Ir para o conteúdo
celsan

IUC - Situação patética

Recommended Posts

celsan

Olá,

A situação é a seguinte:

Um acidente de carro em 2001 em que o condutor foi para o hospital em coma, o carro para a sucata, e os documento entregues na PSP.

- A sucata já não existe e não existem igualmente nenhuns documentos de entrega da viatura (pq na altura quem entregou, pensava que era só entregar o carro e já estava tratado [nem o valor da sucata pediu lol])

- A PSP diz que ao fim de tantos anos já não tem qlq documento - ao fim de não sei qtos anos não sei o que fazem aos documentos mas que já não os têm.

- O condutor do carro ao fim de umas semanas de coma, acordou, mas ainda ficou outras tantos no hospital e dps regressou a casa, tendo ainda tido um longo tratamento pela frente. Perguntou acerca do carro, do processo legal, e disseram-lhe que tava tudo tratado: carro na sucata e documentos da viatura entregues na PSP.

- No ano passado recebeu uma informação do IMTT a informar que tinha que pagar o IUC da viatura em questão.

1ª investida - A pessoa foi ao IMTT informar que não tinha nada a pagar pq o carro já tinha ido para a sucata, lá disseram-lhe que tinha que arranjar comprovativo da sucata: sucata já não existe, nem qlq contacto dos proprietários.

2ª investida e disseram que tinha que trazer os docs do carro que tinham sido entregues na PSP: resposta já a sabem (em cima)

3ª investida, resposta do IMTT "nesse caso não à nada a fazer, vai ter que pagar todos os anos"!!!!!!

Apesar de se revoltar um pc a resposta foi aceite!!!

Este ano veio novamente a conta + 32€ e a informação de que a multa por estes anos todos estaria para vir ( o que dá cerca de 250€).

Eu nc aceitei esta resposta por parte do IMTT, e como costumo dizer, tudo tem solução, excepto a morte, no entanto ele diz que tentou, tentou e a resposta que o IMTT deu, foi que nada havia a fazer a não ser pagar!!!

Continuo a não aceitar e não tolerar tal resposta!! Mas como não sou eu a pagar, e a situação não é minha.... enfim... deixo andar......!!!!!!!!!!!

Mas, já alguém passou por um caso destes?

O que fizeram?

Sabem qual o procedimento?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Olá,

Tou a ver que a solução é mesmo dificil de encontar.. 28 pessoas que leram , e felizmente parece q ainda ninguém passou por uma situação identica lol...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ildemaro

IMTT ou Finanças?

Solução? Não sei, mas uma coisa é certa se bastasse dizer que o carro foi para a sucata e não fosse preciso porvá-lo, todos diziamos que o carro tinha ido para a sucata para não pagar IUC!

Assim, creio que faz todo sentido ixigerem um comprovativo como foi para a sucata!

Tentem descobrir os donos da sucata, documentação do seguro, etc...

Cancele a matrícula...

Para estes casos há uns anos foi criado um regime de excepção, em que basicamente as pessoas cancelavam a matrícula e deixavam de ter que pagar o IUC. Esse regime já passou. Quem aproveitou essa hipótese safou-se.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Já não existe a sucata, e o pai do meu colega entregou a uma sucata sem os conhecer de lado nenhum, logo agora não existe qlq contacto dos mesmos...

Cancelar a matricula, como se faz? Sem doc's....?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Ok, mas  :(

"De acordo com a legislação em vigor, o cancelamento da matrícula de um Veículo em Fim de Vida só é efetuado pelo IMTT desde que seja apresentado um certificado de destruição emitido por um operador de desmantelamento autorizado." este pre requisito não é cumprido!!!!

Assim, e desta maneira ainda não encontramos solução...  :(

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Luzia Fortes

Eu também não tinha documentos nem certificado, mas fui ao site do IMTT, pedi o cancelamento e tudo bem. Recebi uma carta depois a confirmar o cancelamento desde que pagasse 10€. Paguei alegremente e fiquei com a matrícula cancelada.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Sério?

Que optimo? E foi ao IMTT de onde?

E cancelaram assim, sem que a Luzia tivesse qlq documento a comprovar que estava a cancelar uma viatura que era verdadeiramente sua?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
larekiku

eu tive uma situação idêntica

ao trocar de viatura em 2006, fiquei com a antiga lá parada, até que em 2011, alguém a quis comprar para a sucata!

deu-me um documento (que nem sei o que vale) e levou-me o carro....

mais tarde vim a saber que a pessoa que me comprou o carro, em vez de o mandar para a sucata, tornou a vendê-lo a outra pessoa

Neste momento desconheço o paradeiro do carro, não sei se circula, se foi abatido,...., pois não conheço a pessoa, nem sei de onde é!,  e o documento que ficou comigo pouco ou nada diz.

A única coisa que fiz, foi ir ao site:

http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/FrontOfficeController

e lá fiz um pedido para a apreensão do veículo

Na altura também me disseram que já não se podia fazer o cancelamento da matrícula

Não sei o que fazer mais

Agora começou a cair o IUC de 2008.....

Pergunto:

1- O que posso fazer mais?

2- É possível de algum modo evitar o pagamento do IUC de 2009, 2010....? (o carro esteve comigo até 2011, mas parado)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
master-chief

tambe nao sei o que posso dizer disto

tenho tambem uma pessoa conhecida que vendeu um carro a um stand... esse stand nao colocou o carro no seu nome e voltou a vender a outra pessoa

depois apareceu na casa do meu amigo um imposto qualquer para pagar

acho que todos nos pensamos que lidamos com pessoas serias e depois pronto.... temos que ter é atençao em tentar fazer os passos todos para passar o carro para o nome do novo proprietarios e mais nada!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
sollis

Isto parece a lei do facilitismo. É normal que assuntos mal esclarecidos suscitem dúvidas, e agora com os cruzamentos de dados mais ainda.

Também tratei - em altura oportuna - de cancelar matriculas antigas, de carros já enviados para a sucata. Assim que surgiu nas noticias que isso era algo precioso para esclarecer: foi logo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
TiagoF

Apareceu-me aqui em casa o IUC de 2008 e multas de atraso do pagamento do mesmo de um carro com o qual tive acidente em 2006 e que foi dado para salvado na altura e agora tenho que andar a justificar perante as finanças que o carro já não era meu. Isto cá para mim tanta gente com problemas similares foi uma tentativa de irem buscar mais algum, em muitos casos certamente que as pessoas pagam o IUC e a coima porque sai mais barato que tirar um dia para tratar destas coisas, é infeliz o estado das coisas neste país!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Bom dia,

Mas a questão é: Como tratar?

Alguém me sabe explicar? pq tal como escrito em cima, eu não fiquei satisfeita com a resposta que deram ao meu colega, e qd lhe digo que tem que resolver isso, ele só me diz "mas como se eu já lá fui várias vezes e a resposta final que me deram (no IMTT) foi de que tenho que pagar todos os anos"... Eu quero dizer-lhe: "tens que ir exactamente aqui ou alí"...

Isto é uma estupidez com a qual não podemos de modo algum compactuar! As coisas tem que ser resolvidas!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

A sério que eu me enervo com estas coisas... Então eles engana-se e nós "povo" é que temos que nos desenrascar... Os senhores é que ainda tiveram que descobrir quem era o proprietário do veiculo!!!

OMG como as coisas andam!!!!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Galamares

Boa tarde,

Também tive uma situação identica em que a solução dada pelas finanças e pela IMTT era pagar até morrer.

Quem tiver estes problemas recomendo que passem no forum http://carroo.org/ procurem pela user Laurinda e expoem a situação. Ela resolve esses problemas "impossiveis" de resolver.

Cumprimentos

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Galamares

Vai-se resolvendo, foi feito por ela o pedido de apreensão no IMTT, de seguida foi a psp fazer o pedido de apreensão a nivel nacional, porque segundo me disse, se estivermos a espera do IMTT que comunique as autoridades, nunca mais se resolve nada. Agora quando passar 6 meses tenho de ir buscar uma declaração a psp em como ainda não apreenderam o carro e só depois, com essa declaração, posso cancelar a matricula mesmo não tendo qualquer documento ou declaração de abate. A desculpa que a imtt dá é que não dá para cancelar matricula sem ter os documentos ou sem a declaração de abate. Nem sequer apresentam alternativas, assim como não existem leis em vigor com alternativas, houve penso que em 2008 mas eram provisórias Mas a Laurinda trata disso tudo, faz disso profissão e tem acesso as bases de dados, basta dares a matricula que ela vê logo o que se pode fazer

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Que optimo.

Eu mandei-lhe uma msg, não dei a matricula, é certo, mas espero que ela me responda e dps passo toda a informação necessária.

Reparei que ela não é do Porto, tratou de tudo por telefone, mail?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Galamares

Tratei por mail, mas pode telefonar, o envio da documentação necessaria foi por correio. Ela trabalha numa agencia ( agencia azemeis) como mediadora de seguros, imobiliaria e trata também deste tipo de assuntos da IMTT

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Galamares

Foi enviado no correio, 30 ou 35 €, já não me recordo, a alternativa era pagar para sempre 70 e tal euros de iuc.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
celsan

Claro, isso é o que eu digo ao meu colega!! As coisas têm que se tratar de uma vez, se tens quye pagar agora 50€ ou 100€, é melhor do que ficar uma vida toda a pagar 32€ todos os anos!!´´E estupido, e completamente impensavel! Não aceito essa situação...

À quanto tempo começou a falar com ela?

Todos os processos (ida à psp, e tudo o resto necessário) é com ela, ou tem que ser o próprio?

Fogo, só quero saber tudo direitinho, para que a situação fique resolvida de uma vez...

Obrigada por toda a juda  :D

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Galamares

Ela faz tudo. Se for preciso alguma coisa ela te diz, por exemplo alguma assinatura de algum anexo do imtt, depois de tudo tratado manda toda a documentação para casa. Mas acho que nem isso precisas porque penso que sendo o carro de 2001 e se não tiver inspecções e seguros desde essa data ela vai resolver-te isso com facilidade e atenção se estiver para pagamento o iuc não pagues fala antes com ela

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa