Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Casusa

Fundo de garantia Salarial

Recommended Posts

joaorosa80

Estou num processo desses, que pretendes saber?

Já entregaste os papeis?

tmgp

Eu estive num processo desses... Demorou mais de um ano mas o cheque chegou. Alguns colegas meus ainda protestaram e receberam mais valor mas não tive para isso...

O maior problema durante o processo é mesmo a falta de acesso à informação... Quando finalmente consegui o número do sítio onde estava o processo, descobri que esteve meses parado na direcção do serviço, à espera da aprovação para dar seguimento... é o que temos...

joaorosa80

Eu estive num processo desses... Demorou mais de um ano mas o cheque chegou. Alguns colegas meus ainda protestaram e receberam mais valor mas não tive para isso...

O maior problema durante o processo é mesmo a falta de acesso à informação... Quando finalmente consegui o número do sítio onde estava o processo, descobri que esteve meses parado na direcção do serviço, à espera da aprovação para dar seguimento... é o que temos...

Diz-me uma coisa, depois da aprovação quanto tempo demorou até receberes a quantia? O numero do sitio onde estava o processo, era o de lisboa?

Lvsitano

Eu também estou numa situação destas, e já passaram 6 meses desde que entreguei os documentos. Tenho que perguntar na Segurança Social como está o processo.

Guest ANTÓNIO CADINHA

Exmos. Senhores,

Solicito-lhes o favoer de me poderem informar, quais as Leis e Decretos-Leis, que criaram o " FUNDO DE GARANTIA SALARIAL ", bem quais as possíveis alterações até ao momento.

Fico a aguardar, que me possam informar sobre este meu pedido.

Muito obrigado.

Apresento os meus cumprimentos

ANTÓNIO CADINHA

joaorosa80

Exmos. Senhores,

Solicito-lhes o favoer de me poderem informar, quais as Leis e Decretos-Leis, que criaram o " FUNDO DE GARANTIA SALARIAL ", bem quais as possíveis alterações até ao momento.

Fico a aguardar, que me possam informar sobre este meu pedido.

Muito obrigado.

Apresento os meus cumprimentos

ANTÓNIO CADINHA

Consulte este documento: http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22882&m=PDF

Guest Miguel Flores

Boa noite, eu gostaria que alguém me ajudasse a saber se este ano houve alguma alteração na lei do fundo de garantia salarial ?! Pergunto isto porque o empresa onde trabalhava entrou em insolvência, neste momento a empresa tem  um plano de pagamento das dividas . Este plano já foi aprovado em assembleia de credores e decretado recuperável pelo tribunal.

a minha dúvida é se o fundo de garantia salarial poderá ser activado mesmo havendo plano de recuperação aprovado?! Se tudo correr bem só daqui a ano e meio é que irei receber algum dinheiro da parte da empresa!

Espero que alguém me possa ajudar.

Obrigado.

Cumprimentos

joaorosa80

Boa noite, eu gostaria que alguém me ajudasse a saber se este ano houve alguma alteração na lei do fundo de garantia salarial ?! Pergunto isto porque o empresa onde trabalhava entrou em insolvência, neste momento a empresa tem  um plano de pagamento das dividas . Este plano já foi aprovado em assembleia de credores e decretado recuperável pelo tribunal.

a minha dúvida é se o fundo de garantia salarial poderá ser activado mesmo havendo plano de recuperação aprovado?! Se tudo correr bem só daqui a ano e meio é que irei receber algum dinheiro da parte da empresa!

Espero que alguém me possa ajudar.

Obrigado.

Cumprimentos

O guia diz que o empregador:

Deve ser judicialmente declarada insolvente ou ter sido iniciado o procedimento extrajudicial de conciliação, nos termos do Decreto-Lei nº.316/98 de 20 de Outubro.

Parece-me que o seu caso insere-se no processo

extrajudicial de conciliação, mas a Segurança Social deve esclarecer.

Guest Miguel Flores

Boa noite, desde já agradeço a resposta à minha questão.

O processo da minha anterior empresa , foi um processo normal de insolvência, foi decretado insolvente pelo tribunal, após isso fizeram um despedimento colectivo (onde também eu fiz parte do grupo de pessoas despedidas) e foi reconhecido os créditos pelo administrador de insolvência . Desde aí foi sentenciado a aprovação do plano de recuperação , onde consta os meus créditos que serão liquidados durante 4 anos , com período de carência de 1 ano.

Na segurança social não sabem dizer muito a não ser que o processo está "suspenso"!?

Tomei a iniciativa de entregar na segurança social uma cópia da sentença do tribunal para que o processo tivesse outro andamento, mas ainda assim dizem que não vai servir de muito!?

Agora pergunto eu, o processo está "suspenso" porquê?!

Peço desculpa pelo relato e questões que por ventura não me poderá responder , mas a falta de informação e contradições são tantas que não é fácil decifrar o que é real.

Obrigado!

Cumprimentos

joaorosa80

Boa noite, desde já agradeço a resposta à minha questão.

O processo da minha anterior empresa , foi um processo normal de insolvência, foi decretado insolvente pelo tribunal, após isso fizeram um despedimento colectivo (onde também eu fiz parte do grupo de pessoas despedidas) e foi reconhecido os créditos pelo administrador de insolvência . Desde aí foi sentenciado a aprovação do plano de recuperação , onde consta os meus créditos que serão liquidados durante 4 anos , com período de carência de 1 ano.

Na segurança social não sabem dizer muito a não ser que o processo está "suspenso"!?

Tomei a iniciativa de entregar na segurança social uma cópia da sentença do tribunal para que o processo tivesse outro andamento, mas ainda assim dizem que não vai servir de muito!?

Agora pergunto eu, o processo está "suspenso" porquê?!

Peço desculpa pelo relato e questões que por ventura não me poderá responder , mas a falta de informação e contradições são tantas que não é fácil decifrar o que é real.

Obrigado!

Cumprimentos

Olha, acho que quem de te responder à questão é a segurança social. Nunca ouvi falar em "suspensao" do processo.

Relativamente à certidão do tribunal, também a entreguei, mas já me disseram que era desnecessária, porque quem visou o requerimento para o FGS foi a administradora de insolvência,

Lvsitano

Então mas se a empresa foi declarada insolvente, como é que vai recuperar se encerrou? Quando se inicia o processo de insolvência, aí sim poderá haver recuperação com acordo dos credores, mas se o tribunal já declarou a insolvência, não estou a ver que recuperação é essa.

Guest Miguel Flores

Bem acho que poderá existir algum mal entendido , a empresa colocou em tribunal um processo de insolvência e recuperação da empresa. Segundo sei este é um tipo de processo  relativamente recente . Para a empresa ser decretada insolvente tem de ter uma massa insolvente que garanta os custos para o processo seguir . Ou a empresa é insolvente ou então é decretada a falência . Após isso é marcada uma 1ª audiência com os credores para decidir se os credores pretendem que a  empresa apresente um plano de recuperação.

Se a decisão for favorável, a empresa ou o administrador de insolvência terá de apresentar um plano de recuperação, no qual será votado pelos credores numa 2ª audiência .

Se nessa 2ª audiência o plano de recuperação for aprovado aí a empresa mantém -se aberta e terá de seguir o plano aprovado .

Estas várias etapas foi o que se passou na minha antiga empresa, e segundo sei são as etapas normais .

Muitas empresas poderão fechar ou não ter condições para continuar com o processo .

Daí a minha dúvida ao que respeita ao FGS , no guia indica que a empresa sendo dada como insolvente .

Será que poderei ter direito ao fundo de garantia salarial ?

Cumprimentos   

Guest Paula Manuela

Gostaria de saber se no valor do fundo de garantia salarial se são efectuados descontos para a segurança social e para o irs.

Gostaria de saber tambem se esse valor tem de ser declarado no irs

Obrigada

joaorosa80

Gostaria de saber se no valor do fundo de garantia salarial se são efectuados descontos para a segurança social e para o irs.

Gostaria de saber tambem se esse valor tem de ser declarado no irs

Obrigada

Sim, quando te for paga a compensação correspondente a vencimentos em atraso. Se for a titulo de indemnização, já não são sujeitos a descontos, desde que, o mesmo não passe o valor de 1 salário por cada ano trabalhado, como deve ser o caso.

Relativamente ao IRS, deverá ser declarada a indemnização em campo apropriado.

Guest joaquim da silva azevedo

A empresa que eu trabalhava entro em insulvênçia . declaração de reconhecimento de crédito, e requerimento do fundo de garantia salarial foi aprovada e entrgue pelo administrador da insulvençia dia 12 de setmbro de 2012 . pedia o favor de me informarem mais ou menos um prazo para receber o Fundo de garanti salarial, olhando que estou numa situação difiçil e com problemas financeiros. O meu muito obrigado subscrevo-me atenciosamente.

PNogueira

Com tantos pedidos, não penses que recebes alguma coisa em menos de um ano.

joaorosa80

A empresa que eu trabalhava entro em insulvênçia . declaração de reconhecimento de crédito, e requerimento do fundo de garantia salarial foi aprovada e entrgue pelo administrador da insulvençia dia 12 de setmbro de 2012 . pedia o favor de me informarem mais ou menos um prazo para receber o Fundo de garanti salarial, olhando que estou numa situação difiçil e com problemas financeiros. O meu muito obrigado subscrevo-me atenciosamente.

Não tem que demorar um ano, pode ser mais ou menos, depende de onde será analisado mas conta pelo menos 8 meses.

O melhor que tens a fazer, é tentar saber desde logo onde está o processo e acompanhar a partir dai. Onde entregaste, a que zona pertencia a empresa?

ricardo123

gostaria de saber se mesmo estando a decorrer o processo de insolvencia,eu posso receber o fundo garantia que foi pedido em setembro de 2012? aguardo alguem que me possa ajudar...obrigado

joaorosa80

gostaria de saber se mesmo estando a decorrer o processo de insolvencia,eu posso receber o fundo garantia que foi pedido em setembro de 2012? aguardo alguem que me possa ajudar...obrigado

Processo de insolvência ou de liquidação?

Se a empresa, tiver já sido declarada insolvente (após a assembleia de credores), ou seja, decorre processo de liquidação dos bens, pode receber o FGS sem qualquer problema.

RM

Boa tarde,

Precisava de saber uma informaçao que ninguem me sabe responder nem a propria segurança social. A empresa onde trabalhava estava num processo de insolvencia, e agora passado quase um ano recebo uma carta da segurança social sobre o fundo de garantia salarial, ou seja recebi uma que dizia: "Fundo de garantia salarial - Audiência Prévia" com o montante que vou receber e etc... E duas semanas depois recebi outra carta que dizia: "Fundo de garantia salarial - Notificação".

Alguem me sabe dizer quanto tempo é para receber o montante depois de receber estas cartas?

Obrigado.

Guest Socorro Santos

E então o meu caso....O meu patrão não pagava ia para mais de 8 meses...Então despedi-me , e pôs ele em tribunal a 5 de Maio de 2012....ele simplesmente baldou-se durante a todas as secções do Tribunal e foi declarado culpado....Ao perceber que ia ficar tudo em águas de bacalhau,  pôs-o  de novo em Tribunal  (aqui só demorou 2 meses.) , e , em Maio de 2014 depois de pedir um advogado grátis á Segurança social ,  ele foi declarado insolvente... Imediatamente requeri o FGS a segurança Social ....Portanto passaram cerca de 2 anos....O que segundo o advogado dá ainda, para requerer o FGS porque impugnamos o patrão...Agora quanto tempo vai demorar a receber o FGS (8.545..00 é o que ele deve inclui a indemnizacão...quanto vai dar o FGS ???) ....Escrevo este processo para todos os trabalhadores verem o que podem fazer com patrões escroques destes que contratam estrangeiros sobretudo e não lhe pagam e sabem que se escapam em Tribunal.....

Guest João S. (visitante)

Vale a pena ir à segurança social perguntar o estado do processo? O meu processo já teve início à 1 ano e 4 meses e não tenho resposta nenhuma...

Guest Daniela

Ola amigos podem ajudar me com uma pequena duvida?
    Recebi uma carta hoje a dizrt que o meu fundo de garantia salarial foi deferido parcialmente e que vao proceder ao pagamento dos valores que disponho de 15 dias para reclamar ja nem quero reclamar nada o que vem agora vem em boa hora que estou gravida a minha duvida e apos receber esta carta a dizer que foi deferido parcialmente recebo o dinheiro quando?

Guest João Santos

Olá,

Os creditos aprovados pelo administrador da insolvência que não ultrapassem os 10 mil euros costumam ser pagos na íntegra?

Quanto tempo estão a demorar os pagamentos após deferimento total ou parcial?

Obrigado.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa