Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O que acham de resgatar todos os fundos que estão positivos no fim de dezembro e voltar a subscrever no inicio de janeiro?

Assim recebiamos as mais valias taxadas apenas a 26,5% em vez de 28%.

Acham boa ideia?

Neste tipo de investimento penso que não será por ai, considero os fundos um investimento a médio longo prazo e andar a resgatar e a subscrever não acho de todo aconselhavel, mesmo para isso do IRS, até porque vais resgatar a um valor mais alto do que entraste e depois voltas a subscrever nesse ponto...deixa estar quieto e deixa isso subir ehhee.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá de novo a todos/as

Por força do trabalho, da vida e da falta de tempo livre ainda não tive chance de estudar devidamente todo este post, o que inclui ler a tese que foi colocada (ainda são "algumas" páginas).

Fui dando uma leitura na lateral já "descobri" algumas coisas básicas que não conhecia, mas corrigam-me se estiver errado:

A)Procuramos um bom rácio de Sharpe - qual será o valor mínimo para este ser um bom indicador?

B)Procuramos uma boa rentabilidade

C)Procuramos e um desvio padrão que não deite a perder a rentabilidade nos casos mais conservadores ou que já seja parte do plano caso se queira assumir mais riscos.

Esta é uma questão minha: Devemos estar atentos a qualquer gasto do género "despesas de gestão/comissões? Se sim, que tipo de valores são aceitáveis?

Entretanto, da parte do banco enviaram-me algumas sugestões:

GS Glbl Fixed Income Hdgd E

1 ano 4,71%

Classe Risco 2 - Isto é uma forma imprecisa de dar a conhecer o desvião padrão?

JPM Global Corporate Bond D Eur Hdg Acc

1 ano 9,57%%

Classe Risco 2

Allianz RCM Europe Equity Growth CT EUR Acc

Rend 23,95%

Classe Risco 5

ING (L) Renta Em Mkt Debt (Hard Crcy) X EUR Hdg

Rend 1 ano 5,99%%

Classe Risco 2

Não deveriam eles ter fornecido os "números de série" (ISIN?) para ter logo acesso rápido a mais informação?

Desde já agradecendo os vossos comentários e ansiando um dia de folga para poder estudar bem a questão,

António

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá António...

nada nos fundos é linear  ;) não há certezas e até podemos estar perante um bom fundo mas só porque em 2008 aquilo baixou muito que dá "cabo" por vezes dos rácios, no entanto, e falando no Rácio de Sharpe, eu pessoalmente procuro fundos com esse rácio acima de 1.00.

A rentabilidade gosto de ver a 1 , 3 e 5 anos (aqui ainda apanha 2008 e gosto de ver como se comportou nesse ano de grandes quedas).

Desvio padrão, a lógica é procurar fundos o mais perto do 0.00 possivel  ;D

Resumindo, Rácio acima de 1.00, Desvio o mais perto de 0.00 e que seja no minimo metade da rentabilidade média a 3 anos....depois há outros rácios, mas como já disse aqui uma vez, quanto mais se estuda mais resistencia colocamos em investir nestes tipos de produtos, porque há sempre algo de "mau" que faz-nos recuar...

A classe de risco tem muito a ver com o desvio, e sua volatilidade, é uma classe de risco atribuida pela CMVM e é um pouco um resumo que vai de 1 a 6.

Quanto ás comissões, sinceramente? nem me dou ao trabalho de olhar para elas, de subscrição 99% dos fundos já não têm, olho para ver se há de resgate, alguns têm, de gestão anual não olho mesmo quase nada, mas pode ser um critério, se tiver dois fundo "iguais" lado a lado e se um tiver comissão de gestão mais baixo pode-se ir para esse, mas á partida esse mesmo fundo já apresenta uma rentabilidade inferior, uma vez que essa comissão já vem diluida na rentabilidade.

Quanto aos fundos depois dou uma olhadela, mas sim, podiam ter enviado com o ISIN já agora hehe!.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou tentado a investir em fundos em deterimento a DP, e como tal vinha pedir aos "gurus" ;D  se me podiam dar exemplos de fundos com movimentaçoes pouco bruscas desde 2008 mesmo que para isso sacrifique a taxa de rentablidade, desde que tenha sido possitiva ao longo dos anos, para por cerca de 50% do meu capital visto que os restantes irei por nums mais arriscados, possivelmente Templeton.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou tentado a investir em fundos em deterimento a DP, e como tal vinha pedir aos "gurus" ;D  se me podiam dar exemplos de fundos com movimentaçoes pouco bruscas desde 2008 mesmo que para isso sacrifique a taxa de rentablidade, desde que tenha sido possitiva ao longo dos anos, para por cerca de 50% do meu capital visto que os restantes irei por nums mais arriscados, possivelmente Templeton.

Obrigado.

No top tens 2 calminhos (BIC Tesouraria e E.S Liquidez) e mais o Total Return da PIMCO, tirando estes há o AXA 5-7 que já se falou por aqui também.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

viva,

alguém me pode ajudar a compreender a analisar um fundo de investimento, nomeadamente o rácio de sharpe,  desvio padrão,  e outros critérios importantes e relevantes para a analise? Obrigado

O david acabou de escrever nesta mesma pagina isso...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

vou aqui acrescentar alguma informação que penso que seja útil na analise aos fundos

Analisar os desvios padrões das perdas e não dos ganhos e rendibilidades a 1 semana, 1mês, 6 meses, 1 ano porque a 3 anos isso é muito tempo e não acredito que fiquem com os fundos 3 anos em carteira, eu tinha uma máxima de a rendibilidade tinha de ser o dobro do risco( desvio padrão), tem um site que ajudava muito quando eu investia em fundos até para tirar as cotações para depois fazer as análises

As rendibilidades tinham que ser sempre maiores de prazo para prazo 1s<1m<3m<6m

http://tools.morningstar.es/es/fundscreener/results.aspx?LanguageId=es-ES&Universe=FOESP%24%24ALL&CurrencyId=EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sobretudo inspirador para quem está a dar os primeiros passos ver exemplos do bom caminho :)

Entretanto, aproveitei a chance de dar um salto ao PC e ver que o banco respondeu ao meu pedido e já forneceram os ISINs do que sugeriram:

LU0304100331

LU0408846961

LU0256839860

LU0546915215

Obrigado a todos pelos comentários e ajuda na redução da curva de aprendizagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sobretudo inspirador para quem está a dar os primeiros passos ver exemplos do bom caminho :)

Entretanto, aproveitei a chance de dar um salto ao PC e ver que o banco respondeu ao meu pedido e já forneceram os ISINs do que sugeriram:

LU0304100331

LU0408846961

LU0256839860

LU0546915215

Obrigado a todos pelos comentários e ajuda na redução da curva de aprendizagem.

O 1º gosto, no entanto prefiro este PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)

O 2º gosto no entanto prefiro este PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc

O 3º gosto no entanto prefiro este Vontobel Fund European Value Equity C

O 4º não gosto estes são melhores PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc ou F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged

Resumindo, na minha humilde opinião, embora haja á partida melhores soluções, os 3 primeiros fundos são interessantes e podem muito bem fazer parte de uma carteira, o último e dentro da categoria de obrigações emergentes há soluções muito melhores nomeadamente esses dois que falei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Já li este tópico todo e após os vossos conselhos analisei bem, fiz umas contas e estava a pensar investir nestes fundos.

PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc

Invesco European Bond Fund E

Além do ES Liquidez que já tenho investido. Que vos parece?

Tentei diversificar um pouco entre fundos de obrigações, já que não quero arriscar muito.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Conselho de Administração (os "Administradores") do Amundi Funds (a "Sociedade")

deliberaram proceder, com efeitos a partir de 3 de dezembro de 2012, à alteração da Comissão

de Gestão aplicável às classes de ações do Amundi Funds Absolute Volatility Euro Equities. Os

Administradores deliberaram que as Comissões de Gestão serão aumentadas em vinte pontos

de base (20 pb)

Fica a info para quer tiver este FI como eu ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pmsobral

Caríssimos,

Tenho andado a ler umas coisas por aqui uma vez que estou interessado em diversificar as minhas poupanças (actualmente DP e Obrigações) investindo cerca de 10000 euros em fundos.

Como tenho conta no BIG, e por sugestão do FA, estou a pensar no BIGLINK. Este produto tem vantagens fiscais a longo prazo.

Aquilo tem comissão de gestão mensal 0.0625%. É muito ou pouco?

É que eu não tenho vida para andar a fazer trading em tempo real e não queria perder muito tempo ou andar preocupado...

Agradeço desde já os vossos comentários!

Abraço,

Pedro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao sei do que falas...

gestao em tempo real dos fundos? nao me parece de todo necessario...

biglink nao conheço mas essa comissao é mesmo para o que?

eu no meu Activobank nao me lembro de ver essas comissoes... alias a unica coisa que reparei foi comissoes de subscriçao dos fundos e mais nada, mas posso estar enganado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caríssimos,

Tenho andado a ler umas coisas por aqui uma vez que estou interessado em diversificar as minhas poupanças (actualmente DP e Obrigações) investindo cerca de 10000 euros em fundos.

Como tenho conta no BIG, e por sugestão do FA, estou a pensar no BIGLINK. Este produto tem vantagens fiscais a longo prazo.

Aquilo tem comissão de gestão mensal 0.0625%. É muito ou pouco?

É que eu não tenho vida para andar a fazer trading em tempo real e não queria perder muito tempo ou andar preocupado...

Agradeço desde já os vossos comentários!

Abraço,

Pedro

Se o teu objectivo é fundos então eles têm o serviço Fund Advisor, porque o BiG Link é uma espécie de seviço de gestão de carteiras, onde tanto pode haver fundos como outros instrumentos financeiros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Já li este tópico todo e após os vossos conselhos analisei bem, fiz umas contas e estava a pensar investir nestes fundos.

PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc

Invesco European Bond Fund E

Além do ES Liquidez que já tenho investido. Que vos parece?

Tentei diversificar um pouco entre fundos de obrigações, já que não quero arriscar muito.

Obrigado.

Parece-me tudo bom, PIMCO é PIMCO e não há muito a falar, os outros dois até tenho no TOP 2 boas alternativas, o F&C para o PF e o E.S. Europa para o Invesco, ficam aqui dois gráficos para compararem, no entanto os dois que falaste são bons, até porque falando especificamente no E.S. Europa aquilo vai a caminho do céu, pode estar a chegar a um ponto alto.

post-28-14412396583692_thumb.jpg

post-28-1441239658381_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )