Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, tiao disse:

14 anos, é um miúdo! 😁

Em 2020 comprei um com 20 e outro com 25 anos!! E a adorar!! 😁😁😁

14 anos tem o meu outro que considero novo 😁 ( nem sempre pensei assim mas agora estou nesta). Fases...

Depende sempre de que carro for, se for um Ferrari com 20 anos a coisa passa 😁, mas como eu tenho uma relação com os carros do tipo que só me servem para me levarem do ponto A para o ponto B, não ligo basicamente a carros, mas este já está a pedir um refresh, e com o verão que aí vem de desconfinamentos com tudo já vacinado quero chegar à praia com musica alta e cabelos ao vento num novo carro 🤣

Na minha vida apenas tive dois carros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 5 minutos, tiao disse:

14 anos, é um miúdo! 😁

Em 2020 comprei um com 20 e outro com 25 anos!! E a adorar!! 😁😁😁

14 anos tem o meu outro que considero novo 😁 ( nem sempre pensei assim mas agora estou nesta). Fases...

Conclusão: há medida que envelheces, como qualquer um, começas a ver melhor as virtualidades de ativos com maior idade ... a mim acontece-me também uma coisa similar mas não é por bens materiais, sejam motorizados ou não, mas sim por ativos biológicos, mas também não podem ser muito idosas e acima de tudo têm de estar 100% funcionais, porque experiência sem funcionalidade, também pouco interessa. 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Vidolz disse:

https://www.cnbc.com/2021/02/27/warren-buffett-says-never-bet-against-america-in-letter-trumpeting-berkshires-us-based-assets.html

@Bedrock o grande Buffet ainda acredita na américa, será que a nossa esperança de ver o USD valorizar em relação ao EUR se vai cumprir?

Daqui a 6 meses espero que o rácio EUR/USD esteja no nível dos 1.15 e depois espero vender os meus dólares já perto do 1.10. 

Toda a gente acredita na américa, pois é a grande locomotiva de arrasto de toda a economia global, só lhe falta liquidez real (não liquidez de dinheiro-papel) mas isso os chineses também fornecem e exportam para os EUA.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Power Companies Get Exactly What They Want”: How Texas Repeatedly Failed to Protect Its Power Grid Against Extreme Weather

Texas regulators and lawmakers knew about the grid’s vulnerabilities for years, but time and again they furthered the interests of large electricity providers.

https://www.propublica.org/article/power-companies-get-exactly-what-they-want-how-texas-repeatedly-failed-to-protect-its-power-grid-against-extreme-weather

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, tiao disse:

Além de gostar, agora, muito de carros antigos pela piada que dão conduzir, estou farto da chulice que os carros novos são.

Eu só comprei até hoje motos novas e estou arrependido. Tenho neste momento dois carros, comprei usados, com motores iguais e são super básicos, quando tenho que encomendar as peças para as revisões é só duplicar e aproveitar os descontos. A moto é que me faz gastar dinheiro, revisão sempre cara (é o meu vicio). Tenho moto só porque detesto perder tempo no transito da ponte 25 de abril, só ando normalmente no inverno e chuvoso.

Comprei uma casa velha e mandei reformar, casas novas é uma chulice. 

Tenho transmitido ao meu filho a ideia, carros e motos só com motores comprovados para ter o menor gasto possível e ficar com eles até morrerem por "impossibilidade" de reparação (custo mais caro que o valor comercial do veiculo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueça o bitcoin - fintech é a ‘verdadeira história da Covid-19’, diz JPMorgan

https://www.cnbc.com/2021/02/22/forget-bitcoin-fintech-is-the-real-covid-19-story-jpmorgan-says.html?recirc=taboolainternal

“So I don’t think bitcoin is going to end up the medium of exchange for the world. It’s too volatile to serve well as a medium of exchange. And it’s really kind of an artificial substitute for gold. And since I never buy any gold, I never buy any bitcoin.”

Munger recommended others follow his practice.

Tenho dito aqui que não acredito no bitcoin como ativo e que é só especulação. No entanto, acredito na tecnologia que está na base.

Tenho um ETF de Blockchain e um fundo de Fintech.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

Pois foi o que me ocorreu logo depois de ter escrito. Quando se opta por englobar rendimentos tem que ser tudo, portanto a única maneira de eu fazer isto é englobar tudo, os do anexo E (penso eu) dos FI nacionais e o anexo J (internacionais). 

Espero é que a simulação me dê logo os valores, para ver se compensa englobar...

Tal como te foi explicado aí: resgate de fundos nacionais - Anexo G. Resgate de fundos internacionais Anexo J. O simulador não funciona com anexo J, mas para efeitos de simulação, colocar tudo no anexo G, e depois entregar com tudo no respetivo sítio.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, niceboy disse:

Tal como te foi explicado aí: resgate de fundos nacionais - Anexo G. Resgate de fundos internacionais Anexo J. O simulador não funciona com anexo J, mas para efeitos de simulação, colocar tudo no anexo G, e depois entregar com tudo no respetivo sítio.

Eu só tive FI internacionais e sempre coloquei as mais e menos-valias no Anexo G e nunca coloquei nada no Anexo J, enquanto que o rendimento de capitais (juros, dividendos) é no Anexo E, e nunca tive problemas com a AT.

Editado por Bedrock
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Legg Mason Clear Bridge reduziu a exposição em todos os activos do top 10 em Janeiro, isto é que é antecipar quedas, coisa que os ETFs não podem fazer 😁.

legg.png

É por isto que gostas deste FI, pq de retornos nos ultimos tempos não tem sido nada por aí além.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Why only some ice is problematic for wind turbines

To understand how to winterize wind turbines, we first need to take a slightly deeper dive into why ice caused some turbines to fail in Texas.

The answer has to do with the specific intersection of temperature and humidity. At Iowa State, Hu and his research team pinpointed these factors through a decade of research to figure out why some ice impacts wind turbines and what can be done to stop it.

Hu oversees experiments at what he proudly tells Vox is the largest wind tunnel at any US university. Originally set up to test de-icing methods for airplanes, Hu’s lab converted the tunnel to blow icy wind at wind turbine blades when Iowa started to go big on wind power a decade ago. These experiments have given us a lot of information about how to keep wind turbines moving in the winter.

The researchers identified one kind of ice — wet “glaze” ice — that is particularly of concern. This ice creates a cottage cheese-like texture on turbine blades, which slows down airflow. In a field experiment, researchers found that during a 30-hour period when blades iced over, power production dropped by up to 80 percent.

Even worse, this ice can cause turbines to become severely unbalanced and vibrate, potentially even breaking under the stress. So if turbines aren’t winterized, operators will shut them down before they reach that point, Hu explained.

It was exactly this wet ice that formed on turbine blades in Texas when Arctic air met Gulf humidity, Hu said. Meanwhile, in Iowa, the temperatures are usually so low and the air so dry that smooth “rime” ice forms over turbine blades, which doesn’t affect the turbines as much. You can see the difference in the photo from one of Hu’s team’s experiments below.

https://www.vox.com/2021/2/19/22290512/texas-winter-storm-wind-energy-power-outage-grid-fox-news

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 4 horas, fhff disse:

Eu ainda mantive +5,6% YTD e +0,79% no corrente mês...

Mantenho o ETF China a +10% e Coreia a -0,7%.

O que está a empurrar os ganhos para baixo são sem dúvida algumas das stocks individuais que tenho (pfizer, Coca-cola, AMD), porque os ETF´s estão praticamente todos positivos, tirando o Coreia (-0,7%) e o Vaneck SMC (-1%) que tenho há uns dias apenas.

Esse ETF de semicondutores está na minha lista de aquisições futuras. Acho que tem grande potencial

há 2 horas, Bedrock disse:

Daqui a 6 meses espero que o rácio EUR/USD esteja no nível dos 1.15 e depois espero vender os meus dólares já perto do 1.10. 

Toda a gente acredita na américa, pois é a grande locomotiva de arrasto de toda a economia global, só lhe falta liquidez real (não liquidez de dinheiro-papel) mas isso os chineses também fornecem e exportam para os EUA.

Também espero ver a estabilizar ao nível dos 1.15... Acho difícil que chegue aos 1.10, só num eventual crash

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 31 minutos, Bedrock disse:

Fundo ou ETF de FIntech? E se for fundo, qual é e porque não escolheste o ETF ARKF?

Eu já tive o BGF Fintech. Agora se voltar a entrar na área é através desse ETF... Está na watchlist como todos os das ARK 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Também espero ver a estabilizar ao nível dos 1.15... Acho difícil que chegue aos 1.10, só num eventual crash

Qual crash qual carapuça, é preciso é que a economia dos EUA dê uma banhada à economia do saco de gatos da Desunião Europeia. Se no final de 2016-início de 2017, o rácio EUR/USD esteve no nível de 1.05, porque é que daqui a 1-2 anos não pode chegar ao nível de 1.10?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Bedrock disse:

Fundo ou ETF de FIntech?

há 5 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

BGF Fintech

É este fundo que tenho e escolhi pelas empresas que o compõem, pois quando invisto num fundo faço-o pela composição do mesmo. O facto de ter na sua composição as maiores empresas de pagamento por cartões leva-me a crer que terá um crescimento mais sustentável. As empresas que compõem o da ARK são muito mais voláteis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lithium-metal batteries

Electric vehicles come with a tough sales pitch; they’re relatively expensive, and you can drive them only a few hundred miles before they need to recharge—which takes far longer than stopping for gas. All these drawbacks have to do with the limitations of lithium-ion batteries. A well-funded Silicon Valley startup now says it has a battery that will make electric vehicles far more palatable for the mass consumer.

It’s called a lithium-metal battery and is being developed by QuantumScape. According to early test results, the battery could boost the range of an EV by 80% and can be rapidly recharged. The startup has a deal with VW, which says it will be selling EVs with the new type of battery by 2025.

The battery is still just a prototype that’s much smaller than one needed for a car. But if QuantumScape and others working on lithium-metal batteries succeed, it could finally make EVs attractive to millions of consumers. James Temple describes how a lithium-metal battery works, and why scientists are so excited by recent results.

https://www.technologyreview.com/2021/02/24/1014369/10-breakthrough-technologies-2021/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Está na watchlist como todos os das ARK 😂

Cuidado com os ETFs da ARK, li um artigo sobre um possível ataque dos hedge funds à liquidez

Como nos últimos tempos, desde março de 2020, existe uma bolha de medo na bolsa por causa da alta dos stocks, principalmente nos mais valorizados, e muitos destes fazem parte da composição dos ETFs da ARK. Desde o inicio do ano tem havido um certo fazer de mais valias e por isso está instabilidade ocorrida no último mês, a ARK para não deixar cair mais os stocks que fazem parte desses ETF tem estado a comprar, ou seja, aumentando a sua participação nessas empresas. A Cathie está a contar com a liquidez da Tesla para fazer face a uma saída em massa dos ARK no caso de uma queda da Bolsa. Parece que os hedge funds andam a testar esta presa criando muita volatilidade no mercado e a fuga  dos ETFs da ARK, e na verdade já saíram vários biliões da ARK este ano. A Ark pode ser vítima do seu próprio sucesso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Bedrock disse:

lithium-metal battery and is being developed by QuantumScape. According to early test results, the battery could boost the range of an EV by 80% and can be rapidly recharged.

O problema muitas vezes é a produção em massa, mesmo o Elon Musk afirmou haver grandes dificuldades técnicas nas baterias de lítio sólido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, rui_marreiros disse:

Cuidado com os ETFs da ARK, li um artigo sobre um possível ataque dos hedge funds à liquidez

Como nos últimos tempos, desde março de 2020, existe uma bolha de medo na bolsa por causa da alta dos stocks, principalmente nos mais valorizados, e muitos destes fazem parte da composição dos ETFs da ARK. Desde o inicio do ano tem havido um certo fazer de mais valias e por isso está instabilidade ocorrida no último mês, a ARK para não deixar cair mais os stocks que fazem parte desses ETF tem estado a comprar, ou seja, aumentando a sua participação nessas empresas. A Cathie está a contar com a liquidez da Tesla para fazer face a uma saída em massa dos ARK no caso de uma queda da Bolsa. Parece que os hedge funds andam a testar esta presa criando muita volatilidade no mercado e a fuga  dos ETFs da ARK, e na verdade já saíram vários biliões da ARK este ano. A Ark pode ser vítima do seu próprio sucesso.

Citação

https://thebearcave.substack.com/p/special-edition-will-ark-invest-blow

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )