiente vs custos económico-financeiros, pelo que se não houver dinheiro suficiente para utilizar as melhores tecnologias científicas disponíveis de update, devem então utilizarem-se as melhores tecnologias praticáveis de acordo com os recursos económico-financeiros disponíveis. Agora não podemos é ficar de braços cruzados a observar a deterioração do meio ambiente e da nossa saúde e a pôr cada vez mais as nossas vidas em perigo. Quando o desenvolvimento económico põe em causa a nossa casa global, a nossa saúde e a nossa sobrevivência, deixa de ser desenvolvimento ... 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, pge disse:

O meu etf de ouro parece aquela tralha que um gajo guarda numa garagem alugada, não serve para nada e só dá despesa.

- pareces o WB a fazer citações.

há 1 hora, 5coroas disse:

Tem havido nestes últimos 10 anos desenvolvimentos significativos ao nível de custos de produção de painéis e motores. Existe no mercado uma onda de fundo e não é por acaso que muitas empresas do óleo tem começado a explorar este mercado. Os picos no mercado estão cada vez mais fortes e duradouros, mostrando uma tendência de subida a longo prazo. O mesmo aconteceu anteriormente com as empresas tecnológicas e hoje são dominantes no mercado. Não acredito num avião de passageiros e de transporte de carga a baterias, mas com células de combustível a história será outra e com recurso a alguma criatividade.

airseas_free_big.jpg

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )