Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 4 minutos, D@vid disse:

1000 páginas é dose, mas é interessante por vezes dar uma vista de olhos para trás, as dúvidas e anseios dos que andavam e ainda andam por aqui, este ano faz 9 anos, tenho pena de não ter feito logo em 2008, em vez de termos andado durante 4 anos a falar de fundos espalhados por vários tópicos.

Já investes desde 2008? Porra já deves ter cá um compound interest valente.

Quem me dera...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 19 minutos, Vidolz disse:

Já investes desde 2008? Porra já deves ter cá um compound interest valente.

Quem me dera...

"Invisto" desde 2001/2002 por aí meu caro...lol, coloquei entre aspas porque nessa altura era muito verde e não haviam muitas coisas pela net sobre fundos, mas nessa altura comprei acções EDP e Jerónimo Martins e fundos BPI Portugal e BPI Brasil.

2008 foi quando este fórum foi criado pelo Pedro Pais, e eu curiosamente registei-me praticamente na mesma semana ( nem sei como ), e nessa altura o objectivo foi mais numa de ajudar contribuintes a fazer IRS dentro daquilo que eu sabia, mas como foi o tal ano das quedas, recordo bem de tópicos sobre investimentos, e onde se falava em fundos, em 2008 já haviam clientes de bancos como o Best, BiG e Activo que falavam em fundos e comecei também a interagir nessa altura, muito mais tarde, em 2012 é que criei o tópico para que as discussões começassem a estar mais agregadas, sem ser necessário cada um estar a fazer um tópico com dúvidas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Vidolz disse:

Sinto-me mesmo mal de só ter começado na bolsa aos 31.

Devia ter começado logo após o meu 1º ordenado :D 

Se tivesse começado com 31 anos estaríamos a falar no ano de 2010, ora às tantas tinha neste momento mais dinheiro do que tenho lol, já teria muito mais conhecimento, e haveria muito mais pela net em português para aprender, não tinha andado em bancos como BPI e BiG e tinha ido logo para o Best e desse modo ter muitas mais opções ( atenção que gosto muito do BPI que o considero o melhor banco de retalho e do BiG, a escolha pelo BB  foi meramente qualitativa e quantitativa.

@Virtua eu também podia ter começado mais cedo, comecei a trabalhar em 1998, mas logo com a compra de um carro nessa altura e deslocações...não sobrava muito😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, 5coroas disse:

Na altura o problema era a falta de informação e de instrumentos bons e acessiveis; agora acho que o problema é existir excesso de informação e de alternativas, que podem levar o investidor a ficar paralizado ou a tornar-se demasiado instável nas suas escolhas.

Isso e o excesso de Greed generalizado e a pressa em obter lucros rápido. Depois cria-se o hábito de ver as carteiras a andarem sempre no verde, basta vir uma semana vermelha com correções de 10% que fica tudo agarrado ao Santo Antoninho!

------

Fiquei contente de ver que o 1º post da pagina 1000 foi feito pelo mesmo que fez o 1º post da página 1! Grande D@vid!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também aprendi muito neste tópico a nível de investimentos e  ultimamente até a nível de saúde, vejam bem... graças ao user Bedrock que comentou  que uma simples colher de chá de vinagre de maça em jejum alivou e muito os meus intestinos e estomago, pois comecei á duas semanas a tomar e nunca mais tive problemas...

Parabéns ao tópico e continuação de bons investimentos

Editado por psferreira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Não sei se haverá neste país outro forum/tópico com tantas páginas...parabéns aos users de Longo Prazo!🎂

Pois é, mas também há users de ultra curto prazo que já postaram mais que alguns users de longo prazo, mas como prémio bate o recorde de votos negativos. O pior que pode haver são reações neutras em relação às nossas ações, pelo que valem mais votos negativos que indiferenças. Para o conhecimento, o pior sere vivo é aquele que é indiferenciado. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Vidolz disse:

Bem esta dica dos Airlines foi bem esgalhada, não sei se venda com profit jeitoso ou deixe isto correr mais uns tempos.

Estou lixado contigo ... qual é o racional de vender agora? Nenhum, a menos que se necessite de liquidez para despesas correntes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Bedrock disse:

Pois é, mas também há users de ultra curto prazo que já postaram mais que alguns users de longo prazo, mas como prémio bate o recorde de votos negativos. O pior que pode haver são reações neutras em relação às nossas ações, pelo que valem mais votos negativos que indiferenças. Para o conhecimento, o pior sere vivo é aquele que é indeferenciado. 

Boa tentativa.lol

Isso em Psicologia chama-se racionalização 

A racionalização é um mecanismo de defesa, parte consciente e parte inconsciente, no qual as falhas e os erros são perdoados e desculpados, tanto para o próprio sujeito como perante os outros, de modo a que seja preservada a autoestima do sujeito. O ego ajusta-se à realidade não só tendo em conta a realidade das coisas, mas também as necessidades narcisistas e instintivas do indivíduo. O sujeito apoia-se num raciocínio lógico para explicar os seus sentimentos e emoções que não controla. Torna racionais e coerentes pensamentos e ações inaceitáveis cujos mecanismos inconscientes lhe escapam, e com esta atitude tenta disfarçar os seus conflitos internos perante si e perante os outros.
    É uma forma de aceitar a pressão do superego, de disfarçar os verdadeiros motivos e de tornar o inaceitável mais aceitável. Enquanto obstáculo ao crescimento, a racionalização impede a pessoa de aceitar e de trabalhar com as forças motivadoras genuínas, apesar de menos recomendáveis.

Colocaste por aqui bons posts é certo, mas também ofendeste desnecessariamente muitos users, e por isso levaste vários cartões vermelhos...espero que tenhas entretanto tenhas evoluido, tornando-te uma pessoa menos conflituosa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, psferreira disse:

Eu também aprendi muito neste tópico a nível de investimentos e  ultimamente até a nível de saúde, vejam bem... graças ao user Bedrock que comentou  que uma simples colher de chá de vinagre de maça em jejum alivou e muito os meus intestinos e estomago, pois comecei á duas semanas a tomar e nunca mais tive problemas...

Parabéns ao tópico e continuação de bons investimentos

É que ao contrário de alguns médicos, eu fundamento em termos teorico-praticos o que está em jogo, dando o exemplo de reação do meu corpo.

É a diferença entre um engenheiro e um teórico que anda à procura da evidência científica multifatorial durante demasiado tempo, e entretanto as nossas disfunções continuam-se a agravar e depois quando pode vir a tal evidência científica, já pode ser tarde demais.

há 7 minutos, Vidolz disse:

Estou meio traumatizado com os 2k de lucro que não fiz com a BB ainda :( 

Se estás traumatizado manda uma queca de outperformance, que isso passa, e aí vem o racional para não vender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, 5coroas disse:

Boa tentativa.lol

Isso em Psicologia chama-se racionalização 

A racionalização é um mecanismo de defesa, parte consciente e parte inconsciente, no qual as falhas e os erros são perdoados e desculpados, tanto para o próprio sujeito como perante os outros, de modo a que seja preservada a autoestima do sujeito. O ego ajusta-se à realidade não só tendo em conta a realidade das coisas, mas também as necessidades narcisistas e instintivas do indivíduo. O sujeito apoia-se num raciocínio lógico para explicar os seus sentimentos e emoções que não controla. Torna racionais e coerentes pensamentos e ações inaceitáveis cujos mecanismos inconscientes lhe escapam, e com esta atitude tenta disfarçar os seus conflitos internos perante si e perante os outros.
    É uma forma de aceitar a pressão do superego, de disfarçar os verdadeiros motivos e de tornar o inaceitável mais aceitável. Enquanto obstáculo ao crescimento, a racionalização impede a pessoa de aceitar e de trabalhar com as forças motivadoras genuínas, apesar de menos recomendáveis.

Colocaste por aqui bons posts é certo, mas também ofendeste desnecessariamente muitos users, e por isso levaste vários cartões vermelhos...espero que tenhas entretanto tenhas evoluido, tornando-te uma pessoa menos conflituosa.

O conflito, a agitação e a entropia são instrumentos que, em certas situações, devemos recorrer para melhorar os processos. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns pelo tópico!

Apesar de ser leitor assíduo, não acrescento muito na escrita apenas porque vocês percebem bem mais da poda do que eu. Para não acrescentar, mais vale estar calado 😁. Gostava eu de dominar a área e ser mais interventivo!.

Acrescento, apenas, que é pena que por vezes haja um excesso de linguagem que não se coaduna com a grande maioria dos users. Grupo simpático! 😁

Muitos parabéns a todos pelas vossas intervenções e vontade de ajudar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )