Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 27 minutos, Patanisca disse:

Aparece 12:00 em todos no Investing. Não é a hora de determinação da UP.

Uma questão sobre fiscalidade (IRS)

Em 2020 tenho este cenário de movimentos:
    Resgatei UPs de um FI nacional (na CGD), onde me foram retidos logo os 28% sobre as mais-valias em taxa liberatória.

Mas mais tarde resgatei também UPs de um FI internacional (no Best) onde tive menos-valias.

Eu tenho maneira de conseguir reaver parte do IRS pago nas mais-valias do fundo nacional se englobar aqueles rendimentos, e depois ele irá deduzir das menos-valias do resgate de UPs do FI internacional?

Ou aquilo não mistura alhos com bogalhos?

Eu já no passado fiz esta jogada de englobar as menos-valias dos resgates em FI nacionais, para reaver imposto pago em resgates de mais-valias no ano seguinte. Mas este caso, mistura UPs Nacionais com Internacionais, que até são discriminadas em anexos diferentes. 

Se alguém tiver alguma ideia, desde já lhe agradeço!

No meu entendimento diria que sim, e segundo o que diz o guia fiscal da primeira página: Caso o cliente opte por englobar os rendimentos positivos ou negativos declarados no Quadro 9.2A do Anexo J (via Quadro 9.2Cdo mesmo Anexo), terá de englobar igualmente os demais rendimentos positivos ou negativos da mesma categoria de rendimentos (Categoria G de IRS), provenham os mesmos de fonte nacional ou estrangeira, incluindo as mais e menos-valias decorrentes de resgates de UP em FIM e FII nacionais (por meio da sua declaração no Quadro 10 e/ou 11B do Anexo G).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 21 minutos, D@vid disse:

No meu entendimento diria que sim, e segundo o que diz o guia fiscal da primeira página: Caso o cliente opte por englobar os rendimentos positivos ou negativos declarados no Quadro 9.2A do Anexo J (via Quadro 9.2Cdo mesmo Anexo), terá de englobar igualmente os demais rendimentos positivos ou negativos da mesma categoria de rendimentos (Categoria G de IRS), provenham os mesmos de fonte nacional ou estrangeira, incluindo as mais e menos-valias decorrentes de resgates de UP em FIM e FII nacionais (por meio da sua declaração no Quadro 10 e/ou 11B do Anexo G).

Pois foi o que me ocorreu logo depois de ter escrito. Quando se opta por englobar rendimentos tem que ser tudo, portanto a única maneira de eu fazer isto é englobar tudo, os do anexo E (penso eu) dos FI nacionais e o anexo J (internacionais). 

Espero é que a simulação me dê logo os valores, para ver se compensa englobar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, Patanisca disse:

Aparece 12:00 em todos no Investing. Não é a hora de determinação da UP.

Agora não tenho maneira de confirmar mas não é assim em todos os FIs. Quando actualizam depois da 21H já só aparece a data acho eu. Mas 2aF já se confirma se também aparece a cotação ás 12h.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, JRJordao disse:

O simulador da AT não costuma funcionar com o anexo J.

Mas só para efeitos de simulação podes colocar esses valores no anexo E (juros, dividendos) ou G (mais/menos valias), com um NIF de um banco/corretora nacional.

Boa, nunca me tinha lembrado dessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Patanisca disse:

Pois foi o que me ocorreu logo depois de ter escrito. Quando se opta por englobar rendimentos tem que ser tudo, portanto a única maneira de eu fazer isto é englobar tudo, os do anexo E (penso eu) dos FI nacionais e o anexo J (internacionais). 

Espero é que a simulação me dê logo os valores, para ver se compensa englobar...

Anexo E é para rendimentos de capitais, por exemplo para quem tem fundos com distribuição e pretende colocar esses rendimentos no IRS, mais e menos valias é no G.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, tiao disse:

Os pontos não interessam? Com tal agressividade por causa disso, pensava que davam direito a cartões Sonae ou a algum prêmio monetário! 

Ou isso ou temos 10 anitos!

Pimenta no rabo de um undercover para mim é refresco, agora quando toca a nós aquilo deve arder, será que a ti não arde ou a partir dos 10 anos ficaste insensível ao ardor da pimenta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, D@vid disse:

Para os mais novatos 😁

A minha carteira core atingiu no dia 16/12 um determinado valor de mais valia, curiosamente até ao dia exacto de 16/02  foi sempre a subir, a partir do dia seguinte foi sempre a cair e neste momento tenho praticamente a mesma mais valia que tinha no dia 16/12 de 2020.

Em 8 dias úteis, a mais valia recuou 42 dias úteis de bolsa.

Sofro do mesmo mal! 😔

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, D@vid disse:

Para os mais novatos 😁

A minha carteira core atingiu no dia 16/12 um determinado valor de mais valia, curiosamente até ao dia exacto de 16/02  foi sempre a subir, a partir do dia seguinte foi sempre a cair e neste momento tenho praticamente a mesma mais valia que tinha no dia 16/12 de 2020.

Uma coisa que já aprendi.

Stairs up, elevator down :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Bedrock disse:

Pimenta no rabo de um undercover para mim é refresco, agora quando toca a nós aquilo deve arder, será que a ti não arde ou a partir dos 10 anos ficaste insensível ao ardor da pimenta?

Pontos negativos ou positivos num fórum?? Juro que não percebo a importância da coisa.

Eu apenas atribuí pontos positivos quando interagiram directamente comigo como forma de agradecimento. Não tenho por hábito colocar.

Não porque acho que não tenham estado bem ou mal. Não tenho o hábito. 

Se tivesse, já te teria dado muitos positivos e muitos negativos. Tu és, claramente, dos que mais posta aqui com muito material interessante mas depois tens posts que não lembra a ninguém!

Disparas para todo o lado! Insultas, ofereces porrada, achas que não mereces pontos negativos nesses posts?? Eu acho que ainda não vi ninguém a ofender-te aqui! 

Tu é que sabes como deves interagir mas não sei como te espantas, por vezes, com os pontos negativos.

Ainda no outro dia, o David estava com a brincadeira dos seguidores do vinagre e tu, foi logo- pérolas a porcos! 😁

( Eu vou aproveitar a dica e vou experimentar o vinagre 😁. Já fiz o tratamento por 2x e a sintomatologia continua. Depois dou feedback)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 39 minutos, D@vid disse:

Para os mais novatos 😁

Eu passei de YTD de +14% para -6%.

É uma carteira agressiva e muito virada para setores momentum e sobrevalorizados. No entanto, foi uma queda colossal em duas semanas.

Reforcei mas continuou a baixar daí já estar negativo, se não tivesse reforçado talvez estivesse no break-even.

Agora é esperar pelo 23 de Março para voltar a subir 😂😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, D@vid disse:

Para os mais novatos 😁

Sei que a maioria de vocês têm carteiras reduzidas. Nestas alturas é bem mais fácil!

Tenho a mania de disparar em vários produtos e depois quando isto acontece, o reforço é bem mais difícil...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 minuto, tiao disse:

Sei que a maioria de vocês têm carteiras reduzidas. Nestas alturas é bem mais fácil!

Tenho a mania de disparar em vários produtos e depois quando isto acontece, o reforço é bem mais difícil...

O facto de teres vários produtos têm essa desvantagem, mas tem a vantagem de teres grande margem de rotação.

Resgatar do que cai menos e subscrever o que caiu mais e quando voltares a ter cash podes reajustar a carteira.

A Ásia e as Tecnológicas levaram um tombo gigante, eu como acredito no potencial da região e do setor posso prescindir por enquanto de um fundo de Real Estate para tentar recuperar mais rápido as perdas absolutas, se correr bem mais tarde volto a organizar a carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, tiao disse:

Pontos negativos ou positivos num fórum?? Juro que não percebo a importância da coisa.

Eu apenas atribuí pontos positivos quando interagiram directamente comigo como forma de agradecimento. Não tenho por hábito colocar.

Não porque acho que não tenham estado bem ou mal. Não tenho o hábito. 

Se tivesse, já te teria dado muitos positivos e muitos negativos. Tu és, claramente, dos que mais posta aqui com muito material interessante mas depois tens posts que não lembra a ninguém!

Disparas para todo o lado! Insultas, ofereces porrada, achas que não mereces pontos negativos nesses posts?? Eu acho que ainda não vi ninguém a ofender-te aqui! 

Tu é que sabes como deves interagir mas não sei como te espantas, por vezes, com os pontos negativos.

Ainda no outro dia, o David estava com a brincadeira dos seguidores do vinagre e tu, foi logo- pérolas a porcos! 😁

( Eu vou aproveitar a dica e vou experimentar o vinagre 😁. Já fiz o tratamento por 2x e a sintomatologia continua. Depois dou feedback)

Tu estás longe de perceber as minhas interações com certos users, designadamente com o David, e também demonstras que desconheces o histórico de como tudo isto começou.

Oh tiao, para certas pessoas o tiosulfato é o tio do sulfato ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Eu passei de YTD de +14% para -6%.

É uma carteira agressiva e muito virada para setores momentum e sobrevalorizados. No entanto, foi uma queda colossal em duas semanas.

Reforcei mas continuou a baixar daí já estar negativo, se não tivesse reforçado talvez estivesse no break-even.

Agora é esperar pelo 23 de Março para voltar a subir 😂😂

Calma, sobe mais cedo 😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ainda mantive +5,6% YTD e +0,79% no corrente mês...

Mantenho o ETF China a +10% e Coreia a -0,7%.

O que está a empurrar os ganhos para baixo são sem dúvida algumas das stocks individuais que tenho (pfizer, Coca-cola, AMD), porque os ETF´s estão praticamente todos positivos, tirando o Coreia (-0,7%) e o Vaneck SMC (-1%) que tenho há uns dias apenas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Bedrock disse:

Tu estás longe de perceber as minhas interações com certos users, designadamente com o David, e também demonstras que desconheces o histórico de como tudo isto começou.

Oh tiao, para certas pessoas o tiosulfato é o tio do sulfato ...

Pois, deve haver algum desconhecimento da minha parte...

Para mim, o tiosulfato não é o tio do sulfato. Vai bater na minha área 😉 tu sabes! 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Para os mais novatos 😁

join the club :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estas quedas estão-me a impactar uma decisão que tinha tomado há dias...vender uma parte das minhas mais valias para mandar o meu boguinhas 🚗 de 14 anos para o estaleiro e comprar um novo carrito ( usado obviamente que um carro não é um activo ).

Assim, parece que será uma tomada de mais valias adiada, já que o que vou é aproveitar mesmo reforçar o que puder, e daqui a mais uns mesitos realizar a dita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, N.Rocha disse:

join the club :D

Não fiquem ansiosos porque isto vai mudar ... a liquidez da negociação bolsista, utilizada na venda acentuada dos ativos, é a mesma que vai fazer subir os ativos, de forma mais lenta mas vai subir, pois enquanto os mercados forem muito líquidos e as taxas de juros dos empréstimos estarem baixíssimas, não vai haver um grande crash capaz de nos deixar "out of the game" e enquanto estivermos dentro do jogo vai haver sempre perdas mais acentuadas em correções abruptas e ganhos posteriores, senão não existia o fenómeno do retorno para a média no mercado acionista, como existe.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )